BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Terremotos em Sobral, em edição especial, ao vivo.

São exatamente 02:37 a.m. de sexta, 29 de fevereiro de 2008. Desde 01:45 estão ocorrendo alguns abalos sísmicos rápidos e não muito intensos, mas suficientes para assustar. Estou vasculhando os principais sítios de notícias em busca de informações sobre estes tremores, para matar tempo, enquanto não crio coragem de ir dormir.
Interessante é que os cachorros são sempre os primeiros a perceber que há alguma coisa errada. Ao mínimo estrondo e à mínima vibração da terra, os cachorros da vizinhança desataram a latir. A cadelinha que eu crio em minha casa principiou a escavar o chão, em busca do que estaria vibrando embaixo de suas patas.
São 02:44 e já ouvi o terceiro ou quarto estrondo à distância. Até agora, nenhum sítio divulgou informações sobre estes tremores. Mais um estrondo. Parece que estou anunciando aos internautas em primeira mão. Ouço os vizinhos conversando na rua. Vou já dar um pulinho lá prá ver o que estão dizendo. Vou ficar atualizando esta postagem enquanto estiver acordado e ouvindo estrondos. Volto logo.

03:23 Há uns cinco minutos, houve outro tremor, mais ou menos da mesma intensidade que o primeiro. Senti o chão vibrar sobre meus pés como se fosse uma ondinha. Um amigo meu que estava aqui em Sobral na noite do último dia 16, quando aconteceu o primeiro terremoto, disse que o tremor foi apenas um, que foi mais demorado e mais intenso que os de agora. Conforme eu li depois, naquele dia chegou a 3,5 graus em escala Richter. Então hoje deve estar abaixo disso. Se os tremores se mantiverem neste patamar, então eu posso ficar mais tranqüilo. Mas nunca se sabe o que pode acontecer. Não sei se isso pode se agravar. Há rumores de que abriu-se uma fenda na Serra da Meruoca. Vou voltar lá prá fora e ouvir o que os vizinhos têm a dizer.

03:54 Os vizinhos na rua disseram que toda Sobral está acordada. Nas ruas do centro, todo mundo na rua. Em muitos bairros também. Para os meios de comunicação, é como se nada estivesse acontecendo. As páginas de notícias ainda não disseram nada a respeito. Estou ouvindo a Rádio Caiçara AM, que está apenas reproduzindo músicas. Os vizinhos contaram pelo menos vinte tremores menores e disseram que 4h haverá outro um pouco mais severo. Na dúvida vou lá conferir.

04:42 Daquela hora para cá, só houve um tremor e alguns estrondos. Passei o tempo conversando com os vizinhos da casa da frente. Eles disseram que alguem ouviu no rádio que haveria um abalo sísmico grande às 4h. Graças a Deus não houve. Na casa da frente, algumas adolescentes com medo de ir prá dentro dormir, embora tenham que ir prá aula de manhã. Ainda bem que só tenho aula de tarde. Estou ouvindo novamente a Caiçara AM e agora eles estão falando deste incidente. Os locutores estão conversando com ouvintes ao telefone. Todos estão dizendo a mesma coisa: que em todos cantos da cidade e em alguns distritos da zona rural, principalmente no Jordão, todos estão acordados, especialmente no distrito que mencionei, onde os tremores parecem estar mais intensos. Há relatos de pessoas com problemas cardíacos, muitas se dirigindo para a emergência da Santa Casa. Ouço relatos de tremores em Groaíras, Coreaú, Alcântaras, Meruoca, Forquilha, e outras cidades vizinhas. Dizem que a situação está mais caótica em Jordão. Até o Prefeito Leônidas Cristino está indo para lá.

04:52 Mais um estrondo agora. Acho que nada foi sentido em Fortaleza. Pois se tivesse chegado lá, a imprensa teria divulgado, meus pais estariam acordados e teriam me ligado. Aposto que, quando minha mãe souber, ela não vai querer que eu passe o fim de semana aqui. Mas acho difícil eu viajar por esses dias porque tenho muito a fazer e além disso, se eu for prá Fortaleza, talvez só seja possível na manhã de sábado, pois os ônibus desta sexta já devem estar lotados.

05:02 Neste momento o Prefeito está falando com os radialistas por telefone. Ele diz que as equipes de emergência estão de prontidão e com atenção especial voltada para algumas localidades rurais, como o Jordão. No momento, não há muitos sobralenses online no MSN Messenger. Também, quem teria audácia de estar na frente de um computador num momento de tensão como este? Eu só estou aqui tranqüilo e atualizando este blog porque, até agora, nenhum dos tremores teve intensidade suficiente para fazer minha casa vibrar integralmente e desmoronar, até porque eu creio que ela não foi edificada na areia, mas sim na rocha, como diz aquele trecho do Evangelho. Mas se eu sentir algo mais forte e mais duradouro, eu corro, com certeza, e saio acordando meus amigos.

05:18 Agora, outras emissoras de rádio da cidade começam a despertar e a comentar o incidente. Há pessoas especulando a natureza apocalíptica deste evento. Olha, eu não sou natural da região, embora tenha raízes na Zona Norte, porque minha mãe é ipuense. Mas é no mínimo estranho este terremoto, mesmo para quem já estava aqui quando cheguei, há quase três anos. Nunca presenciei um terremoto em minha vida. Já tinha ouvido falar de terremotos no Ceará, inclusive em Fortaleza, mas nunca dessa maneira como está acontecendo agora, com vários tremores consecutivos. E esta é a primeira vez que eu senti. Já se sabia que a Zona Norte do Ceará era área instável geologicamente, por conta de uma falha geológica, que, segundo os radialistas, estende-se da Serra da Meruoca até a cidade piauiense de Pedro Segundo, onde o abalo também foi sentido. Estou espantado porque eu sabia que terremotos aconteciam no Ceará, mas apenas de tempos em tempos e na maioria das vezes imperceptíveis. Mas esses que estão ocorrendo aqui há algumas semanas são atípicos. Estão menos espaçados e mais perceptíveis. Uma coisa que me chama a atenção é que nossos terremotos estão sendo acompanhados por estudiosos da UFRN. Por que não há estudiosos da UFC trabalhando no caso? Não é por despeito, mas acho que a minha universidade também conta com geólogos.

05:41 O sol já está nascendo. Os passarinhos já estão cantando desde umas 5h. À propósito, quando estava na rua com os vizinhos, vi um bando de aves sobrevoando o céu, que ainda estava escuro. Alguem disse que eram garças. Não consegui distinguir direito. Não sei se essa revoada tinha algo a ver com o incidente. Talvez o caboclo mais humilde do Sertão e os índios saibam o que isto significa. Se a revoada está associada com os tremores e se é sinal de bom ou de mau agouro. Bem, o importante é que, como diria a música dos Beatles, "here comes the sun" (lá vem o sol). A luz do sol é sinal de vida. Apesar de tudo, um novo dia está começando e estamos vivos. Deus seja louvado. Se por acaso o chão tremer de novo, pelo menos é dia, e isso já facilita muito prá nós. Acabam de informar que o tremor foi percebido em Santa Quitéria, mas com discrição. Por motivos que eu já expliquei, duvido que tenha sido percebido em Fortaleza. Até agora, os sítios de notícia não divulgaram nada. Mesmo assim, há pessoas que estão espalhando boatos, dizendo que estão divulgando no rádio ou na Internet que haverá outros tremores maiores até 6h.

05:57 Um locutor está denunciando que empresas estão detonando indevidamente dinamites no pé da Serra da Meruoca há uns trinta anos. Isso poderia ser um agravante. Como eu disse antes, pessoas especularam o caráter apocalípitico dos tremores. Se forem mesmo sinais do fim do mundo, porque vieram se manifestar única e exclusivamente neste rincão do Nordeste Brasileiro???? Mas eu repito que é estranho abalos sísmicos com este padrão. Até agora, a explicação dada é acomodação de terra ou de rochas. Eu acho que faz sentido, pois o Brasil fica afastado das bordas das placas tectônicas, o que aparentemente descarta a possibilidade de terremotos semelhantes aos que ocorrem na Costa Oeste dos EUA, no Japão e em locais próximos de vulcões. Os abalos que acontecem no país são causados por falhas e acomodações. Então, a tendência é que sejam de baixa intensidade. Mesmo assim, esse de hoje doeu. Até agora, não foram reportados óbitos ou prédios com estruturas danificadas, pelo menos em Sobral. De qualquer maneira, acho que vale a pena fazer uma anamnese e um exame físico no seu imóvel, ou seja, fazer uma busca por rachaduras, pois devido à freqüência desses pequenos abalos, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Vou examinar minha propriedade mais tarde. Agora estou na escuta da Liderança FM, e há um pesquisador falando por telefone, contando que abalos como este ou até piores já ocorreram no Ceará, há alguns anos. Pois é, os tremores pararam às 5h, o sol já nasceu, daqui a pouco metade dos meus companheiros de classe estarão na Santa Casa felizes e aliviados, a velocidade do meu sinal de Internet está lenta, enfim, acho que já posso encerrar esta postagem e tirar um cochilo. Se eu ouvir mais alguma coisa, vou fingir que é só um trovão. Talvez eu nem ouça. A nossa proteção está no nome do Senhor, que fez o Céu, a Terra e o Mar. Que Deus abençoe meu soninho e o resto do nosso dia. Achei um link para uma notícia relacionada ao primeiro abalo, em 17/02:
http://www.sobralportaldenoticias.com/news/upload/index.php?mod=article&cat=Sobral%20%20Ce&article=305.
Até agora, nada relacionado aos abalos de hoje na Internet. Talvez a televisão divulgue daqui a pouco. Antes tarde do que nunca, porque um evento assim era digno de Plantão da Globo.

BOM DIA!!!

Medicina versus Direito 2

Achei um artigo interessante com um trecho que faz justiça aos médicos e aos bacharéis em direito. Uma frase que explica o status que eles ainda têm:

"Em 16 de setembro de 1834 essa mesma Regência (Trina Permanente do Império) sancionou Resolução da Assembléia Geral Legislativa autorizando as Escolas de Medicina e os Cursos de Direito a conferir o grau de Doutor a todos os seus egressos(lentes), passando então a reconhecer oficialmente o que já era costume popular em nomear esses profissionais com um tratamento respeitoso que perdura ainda hoje, apesar das mazelas que envolvem essas duas carreiras. O ato parlamentar do Império não foi até hoje revogado, segundo pesquisa junto ao Arquivo Histórico Nacional. Portanto, tanto médicos como advogados podem usar o Dr. ou Doutor antes de seu nome, não devendo substituí-lo por outras siglas."

Quer ler na íntegra? Acesse:

http://www.portalmedico.org.br/artigos/artigo.asp?id=944

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pensamento do dia

"Não dê justificativas, porque os amigos de verdade não precisam, e os inimigos não querem saber."

Provérbio árabe

O Bicho


Isto é só um aperitivo. Não posso deixar passar batido um tema tão relevante como a fome.

Quando vir catadores de lixo e de material reaproveitável pelas ruas da cidade, além de pessoas recolhendo restos de alimentos nas CEASAs do país, como a Record tem mostrado ultimamente, lembre-se deste texto de Manuel Bandeira:

"Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem."

Notícias do dia

Lembram que no artigo "Medicina vs. Direito" eu fiz uma comparação entre essas duas áreas, mostrando que o direito geralmente é menos competente que a medicina? A seguir, veja duas matérias que ratificam minha teoria e duas que apresentam uma exceção.
Essas duas mostram como nossas autoridades judiciárias são eficientes na hora de proteger o cidadão:
Libertação de quadrilha causa surpresa e reação http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=515381

Promotora diz que faltaram provas contra os indiciados http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=515702

Essas mostram que às vezes nem tudo está perdido:
Capitão perde a patente no TJ e já está expulso da PM http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=515699

Justiça decide pela perda de patente de Daniel Gomes Bezerra http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=210761&modulo=183

Medicina de urgência: um exemplo.

Desta vez, vou ceder meu espaço para o texto de um amigo meu, no qual ele tece um breve comentário sobre o atendimento de urgência pré-hospitalar. Ele é integrante do PAPH (Programa de Atenção Pré-Hospitalar), que é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Sobral, dedicado ao incentivo da prática acadêmica extracurricular na atenção secundária à saúde, e, se me permite o elogio, nunca fiz parte do projeto, mas conheço o trabalho deles e acho que é o melhor, mais atuante e mais bem-sucedido projeto de nossa faculdade.

SAMU 192 no Brasil e em Sobral

O atendimento pré-hospitalar é toda e qualquer assistência realizada, direta ou indiretamente, fora do âmbito hospitalar, através dos diversos meios e métodos disponíveis, com uma resposta adequada a solicitação.
Os primeiros relatos de tentativas de auxilio médico de urgência datam de 1792, por Dominique Larrey, cirurgião e chefe militar, que praticava os cuidados iniciais aos pacientes vitimados na guerra napoleônica, no próprio campo de batalha. Em 1955, na França, as primeiras equipes móveis de reanimação foram criadas, tendo, inicialmente, como principal objetivo o suporte a paciente vítimas de trânsito e a manutenção da vida dos pacientes submetidos a transferência inter-hospitalares. Nos anos 60, os médicos detectaram a necessidade de aumentar a eficácia do atendimento pré-hospitalar, surgindo, em 1968, oficialmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No Brasil, até os anos 80, o atendimento pré-hospitalar era delegado ao militares do Corpo de Bombeiros, quando o SAMU teve início através de um acordo bilateral, assinado entre Brasil e França. O Ministério da Saúde optou pelo método francês de atendimento, que as viaturas de suporte avançado possuem obrigatoriamente a presença de médico, diferentemente do modelo americano em que as atividades são exercidas por paramédicos (profissão não existente no Brasil). Primeira cidade a ter os serviços do SAMU foi São Paulo, em 1988, baseado no modelo francês, mas com influência do modelo americano, particularmente no que tange a formação profissional. Atualmente, o Brasil possui 124 SAMU´s, dentre eles, está SAMU - Sobral.
Inaugurado em agosto de 2006, o SAMU de Sobral conta com 2 Unidades de Suporte Básico (USB) e 1 Unidade de Suporte Avançado (USA), atendendo 24 horas diárias, contando com uma equipe ampla de médicos, enfermeiros, auxiliares e motoristas. Todos foram capacitados para prestarem assistência eficiente em situações de emergência e urgência.
Além disso, a Faculdade de Medicina de Sobral também está presente no dia-a-dia do SAMU, através do Programa de Assistência Pré-Hospitalar (PAPH), um projeto de extensão, que possui atividades semanais de plantão no SAMU e auxiliam na capacitação permanente da equipe.
Através do número 192, ligação gratuita, o solicitante do socorro é atendido por uma TARM (Técnica Auxiliar de Regulação Médica). Ela obtém os dados da ocorrência e faz uma rápida triagem, eliminando trotes ou situações não atendidas pelo SAMU. Após isso, a ligação é repassada para o médico regulador, que vai fazer a triagem da gravidade da ocorrência e decidir se deve ser enviada para o local uma USA, caso haja a possibilidade de existência de risco imediato de vida, através do comprometimento das funções vitais, relacionadas abaixo:
• Comprometimento das Vias Aéreas (A);
• Comprometimento da Dinâmica Respiratória (B);
• Comprometimento da Dinâmica Circulatória (C);
• Comprometimento da Função Neurológica (D);
• Comprometimento funcional das extremidades (E);
ou USB, caso inexista a possibilidade de risco imediato de vida, onde compete atender pacientes traumatizados sem a possibilidade de risco imediato de vida e atendimentos a pacientes portadores de patologias clínicas, também sem risco de vida.
Atualmente, o SAMU 192 – Sobral, é referência para outras cidades como atendimento de excelência, eficiente e rápido e adquirindo cada vez a confiança da população e reduzindo a morbimortalidade das situações de emergências, cada dia mais presente no cotidiano das grandes cidades.

Felipe Arruda Magalhães, 7° semestre de medicina
e-mail: felipefamed@gmail.com

Aproveitando o embalo, já que o tema é SAMU, leia esta notícia do Diário do Nordeste, sobre a falta de cosnideração da população fortalezense com seu SAMU:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=515295

Conheça o projeto do PAPH:
http://www.medsobral.ufc.br/paph/

Conheça o projeto nacional do SAMU:
http://dtr2001.saude.gov.br/samu/

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Grandes lições

Recebi por e-mail esta historinha relacionada com Alexandre, O Grande:

Dizem que já no seu leito de morte, Alexandre convocou seus Generais e seu
Escriba e relatou os seus 3 últimos desejos:

1º - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos mais renomados
Médicos da época;

2º - Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo, os tesouros por ele
conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...);

3º - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à
vista de absolutamente todos.


Então, um dos seus Generais admirado com os desejos insólitos, pergunta-lhe
a razão destes. E assim, Alexandre explica:

1º - Quero que os mais eminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar
aos presentes que estes não possuem poder de cura alguma, perante a morte;

2º - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas
possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3º - Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam
ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.


Acumule em sua vida bens o suficiente para viver feliz, todo o resto serve
apenas para discórdia e preocupação.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pensamento do dia

“Não corra atrás de borboletas. Cuide bem do seu jardim para que elas pousem nele. Assim você não vai encontrar quem você está procurando, mas vai encontrar quem está procurando você.”
Mário Quintana

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Renúncia



Como você já sabe, o presidente cubano Fidel Castro renunciou anteontem ao cargo, depois de quase cinqüenta anos de mandato.


Em princípio, achei estranha esta renúncia repentina, pois o poder é gostoso e pegajoso. Ninguém se desapega dele por qualquer motivo. Se bem que, neste caso, ele não se livrou totalmente do poder. Ele apenas o transferiu ao seu irmão. Mesmo assim, se ele ousou fazer isto, é porque o negócio é sério. Ele deve ter sentido que não dava mais para continuar, que não tinha mais disposição e que já fez tudo que podia fazer pelo seu país. Se fosse só a pressão dos EUA, ele já teria caído há mais tempo.


Este fato não me deixa feliz nem triste. Ainda não sei qual a repercussão disto em nossas vidas. Só sei que, apesar de eu ter certa simpatia pelo socialismo, eu não desejaria que alguém como ele governasse o Brasil, pois nosso país é muito maior e mais complexo que Cuba.


Quando ele começou sua revolução, ele podia ser considerado herói, porque livrou o povo cubano de um regime opressivo que existia até então. Hoje, se ele não é um vilão, tem sido pelo menos omisso e prepotente, pois deixa muita gente passando fome, achando que os alimentos que elas recebem do governo são suficientes, e não costuma aceitar pontos de vista contrários ao seu.


Se, por um lado, o regime cubano peca por ser, da mesma forma que muitos regimes totalitários, devotado à figura de uma pessoa e sua ideologia, impedindo o progresso do país, por outro lado, ele apresenta alguns avanços invejáveis por muitos países capitalistas em desenvolvimento, na educação, no esporte e na saúde. Em educação, não sei o que dizer. Só porque é de graça prá todo mundo, não quer dizer que funcione tão bem assim. Existe algum graduado em universidade cubana fazendo pós-graduação fora de Cuba? No esporte, os cubanos são bem sucedidos em diversas modalidades, como o vôlei. Não sei se eles têm futebol. Quanto à saúde, Cuba é referência em algumas especialidades médicas, como a medicina de família e comunidade e a oftalmologia, e em educação médica, por conta da ELAM (Escola Latino-Americana de Medicina), que abriu uma sucursal na Venezuela. Esta faculdade recebe muitos brasileiros que acabam voltando para trabalhar aqui, e vou comentar sobre isto em outra ocasião. Mas a saúde cubana tem seus senões. Houve um episódio da série "Dr. House", se não me engano, o último da 3ª temporada, em que o protagonista fez um breve comentário sobre a medicina cubana, mais ou menos nesses termos: "Fidel sabe formar médicos bem qualificados, mas não sabe comprar equipamentos modernos". Algum defensor do regime dele vai alegar que a culpa é do embargo imposto pelos EUA. Mas será que esse embargo é absoluto? Acho que não, pois se fosse, Cuba seria completamente isolada do resto do mundo, como o Iraque e o Afeganistão eram, há alguns anos, e nem receberia turistas. Além disso, Cuba mantém relações diplomáticas e comerciais com diversos países, inclusive o Brasil. Se não me engano, eles até importam carros franceses, embora pouca gente tenha dinheiro para adquirir. Então por que também não importariam equipamentos hospitalares?


Eles nunca teriam pensado em expurgar um "corpo estranho" chamado Base Norte-Americana de Guantánamo, onde agora são mantidos prisioneiros alguns membros do Talebã? Talvez, sim, mas com que coragem? E que armas?


O que mais chama a atenção em Cuba é o estilo de vida da população, que é relativamente rudimentar. A maioria dos carros é antiga. Há muita gente que anda em veículos de tração animal. Racionamentos de energia, comida e combustível, como se fosse uma guerra. Alguém sabe se existe celular e Internet por lá?


Será que uma possível abertura política e econômica mudaria esse quadro? Quem sairia realmente ganhando com isso?


A quem interessar, o texto completo da carta de renúncia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u373782.shtml







segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dica de livro 1



Minha primeira dica de livro é um romance policial escrito pela antropóloga forense canadense Kathy Reichs. O livro se chama Segunda-feira de luto. Baseada em casos reais investigados pela autora, a história começa quando a antropóloga forense (coincidência, não?) Temperance Brennan é chamada, na manhã de uma segunda-feira de inverno para examinar ossadas humanas encontradas no subsolo de uma pizzaria em Montreal, para saber por quanto tempo elas estiveram enterradas lá e tentar identificá-las. Isso deixa a protagonista entediada. Por isso, são apresentados no livro alguns trechos da canção "Monday, Monday", do grupo The Mamas and the papas.


O livro apresenta uma riqueza de informações científicas, principalmente relacionadas com a medicina legal, como o resumo da teoria sobre os testes do carbono 14 e a dosagem de estrôncio, além de algumas pinceladas de odontologia forense. O que fez este livro sair com quase 400 páginas gostosas de ler e que fluem suavemente entre os dedos é a riqueza de detalhes na descrição da paisagem de Montreal. Dá até vontade de dar uma esticadinha até lá. E o final é surpreendente. Para chegar até ele, a protagonista teve de ralar muito. Em princípio, com suas teorias desacreditadas pelos policiais do caso, ela teve de começar a levantar informações por conta própria. Uma pista levando a outra.


Para quem tiver interesse, este livro encontra-se em promoção de R$ 9,90 em algumas filiais das Lojas Americanas em Fortaleza. Se não achar, tente este link:


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=segunda-feira+de+luto&btnG=Pesquisa+Google&meta=cr%3DcountryBR.

Medicina versus Direito

Agora é hora de começar a falar de coisas mais sérias. Agora vou começar a escrever de verdade.

Um dia desses, ao acessar uma comunidade do Orkut, deparei-me com uma discussão curiosa. Se quiser acompanhá-la, abra a página http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=49019&tid=2561580450306934701&kw=direito. Nesta discussão tenta-se esclarecer qual das duas áreas é mais promissora.

Se a carreira é promissora ou não, isto depende mais da sorte do cidadão. Ambas as carreiras estão cheias de espinhos. De acordo com a maneira que ele vai exercer a profissão, precisa se esforçar muito para sobressair e para ter um bom padrão de vida. No direito, por exemplo, o advogado que trabalha por conta própria pode encontrar grandes dificuldades para sobreviver, a não ser que ele sempre pegue casos que lhe rendam boas comissões. Quando ele não consegue emprego em um escritório de advocacia, a melhor saída é prestar concursos públicos para tribunais, procuradorias e ministérios públicos. Quanto ao médico, o sucesso dele depende de sua especialidade, do seu talento e do seu local de trabalho. Os médicos do serviço público deixaram de ser tão bem pagos. Mesmo assim, para quem quer faturar bastante dinheiro à curto prazo, a melhor opção tem sido o Programa de Saúde da Família (PSF). O problema é que as unidades do PSF que pagam melhor estão mais distantes das grandes cidades. Além do isolamento pela dificuldade de manter-se atualizado da maneira que a profissão exige, o médico que trabalha naqueles lugares geralmente enfrenta a falta de infra-estrutura, de equipamentos e de medicamentos.

Trocando em miúdos, não digo isso porque sou da área médica, mas tenho a impressão de que é menos difícil sobreviver com um diploma de medicina do que com um diploma de direito. Todo bacharel em medicina ainda tem condições de trabalhar como médico e viver dignamente. Quem acha que todo bacharel em direito está com a vida ganha deve estar generalizando o exemplo dos felizardos que conseguiram um cargo no Poder Judiciário. Esses felizardos são uma exceção. Já vi casos de bacharéis em direito que se viram obrigados a prestar concurso para a Polícia Civil. Nem todo bacharel em direito consegue viver como advogado, mas quase todo bacharel em medicina ainda consegue viver como médico. Digitei a palavra "ainda" em negrito porque, devido ao incremento do número de cursos de medicina e de direito, vão se formar mais profissionais em ambas as áreas nos próximos anos. A concorrência no mercado de trabalho tende a aumentar e, para médicos e advogados, a vida tende a ficar mais difícil. Vou voltar a comentar sobre isso em outra ocasião.

Até agora, comentei o valor das áreas médica e jurídica para o indivíduo. Sem querer ofender os profissionais do direito, mas eu acho que, para a coletividade, a medicina é mais bem-sucedida. Em quem você confia mais: no SUS ou no Poder Judiciário? Qual deles você acessa com mais facilidade? Qual deles trabalha mais por você?

Concordo que, em alguns hospitais públicos, os pacientes são abandonados em macas nos corredores ou morrem na fila de espera por uma consulta. Isto pode acontecer mais por falta de infra-estrutura e de material do que por falta de mão-de-obra. Por outro lado, a expansão da atenção primária à saúde ampliou o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente com a criação do Programa de Saúde da Família, o que de certa forma deve ter diminuído um pouco a sobrecarga da atenção terciária. Medidas como esta ajudaram a melhorar a saúde no Brasil nas últimas duas décadas. A taxa de mortalidade infantil, por exemplo, diminuiu. A maioria dos transplantes de órgãos é feita pelo SUS.

E o direito, que resultados positivos ele tem para apresentar? Lamentavelmente, não acho que o Poder Judiciário e o Ministério Público estejam cumprindo bem seus deveres, porque, se estivesses, não haveria tanto crime organizado, tanta corrupção e tanta impunidade, coisas que só vêm piorando. Alguns dos próprios membros não dão bons exemplos: juiz desviando verbas da construção de um tribunal, juízes vendendo sentenças, juiz matando vigilante de supermercado, promotor acusado de matar a esposa, e só Deus sabe que mais eles aprontam.

Quando a Justiça liberta um criminoso bem antes do tempo previsto, os juízes se desculpam dizendo que foi a lei que permitiu que isso acontecesse. Mas a lei não é tão frouxa assim. Quando eles querem, eles fazem um serviço que preste. Vou dar um exemplo: lembra-se que, há alguns anos, um delinqüente menor de idade conhecido como 'Champinha' matou um casal de namorados no interior paulista? A repercussão foi tão grande que arrumaram uma maneira legal de mantê-lo preso até hoje, mesmo ele já sendo maior de 21 anos, porque descobriram por acaso que ele não tem condições de voltar ao convívio social, assim como tantos elementos que recebem indulto de carnaval, de páscoa, de dia das mães, de dia dos namorados, de São João, de inverno, de dia dos pais, de independência, de primavera, de dia das crianças, de finados, de proclamação da república, de natal, de ano novo, de verão, etc. Outro exemplo: o juiz que matou um vigilante em um supermercado em Sobral, por incrível que pareça, ainda está preso, desde que se entregou, na época do crime. Para os padrões do Brasil, acho que justiça foi feita. Era de se esperar que ele tivesse as "costas quentes" e que já estivesse solto, mas o julgamento foi rápido e ele continua recebendo seu salário de juiz em sua cela especial, mas paga pensão ao filho da vítima.

Você há de concordar comigo que, em se tratando de saúde, o Brasil está melhor que em segurança pública e em justiça.

Sem querer ser arrogante, eu tenho orgulho de estar prestes a integrar a classe médica que, juntamente com outros profissionais da saúde, trabalha muito e ganha relativamente pouco, mas é eficiente e tem a convicção de estar cumprindo seu dever na construção de um Brasil melhor.


 


 


 

 

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Um ano na vida

Este texto é uma mensagem que enviei aos meus ex-companheiros de colégio.

Ano da graça de 1998. Um ano difícil de ser superado para todos nós. El Niño. Crises nas bolsas de valores e na economia brasileira. Seca no Nordeste, embora tenha chovido bastante em Fortaleza, no começo do ano. Recrudescimento da violência urbana, não necessariamente como hoje, mas já era preocupante. Gripe do frango. Titanic. Greves nas universidades federais. O fiasco na Copa do Mundo. Escândalo na Casa Branca. A reeleição de um presidente que deu continuidade a sua política apocalíptica. Privatizações de órgãos públicos em massa. O seqüestro do irmão de uma dupla sertaneja. Estes são exemplos de acontecimentos que marcaram um ano em que nada indicava um final feliz.

De tudo isso, o que mais me chamou a atenção foi lembrar que os meios de comunicação e um professor de história todo dia diziam a mesma coisa: "Hoje, saíram n milhões de dólares do Brasil." Deprimente, não é? Engraçado, se entra dinheiro no país, eu não ganho um centavo. Se ele sai, todo mundo perde.

A greve na Universidade Federal do Ceará poderia ter nos prejudicado. Falava-se em perda de um período letivo da universidade, caso a greve se alongasse demais. Se isso acontecesse, metade das vagas para o vestibular seguinte seria perdida. Felizmente, nossas vagas acabaram sendo mantidas.

Nunca o mundo me pareceu estar tão perto do fim. Grosso modo, era isso mesmo que eu desejava. Último ano de vida em um colégio. O ano seguinte, se é que ele existiria, ainda era uma incógnita. A vida fora do colégio também. Eu ainda não via uma luz no túnel. Só vislumbrava um cometa em rota de colisão com a Terra. O tempo estava passando cada vez mais rápido. O ar estava ficando pesado e tudo indicava que haveria uma grande explosão a qualquer momento. E houve mesmo.

Por isso, quando me lembro daqueles tempos, me lembro também de uma música dos Beatles chamada A Day in the life. A última faixa do LP Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band (este disco foi lançado no dia do meu aniversário, mas alguns anos antes da minha chegada) apresenta uma série de exemplos de notícias do cotidiano e demonstra como isto interfere na rotina de uma pessoa, gerando um turbilhão em sua vida. Para imaginar esta sensação, é preciso ouvir a música, não adianta apenas ler a letra. O que mais me chama a atenção é que há dois momentos na canção que eu definiria como "sinfonias progressivas". Quem ouve tem a sensação de estar em um veículo em alta velocidade, prestes a colidir em algo, os conflitos internos e externos do cotidiano se somando, em uma espécie de "orgasmo sonoro", e tudo está prestes a explodir. O primeiro momento é apenas um sonho, e o despertador toca. Tudo pronto para mais um dia. Mas no segundo momento, tudo explode em um acorde de piano que passa vários segundos em ressonância. É o fim? Alguns segundos de silêncio e surgem pessoas conversando e uma mulher cantando a mesma coisa várias vezes. A vida continua.

Esta canção é uma metáfora do nosso tempo. A explosão realmente aconteceu. Não sei explicar precisamente quando e como ocorreu. Só sei que ocorreu, pois aquele mundo que existia e cujo fragmento foi parcialmente retratado no Livro do Ano já não existe mais. Tudo bem. O importante é que sobrevivemos e passamos a ver a vida com outros olhos, pois entramos em uma nova experiência de vida sem precedentes. Nunca mais fomos os mesmos. Existe vida após o colégio e o vestibular sim. Estou aqui para provar isto. Nossa Páscoa já chegou. A vida continua.

A quem interessar, eu deixo a letra da música a que me referi, com sua tradução, e os links para algumas versões dos videoclipes dela no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=gZez_k4vAzU

http://www.youtube.com/watch?v=XWjVffR5EdM


A Day In The Life

The Beatles


I read the news today oh boy
About a lucky man who made the grade
And though the news was rather sad
Well I just had to laugh
I saw the photograph

He blew his mind out in a car
He didn't notice that the lights had changed
A crowd of people stood and stared
They'd seen his face before
Nobody was really sure if he was from the House of Lords.

I saw a film today oh boy
The English Army had just won the war
A crowd of people turned away
But I just had a look
Having read the book, I'd love to turn you on...

Woke up, fell out of bed,
Dragged a comb across my head
Found my way downstairs and drank a cup,
And looking up I noticed I was late.

Found my coat and grabbed my hat
Made the bus in seconds flat
Found my way upstairs and had a smoke,
and somebody spoke and I went into a dream

I read the news today oh boy
Four thousand holes in Blackburn, Lancashire
And though the holes were rather small
They had to count them all
Now they know how many holes it takes to fill the Albert Hall.
I'd love to turn you on.


Um Dia Na Vida

Eu li as notícias hoje, oh, garoto,
Sobre um homem de sorte que ganhou na Loteria
E apesar das notícias serem bem tristes
Bem, eu tive apenas que rir...
Eu vi a fotografia...
Ele estourou sua cabeça em um carro
Ele não percebeu que o sinal tinha fechado
Uma multidão de pessoas ficaram e olharam
Eles tinham visto seu rosto antes
Ninguém estava realmente certo se ele era do Senado
Eu vi um filme hoje, oh, garoto,
O exército inglês acabara de vencer a guerra
Uma multidão de pessoas foram embora
Mas apenas tive que olhar
Tendo lido o livro
Eu adoraria deixa-lo girando...

Acordei, saí da cama
Penteei o meu cabelo
Desci as escadas e tomei um café
e observando, eu notei que estava atrasado
Peguei meu casaco e coloquei meu chapéu
Peguei o ônibus rapidamente
Subi as escadas e fumei um "cigarro"
Alguém falou e eu entrei em um sonho
Ahhhhhhhhhhh
Eu ouvi as notícias hoje, oh, garoto,
Quatro mil buracos em Blackburn, Lancashire
E apesar dos buracos serem bem pequenos
Eles tiveram que contá-los um a um
Agora eles sabem quantos buracos são necessários para encher o Albert Hall
Eu adoraria deixá-lo girando...




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dia de São Valentim









Eu pretendia começar a discorrer sobre outro tema. Porém, como ontem foi dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, vou escrever sobre o amor. Antes disso, vou contar sucintamente a história do santo.



São Valentim viveu no Século III, em Roma, quando o Cristianismo ainda era proibido e o imperador Claudius proibiu casamentos durante as guerras, porque os casamentos impediam os jovens de se alistarem no Exército. Valentim era padre e continuou a celebrar casamentos. Por causa disto e por ser cristão, foi condenado à morte e decapitado em 14 de fevereiro de 278 DC. Então esta data foi adotada como Dia dos Namorados no Hemisfério Norte. No Brasil, o dia 12 de junho, foi escolhido nos anos 50 por comerciantes paulistas, pela proximidade com o dia 13, dia de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro.



Meu objetivo é inquirir o conceito de amor. Pode-se defini-lo em palavras? Talvez não possa ser verbalizado, mas ele pode ser sentido. Será? Se você diz que ama alguém, já se perguntou se o que você sente é amor de verdade?



Nós, homens, temos o mau hábito de julgarmos as mulheres apenas pela aparência. Muitas vezes, olhamos para uma mulher bonita, nem precisa ser tão bonita quanto a Grazi Massafera, por exemplo, e nossa imaginação começa a trabalhar a mil. Começam a surgir primeiras, segundas, terceiras, enésimas intenções, enfim, fazemos mil planos, achando que a felicidade está nas mãos de uma só pessoa, que teremos um futuro promissor ao lado dela, porque é a mulher da nossa vida. Baseados em quê chegamos à estas conclusões? Muitas vezes essas coisas não acontecem de uma hora para outra. Esses sentimentos estranhos podem surgir depois de algum tempo de convívio com uma colega de escola, de faculdade ou de trabalho. De repente, começamos a pensar nelas com mais freqüência, a desejar estarmos sempre perto delas e achar que nossa felicidade é só esta. As garotas podem não ser tão lindas, mas para nós não existem outras. Muitas vezes nem as conhecemos direito. Ignoramos seus passados e presentes. Não sabemos como e onde vivem, o que fazem quando não estamos por perto, enfim, não sabemos se realmente valem a pena, se são para nossos bicos e se são as pessoas certas para nós. Às vezes, elas mal falam conosco. Enquanto isso, nós ficamos queimando de paixão por dentro e alimentando nosso mundinho. Macho, de que adianta você estar cheio de sentimentos aparentemente maravilhosos, e mesmo que os expresse, não ter o poder de mudar o mundo sozinho, porque o mundo e ela permanecerão indiferentes a este sentimento? Você dificilmente terá força de tornar este sonho em realidade e é pouco provável que ela queira ajudá-lo nesta tarefa.



Acredite, meu chapa, este sentimento patológico pode ser qualquer coisa do mundo, menos amor. Isto faz um mal danado, atrasa ou destrói nossa vida. Para se desintoxicar disso, não é fácil. Eu posso falar assim porque já passei por isso. Um dia, se Deus quiser, ainda construo uma clínica de desintoxicação de fantasias ruins.



Pode acontecer também que o homem e a mulher sejam bons amigos. Até que ele começa a se interessar mais por ela e a pede em namoro. Então recebe a resposta clássica: "Acho que você está se confundindo, porque só gosto de você como amigo." Por um lado, ele não está se confundindo, porque ele a conhece o suficiente para achar que vale a pena gostar dela (às vezes, ela nem vale a pena, mas ele gosta dela mesmo assim, sem saber o porquê). Por outro lado, ele está mesmo se confundindo, porque ele não tem certeza se o que sente por ela é mesmo amor ou apenas afinidade. A necessidade do contato mais profundo com alguém do sexo feminino faz o homem sentir-se atraído pela mulher que estiver mais próxima e achar que eles dão certo juntos. Mas isso não quer dizer que ele a ame.



Não sei explicar o porquê de, geralmente, o homem ser atraído pela mulher primeiro. Talvez aconteça com elas também, mas não sei explicar, porque não sei como elas pensam.



Quando o homem e a mulher se unem porque acham que dão certo um com o outro e que vale a pena experimentar, pode ser que deste namoro por afinidade surja de fato o amor. Não sei explicar como pode acontecer, embora eu ache que isso já aconteceu comigo.



Para mim, o amor deve ser saudável, recíproco e espontâneo. Deve fazer bem à saúde do corpo e da mente. Deve ser bilateral. Não adiantar um dos dois amar e o outro apenas gostar. Para mim, não tem graça o sujeito amar alguém e fazer mil e uma manobras para tentar fazer que ela o ame e depois pensar que conseguiu conquistá-la. Tenho minhas dúvidas sobre o valor da conquista. Conquistar alguém me parece artificial. É como forçar alguém a me amar, como se a hipnotizasse ou enfeitiçasse. Além disso, geralmente a mulher se retrai, pode ficar arisca e agressiva, ao perceber que está sendo flertada. Nem todas estão abertas a esse tipo de experiência. E as que estão, prefeririam não estar.



O ideal seria que o amor surgisse espontânea e simultaneamente nos corações das caras-metades. Melhor seria se nós amássemos apenas aquelas que nos amassem por acaso. Não acredito muito na sedução porque o melhor que se pode conseguir é a simpatia dela e fazer que ela aprecie sua companhia por algum tempo. Se ela me viu, me conheceu e não demonstrou interesse, é porque não devo servir para ela. Não adianta forçar a barra, nem sei se vale a pena forçar a barra com ela.



Se alguma mulher teve paciência para ler este texto até agora, peço que me perdoe, se pareço estar pondo em dúvida sua capacidade de amar. Mesmo assim, peço a você o mesmo que peço aos homens, certifique-se de que o seu sentimento é mesmo amor. Qual o seu conceito de amor mesmo?



Nós, homens, se vamos nos lançar ao jogo da sedução, devemos mudar nosso paradigma de ação. Por que será que a única coisa que nos faz dirigirmo-nos às mulheres e conhecê-las é a aparência física? Não que isso não seja relevante, mas não deve ser nosso foco principal, porque a beleza física pode se perder com o tempo. Sei que é agradável ter uma mulher linda e sensual em seus braços, mas não deseje uma garota só para usá-la como se fosse um troféu. Fuja das mais concorridas.




"Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu, e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."



Lucas 14.8-11






Um dia desses, recebi uma mensagem em Power Point entitulada "Vá atrás de quem você ama". E eu completo: desde que ela o ame. A moral da mensagem era mais ou menos esta: saiba diferenciar aquilo que você ama daquilo que você deseja e decida qual o mais importante.



Depois de tanta verborragia sobre o amor, a única conclusão que pude tirar é que precisamos de uma investigação semiológica mais profunda para diagnosticar o que sentimos realmente.



Fall in Love with someone, don´t do it without someone.



Em inglês, você se apaixona com alguém. Então, não se apaixone sozinho.



"Mulheres nasceram para serem amadas, não para serem entendidas."



Vinícius de Moraes



"And in the end, the Love you take is equal to the Love you make."



The Beatles



"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas coisas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas".



(II Coríntios 4:18)







quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Batendo o centro


 

No caminho com Maiakóvski

"[...]

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

[...]"


 


 

Sempre que vejo, ouço ou leio uma notícia, reajo como qualquer ser humano. De acordo com o caso, me admiro, me revolto ou fico indiferente. Raramente escolho a última opção, porque sempre me vem uma chuva de idéias à cabeça.

Não pretendo mudar o mundo de uma hora para outra com minhas idéias, até porque talvez pouca gente tenha tempo para ler esta página e para me levar a sério. Pelo menos eu gostaria que o leitor refletisse, formulasse suas idéias e me ajudasse a construir um mundo melhor. O mundo está em decadência física, social, moral e espiritualmente. Tudo que há de ruim está piorando. Alterações climáticas catastróficas, fome, epidemias, guerras, desemprego, criminalidade, entre outras. Está se desenhando um quadro apocalíptico na Terra. Estamos fazendo alguma coisa para barrar este processo de auto-destruição? Por isso abri esta postagem com um texto de Maiakóvski.

Está cada vez mais difícil viver com qualidade de vida, porque ela parece estar escapando entre os dedos, aonde quer que a gente vá.

Pretende ter filhos? Então planeje com cuidado sua paternidade ou maternidade. Independentemente de sua classe social, limite seu número de filhos, pois você não sabe se haverá lugares suficientes para eles no mundo. Eu pretendo ter no máximo dois. Claro que, se vierem três ou mais, serão igualmente bem-vindos, e eu os amarei como se fossem meus. Brincadeirinha à parte, peço que raciocine comigo: quanto mais filhos no mundo, mais difícil para eles achar empregos e mais recursos naturais serão consumidos. Assim não dá para se pensar em desenvolvimento sustentável. Não se sabe ainda o limite de pessoas que o mundo suportaria sem se exaurir completamente. Voltarei a discorrer sobre esta questão em outra ocasião.

Muito prazer. Seja bem - vindo (a) ao meu espaço "Consciência Acadêmica". Não posso detalhar agora minha vida pessoal por questões de segurança, mas não se preocupe. Você é uma pessoa privilegiada, porque, se me conhece apenas por fora ou não me conhece de jeito algum, agora vai me conhecer por dentro e vai saber que não sou necessariamente um Forrest Gump, embora houvesse algumas vantagens em sê-lo. Se ainda não está satisfeito (a) e quer saber mais sobre mim, veja meu perfil: http://www.blogger.com/profile/14333960610878670841 .