"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina." - Confúcio
Tem gente que acha que a medicina resolve tudo. Não é bem assim. Na prática, nem sempre os antibióticos curam tudo. As doenças infecciosas são mais difíceis de lidar, pois estamos lidando com seres vivos dentro de seres vivos. A reação desses parasitas dentro de nós geralmente é imprevisível. A cada dia que passa, eles ficam mais atrevidos e resistentes aos quimioterápicos. Ficam cada vez mais indomáveis. Por isso que volta e meia surgem novas epidemias de novas doenças infecciosas que tendem a se tornar pandemias. Infecções sem fronteiras que viajam desgovernadas deixando seu rastro por onde passam e se extinguem espontaneamente, como a gripe espanhola, a gripe asiática do frango e agora essa gripe suína. Graças a Deus, até agora parece que os efeitos dessas novas gripes internacionais não foram nem serão tão devastadores quanto os da gripe espanhola, pois, nos últimos noventa anos, se a velocidade com que pessoas, mercadorias e agentes microbiológicos viajam aumentou, os meios de comunicação e as barreiras sanitárias também evoluíram. Teoricamente fica mais fácil barrar a proliferação de agentes infecciosos, tratar os pacientes infectados e prevenir novas infecções.
Há alguns meses, comecei minha temporada de internato pelo Hospital São José, que é um hospital de referência em infectologia em Fortaleza. Cheguei a cogitar a possibilidade de vir a ser infectologista um dia, pois gostei da organização do serviço e curti muito aquela brincadeira de ficar solicitando e interpretando exames, além de ter aprendido o manejo de pacientes soropositivos. O que fazer com um paciente portador do HIV que chega ao seu consultório? Comece a monitorar a carga viral e a concentração de linfócitos CD4 dele. Enquanto a contagem de CD4 não cair até 200, a conduta é expectante. A partir desse momento, iniciar terapia antiretroviral, com a seguinte trinca de drogas de escolha: AZT (Zidovudina) + 3TC (Lamivudina) + Efavirenz. As duas primeiras drogas são combinadas na apresentação comercial de Biovir. Na maioria dos casos, o tratamento é relativamente bem sucedido, quando os pacientes são cooperativos e a meta principal, que é manter a carga viral indetectável, é atingida. Além disso, devem ser feitas as devidas profilaxias para infecções oportunistas, como pneumonia pneumocística e candidíase, tratáveis com sulfametoxazol + trimetroprim e fluconazol, respectivamente.
Tecnicamente é fácil tratar pacientes com o vírus HIV. O problema é que eles nem sempre são pacientes fáceis e são pacientes com uma grande densidade psicológica, que podem afetar emocionalmente o médico. Além disso, meu caro, a infectologia não se resume à AIDS. Ela é o menor dos problemas que qualquer médico pode enfrentar. Existem infecções muito piores, como a pneumonia hospitalar causada por pseudomonas, que surge com freqüência em pacientes internados em UTIs e que é muito difícil de tratar.
Desisti dessa especialidade porque o mercado de trabalho para ela ainda é muito restrito, o salário é relativamente baixo e o risco de contaminação é maior.
Acredito que, a médio prazo, a infectologia deve crescer, pois vivemos em um mundo no qual impera um clima de tensão, uma atmosfera apocalíptica, a expectativa de que ocorram calamidades que ponham em xeque a permanência da espécie humana no planeta, como uma grande pandemia que mate todos os humanos sem exceção. Isto já foi bastante explorado em filmes de ficção científica. Enfim, infectologistas serão cada vez mais necessários para fazer frente à possibilidade de que uma infecção venha a ser responsável por nosso holocausto.
Lembre-se que o mundo por si só já é infeccioso. Ao lembrar-me do filme “Guerra dos mundos”, no qual alienígenas invadem a Terra com o intuito de exterminar todos os seres humanos e acabam tendo seus planos frustrados de maneira sutil, eu me pergunto quem seria o maior predador da espécie humana. Seriam os alienígenas? Seria o HIV? Seriam os estafilococos? Ou seria a leishmania? Nada disso. Nosso maior predador é o Homo sapiens. Talvez um dia os micróbios salvem nossas vidas, como naquele filme.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo,30Perguntaram eles: Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu (Sl 77,24).32Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu;33porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.34Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão! 35Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. - Palavra da salvação.
Na edição da última sexta feira do Jornal Hoje, foi apresentada uma matéria sobre o drama de cidadãos que moram no interior do Estado do Espírito Santo e que precisam se deslocar para a capital do Estado em busca de atendimento médico especializado. Não sei porque eles escolheram justamente o Espírito Santo. Isto deve acontecer em todo o Brasil. O Ceará não foge a regra. Por isso não pude me conter calado e fiz o seguinte comentário na página do telejornal:
Essa cena mostrada na reportagem eu já vi antes. Ou melhor, vejo quase todos os dias. Sou estudante de medicina e quase todos os pacientes que já vi ou que vejo nos ambulatórios, clínicas e hospitais onde estagiei ou ainda estagio, seja em Fortaleza ou em Sobral, passaram por esta situação, porque são duas cidades tidas como pólos de referência em saúde do nosso Estado. "O secretário de Saúde do Espírito Santo, Anselmo Tozi, disse que está tentando fazer parcerias com os prefeitos para levar médicos para as cidades do interior. Mas que os pacientes com consultas marcadas nos hospitais de Vitória têm de ser atendidos. Já o Ministério da Saúde diz que nos últimos dois anos ampliou em R$ 6 bilhões a verba enviada a estados e municípios para que eles ofereçam exames, consultas e internações. Além disso, o ministério estimula a formação de redes intermunicipais de saúde para suprir as carências no atendimento médico." Pelo menos lá no Espírito Santo parece que alguém está tomando providências. No Ceará, há algum tempo a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou o projeto "Telemedicina", com o objetivo de levar médicos especialistas da capital a participarem via Internet e em tempo real de consultas realizadas por clínicos gerais ou por médicos de família no interior e tentar diminuir a necessidade de encaminhar pacientes para Fortaleza. O projeto já foi testado mas não sei se o projeto vingou.
Mesmo em Sobral, que é referência e que conta com uma moderna faculdade de medicina, ainda há uma grande carência de especialidades, como pneumologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, cirurgias torácica e vascular, entre outras que só contam com 1 representante ou nenhum, e uma grande carência de exames complementares, sejam de laboratório ou de imagens. As emergências dos hospitais de referência, em Sobral e em Fortaleza, vivem lotadas. Muitos pacientes são mandados por outros municípios, às vezes até por outros Estados, e é questionável a real necessidade de a maioria deles estar lá, ou se seus problemas poderiam ser melhor solucionados se suas prefeituras melhorassem a atenção básica à saúde.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Nesse meio tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 24E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura. 25Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui? 26Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. 27Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal. 28Perguntaram-lhe: Que faremos para praticar as obras de Deus? 29Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou. - Palavra da salvação.
Resultado da reunião recente do colegiado do internato
;">Saúde Comunitária.
CRUTAC: houve uma reunião de representantes da Famed, da secretaria de saúde e do internato e eles decidiram a compra de um microônibus para levar estudantes, mas enquanto isso o CRUTAC deve ser feito pelo sorteio de fortaleza, por um município registrado ou pelos postos de saúde.
Saúde Mental: Falar com a Prof. Trícia sobre a s prescrições de fim-de-semana que não acrescentam muito ao nosso aprendizado.
Clínica Médica
Plantões na Enfermaria Integrada: “São momentos de vivencia, que o interno deve ter.” Sugeri que fossem dois internos por noite, mas não foi aceito. Houve exaltação dos ânimos e eles lembraram que durante anos o HU não tinha staff, só tem há 3 anos.. e que isso é um processo.
Além disso, a escassez de aparato instrumental e de recursos humanos para a prática de procedimentos de emergência : Será providenciado junto com o conselho através do planejamento operacional...
Discutimos a necessidade de uma cobrança mais ativa e eficiente por parte dos coordenadores da Residência de Clínica Médica, já que os residentes de todos os serviços acabam sendo os pontos de apoio para o ensino prático no internato.Comentamos a respeito do real papel do residente na avaliação presencial, teórico e prática dos acadêmicos internos da cada serviço. Seria a prática docente uma dever, um direito ou um papel de supervisão obrigatório dos residentes? Lembrando que quase sempre a relação interno-residente é uma via de mão dupla e se caracteriza por um trabalho conjunto de aprendizado contínuo e constante.
Será feita uma reunião da clinica médica.. em que residentes e internos estarão presentes para discutirmos esses pontos.. DIA 28/04 – NA DIÁLISE COM O DR. PAULO
Staff de CLÍNICA MÉDICA qualificado:será contratado... com a verba do hospital-escola
Gineco - Obstetrícia
Questionamos o real motivo da impossibilidade de férias no último serviço do primeiro ano?
O Dr. Daniel hardy estava lá e falou que algumas provas de residência começam em outubro e outras são em Nov / dez e que os serviços seriam prejudicados sem a presença do I4 e SEM o I2 – resumindo. A gente cobre os i4, para que no futuro os i2 nos cubram.
Questionamos a necessidade de uma reforma na sala de estudos da gineco-neonato-obstetrícia, já que tal espaço abriga grande número de estudantes, residentes, e platonistas, além do considerável número de atividades e da multifuncionalidade para a qual a sala é utilizada. Será providenciado junto com o conselho através do planejamento operacional...
Cirurgia
Discutimos a falta de horário livre para estudo, de uma forma geral na maioria dos serviços. Discutimos a sobrecarga de pacientes na enfermaria de cirurgia, decorrente da diminuição do número de internos ocasionada pela recente implementação de estágio obrigatório na emergência cirúrgica da SCMS.
Dr. Silton estabelecerá para os próximos a rodarem na cirurgia: 12h livre na semana e um plantão durante o fim-de-semana dehoras também.. é.. as coisas conseguiram ficar piores.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 1Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.) 2Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos. 3Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos. 4Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus. 5Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer? 6Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer. 7Filipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço. 8Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: 9Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes... mas que é isto para tanta gente? 10Disse Jesus: Fazei-os assentar. Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil. 11Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam. 12Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos. 14É vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo. 15Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte. - Palavra da salvação.
RELATÓRIO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CORPO REPRESENTATIVO DISCENTE DO INTERNATO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC/SOBRAL.
Às 20h30min (vinte horas e trinta minutos) do dia 06 de abril de 2009, na sala 02 da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral, situada na Avenida Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100 – Derby, CEP 62.042-28 – Sobral – Ceará, deu início à Assembléia Geral Extraordinária do corpo discente do internato da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral, cujo objetivo visava reunir pontos representativos e necessários a serem levados à reunião do colegiado do internato no dia 17 de abril de 2009, com vistas a melhora da qualidade e adequado funcionamento do estágio obrigatório e curricular do internato da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral.
A Assembléia foi presidida e secretariada por ______________________ e ________________, representantes discentes da 5ª. Turma da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral. Compareceram os acadêmicos internos regularmente matriculados: _____________________________________________________________________________________. As principais pautas e reinvidicações foram listadas e separadas por serviços como segue abaixo:
Pontos da Reunião:
Saúde Comunitária.
Discutimos a necessidade do CRUTAC/ Sobral ter independência e autonomia do CRUTAC/Fortaleza, já que não há liberdade para a autogestão do sorteio, administração, organização e credenciamento das unidades básicas de saúde nos distritos e cidades da Macrorregional da Zona Norte do Estado.
As atividades e prescrições nos finais de semana no serviço de Saúde Mental, necessitam de objetivos quanto às atividades a serem feitas nos plantões, além da necessidade de médicos plantonistas que tenham vinculo com a faculdade, para que haja o compromisso do ensino.
As Rodas das unidades básicas, vale ressaltar obrigatórias, não contribuiríam para formação acadêmica a partir do momento que tratasse de assuntos burocráticos, admnistrativos e financeiros.
Clínica Médica
Discutimos que os plantões de final de semana na Enfermaria Integrada São Joaquim, que estão sendo atualmente implementados, (Urgência/ Emergência), só seriam válidos a partir do momento que houvesse a presença de um preceptor vinculado à faculdade para que o ambiente de ensino se estabelecesse, tendo em vista a presença de plantonistas no serviço de Emergência e UTI da SCMS sem vínculos com a docência, ou com obrigações de ensino. Além da ausência de objetivos claros a serem cumpridos pelo interno nos plantões, já que não há clareza das funções do interno em tais plantões noturnos.
Ressalto neste caso o Art. 11º. Do Regulamento do Internato Local que estabelece que:
“... no Início do Internato em cada área, o Interno deverá receber a programação escrita das atividades a serem cumpridas, bem como a definição dos objetivos a serem atingidos e dos critérios de avaliação...”.
Além disso, a escassez de aparato instrumental e de recursos humanos para a prática de procedimentos de emergência em tal enfermaria, como reanimação cardíaca, e acesso ventilatório, por exemplo, prejudicam o paciente e a formação médica, já que esta escassez é um problema econômico-administrativo da Direção do Hospital Escola Santa Casa de Misericórdia de Sobral e foge do alcance do poder político discente.
Ressalto também o Art.6º. do Regulamento do Internato Local que estabelece que:
“... o número de horas semanais obrigatórias para cada interno, é de 40 horas, em 02 turnos de 04 horas, diurnos, acrescidos de plantões noturnos que podem ser de 12 ou 24 horas, perfazendo um total de 52 ou 64 horas semanais, de acordo com a programação específica de cada Área, com efetiva orientação do docente responsável pela avaliação do interno...” (Grifo meu).
Discutimos a necessidade de uma cobrança mais ativa e eficiente por parte dos coordenadores da Residência de Clínica Médica, já que os residentes de todos os serviços acabam sendo os pontos de apoio para o ensino prático no internato. Comentamos a respeito do real papel do residente na avaliação presencial, teórico e prática dos acadêmicos internos da cada serviço. Seria a prática docente uma dever, um direito ou um papel de supervisão obrigatório dos residentes? Lembrando que quase sempre a relação interno-residente é uma via de mão dupla e se caracteriza por um trabalho conjunto de aprendizado contínuo e constante.
Concluímos da urgente necessidade de um médico Staff de CLÍNICA MÉDICA qualificado para ser contratado como funcionário da SCMS e docente da UFC para assumir a administração, gerenciamento e atendimento da Enfermaria Integrada São Joaquim da SCMS, que, consequentemente, assumiria a residência e o internato da Clínica Médica, tendo em vista que tal problema administrativo do hospital afeta o ensino e, principalmente, o atendimento dos pacientes, além de mais uma vez afetar o ensino no internato de Clínica Médica.
Elogiamos os serviços do Hospital do Coração, serviço de Neurologia, serviço de Terapia Intensiva e Serviço de Doenças Infecto-parasitárias (DIP), assim como os serviços de Fortaleza que reservam vagas para alunos do internato da Medicina, UFC-Sobral. Todos com excelentes preceptores e “Staffs”, compromissados com o ensino.
Pediatria
Elogiamos o serviço de neonatologia. E sugerimos a visita aos neonatos do Berçário de Alto Risco (BAR), tendo em vista a diversidade de casos, procedimentos e condutas enriquecedoras para o ensino.
Elogiamos a maioria dos preceptores da neonatologia, enfermaria e emergência pediátrica pela excelência e dedicação no ensino médico e discutimos que as atividades de avaliação, prescrição e repetição de prescrições de pacientes na enfermaria e emergência pediátrica pelo interno sem supervisão médica acaba se constituindo em prática desconfortável, já que não trás aprendizado, nem conhecimentos novos, além de prejudicar a formação de um raciocínio clinico e da possibilidade de eventualmente prejudicar os pacientes, trazendo complicações ético-legais.
Gineco - Obstetrícia
Questionamos o real motivo da impossibilidade de férias no último serviço do primeiro ano, já que tal norma regulamentadora forçou a escolha de férias dos internos no serviço que antecede o último do primeiro ano. Esta norma ocasionará na ausência de metade dos internos do Serviço de Gineco-obstetrícia de maio à agosto de 2009, sobrecarregando os demais colegas. Daí perguntamos o porquê desta regra, qual a justificativa para não tirar férias no último serviço do primeiro ano?
Questionamos a necessidade de uma reforma na sala de estudos da gineco-neonato-obstetrícia, já que tal espaço abriga grande número de estudantes, residentes, e platonistas, além do considerável número de atividades e da multifuncionalidade para a qual a sala é utilizada.
Elogiamos o serviço de uma maneira geral e aventamos a possibilidade de uma integração da ginecologia com a obstetrícia, já que os plantões da obstetrícia causam insegurança para os internos que rodam no serviço de ginecologia.
Elogiamos a organização, a real supervisão docente, o acompanhamento prático dos residentes e preceptores, as diversas sessões, aulas, seminários, discussões de protocolos e de artigos que ocorrem semanalmente no serviço de gineco-obstetrícia.
Cirurgia
Elogiamos e parabenizamos o significativo e considerável número de médicos Staffs e preceptores do serviço de cirurgia, assim como o compromisso dos Staffs e residentes de cirurgia geral com o ensino no internato, assim como elogiamos a organização das atividades e visitas nas enfermarias e emergência cirúrgica.
Discutimos a falta de horário livre para estudo, de uma forma geral na maioria dos serviços. Discutimos a sobrecarga de pacientes na enfermaria de cirurgia, decorrente da diminuição do número de internos ocasionada pela recente implementação de estágio obrigatório na emergência cirúrgica da SCMS.
Geral
Ressaltamos de maneira geral a necessidade de respeito dos horários livres semanais para estudo. A necessidade de um repouso logístico, bem estruturado, e coerentemente planejado, vale ressaltar: em fase final de implementação. A necessidade de supervisão médica em serviços com escassez de preceptores, sobrecarregados e superlotados de pacientes. E relembramos da real função do internato médico que é assegurar o ensino de habilidades, atitudes e conhecimento técnico-científico para formação médica, sempre com a efetiva orientação do docente responsável pela avaliação do interno.
Sendo assim e nada mais havendo a tratar eu, ________________e _______________, presidentes e secretários desta Assembléia Geral Extraordinária, lavramos o presente documento que, após ser lido e aprovado, será assinado pelos discentes presentes na reunião e pelos acadêmicos constituintes do internato da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral.
*****
Manchetes do dia
No dia 22 de abril comemora-se o dia Planeta Terra
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João -16Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.17Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.19Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.20Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.21Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus. - Palavra da salvação.
Assim, veio à luz, aos 21 dias de abril do ano da graça de 1960, a nossa nova capital, fruto de um investimento megalomaníaco e ousado do governo da época, o Presidente JK, do qual me tornei fã, depois que assisti à série de TV que levava seu nome e que foi exibida há três anos. Descobri que ele, além de ser médico, sua vida também tinha outros pontos em comum com a minha.
Antes de começar, abro estes parênteses no texto para explicar que o verdadeiro motivo do feriado de hoje é a homenagem ao glorioso Tiradentes, membro da malograda Inconfidência Mineira, mártir e precursor da luta pela independência de nosso país. Até agora, nenhuma novidade. Você sabia que ele só se tornou herói nacional após a proclamação da república??? Depois de sua execução, seu nome caiu no esquecimento e não era interesse de D. Pedro I lembrar-se dele, ao dar seu famoso grito em 7 de setembro de 1822. Até porque o Império Brasileiro era filho direto da Coroa Portuguesa. Então a memória de Tiradentes foi resgatada pelos republicanos, quando eles precisavam de um símbolo para a causa republicana. Construíram toda uma lenda com a figura de Tiradentes, começando por atribuir-lhe a fisionomia clássica que é apresentada em livros de história, semelhante à de Jesus Cristo. Saiba mais sobre Tiradentes em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/0022.html; http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/tiradentes.htm; http://www.overmundo.com.br/banco/tiradentes-foi-boi-de-piranha-vilao-ou-heroi; http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/datas_hist.aspx?cod=445; http://www.brasilazul.com.br/tiradentes-heroi-sem-rosto.asp; http://www.mundodastribos.com/dia-de-tiradentes-21-de-abril-feriado.html.
Voltando a Brasília, nós perguntamos se JK fez a coisa certa. Será que Brasília realmente contribuiu para o desenvolvimento da nação? Quem saiu ganhando com a construção daquele recanto? Faria alguma diferença em nossas vidas se a capital fosse lá, se ela fosse em Fortaleza, se ela continuasse no Rio ou se fosse em qualquer outro canto? O fato é que aqueles que construíram a cidade talvez estivessem com a mente e o coração inundado de nobres intenções, mas com o tempo eles fracassaram. É o que se podia ver na série JK e o que diz http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=1076.
Dom Bosco, o santo italiano padroeiro da juventude, no fim do século XIX, teria previsto a construção de Brasília. Depois de um sonho, ele profetizou:
Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: “...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível...”
Seria Brasília realmente essa “terra prometida”? Tentou JK reproduzi-la à sua maneira, apenas isso? Ou tudo não passa de mera coincidência? Se Brasília é o lugar que Dom Bosco visualizou, cadê as riquezas prometidas, então??? De coração, espero que Brasília seja mesmo esse lugar que Dom Bosco viu, pois é motivo de orgulho para todos os brasileiros saber que Deus algum dia se lembrou de maneira indireta que o Brasil existe e proferiu palavras bonitas a respeito de nossa terra, que é provavelmente a terra Dele também.
O Rio de Janeiro já era uma cidade avacalhada quando era capital, imagine agora, na ausência de uma autoridade. Brasília também é uma cidade longe de ser disciplinada, justa, pacífica e segura, mesmo com a presença próxima de uma grande autoridade, que por sinal é mal exercida. Dizem que se vive com mais qualidade de vida no Plano Piloto que em São Paulo. Pudera, a renda lá dentro é alta e o custo de vida mais ainda. Deve ser uma “Beverly Hills brasileira”. Mas o bicho pega mesmo é nas cidades-satélites. A canção “Faroeste caboclo” da Legião diz tudo. Isso é corroborado por um paciente que eu visitei há alguns anos. Ele nasceu por lá e me falou na existência de “esquadrões da morte”, que não eram ligados ao tráfico mas queriam apenas exercer com violência alguma autoridade nas comunidade pobres de lá e não admitiam a presença de forasteiros.
Resolvi escrever esta postagem nesta data propícia porque, ao pensar em Brasília, penso na Legião Urbana, a lendária banda de rock dos anos 80 que era capitaneada por Renato Russo, que surgiu por lá e que falava tanto daquela cidade em suas canções. Além disso, nunca estive lá, mas a vejo como uma espécie de “hub”, aquele acessório que liga vários computadores em rede, pois várias pessoas que cruzaram meu caminho ao longo de meus vinte e tantos anos vieram de lá ou estão indo para lá e todas falam muito bem de lá. Discursos tentadores, mas, se algum dia eu for para lá, quero ir direto para o Congresso Nacional, na condição de parlamentar, é claro, pois é de gente como eu que estão precisando por lá e não sabem, modéstia à parte. Apresento a seguir mensagem enviada por uma companheira nossa de faculdade que migrou para lá, narrando suas impressões sobre a educação médica local:
Oi pessoal, até que enfim mando notícias, né!? Bom, para quem não sabe, estou fazendo um eletivo em Dermato aqui na UnB. Ainda não consegui o convênio com a outra universidade distrital, e se não der certo, volto para Sobral em maio! Mas estou com grandes esperanças que as coisas vão dar certo!! Vi alguns e-mails sobre a situação de nosso internato ai em Sobral. acho muito válido a mobilização de todos nós para que consigamos melhorias para nossa formação. Aqui na UnB, estou rodando nos ambulatórios do HUB(hospital universitário de Brasília). Gente, a estrutura física consegue ser pior que a nossa! Sério!!! É tudo muito antigo, o hospital é minúsculo. São 34 para todas as especialidades clínicas (Neuro, Onco, Nefro, Geriatria, Dermato, Gastro, Pneumo...), ai ficam às vezes, 3 pacientes na gastro, 3 da neuro, 1 da geriatria, 3 da dermato... Enfim, vc acaba vendo pouco paciente. Além disso, a estrutura física deixa muito a desejar! não tem salinhas de internos ou residentes. O corpo da enfermagem é péssimo! O povo não gosta de trabalhar. Se vc quer um exame de urgência, vc vai lá, colhe e leva no laboratório!!! Acredita??? Eu murchei com essas coisas!!! Parece que os hospitais bons aqui são o Hospital de Base e o HRAM (ligados a secretaria de saúde). Sobre o meu estágio: Eu estou gostando pelo simples fato de estar tendo orientação. Para compensar a estrutura física precária e o serviço desorganizado, os staffs são muito bons em sua maioria. Tem bem uns 10 dermatologistas que fazem ambulatórios. O fluxo de pessoas é enorme, então a gente vê muitos casos. Os residentes fazem muitos procedimentos (crioterapia, biópsia, pequena cirurgia, cauterização...)e eu estou vendo todos esses procedimentos e arriscando fazer alguns! Sou a única interna no serviço este mês. O esquema de ambulatório é atender os pacientes e passar o caso para o staff, ai a gente discute a conduta! Comparando aqui com Fortaleza, acho que é pau a pau ou Fortaleza melhor. Comparando com Sobral, a grande vantagem daqui é o acompanhamento pelos staffs. Talvez, São Paulo seja realmente superior ao nosso Ceará. DF não é mesmo! Estou com muita saudade dos meus amigos queridos, mas estou muito feliz com meu maridinho por perto!!! Um beijão e tudo de bom para vcs!!!
A cidade também é berço da jurássica banda Aborto Elétrico, que se desfez mais ou menos quando eu nasci e que deu origem às bandas Capital Inicial, capitaneada por Dinho Ouro Preto, e Legião Urbana. Brasília é, portanto, a capital do rock, e Capital Inicial faz jus a isto em seu nome. Foi graças a Legião que ela atingiu esse patamar e por isso a Legião é uma heroína nacional. A Legião está para a juventude brasileira assim como os Beatles estão para a juventude mundial.
Por ser nossa capital nacional do rock, penso que a “filha caçula de JK” merece uma festa de arromba com um concerto de rock irado, dos grandes, prá fazer todo mundo tirar o pé do chão e prá entrar na história. E isto pode estar cada vez mais perto de acontecer. De acordo com as fontes a seguir, a banda irlandesa U2 deve vir ao Brasil no próximo ano e se fazer presente nas comemorações dos 50 anos de Brasília, e se for verdade, eu tô dentro: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2009/03/31/120271-u2-pode-vir-ao-brasil-no-cinquentenario-da-capital-nacional; http://www.dudutomaselli.com/show-do-u2-na-festa-de-50-anos-de-brasilia/; http://www.rockbrasilia.com.br/penny_drive/pennydrive.php?codigo=47; http://whiplash.net/materias/news_877/086091-u2.html.
Para finalizar, deixo como homenagem à aniversariante uma canção dos Paralamas do Sucesso, banda que não é filha de Brasília, mas é como se fosse, por ter grandes laços de amizade com a Legião Urbana. Dedico também ao meu amigo Felipe, que todos os dias cruza Sobral em sua Titan Dark, e àqueles que eu sei que tem Brasília como ponto de encontro oficial. Espero que sejam felizes por lá. Deus abençoe.
Saiba mais sobre Brasília em: http://www.brasilchannel.com.br/capitais/index.asp?nome=Bras%EDlia&area=arquitetura. http://www.infobrasilia.com.br/bsb_h5p.htm. http://www1.uol.com.br/bibliot/turismo/brasilia.htm. http://www.grupolabor.com/congresso2006/br/brasilia_bemvindo.asp?link=Bem-Vindo%20a%20Brasília!.
*****
Manchetes do dia
Lula sanciona lei que transforma sequestro relâmpago em crime
Médicos descobrem árvore crescendo em pulmão de paciente
Cirurgiões na Rússia acreditavam que iriam retirar um tumor do pulmão de um paciente de 28 anos. No entanto, eles encontraram uma planta - de cerca de 5 centímetros - crescendo no interior do órgão do paciente.
O incidente ocorreu na região dos Urais, segundo o diário "Komsomolskaya Pravda". Artyom Sidorkin reclamava de dor no peito e relatava aos médicos que tossia sangue.
"Quando me disseram que haviam encontrado uma árvore no meu pulmão, pisquei e acreditei que estava delirando", conta Sidorkin.
Os médicos acreditam que Sidorkin tenha inalado uma semente de um abeto - uma árvore conífera comum na América do Norte, Ásia e Europa -, que depois começou a brotar em seu pulmão.
Ele deve ter razão. Deve entender disso melhor que eu. Não adianta só descarregar tudo nos menores. Tem é que deixar a covardia de lado e ir atrás de quem está armando os moleques. Veja em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632191.
Índios criam serviço de policiamento próprio em Tabatinga (AM)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos7Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.8O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.9Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso?10Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!...11Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.12Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?13Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.14Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,15para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. - Palavra da salvação.
Melhor dizendo, Feliz 2009. Eu só digo isso porque, para muitos, o ano da graça de 2009 começa agora. Pelo menos para a Rede Globo, começa hoje, conforme se vê em http://televisao.uol.com.br/ultimas-noticias/2009/04/12/ult4244u3065.jhtm.
Quem acompanha o “Domingão do Faustão”, que já está há vinte anos no ar, observou que só ontem foi realizado o concurso “Os Melhores de 2008”. Como a Globo exerce grande influência sobre quase todos os brasileiros, mesmo que inconscientemente, para muitos 2009 está só começando, principalmente para quem estava acompanhando o “Big Brother”. Já reparou que a Globo está em quase todos os lugares? Quase todos os televisores em locais públicos, como em lojas de eletrodomésticos, em consultórios e em salas de espera em geral, estão sintonizados na Globo??? Esta é uma data estratégica. Ontem foi a Páscoa, ou melhor, este é o período pascal, tempo de passagem e de mudanças. É como se um novo ano começasse de fato. Mas prá mim, ele começou foi em janeiro mesmo e acho que só vai terminar em dezembro de 2010. De qualquer maneira, para celebrar a data e não deixá-la passar em branco, vou deixar aqui uma pequena homenagem àquele “Grande Homem” que se sacrificou por nós. Depois, quando meus dias estiverem menos corridos, comentarei mais sobre isso. Por enquanto, desejo aos que passarem por aqui uma Feliz Páscoa e um Feliz Ano Novo, se for o caso.
One of us – Joan Osbourne
Written by Eric Bazilian and originally released by Joan Osborne in 1995, it is here performed by the Songgroup of Olbernhau Grammar School at the traditional "Pyramidenanschieben" ("Turning on of the Pyramid") on December 1, 2007.
One of Us
If God had a name what would it be? And would you call it to his face? If you were faced with Him in all His glory What would you ask if you had just one question?
1-And yeah, yeah, God is great Yeah, yeah, God is good yeah, yeah, yeah-yeah-yeah
What if God was one of us? Just a slob like one of us Just a stranger on the bus Tryin' to make his way home?
If God had a face what would it look like? And would you want to see if, seeing meant That you would have to believe in things like heaven And in Jesus and the saints, and all the prophets? (repeat 1, 1)
Back up to heaven all alone No, nobody calling on the phone No, just tryin' to make his way home Nobody calling on the phone 'Cept for the Pope maybe in Rome
http://www.youtube.com/watch?v=StPUpoHUCrs.
*****
Evangelho de 13-04-2009
Mateus 28, 8-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 8Elas se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos. 9Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés. 10Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão. 11Enquanto elas voltavam, alguns homens da guarda já estavam na cidade para anunciar o acontecimento aos príncipes dos sacerdotes. 12Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes: 13Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis. 14Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades. 15Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus. - Palavra da salvação.
Outra excelente campanha de mobilização nacional que recebi por e-mail. Deus abençoe quem me enviou.
GASOLINA, como poderemos baixar os preços??? NÃO DEIXE DE LER...
(Vc se lembra do Criança Esperança??? A UNICEF e a Rede Globo abriram as pernas... Foi a força da Internet, então continue a ler)
Não deixe de participar, mesmo que vc HOJE não precise abastecer seu carro com gasolina!!
Realmente, se trabalharmos juntos poderemos fazer alguma coisa. Ou vamos esperar a gasolina chegar aos R$ 3,00 o litro num país que se diz auto-suficiente em petróleo?!
Se você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso promover alguma ação lícita, inteligente e unido mais gente!
Existia uma campanha que NÃO FAZIA MUITO SENTIDO. A campanha: 'Não compre gasolina em um certo dia do mês ou da semana ' que foi popular em abril ou maio passado.
Na América do Norte as Companhias de petróleo se mataram de rir porque sabiam que os consumidores não continuariam 'prejudicando a si mesmos', ao se recusarem a comprar gasolina. Era mais uma inconveniência ao próprio consumidor, que um problema para eles.
MAS houve um brasileiro muito criativo que pensou nesta idéia relatada abaixo e propôs um plano que realmente funciona.
Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem maioria, controlam o mercado, e não os vendedores.
Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!
O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz, na parte mais sensível do corpo humano: o Bolso. Será não comprando a gasolina deles!!!
Porém, considerando que todos nós dependemos de nossos carros, não podemos deixar de comprar gasolina.
Mas nós podemos promover um impacto nos preços do combustível, se todos juntos agirmos para FORÇAR UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.
É assim que o mercado age!!!
Aqui está a idéia:
Para o próximo trimestre, não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR). Se ela tiver paralisada a venda da sua gasolina, estará inclinada, por via de única opção que terá, por conseqüência, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o mercado. Se ela fizer isso, as outras companhias terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente.
Isso é absolutamente certo e já vimos isso acontecer!
Mas, para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás. É realmente simples de se fazer!! É só escolher qualquer outro posto ao invés de um BR.
Mas não vá recuar agora...
Leia mais e veja como é simples alcançar milhões de pessoas!!
Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas.
Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos, dez pessoas, a mais (30 x 10 = 300), e cada um enviar para pelo menos a mais dez pessoas, (300 x 10 = 3.000), e assim por diante, até que a mensagem alcance mais de TRÊS MILHÕES de consumidores!
Se esses três milhões se entusiasmarem e passarem isto para 10 pessoas cada um, então terão sido contatados 30 milhões de pessoas. Novamente: tudo que você tem a fazer é enviar esta mensagem a 10 pessoas, e parar de comprar gasolina nestes postos BR.
Isso é tudo!
Quanto tempo levaria a campanha?
Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas dentro de um dia, ao recebê-la, todas as presumíveis 30 MILHÕES de pessoas, poderiam ser contatados concebivelmente dentro dos próximos 8 dias!! Imaginável que, no primeiro momento, você não pensou que todos juntos teríamos tanto potencial para pressionar, não é mesmo?
Agindo juntos poderemos fazer a diferença. Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte.
PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA PRÁTICA, ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES RAZOÁVEIS ! ISTO REALMENTE FUNCIONA. VOCÊ SABE QUE ELES AMAM OS LUCROS SEM SE PREOCUPAREM COM MAIS NADA!
O BRASIL CONTA COM VOCÊ !!!
Nós contamos com você!!!
Vamos, todos juntos!! Se você enviar para 10 pessoas e 5 fizerem sua parte já atingiremos grandes proporções e tem gente que enviará para muito mais de 10 pessoas!
OBS.: POR FIM, COMO SE EXPLICA QUE, EM NOSSO VIZINHO PARAGUAI , O PREÇO DA GASOLINA SEJAR$ 1,45 (UM REAL E QUARENTA E CINCO CENTAVOS) O LITRO, COM O DETALHE DE QUE LÁ NÃO HÁ POÇOS DE PETRÓLEO???
*****
Evangelho de 08-04-2009
Mateus 26, 14-25
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 14Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes: 15Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei. Ajustaram com ele trinta moedas de prata. 16E desde aquele instante, procurava uma ocasião favorável para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Onde queres que preparemos a ceia pascal? 18Respondeu-lhes Jesus: Ide à cidade, à casa de um tal, e dizei-lhe: O Mestre manda dizer-te: Meu tempo está próximo. É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos. 19Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa. 20Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. 21Durante a ceia, disse: Em verdade vos digo: um de vós me há de trair. 22Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: Sou eu, Senhor? 23Respondeu ele: Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. 24O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido! 25Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Disse-lhe Jesus: Tu o disseste. - Palavra da salvação.
Sei que o mês de março já acabou e que estou atrasado, mas não podia deixá-lo passar em branco. Em março do ano passado, fiz uma postagem dedicada a um mês tão especial. Desta vez, não poderia ser diferente. Confira em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/guas-de-maro.html.
No último mês, completei dez anos de vida universitária. Dez anos de ganhos e de perdas. Um bom motivo para celebrar. Como eu falei antes, eu saí desorientado do ensino médio, sem saber o que devia fazer ao certo na vida, mas achei o máximo mudar daquela velha rotina de colégio e entrar na universidade. Para mim, não importava o curso nem a universidade. O importante era ser universitário. Para mim, aquilo foi demais. Motivo suficiente para raspar a cabeça e tal. Empolgação total. Desde o tempo de colégio, aprendi que todo jovem deve ter como meta principal um diploma de ensino superior. Já não consigo imaginar a minha vida ou a de outros jovens sem a existência de um curso superior. Seria como imaginar a vida sem Deus, sem visão, sem capacidade de locomoção, sem saúde. Às vezes tenho saudade daquela época, porque já não tenho mais tanto daquilo que chamaria de “fôlego da juventude” como tinha naquele tempo. Depois de algum tempo, comecei a perceber que estava perdendo tempo, indo cursar uma faculdade só por cursar, com muito pouco envolvimento, talvez muito fingimento. Precisava evoluir. Então mudei de curso e fui para uma universidade melhor, também da área de saúde. Mesmo assim, ainda me sentia excluído. Precisava evoluir mais. Isso só foi possível quando dei um passo adiante, suspendi a faculdade em curso, esqueci o resto do mundo e assumi minha vocação. Desde então, muitas portas se abriram para mim. Mas até aí foram quase seis anos jogados fora. E como eles me fazem falta. Agora me resta ter paciência até o fim do próximo ano e não há nada que eu possa fazer para adiantar este processo. Falando nisso, a contagem regressiva que você vê na coluna direita deste blog se refere ao primeiro dia após a data prevista para meu baile de formatura, que eu tomo por base para determinar com uma certa margem de segurança o ocaso de minha vida acadêmica. Ela deve terminar bem antes disso, mas a data ainda é imprecisa demais. Mesmo assim, ela me parece ainda cada vez mais distante, tão distante...
Em março de 2009, completaram-se cinco anos do atentado ao metrô de Madri, que ocorreu em 11 de março de 2004. O mais curioso é que, no domingo seguinte ao atentado, veio o seguinte Evangelho:
“Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. Jesus toma a palavra e lhes pergunta: Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo? Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém? Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.”
São Lucas 13, 1-5.
A passagem acima, na minha opinião, quis dizer que as tragédias que acontecem em algum lugar do mundo não são necessariamente conseqüências dos pecados e que não devemos vê-las como castigos para as vítimas e seus familiares.
As águas de março levaram o deputado federal Clodovil Hernandez, figura ímpar na história da imprensa e da política, sem papas na língua. Eu não gostava do tipo de jornalismo em que ele geralmente trabalhava, aquele jornalismo de buchicho, mas tudo bem. Saiba mais sobre ele e o projeto de lei que ele deixou e que foi aprovado logo que ele se eternizou em: http://deputadoclodovil.blogspot.com/. http://cafecomnoticias.blogspot.com/2009/03/clodovil-hernandes-icone-que-fez.html. http://portalubauna.blogspot.com/2009/03/senado-aprova-projeto-em-homenagem-ao.html.
E agora, até o ano que vem.
*****
Fim do exílio
Finalmente de volta ao meu aconchego...
*****
Evangelho de 06-04-2009
João 12, 1-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara. 2Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas. 3Tomando Maria uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo. 4Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: 5Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam. 7Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. 8Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis. 9Uma grande multidão de judeus veio a saber que Jesus lá estava; e chegou, não somente por causa de Jesus, mas ainda para ver Lázaro, que ele ressuscitara. 10Mas os príncipes dos sacerdotes resolveram tirar a vida também a Lázaro, 11porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus. - Palavra da salvação.
“Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui em: http://www.doubleclick.com/privacy/faq.aspx ou em http://www.google.com/privacy_ads.html.”