BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Travelling to Emaús.

Transcrevo a seguir o Evangelho das missas de ontem, segundo São Lucas, capítulo 24, versículos 13 ao 35, porque ele me chamou bastante a atenção:

"Nesse mesmo dia (Domingo de Páscoa), dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram. Perguntou-lhes, então: De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes? Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias? Perguntou-lhes ele: Que foi? Disseram: A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele quem havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam. É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram. Jesus lhes disse: Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras. Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles. Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu. Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão."

Esta Palavra me chamou a atenção porque me identifiquei com ela. Jesus "pregou essa peça" naqueles discípulos para provar que muitas vezes Ele está no meio de nós, mas não percebemos. Eu, por exemplo, todos os dias, procuro sentir a presença Dele cada vez mais perto. Oro e solicito a Ele que se manifeste mais em minha vida, mas ainda estou cego, e não consigo enxergar todas as obras novas que tem realizado em minha vida. Ainda tateio para encontrar o sentido de tudo que me aconteceu até hoje, o significado de tudo que eu sinto. Ultimamente, tenho sonhado com um número, e este número tem surgido com freqüência, ao longo da minha vida. O que ele quer dizer? Que devo jogar no "Jogo do Bicho"???
Então, ansiosamente todos os dias consagro a Ele meu destino e aguardo resposta. Talvez Ele até já tenha enviado, mas ainda não recebi. Mas não perco a fé nem a esperança. Nem por isso vou me afastar Dele. Um dia Ele se manifestará e não deixará dúvidas de que está presente.
De fato, posso perceber que Deus já se manifesta mesmo em minha vida, todos os dias, quando acordo mais uma vez me sentindo melhor do que no dia anterior, sempre com saúde e disposição. O problema é que Ele ainda não me deu todas as respostas que pedi a Ele. Isso me deixa angustiado e com a sensação de abandono. Às vezes, falo com Ele e não ouço resposta. Quando vem, demora um pouco. Aqui na Terra, por exemplo, para dez e-mails que envio, recebo apenas duas ou três respostas. Para dez mensagens de texto que envio para celulares, recebo apenas uma ou duas respostas. De dez contatos on-line no MSN Messenger, apenas um tecla comigo. Não acredito que Deus esteja me tratando com a mesma indiferença que o pessoal aqui embaixo. Ele está me vendo em algum lugar.
De qualquer maneira, às vezes Ele age mesmo sem que eu perceba, me fazendo encontrar alguma resposta dentro de mim e me trazendo paz quando menos espero. Por tudo isto, sou muito grato a Ele.

Nenhum comentário: