BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Edição de 28-12-2008

Músicas de Roberto Carlos que me fizeram pensar na vida

Desde pequeno, vejo meus pais ouvindo músicas do “rei”. Músicas geralmente bonitas, mas só agora comecei a entender os sentidos de muitas delas. Só agora percebo o quanto elas têm a ver comigo. Elas também expressam algumas coisas que tenho vontade de falar.

Não sou fã do cantor, mas gosto de ouvir algumas músicas dele, principalmente as menos recentes. Aprendi a gostar com meus pais. Eu levaria minha namorada para ver um show dele, se eu pudesse, apesar de achar que ele está distante demais do público, muito de “salto alto”. Ele ainda consegue canalizar as atenções de todos os brasileiros quando canta porque suas músicas ainda mexem com nossas emoções, elas ainda refletem a capacidade de amar do povo brasileiro. Corrigindo, não apenas dos brasileiros, mas de qualquer pessoa que o ouve em qualquer idioma. Nós somos latinos, e, como tal, somos emotivos demais. Sua música é o mais puro reflexo disto.

O que mais me irrita é que, de uns tempos para cá, ele parece ter perdido sua criatividade. Tudo bem, eu respeito o fato de ele ter amado demais sua esposa, que se eternizou há quase dez anos. O problema é que quase todas as músicas que ele fez desde então foram dedicadas a ela, tornando-se repetitivas e sem graça. Não me recordo de ele ter feito neste milênio alguma canção inteligente e de grande sucesso comparável com aquelas canções da década passada, que falavam das mulheres pequenas, gordinhas, de quarenta anos e que usavam óculos.

Ele leva uma vida discreta e reservada, aparecendo pouco na mídia, mas, quando aparece na mídia, é mais por causa de algum processo envolvendo direitos autorais. Às vezes, aparece algum paparazzi mostrando fotos dele saindo com alguma mulher. O que me irrita é esse negócio de ele ser artista exclusivo da Globo. Ele não pode sequer ser mencionado em outros canais sem autorização da dita cuja. Isto os distancia mais ainda do público. A MTV gravou um acústico com ele para nada. Nem um canal nem outro puderam exibir. Mas também, pelas músicas, deve ter sido meio sem graça.

Em abril de 2008, ele apresentou-se na Praia de Iracema, durante a festa de aniversário de Fortaleza. O show foi aberto ao público e bancado pela prefeitura, o que rendeu pesadas críticas à prefeita Luizianne Lins, que, apesar de perseguida por seus opositores por causa daquele show e por causa do réveillon anterior bancado pela prefeitura, conseguiu ser reeleita.

Infelizmente não pude ver todo o Especial do “rei”, mas acredito que deve ter sido parecido com os anteriores. Houve um tempo em que era mais interessante. Me lembro vagamente do tempo em que o programa durava quase todo o Dia de Natal. Hoje dura no máximo umas duas horas.

Veja mais sobre o artista em http://robertocarlos.globo.com/.

Emoções

Dispensa comentários, mas vou fazê-los mesmo assim. Quem nunca teve vontade de descrever as sensações e as experiências adquiridas em determinada fase da vida? Estou até pensando em escolher esta canção para ser meu cântico de entrada em meu baile de formatura. O vídeo mostra o “rei” cantando no mais recente aniversário da capital alencarina, Fortaleza.



À janela

A letra me faz refletir sobre a idéia maluca que tive de sair da casa dos meus pais para estudar em outra cidade. Essa música me faz chorar e ainda me pergunto se fiz a escolha certa. Apesar disso, ainda posso contar com o carinho deles.



O divã

Se eu realmente enveredar pela especialidade da psiquiatria, vou ter que me acostumar a ouvir histórias como esta. Mas não vai ser tão difícil. Eu também tenho uma história parecida para contar. Uma curiosidade que descobri é que, se não me engano, um jogador chamado Odivan, que jogava no Vasco, há uns dez anos, e serviu na Seleção Brasileira, naquela época, deu uma entrevista dizendo que recebeu esse nome por causa da música. O jogador Roberto Carlos admitiu, na mesma época, que recebeu esse nome em homenagem ao cantor.



Agora eu sei

Eu estou a caminho do internato como se estivesse subindo o patíbulo, a caminho do cadafalso, sentindo a cabeça vazia, porque acho que ainda não aprendi tudo que deveria ter aprendido e vou chegar lá com a cara lisa, sabendo apenas que agora eu sei o que aconteceu, quem sabe menos das coisas, sabe muito mais que eu. Por isso, não posso me sentir com o rei na barriga só porque sou estudante de medicina. Sou humilde, não esnobo ninguém, para não ser esnobado depois.



A montanha

Preciso subir uma montanha de vez em quando, para não me esquecer que Deus existe, não deixar que Ele se afaste de mim e agradecer mais vezes por tudo que deu de graça e eu não soube valorizar. Esta música também me emociona.





Meu querido, meu velho

Todo ano, no Dia dos Pais, eu ligo o rádio e me lembro de meu querido, meu velho, meu amigo.



Lady Laura

Sempre me lembro de minha mãezinha e do carinho que ela sempre nos dispensou ao ouvir “Lady Laura”. Dá vontade de voltar aos velhos tempos.



Não quero ver você tão triste assim

Ane, meu amorzinho, conta prá mim, o que você tem, sei que está morrendo de saudade de mim, mas não quero te ver tão tristinha assim.



É preciso saber viver

Há dez anos, aprendi que é preciso saber viver, graças a uma canção de Roberto & Erasmo que fazia sucesso na época, na voz dos Titãs, e que foi tema de novela. Esse vídeo foi produzido por uma turma de concludentes do colegial de 2008, e, coincidentemente, eu estava na situação deles, em 1998.






*****

Evangelho de 28-12-2008

Lucas 2, 22-40

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor". 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.
25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele.
34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma".
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade.
40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=28&mes=12&ano=2008.




*****

4 comentários:

Mauro Castro disse...

Do Roberto, curto as músicas mais antigas. Muito boas.
Há braços!!

Izinha disse...

Muito boa sua postagem, tb curto algumas músicas do RC, sou romântica demais e elas lidam com emoções...este ano não assisti ao show pq imaginei q fosse igual aos anteriores ou seja, músicas q deixam prá baixo, mas quem assistiu disse q ele está mudando, bronzeado, não jogou costumeiramente as flores no final do espetáculo, como tb houve até escola de samba...acho q um novo amor está surgindo e relizando seus efeitos.

O novo ano está chegando e q seja muito bom prá vc, q continue sendo essa pessoa maravilhosa q estou começando a conhecer, te desejo um 2009 com muito amor, paz e q vc realize seus sonhos.

bjos...Izinha.

o que me vier à real gana disse...

Boa noite!

Bom aqui!

Excelente 2009!

Felipe Felix disse...

Roberto Carlos é muito old, cara!
Tem músicas legais, mas a maioria não curto. E eu queria é ouvir música inédita dele, pq as antigas já enjoei.

Ps: nunca iria num shoe dele, muito menos levaria minha gata pra um show dele (excepto se ela for fã do Rei).