BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Edição especial de 11-12-2008 - 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos 2



Mais sobre direitos humanos

Antes de começar a escrever o que me propunha, lembrei-me de uma curiosidade curiosa: havia um brasileiro na comissão que elaborou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Acho que seu nome era Osvaldo Aranha. Verdade? Não, foi Austregésilo de Athayde
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Austreg%C3%A9silo_de_Ata%C3%ADde).

Osvaldo Aranha também era diplomata, mas sua notoriedade se deve ao fato de ter sido um dos que engendraram nas Nações Unidas a criação de Israel, o que o tornou respeitado mundialmente (http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Aranha). Enfim, os dois eram representantes brasileiros na Assembléia Geral da ONU em 1948.
Outro nome que merece ser lembrado na luta pelos direitos humanos é o da religiosa norte-americana Dorothy Stang, assassinada no interior do Pará em 2005, porque ajudou na luta pela causa dos trabalhadores rurais e pela causa da preservação da Floresta Amazônica. Saiba mais em
http://en.wikipedia.org/wiki/Dorothy_Stang.

Aproveitando que a discussão desses dias foi sobre direitos humanos, vou postar agora trecho de uma notícia relacionada a um evento que se tornou marco na luta pelos direitos humanos no Ceará: a morte de um paciente em um hospital psiquiátrico de Sobral, que já foi desativado.
O que mais me impressiona é que eu fui paciente desse médico. O cara parecia ser gente boa. Fiquei com a pulga atrás da orelha depois que li a reportagem, porque ele disse que trocou de especialidade logo após o incidente, mas até o ano passado ainda atendia como psiquiatra, é cooperado da Unimed como psiquiatra, mas no CREMEC consta como médico do trabalho. Mas o que não entendo mesmo é porque o CREMEC e o IML permitiram que um legista fizesse a necropsia de seu próprio paciente, ainda mais naquelas circunstâncias dúbias. O certo seria um perito neutro ter sido indicado para fazer a necropsia do cadáver. Por isso que acharam apenas “parada cardíaca por causa indeterminada”. Não há indícios materiais que comprovem a culpa ou a inocência do médico. Se ele teve culpa mesmo, então puseram “uma raposa para cuidar de um galinheiro”.

Médico se diz injustiçado

De acordo com todos os especialistas consultados pela reportagem, o Brasil tem uma das melhores legislações voltadas para a garantia dos direitos humanos. Para o doutor em Direito Internacional, Daury Cesar Fabriz, por exemplo, a Carta Magna de 1988 "é um presente para o mundo", mas que infelizmente não é aplicada devidamente. "O problema não está na legislação. O problema está em nós. A grande parte daqueles que exerce cargo de poder ainda se posiciona como patrimonialistas, e o povo por sua parte, deixa na mão do Estado, aquilo que Estado nunca vai realizar, que são os direitos humanos" explica Fabriz.
Diante da inação do Estado, Irene Ximenes Lopes Miranda procurou a Organização dos Estados Americanos (OEA) para denunciar uma grave violação dos direitos humanos contra seu irmão Damião Ximenes Lopes, então com 30 anos, numa clínica psiquiátrica em Sobral, região norte do Ceará. Ele morreu três dias após ser internado, em 4 de outubro de 1999, na Casa de Repouso Guararapes, hospital então conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Leia mais em http://www.google.com/gwt/n?u=http%3A%2F%2Fwww.opovo.com.br%2Fopovo%2Finternacional%2F843511.html.



*****

Evangelho de 11-12-2008

Mateus 11, 11-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=11&mes=12&ano=2008.



*****

2 comentários:

Ynot Nosirrah disse...

Legal é que, quando vejo essas mãos juntas, me lembro da posição em que ficam as mãos na massagem cardíaca, durante as manobras de RCR (Reanimação Cárdio-Respiratória).
Brincadeiras à parte, sejam bem vindos ao Consciência Acadêmica.

Cybele Meyer disse...

Olá Ynot

Gostei muito de conhecer seu blog e adorei sua postagem dos Direitos Humanos. Também participei da blogagem coletiva.

Quero também lhe convidar para participar da blogagem Consumo Consciente promovido pela Sam Shiraishi que acontecerá do dia 15 ao 20 de dezembro.
Venha pegar seu selo (http://www.samshiraishi.com/consumo-consciente/) e junte-se a nós. Vamos fazer do nosso Natal, um Natal Sustentável.
Aguardo por você.
Abraços e ótimo final de semana!