BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Cadê nosso Medcurso???

Medcurso, nós que aqui em Sobral estamos e por vós esperamos, reivindicamos um minuto de vossa atenção. Onde estão que não nos dão atenção???
Desejamos uma filial vossa em nossa humilde cidade universitária porque quase toda cidade que tem faculdade de medicina conta com um curso preparatório de residência (não sei se é o caso de Garanhuns, terra do Presidente, onde está sendo implantada uma faculdade particular). Por que a nossa ainda não conta com um??? O que custa implantar pelo menos um "satélite", prá gente contar com vídeoconferências e não ficar isolado do mundo???
Aqui eu somo minha voz ao clamor de meus companheiros da Faculdade de Medicina de Sobral, pois, ao sairmos daqui, queremos competir em pé de igualdade com o povo de fora, pela nossa sesmaria ao sol. Embora os índices de aprovação da nossa escola em programas de residência sejam excepcionais, ainda acho muito baixos, em termos absolutos.
O que eu escrevi até agora fica só entre nós. É claro que não enviei esta mensagem para o Medgrupo. Prá quê? Prá passar vergonha???

O CREMESP tem sua opinião formada sobre os cursos no estilo Medcurso. Se quiser conferir, está na página http://www.cremesp.org.br/crmonline/jornalcrm/175/ensinomedico_0302.htm.

Por mim, tudo bem, eu respeito. É natural que os lentes achem que isto é eticamente inaceitável, que os alunos só querem moleza na hora de estudar prás provas e que isto seria um jeito de menosprezar as aulas da faculdade. Não é bem assim. A gente sempre precisa de um complemento, sabe? Principalmente no internato, quando a gente sente saudades da sala de aula. Será que as faculdades de medicina não estão preparando adequadamente seus "filhotes" para alçar vôo??? Não sei. O fato é que a gente precisa coletar o máximo de conhecimento possível, de qualquer fonte, prá não concorrer em desvantagem. Como diria aquele coiote do desenho do cachorrinho Droopy: "É a Lei do Oeste".

Lá nos meus links, adicionei link para o blog de um médico que trabalha num PSF qualquer em algum rincão do Brasil. Vale a pena conferir as aventuras desse cidadão.

Nenhum comentário: