BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 1 de março de 2008

Lula versus Judiciário

O Presidente do TSE, Ministro Marco Aurélio Mello, criticou o lançamento de um programa do Governo Federal chamado Territórios da Cidadania justamente em 2008, um ano eleitoral. O Presidente Lula não gostou e respondeu mais ou menos da seguinte maneira:

"Seria tão bom se o Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas dele. Iríamos criar a harmonia que está prevista na Constituição para que democracia seja garantida. [...] O governo não se mete no Legislativo e não se mete no Judiciário. Se cada um ficar no seu galho, o Brasil tem chance de ir em frente. Se cada um der palpite [nas coisas do outro], pode conturbar tranqüilidade que sociedade espera de nós."

Agora pronto, de dois em dois anos, só porque é ano eleitoral, os administradores públicos têm que parar de trabalhar??? Assim é sacanagem. Boa desculpa para não trabalhar e não permitir outras pessoas trabalhem. Como eu já disse, o Poder Judiciário do Brasil deixa a desejar, pois não se vê muitos resultados positivos no trabalho deles.

O Presidente também insinuou que o Ministro tivesse alguma vontade de ingressar na carreira política, especialmente em partidos de oposição. Posteriormente, o Ministro negou isto.

Frase do Presidente sobre o direito de opinião:

"Quando se trata de opinião e palpite, os outros precisam concordar que outros possam dar palpite e opinião diferentes", disse. "Da mesma forma que como ser humano e brasileiro as pessoas dão palpite sobre as coisas, o presidente da República pode dar palpite e julgar os palpites dos outros. Afinal, estamos num debate político."

Isto me remete a uma frase atribuída a Voltaire: "Desaprovo o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo". Ainda bem que, com o tempo, a idéia de Voltaire vingou em quase todo o mundo, apesar de alguns eventuais reveses. É por isso que hoje mantenho este blog. Deus abençoe Voltaire.

Quer saber mais sobre esta crise de poderes? Acesse:

Lula diz não haver crise entre Executivo e Judiciário
http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=6368594

Após crítica, Lula nega crise com Judiciário; presidente do TSE rebate "acidez"
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u377472.shtml

Nenhum comentário: