BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 7 de março de 2010

Terremotos 2


FALTAM 268 DIAS.
Ainda não nos recompusemos do susto que tomamos por causa do terremoto no Haiti, há quase dois meses, quando sobreveio outro, desta vez no Chile, semana passada:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/02/27/terremoto-no-chile-afeta-15-milhao-de-casas-mortos-passam-de-140.jhtm;
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u701079.shtml.

Haveria alguma ligação entre eles??? O deslocamento de massa dentro da crosta terrestre durante cada um daqueles tremores teria sido tão intenso a ponto de comprometer o equilíbrio do chão sob nossos pés, mesmo em lugares distantes??? Esse terremoto chileno parece ter sido pior, não tanto pelas perdas humanas nem pela devastação, porque, além de ter seu epicentro no mar e ter provocado tsunamis com alguma repercussão em locais distantes banhados pelo Oceano Pacífico, o efeito de massa no núcleo terrestre teria deslocado o eixo do planeta no espaço e encurtado discretamente o tempo de duração dos dias. Isso até que grosso modo seria bom para mim, pois tenho pressa em acabar o ano (http://opovo.uol.com.br/internacional/958638.html). Esses tremores chilenos foram percebidos até em alguns lugares do Brasil (http://www.estadao.com.br/internacional/not_int80558,0.htm).
Uma coisa de cada vez. Vou terminar de falar primeiro sobre o terremoto do Haiti, em janeiro, onde a situação é mais preocupante. Não quero dizer que o Chile não merece atenção, mas é que o Haiti é mais pobre e foi mais devastado. Apesar de tudo, milagres aconteceram. Quase um mês após o grande terremoto, ainda foi possível encontrar sobreviventes sob os escombros de Porto Príncipe: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/equipes-de-regaste-encontram-sobrevivente-sob-escombros-11-dias-apos-terremoto-no-haiti-20100123.html e http://noticias.uol.com.br/especiais/terremoto-haiti/ultimas-noticias/2010/02/08/haitiano-e-retirado-de-escombros-quatro-semanas-apos-terremoto-diz-cnn.jhtm.
Outra coisa impressionante naquele incidente foi quando se deram conta de que uma igreja de Porto Príncipe desabou, mas seu crucifixo se manteve de pé. Quem sabe isto servisse para nos lembrarmos que, apesar de tudo, Deus continua conosco, principalmente com eles, que mais precisam neste momento (http://blogdopealex.blogspot.com/2010/01/o-crucifixo-do-haiti.html).











 *****

3 comentários:

Inside Me disse...

a coisa anda preta no mundo, só Deus mesmo pra ajudar-nos.

Ministério disse...

Se passou por alguma situação de risco neste carnaval, é importante que você faça o teste de Aids: http://bit.ly/fcZMqW #fiquesabendo

Conheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

dolar paralelo dolar permuta lechuga verde disse...

Wow!
Those pictures are untactful