Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.
Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Calamidade 3
Quando um declara: "Eu sou de Paulo" e outro: "Eu sou de Apolo", não estais apenas no nível humano? Pois, que é Apolo? Que é Paulo? Não passam de servos pelos quais chegastes à fé. A cada um o Senhor deu sua tarefa: eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. De modo que nem o que planta nem o que rega são, propriamente, importantes. Importante é aquele que faz crescer: Deus.
I Coríntios 3: 4-7.
Irmãos, eu vos exorto, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, a que estejais todos de acordo no que falais e não haja divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos no sentir e no pensar. Digo isto, porque cada um de vós fala assim: "Eu sou de Paulo", ou: "Eu sou de Apolo", ou: "Eu sou de Cefas", ou: "Eu sou de Cristo"! Será que Cristo está dividido? Será Paulo quem foi crucificado por amor a vós? Ou foi no nome de Paulo que fostes batizados?
I Coríntios 1: 10, 12-13.
Bem, voltando ao foco, depois de Pentecostes, encerra-se o período pascal, mais ou menos em maio, e vem o período comum, que representa o tempo que estamos vivendo, o "depois de Cristo" (a.C.), ou Anno Dominni (A.D.), ou "Anos da Graça", como preferir. Este período encerra-se no fim do ano litúrgico, em fins de novembro, representando o juízo final e o retorno de Jesus Cristo.
Por falar em juízo final, você deve ter ouvido falar do filme "Apocalipse 2012", que está em cartaz em muitas salas de cinema. Os autores do longa metragem se basearam em supostas profecias de astrônomos da civilização maia, que habitou a Península de Yucatán, no sul do México, até a chegada dos espanhóis, em meados do século XVI. Os maias estimaram que deve ocorrer um alinhamento de planetas em 21 de dezembro de 2012 e que esse fenômeno deve provocar mudanças drásticas no nosso planeta. O canal Discovery produziu vários documentários a respeito do tema. Aquele que eu tive a oportunidade de ver não desmente nem corrobora a profecia maia, mas analisa cientificamente cada uma das catástrofes retratadas no filme e afirma que realmente elas podem acontecer um dia, não necessariamente em 2012. Os estudiosos disseram que, no núcleo do sol, ocorrem explosões que liberam muita energia quase que constantemente, e alertaram para a possibilidade de que uma explosão mais forte pode liberar um grande pulso eletromagnético que pode ser liberado para o espaço sideral, ultrapassar o campo eletromagnético da Terra e inutilizar os meios de comunicação por satélites e as redes de energia elétrica do mundo inteiro, causando um grande blecaute, nada comparável àquele "apagão" que houve em alguns Estados brasileiros, há algumas semanas (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/apagao.html). Os cientistas também alertaram que, mesmo sem pulsos eletromagnéticos solares, a Terra está sujeita a passar gradualmente por transformações no seu perfil eletromagnético, com uma inversão gradual dos pólos eletromagnéticos, devido às mudanças na estrutura do núcleo do planeta, que também poderão provocar grandes agitações nas placas tectônicas, resultando em terremotos e em maremotos de magnitudes jamais vistas. Eles também aventaram a possibilidade de que um tsunami poderá acontecer se um vulcão localizado em uma ilha no Oceano Atlântico entrar em erupção e sua estrutura começar a desmoronar, agitando o mar em torno da ilha. Essa tsunami poderá atingir o litoral brasileiro. Veja o trailer do filme:
Interessante é que, nessas ocasiões, coincidência ou não, surgem novas profecias de todos os lados, no intuito de forçar a veracidade da primeira profecia (http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21960&op=all). Agora todo mundo diz que os maias têm razão. Sei não. Como diz um adágio popular, "uma mentira contada mil vezes se torna verdade". O que vemos é uma grande carência de opiniões com senso crítico, com seriedade e com sinceridade, e, acima de tudo, de palavras firmes de conforto e de esperança. Alguém insiste em querer colocar os maias no centro das atenções. Já criaram mais seis profecias atribuídas a eles (http://www.doismiledoze.com/as-7-profecias-maia/), como se eles fossem Nossas Senhoras de Fátima e de Medjugorjie, sobre as quais eu falarei na próxima oportunidade.
E se então alguém vos disser: "Eis, aqui está o Cristo"; ou: "Ei-lo acolá", não creiais. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão sinais e portentos para seduzir, se possível for, até os escolhidos.
Marcos 13: 21-22
Mesmo que seja mentira tudo o que disseram que os maias disseram, nosso mundo parece ser realmente uma grande bomba-relógio, prestes a explodir, de tão instável e de perder a paciência com o ritmo da vida humana.
<blockquote>NASA desmente fim do mundo em 2012.</blockquote>
Como eles podem ter tanta certeza??? Eles podem desmentir a suposta profecia maia, se quiserem, mas afirmar que o mundo está a salvo até lá, não (http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-desmente-fim-do-mundo-em-2012-21102009-17.shl).
Vi ainda outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia consigo o selo do Deus vivo e gritou, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar. Ele exclamou: "Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às arvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus".
Apocalipse 7, 2-3.
Veja bem, não serão os anjos que provocarão todos esses danos ao meio ambiente retratados no Apocalipse. Esses anjos são apenas figuras simbólicas. Deus não criou os anjos para fazerem o mal, mas para nos protegerem. Seremos nós mesmos a "danificar a terra e o mar", talvez antes mesmo de 2012, principalmente se não houver um acordo racional entre os países que participarem da Conferência de Copenhague, em dezembro, e não se comprometerem a pô-lo em prática (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/somando-forcas.html). Esperamos que o presidente Lula esteja realmente empolgado e use de sua simpatia e de sua influência para legitimar um acordo internacional que possa desmentir quem atribuiu aos maias o papel de mentirosos (http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2009/11/29/ult580u4059.jhtm). Assim, poderemos mostrar que somos capazes de cuidar melhor do que é nosso e, quem sabe, apagar uma parte do que está escrito contra nós.
Espero que nada do que foi dito até agora tenha servido para negar a existência de Deus e sua influência na história da humanidade. Não, a ciência não deve excluir Deus de tudo que aconteceu, acontece, ou acontecerá. O fato de haver alguma explicação científica para aquelas ameaças contra tudo que o homem construiu ou contra a vida não quer dizer que Deus não tenha participação em tudo isso. A ciência avançou a ponto de desvendar coisas que aconteciam, para as quais não havia explicação racional, e a elas era atribuída, portanto, a autoria transcendental. Mas nada disso deve nos afastar de Deus ou afastá-lo de nós.
A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai. Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo.
Marcos 13: 32-33
Por causa do enxerto acima, eu acho que qualquer palavra sobre o fim, mesmo que seja de fonte altamente idônea, deve ser investigada. Fico de orelha em pé, por exemplo, em relação ao que Nossa Senhora disse em Fátima e em Medjugorjie. Até o Vaticano ficou de orelha em pé e ainda não pôde dar crédito total. Aparentemente Deus resolveu confidenciar seu segredo à Nossa Senhora e a autorizou mesmo a revelar o que teria sido revelado com bastante precisão, em Fátima. Se levarmos "ao pé da letra" suas revelações, que foram publicadas em uma postagem anterior, concluiremos que algo diferente deve ocorrer mesmo, por volta de 2012. Discutiremos isso nas próximas postagens.
De qualquer maneira, fica a lição para que fiquemos vigilantes, não apenas em relação ao futuro. Pelo passado, não há mais o que fazer. Devemos cuidar principalmente do presente, onde encontramos perigos reais e imediatos, como a violência. Conversaremos sobre isto posteriormente.
Não sei qual a probabilidade de acontecer, a curto prazo, cada uma das catástrofes apresentadas no filme e temidas pelos cientistas, mas de uma coisa eu tenho certeza, muita gente vai morrer de fome nos próximos três anos, se não tomarmos uma atitude. Para eles, com certeza, será o fim.
Releia as postagens sobre o tema em:
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/08/calamidade-1.html.
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/08/calamidade-2.html.
Saiba mais sobre a suposta profecia em:
http://porque2012.com/.
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84272-7943-206,00-AFINAL+O+QUE+VAI+ACONTECER+COM+A+TERRA+EM.html.
Por enquanto, deleite-se com este videoclipe de "Eva", da banda Rádio Táxi. Esta canção foi gravada na década de 80, quando a Guerra Fria chegou ao seu clímax e havia uma ameaça de guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética pairando no ar. Até agora, a humanidade parece que nunca temeu tanto o seu fim. A voz da canção diz que ele e sua mulher amada sobreviverão ao fim da odisséia terrestre e recomeçarão do zero a colonização do mundo, como se fossem Adão e Eva. Que começo romântico, não é?
domingo, 29 de novembro de 2009
Abbey Road
Neste ano da graça de 2009, mais precisamente em setembro, completaram-se quarenta anos de lançamento do álbum Abbey Road, o último que os Beatles gravaram juntos, porém o penúltimo a ser lançado, pois o último a ser lançado, Let it be, foi uma coletânea de músicas avulsas gravadas previamente. Há uma semana, houve um tributo aos Beatles, realizado em Fortaleza, em alusão à data (http://www.nelsons.com.br/informasons/pgtextmusiapresentacao.asp?ptipo=2&pcod=3386).
Depois do White Album de 1968, que fez quarenta e um anos em 22 de novembro, Abbey Road foi o LP com as canções mais estranhas, mais rebeldes e mais marcantes do grupo, entre elas, "Because", "Come together" e a trinca "Golden slumbers/ Carry that weight/ The end".
Naquela época, diziam que os Beatles eram a banda do futuro, porque o repertório deles estava à frente de seu tempo. Deve ser verdade. Basta comparar as músicas deles com outras músicas da época e comprovar.
Há um causo interessante sobre o processo de preparação de Abbey Road. O grupo gravou usando um rolo de fita previamente usado como matriz, cobrindo uma gravação antiga. Depois eles perceberam que, após a gravação nova, sobrou uma faixa de 20 segundos da gravação antiga, na qual Paul canta ao som de um violão. Eles gostaram do som, batizaram a faixa de "Her majesty" e a incluíram no LP. Ainda não tenho evidências para dizer que eles tinham o costume de reaproveitar fitas velhas para gravar músicas novas, como se aquelas fitas fossem palimpsestos. Ah, você não sabe o que são palimpsestos? Deixe-me explicar: antes da invenção do papel, a escrita era feita em blocos de pedra ou em pergaminhos, que podiam ser reaproveitados. O que estava escrito podia ser parcialmente apagado por meio de lavagem ou de raspagem e um novo conteúdo podia ser escrito sobreposto ao antigo. Em outras palavras, um palimpsesto é praticamente um rascunho. Geralmente é o que fazemos, ao escrever no computador, com mais facilidade, é claro. Estou pensando até em batizar meu notebook de palimpsesto, porque nele é que eu faço todas as manobras para preparar minhas postagens. Saiba mais sobre os palimpsestos em:
http://www.letras.ufmg.br/site/publicacoes/download/palimpsestosmono-site.pdf.
http://vsites.unb.br/fac/ncint/site/parte33.htm.
Bem, eu fiz este pequeno desvio nesta postagem sobre os Beatles, porque me lembrei de um livro que eu li para prestar meu último vestibular, que me trouxe até aqui, um livro escrito pelo escritor e advogado cearense Virgílio Maia, natural de Limoeiro do Norte. Trata-se da coletânea de poemas "Palimpsesto e outros contos". Assisti a uma palestra do autor, na qual ele confessou que escolheu tal título para o livro por causa dos rascunhos que fez para gerar seus poemas. Acredito que ele também quis dizer que as idéias sempre se renovam e uma idéia sempre se sobrepõe a outra. Vale a pena ler esse livro, no qual constam poemas de crítica social, de valorização da cultura da região onde o autor nasceu e de culturas estrangeiras, como a cultura árabe, entre outras temáticas. Em uma edição de um jornal do ano passado, consta a opinião dele sobre o Dia dos Namorados (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?Codigo=545574). Saiba mais sobre o autor em:
http://www.biografia.wiki.br/virgilio-maia-poeta.html.
http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=5650&Itemid=90.
http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=5653&Itemid=90.
Bem, de volta a Abbey Road, eles escolheram este nome para o álbum, porque é o nome do estúdio onde o álbum foi gravado e o nome da rua londrina onde fica o estúdio, que por sinal é bastante requisitado por artistas do mundo inteiro. O grupo Skank, que, coincidência ou não, também se declara bastante inspirado nos "Fab Four", foi a primeira banda brasileira a ter o privilégio de gravar lá. Abbey Road foi o lugar escolhido pelos mineiros para finalizar a produção do álbum Siderado, em 1998. Saiba mais em:
http://www.ufmg.br/copi/sempre-internas.php?p=submenu&menu_key=2&cont_key=77.
http://metropolitanafm.uol.com.br/artistas/skank/.
http://www.radiounifev.com.br/pagina.php?tp1=bandas&pid=56.
http://skank.uol.com.br/discografia/siderado/.
Surgiram várias histórias infames de que a obra dos Beatles, desde as letras das canções até os rodapés das capas dos LPs, seria recheada de mensagens subliminares, muitas delas insinuando que Paul McCartney estivesse morto e que houvesse um sósia em seu lugar. Quem criou aquela história "cabeluda" devia ter uma imaginação muito fértil. Saiba mais sobre aquela teoria maluca em: http://www.mensagens-subliminares.kit.net/msbeatles.htm?3f3c5488.
Saiba mais sobre o álbum em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abbey_Road.
Abbey Road à brasileira. Artistas brasileiros se reuniram para gravar um CD com as canções da "Estrada da Abadia": http://www.radio.uol.com.br/album/v%C3%A1rios-artistas/beatles'69-abbey-road---revisited/18719.
Bar temático interessante que encontrei: http://www.abbeyroadbar.com.br/.
Página oficial do estúdio Abbey Road, com link para a câmera que capta imagens da famosa faixa de pedestres 24h por dia: http://www.abbeyroad.co.uk/.
Finalizo a postagem com o videoclipe da trinca Golden slumbers/ Carry that weight/ The end, que são as penúltimas faixas de Abbey Road. O título da faixa "The end", somado ao fato de o álbum ser na prática o último que eles gravaram juntos e às imagens do vídeo, enfim, tudo isso junto soa em tom de despedida. Tive que segurar as lágrimas, ao ver o clipe.
sábado, 28 de novembro de 2009
Ponto da discórdia
Esta semana, o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, passou pelo Brasil, onde permaneceu por menos de 24 horas, durante uma visita oficial à América do Sul, e seguiu para a Bolívia. Ele se referiu ao presidente Lula como "um amigo". O objetivo da passagem desse chefe de Estado pelo país era assinar pelo menos oito acordos de cooperação entre Brasil e Irã, em áreas que envolvem ciências, cultura, economia, agricultura e esportes (http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1388184-5601,00-PRESIDENTE+DO+IRA+CHEGA+AO+BRASIL+NA+MANHA+DESTA+SEGUNDAFEIRA.html). E por falar em esportes, Lula visitará o Oriente Médio em março do próximo ano e, durante essa visita, ciente de que os povos daquela região gostam muito de futebol e apreciam os jogadores brasileiros, principalmente os que jogam nos times de lá, pretende que seja realizado um amistoso entre a Seleção Brasileira e uma equipe local, que pode ser uma combinação de israelenses e palestinos, por exemplo, no que ele chamaria de "jogo da paz", a exemplo do que houve no Haiti (http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1387978-5601,00-LULA+DIZ+QUE+ESTA+TRABALHANDO+POR+UM+JOGO+DA+PAZ+NO+ORIENTE+MEDIO.html). O futebol é lindo. Ele ainda serve para unir as pessoas, mas quase causou um incidente diplomático entre Argélia e Egito, na disputa por uma vaga na copa do próximo ano. Quem venceu o litígio foi a Argélia, que volta a disputar uma copa, depois de 24 anos (http://noticias.r7.com/internacional/noticias/jogo-de-futebol-deixa-mortos-e-feridos-na-argelia-e-egito-20091120.html). Vou fazer uma postagem para tratar disso.
Bem humorado, tranqüilo e invocando o nome de Deus, Ahmadinejad concedeu uma entrevista, alguns dias antes de viajar ao Brasil (http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1387234-16021,00-PRESIDENTE+DO+IRA+FALA+SOBRE+GAYS+ARMAS+NUCLEARES+E+A+POSSIVEL+PARCERIA+COM.html). Ele demonstrou interesse em estreitar relações com o Brasil porque acredita que os dois países juntos podem desenvolver uma nova ordem alternativa ao capitalismo. Por isso, pela primeira vez em cinco décadas, um presidente iraniano vem ao Brasil.
<blockquote>Ao ser lembrado do fato de que o Brasil é e pretende permanecer uma economia capitalista Ahmadinejad contra argumentou dizendo: "o tipo de capitalismo que nós conhecemos alcançou o fim da estrada. Ele vai contra o conceito de justiça social. A principal ideia do capitalismo contradiz a da justiça. Acredito que tanto o Irã quanto o Brasil estão buscando construir um sistema econômico justo, baseado em princípios humanitários".</blockquote>
Além disso, ele estima o Brasil porque o governo brasileiro apóia o programa nuclear iraniano e reconheceu a validade das eleições presidenciais deste ano, que o reelegeram (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1387125-5602,00.html). Por isso, encontrou-se com Lula em outras duas oportunidades e o considera "um amigo".
<blockquote>O senhor é grato a Lula? "Isso é absolutamente certo. Eu realmente gostei da postura dele. Nos encontramos alguns anos atrás. Somos muito bons amigos".</blockquote>
O bom de tudo isso é que o presidente Lula parece ter aproveitado essa "amizade" com os iranianos para justificar a posição estratégica do Brasil na política internacional. Como o Brasil é considerado uma potência regional, uma referência na América Latina e está pleiteando assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/11/24/mundo,i=156587/PRESIDENTE+DO+IRA+DEFENDE+O+BRASIL+NO+CONSELHO+DE+SEGURANCA+DA+ONU+E+RECEBE+APOIO+A+SEU+PROGRAMA+NUCLEAR.shtml), além de ter boas relações diplomáticas com adversários dos Estados Unidos, como Irã e Cuba, sua opinião diplomática pesa bastante, merecendo uma chamada de atenção por parte de Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU (http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/11/23/kofi-annan-alerta-brasil-por-seu-novo-papel-914900341.asp). O Brasil bem que poderia aproveitar a situação e servir como mediador nos diálogos entre os EUA e seus adversários, como ele já se propõe a ser, ao tentar apaziguar israelenses e palestinos.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que fez tratamento recente para linfoma (http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/medicos-declaram-dilma-curada-do-cancer/), sobre o qual eu comentarei em breve, porque duas pessoas próximas de mim tiveram linfoma, endossou essa ideia:
<blockquote>"A presença do presidente do Irã aqui é uma clara indicação de que somos um país com relevância internacional. Ninguém antes queria saber nossa opinião sobre conflito árabe-israelense, nem pedia para a gente uma posição no sentido de construir a paz no Oriente Médio. Acho que é muito importante que o Brasil assuma esses papeis que cada vez mais serão dele", completou a ministra.</blockquote>
Entretanto, a postura conciliadora do Brasil não deve ser justificativa para que ele seja conivente com violações aos direitos humanos e faça concessões demais aos países que as praticam (http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/11/25/etica-diplomacia-914918120.asp).
Ahmadinejad foi malhado pela opinião pública internacional porque teria negado a ocorrência do Holocausto, que foi o massacre de cidadãos judeus que viviam em alguns países da Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, pelos nazistas. Ele reformulou sua declaração:
<blockquote>"A questão que apresentamos é muito clara. Eu fiz dois questionamentos, fiz duas perguntas claras. A primeira questão era: se o holocausto aconteceu, onde aconteceu? Claramente, aconteceu na Europa. Todo mundo sabe disso. Se aconteceu, aconteceu na Europa. A segunda pergunta: o que isso tem a ver com o povo palestino: por que o povo deveria pagar por isso? Por que deveriam dar a terra dos palestinos por causa de crimes cometidos na Europa?"</blockquote>
Essa eu respondo: não sou a favor do que os israelenses estão fazendo com os palestinos, construindo um novo "Muro de Berlim" na Faixa de Gaza (http://diplo.uol.com.br/2002-11,a471), mas os israelenses também têm direito a um pedaço daquelas terras, que lhes pertenciam, antes de os mouros expandirem seus domínios, se instalarem naquele lugar após a destruição de Jerusalém pelos romanos e darem origem aos palestinos. Na verdade, existe muita intolerância, em ambos os lados. Se existe um Estado de Israel, devia existir também um Estado de Palestina. E existe, teoricamente. O que acontece é que Israel não respeita a soberania do país vizinho, a Autoridade Nacional Palestina. Vou lhe dar um exemplo de como isso acontece. Criminosos agem na região fronteiriça entre Brasil e Paraguai e se abrigam no país vizinho (http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php?option=com_content&view=article&id=18977:mp-investiga-roubo-de-carga-na-fronteira-entre-o-brasil-e-o-paraguai-&catid=54:apreensoes-e-fiscalizacao&Itemid=76 e http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/60edicao/jogo_aberto.htm). Você já imaginou se as autoridades policiais brasileiras resolvem invadir o Paraguai em busca daqueles marginais sem dar satisfações ao governo paraguaio??? Pois é mais ou menos isso que acontece em Israel, que quer prender os palestinos atrás de um muro, mas seu exército entra e sai da casa do vizinho na hora em que ele quiser, em nome do combate ao terrorismo.
Ahmadinejad encerrou a entrevista com uma mensagem aos brasileiros:
<blockquote>"Gostaria de dizer olá ao adorável povo brasileiro. Nós amamos os brasileiros, amamos todas as nações ao redor do mundo. Oro ao topo poderoso por saúde, prosperidade, felicidade e bem estar para todos. Muito obrigado".</blockquote>
Apesar da saudação cordial, sua passagem pelo Brasil foi marcada por protestos em diversas cidades. Ele foi recebido pela população como persona non grata, devido às acusações de uma fraude eleitoral que o reelegeu, às suas declarações sobre judeus e homossexuais e à truculência com a qual seu governo trata a população:
http://professoraelainedossantos.blogspot.com/2009/11/luto.html.
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1389783-16021,00-O+DIA+DO+PRESIDENTE+DO+IRA+NO+BRASIL.html.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/11/23/ult1859u1902.jhtm.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1389210-5601,00.html.
O embaixador do Irã no Brasil, a respeito desses protestos, declarou:
<blockquote>"Observamos que a maioria da população brasileira está contente com a visita. Certamente o presidente da Câmara e o presidente do Senado conhecem a realidade do Irã. O Irã é um país cem por cento democrático, é o país mais democrático do Oriente Médio. Todas as bases de governança são baseadas no voto popular", respondeu o embaixador.</blockquote>
Esse cara só pode estar de sacanagem. O que ele diz não corresponde aos fatos.
Quando Ahmadinejad foi eleito de maneira escusa, eclodiram protestos contra a reeleição. Multidões saíram às ruas para protestar contra o governo, como nunca se viu antes. Os órgãos de imprensa nacionais e internacionais estavam proibidos de cobrir as manifestações. Apesar das restrições, as notícias ultrapassaram as fronteiras, porque internautas iranianos estavam lá registrando as manifestações com seus celulares e publicando vídeos e fotos na Rede Mundial de Computadores (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1197325-5602,00-VIDEOS+POSTADOS+NA+INTERNET+AJUDAM+OPOSICAO+A+DIVULGAR+PROTESTOS+NO+IRA.html).
Nós, sobralenses, por exemplo, devíamos seguir o exemplo dos iranianos, ao invés de vivermos conformados com quem nos lidera e calados, sem manifestarmos ao mundo o que acontece por aqui. Se o Irã, que é uma ditadura disfarçada de religião, deu brecha para que nós aqui soubéssemos o que se passa por lá, porque não usamos também nossos recursos e não apresentamos o que há de bom e de ruim em nossa terra ao mundo???
Veja mais imagens atualizadas do Irã em http://tehranlive.org/.
Neste ano em que a Revolução Islâmica, momento em que o xá Reza Phalevi, alinhado ao Ocidente, foi destituído e em seu lugar assumiu um aiatolá Khomeni, a embaixada americana em Teerã foi invadida e seus ocupantes feitos prisioneiros pelos manifestantes, sob a conivência das autoridades locais (o atual presidente iraniano foi acusado de participar do grupo que invadiu a embaixada), completa 30 anos, o povo saiu as ruas não para celebrar, mas para protestar contra a revolução: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1366467-5602,00-PROTESTO+NO+ANIVERSARIO+DO+ATAQUE+A+EMBAIXADA+DOS+EUA+NO+IRA.html.
Por tudo isso, um cidadão desses não merece ser bem recebido por onde passa. Não desejaria que um ser como ele governasse nosso país. Entretanto, não adianta pôr a culpa apenas no Sr. Ahmadinejad, pois ele é apenas mais um fruto de um sistema hermético, xenófobo, ortodoxo, totalitário e proselitista. Antes dele, houve piores no poder de seu país. O fato de ele sair de seus domínios para conversar com outros líderes sinaliza a possibilidade de abertura do Irã ao diálogo com a comunidade internacional. Vamos cruzar os dedos e rezar para que um dia Lula consiga reunir Obama, Castro, Ahmadinejad e os líderes das duas Coréias em uma mesa, nem que seja em principio apenas para um jogo de cartas.
No Irã aconteceu mais ou menos o que está acontecendo em Honduras, sendo que no primeiro, as eleições já aconteceram e não foram bem aceitas pela população nem pela opinião internacional, e no segundo, ainda vão acontecer e provavelmente terão um desfecho parecido, pois a comunidade internacional não reconhece o atual governo golpista hondurenho e, portanto, não considera legítimo o pleito presidencial deste final de semana (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1395617-5602,00-FAVORITO+NAS+ELEICOES+DE+HONDURAS+DIZ+QUE+PEDIRA+APOIO+DO+BRASIL.html). Olha, já que esses golpistas ao menos tiveram a honra de marcar novas eleições presidenciais, quando assumiram o poder, ao contrário dos egoístas que aplicaram um golpe militar no Brasil, há 45 anos, deviam parar de discutir picuinhas, de discutir se Zelaya volta ou não ao poder. Não sou a favor do golpe, mas já que os golpistas ao menos deram a chance do povo hondurenho decidir seu futuro, esperamos que eles possam e saibam aproveitar essa chance, talvez como uma oportunidade de recomeçar. Mas, que foi uma grande sacanagem que fizeram com Zelaya, isso foi.
E por falar em golpe militar, achei um sítio interessante de uma ONG chamada "Terrorismo Nunca Mais" (TERNUMA), em http://www.ternuma.com.br/index.htm. Esta página parece ser mantida por pessoas ligadas direta ou indiretamente às forças armadas, um espaço destinado às críticas ferrenhas ao socialismo/comunismo e à atual gestão federal, além de expor argumentos que justifiquem o pensamento das forças armadas em relação ao que aconteceu com o Brasil, de 1964 em diante. Eles insistem em "colocar todo mundo no mesmo saco", ou seja, eles dão a entender que vêem todos os simpatizantes e filiados à esquerda como criminosos. A ONG tem esse nome porque eles querem evitar que se repita a onda de terrorismo supostamente praticado pela esquerda nos anos 60, que teria motivado a reação das autoridades militares da época. Lá é possível encontrar artigos que criticam quase todos os atos do governo, como a Reforma Ortográfica (http://www.ternuma.com.br/lmauro094.htm), que apóiam o golpe em Honduras (http://www.ternuma.com.br/olavo0980.htm, http://www.ternuma.com.br/ncordeiro097.htm, http://www.ternuma.com.br/drosenfield094.htm, http://www.ternuma.com.br/ncordeiro095.htm e http://www.ternuma.com.br/ecaruso091.htm), que demonstram insatisfação dos militares com a visita do presidente iraniano (http://www.ternuma.com.br/bsb0989.htm), e até um link para a página do jornalista Diogo Mainardi, da revista Veja, aparece por lá. Então não nos surpreenderíamos em saber que, tendo uma oportunidade, eles fariam aqui o que fizeram em Honduras. Falarei mais sobre isto em outra ocasião.
Saiba mais sobre a confusão no Irã em:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1193099-5602,00-AHMADINEJAD+E+REELEITO+PRESIDENTE+DO+IRA.html.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1369624-5602,00-MAIS+QUATRO+JORNALISTAS+ESTAO+DETIDOS+POR+COBRIR+PROTESTOS+NO+IRA.html.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202955-5602,00-PROTESTOS+NO+IRA+TENTAM+DEBILITAR+A+REVOLUCAO+ISLAMICA+DIZ+HUGO+CHAVEZ.html.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1204491-5602,00-PROTESTOS+NO+IRA+SAO+INICIO+DA+MUDANCA+DIZ+PORTAVOZ+DA+CASA+BRANCA.html.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Café da manhã
Em princípio, eu achei que essa história que me foi repassada tivesse se passado nos Estados Unidos. Por lá, é um costume de moradores de rua e pedintes se alimentarem em redes de lanchonetes do tipo fast food. Lá é o que há de mais prático e mais barato para eles. Até hoje, nunca vi algo parecido por aqui.
Cada vez mais me sinto no dever de escrever algo sobre a fome, porque acho que ela tem que ser respeitada. Todo dia eu penso nisso.
A história a seguir me faz lembrar de um livro que li para prestar um vestibular, há alguns anos. Foi "Laços de Família", que nada tem a ver com uma novela da Globo, apesar do nome. Esse livro de Clarice Lispector veio recheado de contos onde se destacam o fluxo de consciência, marca registrada da autora, prosas intimistas e epifanias, que são revelações. Em alguns contos, os protagonistas, ao se depararem com certas cenas corriqueiras do cotidiano, ficam como se estivessem em transe, ou seja, ficam matutando sobre a cena que estão presenciando, às vezes chegam a se emocionar, e, no final, passam a ver tudo de outra maneira. Foi mais ou menos isso que aconteceu com a pessoa que contou a história a seguir e confesso que às vezes acontece comigo também. Vou escrever mais sobre isso depois. Saiba mais sobre Clarice Lispector e sua obra que eu mencionei em http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/l/lacos_de_familia e http://www.esnips.com/doc/71fd694d-bb40-48ea-be98-49214c3b523b/Clarice-Lispector---Lacos-de-Familia-livro.doc.
Café da manhã no McDonald's (autoria desconhecida)
Sou mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei a minha faculdade.
A última aula que assisti foi de sociologia.. .
O professor dava as aulas de uma maneira inspiradora, de uma maneira que eu gostaria que todos os seres humanos também pudessem ser.
O último projeto do curso era simplesmente chamado "Sorrir"...
A classe foi orientada a sair e sorrir para três estranhos e documentar suas reações...
Sou uma pessoa bastante amigável e normalmente sorrio para todos e digo oi de qualquer forma. Então, achei que isto seria muito tranquilo para mim...
Após o trabalho ser passado para nós, fui com meu marido e o mais novo de meus filhos numa manhã fria de Março ao McDonald's.
Foi apenas uma maneira de passarmos um tempo agradável com o nosso filho...
Estávamos esperando na fila para sermos atendidos, quando de repente todos a nosso redor começaram a ir para trás, e então o meu marido também fez o mesmo...
Não me movi um centímetro... Um sentimento arrebatador de pânico tomou conta de mim, e me virei para ver a razão pela qual todos se afastaram...
Quando me virei, senti um cheiro muito forte de uma pessoa que não toma banho há muitos dias, e lá estava na fila dois pobres sem-teto.
Quando eu olhei ao pobre coitado, próximo a mim, ele estava "sorrindo"...
Seus olhos azuis estavam cheios da Luz de Deus, pois ele estava buscando apenas aceitação...
Ele disse, Bom dia!, enquanto contava as poucas moedas que ele tinha amealhado...
O segundo homem tremia suas mãos, e ficou atrás de seu amigo... Eu percebi que o segundo homem tinha problemas mentais e o senhor de olhos azuis era sua salvação..
Eu segurei minhas lágrimas, enquanto estava lá, parada, olhando para os dois...
A jovem mulher no balcão perguntou-os o que eles queriam...
Ele disse, "Café já está bom, por favor...", pois era tudo o que eles podiam comprar com as poucas moedas que possuiam... (Se eles quisessem apenas se sentar no restaurante para se esquentar naquela fria manhã de março, deveriam comprar algo. Ele apenas queria se esquentar).. .
Então eu realmente sucumbi àquele momento, quase abraçando o pequeno senhor de olhos azuis...
Foi aí que notei que todos os olhos no restaurante estavam sobre mim, julgando cada pequena ação minha...
Eu sorri e pedi à moça no balcão que me desse mais duas refeições de café da manhã em uma bandeja separada...
Então, olhei em volta e vi a mesa em que os dois homens se sentaram para descansar... Coloquei a bandeja na mesa e coloquei minha mão sobre a mão do senhor de olhos azuis...
Ele olhou para mim, com lágrimas nos olhos e me disse, "Obrigado!!"
Eu me inclinei, acariciei sua mão e disse "Não fui eu quem fiz isto por você, Deus está aqui trabalhando através de mim para dar a você esperança!!"
Comecei a chorar enquanto me afastava deles para sentar com meu marido e meu filho... Quando eu me sentei, meu marido sorriu para mim e me disse, "Esta é a razão pela qual Deus me deu você, querida, para que eu pudesse ter esperança!!"...
Seguramos nossas mãos por um momento, e sabíamos que pudemos dar aos outros hoje algo pois Deus nos tem dado muito.....
Nós não vamos muito à Igreja, porém acreditamos em Deus...
Aquele dia, me foi mostrada a Luz do Doce Amor de Deus...
Retornei à aula na faculdade, na última noite de aula, com esta história em minhas mãos.
Eu entreguei "meu projeto" ao professor e ele o leu...
E então, ele me perguntou: "Posso dividir isto com a classe?"
Eu consenti enquanto ele chamava a atenção da classe para o assunto...
Ele começou a ler o projeto para a classe e aí percebi que como seres humanos e como partes de Deus nós dividimos esta necessidade de curarmos pessoas e de sermos curados...
Do meu jeito, eu consegui tocar algumas pessoas no McDonald's, meu filho e o professor, e cada alma que dividia a classe comigo na última noite que passei como estudante universitária. ..
Eu me graduei com uma das maiores lições que certamente aprenderei:
ACEITAÇÃO INCONDICIONAL.
Que muito amor e muita compaixão seja enviada a todos que lerem esta mensagem e aprenderem a:
AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS
E NÃO AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS...
Para se controlar, use sua mente...
Para controlar os outros, use seu coração....
Deus dá a cada pássaro seu alimento, mas Ele não joga nenhum alimento em seus ninhos...
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Bolsa-crime
Essa para mim é nova. Cortesia do amigo Cleiton. O que mais falta inventarem???
Tudo bem que talvez os parentes dos bandidos não tenham culpa, mas porque os parentes das vítimas ficam tão desamparados???
Ah, não entendeu ainda??? Não sabe a que me refiro??? Pois leia a mensagem a seguir:
Eu não sabia disso, e você?
BOLSA BANDIDO
Ideia do Senador Eduardo Suplicy
Você sabia que todo presidiário com filhos recebe uma bolsa de R$600,00 para sustentar a família, pois o coitadinho não pode trabalhar para manter os filhos, porque está preso por um crime que ELE MESMO cometeu?
Duvida? Então vá olhar no site da Previdência :
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
1ª pergunta que não quer calar:
- Por acaso os filhos da sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso recebe uma bolsa de R$600,00 para seu sustento?
2ª pergunta que não quer calar:
- Já viu algum defensor dos direitos humanos defender essa bolsa para os filhos das vítimas
E ainda perguntam por que a criminalidade não diminui...
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Roubo baiano
Para que você comece a semana de bom humor, vou contar um causo que me foi contado por minha irmã, quando ela foi a Salvador participar de um congresso, ano passado.
Reza a lenda que uma turista de São Paulo foi ao Pelourinho, em Salvador. Um vendedor ambulante a avistou e disse:
- Ô mainha, se aprochegue. Espie só minhas bijuterias.
Quando ela se aproximou, sem mudar o tom do discurso, ele disse:
- Ô minha rainha, espie agora minha peixeira.Passe tudo, visse!
Um policial à paisana que estava passando e viu aquela cena aproximou-se dando um tapinha no ombro do meliante e disse:
- Ó meu rei, espie só aqui na minha cintura a minha Ponto 40. Espie também meu distintivo. Teje preso, visse!
domingo, 22 de novembro de 2009
Sobral 3
Retomando a discussão feita em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/10/sobral.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/sobral-2.html sobre aquela reportagem da Veja que falou de Sobral, há quase dois meses (http://veja.abril.com.br/300909/the-united-states-of-sobral-p-144.shtml), nesta postagem quero finalizar minhas considerações sobre a reportagem.
Eles se referiram a Dom José, primeiro bispo da Diocese de Sobral, que se eternizou há exatos cinqüenta anos, como "um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX", ou seja, referiram-se a ele como um coronel, dando-lhe um papel parecido com o de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. De acordo com meus parcos conhecimentos sobre a história do bispo, ele foi um empreendedor, porque não se preocupou apenas com a evolução espiritual de seu rebanho de fiéis sobralenses. Ele se preocupou também com o progresso da cidade. Entre suas realizações, estão: a criação do jornal mais antigo em circulação no Ceará (http://jornalcorreiodasemana.wordpress.com/), o incentivo à criação de um serviço de distribuição de água encanada, a criação de um museu onde reuniu um acervo de objetos que contam a história do Vale do Acaraú (http://www.sobral.ce.gov.br/cidade/museu_domjose.htm), as criações do primeiro colégio religioso do lugar e da Santa Casa de Misericórdia, entre outras. Sobre ele não repousa aquela atmosfera transcendental que reveste a imagem de Padre Cícero, levando-o a ser responsabilizado por milagres, mas Dom José ainda é muito querido pelo povo sobralense. Saiba mais sobre ele em:
http://iconacional.blogspot.com/2008/07/papa-joo-paulo-i.html.
http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_t_01.htm (ver número 50).
http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/sobral/729086.html.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Tupinamb%C3%A1_da_Frota.
http://blogdovicentejota.blogspot.com/2009/06/deputado-conclama-zona-norte-participar.html.
O governador Cid Gomes e seu irmão, o ministro Ciro Gomes, apesar de estarem filiados ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), não são necessariamente socialistas. Você sabe que as ideologias dos partidos e de seus filiados nem sempre correspondem aos seus nomes. Ainda mais quando alguns políticos vivem migrando entre partidos de acordo com a situação política, assim como há jogadores e técnicos de futebol que trocam de time em todas as temporadas. Falarei mais sobre isto em breve.
Nos restaurantes da Meruoca, saboreiam-se fondues, sopas e chocolate quente. E um festival de inverno oferece atividades culturais aos turistas. É a Aspen do Ceará.
Olha, na Serra da Meruoca não faz tanto frio assim a ponto de se parecer com Campos do Jordão, nem a ponto de cair neve para a galera esquiar, como em Aspen. Conheço apenas um restaurante da serra que oferece essa diversidade no cardápio que a reportagem fala. Infelizmente a Serra da Meruoca não é tão movimentada culturalmente como a Serra de Guaramiranga, onde dizem que se encontra o pico mais alto do Ceará e eu também estive lá.
Hoje, boa parte do maior reduto eleitoral do ex-prefeito e atual governador ainda é abastecida por carros-pipa, não fornece água tratada a toda a população nem dispõe de saneamento. Em Sobral, as principais causas de morte são as doenças infecciosas e parasitárias. Mas as ruas são iluminadas e a polícia se desloca, no confortável estilo "Miami Vice", em carrões equipados com ar-condicionado e câmbio automático.
Olha, até onde eu sei, toda a sede do município e quase todos os distritos contam com saneamento básico. As principais causas de mortes por aqui são causas externas (acidentes e violência), em jovens, e doenças cardiovasculares, em pessoas mais velhas. Com relação aos carros de polícia "Miami Vice", isto não é exclusividade de Sobral. Trata-se do programa Ronda do Quarteirão, em andamento na Grande Fortaleza e em algumas das cidades mais populosas do interior, que já foi falado aqui (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/04/ronda-do-quarteiro-em-sobral.html) que se trata de uma modalidade de policiamento comunitário, que já está merecendo ser questionada. Falarei sobre isto em outra oportunidade.
Saiba mais sobre a repercussão daquela reportagem infame em:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/sobral-fara-protesto-contra-a-veja/.
http://gentedemidia.blogspot.com/2009/09/american-way-of-life-de-sobral-segundo.html.
sábado, 21 de novembro de 2009
Consciência negra
Devido à importância delas na formação do povo brasileiro e a tudo que elas têm sofrido, acho justo que as pessoas negras tenham direito a um dia consagrado de verdade a elas, porque o dia 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, que teoricamente as libertou da escravidão no Brasil, mas libertou da escravidão para o desamparo, como se o governo da época quisesse apenas se livrar de um fardo, e que foi feriado em 1988, tem apenas um sentido ligeiramente cívico e é mais lembrada por ser dia de Nossa Senhora de Fátima. Salvo engano, acharam melhor escolher o dia 20 de novembro por ser aniversário da morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, que existiu como principal foco de resistência à escravatura, no século XVII.
Mês passado, você deve se lembrar de quando comentei sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 e fiz referência ao sutil protesto feito por atletas afro-americanos contra o racismo nos Estados Unidos, quando eles subiram ao pódio, nos Jogos Olímpicos de Cidade do México, em 1968 (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/10/postagem-de-03102009.html).
Apesar de a maioria das pessoas de cor ainda não terem obtido a cidadania plena, eu gostaria de ter nascido negro. Acredito que eu seria mais feliz assim, por quatro motivos:
- Os negros geralmente são pessoas bem humoradas e simpáticas.
- Muitos dos melhores atletas do mundo em diversas modalidades, especialmente no futebol, são negros. Eles geralmente têm melhor condicionamento físico. Não é a toa que, até pouco tempo atrás, a Corrida de São Silvestre era sempre vencida por atletas africanos. Os caras correm muito.
- Os negros sabem fazer música de qualidade, em qualquer lugar do mundo. Dou como exemplos o samba de Martinho da Vila e o romantismo de Lionel Ritchie. Um cidadão norte-americano que é casado com uma tia minha disse que os negros brasileiros fazem um tipo de música diferente do que fazem os negros de seu país porque eles são de etnias diferentes, oriundas de países diferentes do continente africano. Logo, teriam visões de mundo distintas, até pelas distintas influências dos meios culturais em que vivem. Além disso, não sei até onde isso influi na veia artística, mas os negros brasileiros são mais mestiços que os negros ianques, pois nos Estados Unidos não há a mesma miscigenação que temos aqui. O pessoal do Casseta & Planeta até brinca com isso, quando o De La Peña se fantasia de um Barrack Obama caricato, que é primo de uma mulher negra brasileira caricata, que é esposa de um Osama Bin Laden caricato, que vive escondido no Brasil. E esse Obama caricato adquire costumes e linguajar brasileiros. Para eles, é como se todos os afrodescendentes do mundo fossem iguais. Não é bem assim. Relembre a época em que ele foi eleito em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/11/postagem-especial-de-domingo-09112008.html.
- Acredito que as pessoas negras vivem mais, porque demoram mais a envelhecer. Por outro lado, estão mais propensas às doenças cardiovasculares e o Captopril, que é o anti-hipertensivo mais elementar, não teria efeito significativo para elas.
Para comemorar atrasado a data, vou encerrar a postagem com o clipe de "We are the world", do álbum "USA & Africa", resultante de um consórcio que reuniu, há quase 25 anos, 45 artistas americanos brancos e negros, entre eles Michael Jackson, que nos deixou este ano. O álbum não foi necessariamente produzido com o intuito de fazer uma manifestação de cunho racial, mas sim humanitária, visando arrecadar fundos para socorrer vítimas da fome na Etiópia. Essa palavra "fome" é muito pesada. Me lembre de comentar sobre isto depois, por favor. Entre os músicos que participaram das gravações, havia um brasileiro, que já trabalhava na produção de trilhas sonoras para o cinema, em Hollywood (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulinho_da_Costa).
Certa prima minha que morava conosco na década de 80 tinha o LP, ao som de cujas canções muitos de meus companheiros de faculdade nasceram e foram embalados. Saiba mais sobre aquela obra em http://pt.wikipedia.org/wiki/USA_for_Africa.
À propósito, como eu mencionei Michael Jackson, acho que ele merece que você reveja as postagens publicadas sobre ele:
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/63-edicao-de-2009.html.
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/57-edicao-de-2009.html.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Apagão
Você soube do famoso "apagão" que ocorreu na semana passada, mais precisamente em 10/11/2009, deixando grandes cidades do Sul e do Sudeste às escuras??? Se não soube, informe-se em:
http://g1.globo.com/Noticias/0,,LTM0-5597-33216,00.html.
http://www.viatiangua.com/noticias/40-curiosidades/257-grande-apagao-e-suas-consequencias.html.
Disseram que, por pouco, o Ceará não foi afetado:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=690403.
http://www.viatiangua.com/noticias/34-educacao/261-ceara-nao-esta-imune.html.
Não entendi por que o Ceará poderia ter participado do "apagão", se a energia elétrica que abastece nosso Estado, até onde sei, não vem da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, mas, na maior parte, de Paulo Afonso (BA) e de Tucuruí (PA). Não sei dizer, de qual daquelas usinas, a energia que entra em minha casa, em Sobral, ou na casa de meus pais, em Fortaleza, procede diretamente. Pequena parte de nossa energia procede de usinas termelétricas e de parques eólicos. Saiba mais sobre nossas fontes energéticas em:
http://www.fiec.org.br/artigos/energia/Energia_no_Ce.htm.
http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/verticalsa/467756.html.
http://www.abrasil.gov.br/infra/energia/norte.htm.
http://www.chesf.gov.br/energia_comercializacaodeenergia.shtml.
Não é a primeira vez que isso acontece. Acontecem essas coisas no Sul e Sudeste porque eles são a maior região consumidora de energia do país e quase toda a produção elétrica, portanto, flui para lá.
http://ultimosegundo.ig.com.br/apagao/2009/11/11/apagoes+de+1999+e+2001+foram+prenuncio+de+racionamento+para+especialistas+nao+ha+crise+de+energia+9066033.html.
Há quem diga que o incidente foi obra de hackers. Não acredito muito nisso porque geralmente os hackers gostam de aparecer. Sem serem identificados, é claro. Em tudo que eles fazem, eles gostam de deixar uma assinatura (http://opovo.uol.com.br/tecnologia/927261.html).
Houve e ainda há quem queira usar o Nordeste como bode expiatório. Essa deve ser uma das razões por que quiseram empurrar o Horário de Verão para cá, no começo da década, época do "saudoso" racionamento energético. Houve rumores de que a culpa do racionamento era da falta de chuvas no Nordeste, que estava diminuindo o nível das represas das hidrelétricas. Isso carece de evidências confiáveis. Na verdade esse problema ocorreu no país inteiro. Quiseram estender o Horário de Verão para cá mais pelos interesses de algumas redes de televisão sediadas no eixo RJ-SP que queriam uniformizar os horários de suas programações. Ainda bem que enxergaram a tempo que aquela idéia de adiantar em sessenta minutos os relógios nordestinos carecia de embasamento científico e trazia decréscimo na qualidade de vida do povo nordestino, como se vê em http://www.psbceara.org.br/noticias/texto.asp?var=&id=606 e http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/26/materia.2006-10-26.3109793876/view.
Encontrei em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081008124751AAMEFxq várias postagens preconceituosas se referindo aos nordestinos como parasitas da nação e os sulistas como expropriados. Eles falaram isso porque se sentem injustiçados pelo fato de o Governo Federal investir muitos dos seus recursos no Nordeste, em vez de dar um retorno maior aos tributos pagos pelo Estado de São Paulo, por exemplo. Eles achavam que o Nordeste é tão pobre que não consegue se sustentar social e economicamente e por isso depende exclusivamente dos programas de assistência social do governo. E disseram que, por depender do governo, os nordestinos não precisariam trabalhar, e, por não precisarem trabalhar, não precisariam do "Horário de Verão". Na verdade, existem pessoas em TODAS as regiões do país vivendo nessa situação e que estão apegadas demais a esta situação de dependência em relação ao governo. Isto não é exclusividade do Nordeste e nem todo mundo no Nordeste vive assim. Espero que um dia o governo consiga fazer o desmame daquelas pessoas para que elas possam um dia caminhar com as próprias pernas. Aqueles internautas que escreveram aquelas barbaridades estão, portanto, redondamente enganados. Deve ser despeito, porque o padrão de vida do povo nordestino grosso modo está subindo, como sinaliza o médico psiquiatra Antônio Mourão, um dos mais conhecidos de sua especialidade em Fortaleza, em seu blog (http://blogs.opovo.com.br/blogdomourao/a-gente-chega-la). Entretanto esta "ascensão social" tem seu preço: o consumo residencial de energia elétrica ultimamente tem crescido no Nordeste mais que em outras regiões. Isso tem servido de pretexto para os aumentos nas tarifas de energia elétrica, como se verifica em http://www.abraceel.com.br/noticias/430/custo-da-energia-no-nordeste-dispara-e-atinge-r$-31521-o-mwh-no-atacado-jornal-valor-economico-claudia-schuffner-de-brasilia e http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1003185/aumento-de-energia-podera-ser-questionado.
Enquanto isso, as autoridades estão "cegas em tiroteio", ainda tentando descobrir as causas daquele "apagão". Já formularam diversas teorias, falaram demais, mas até agora ninguém "pôs a mão na massa", ou seja, parece que ninguém se dispôs a checar a fiação elétrica para descobrir onde o fluxo foi interrompido. Leia essas notícias, só para você ter uma idéia de como o governo está perdido e não sabe o que fazer para prevenir outro incidente desses e ainda tem gente que pede ajuda do "além" para entender o que aconteceu:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/11/18/ult5772u6225.jhtm.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=693222.
http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=276131&modulo=964.
E aquele racionamento de 2001 serviu de alguma coisa? Sim, para tumultuar e elevar nosso custo de vida, além de encher os cofres do governo e das companhias energéticas. Eu já tinha falado sobre isto em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/06/pases-ricos-no-podem-apropriar-se-do.html. Relembre aqueles "bons tempos" em que sua mãe voltou a passar roupas com ferro cheio de carvão em brasas e que você voltou a estudar e jantar sob a luz de velas, ou melhor, sob a luz de lamparinas, nas páginas a seguir:
http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/verticalsa/99827.html.
http://diariodonordeste.globo.com/2001/06/22/010048.htm.
http://diariodonordeste.globo.com/2002/01/07/060009.htm.
http://www.pernambuco.com/diario/2002/12/19/economia10_0.html.
http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/verticalsa/106346.html.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-23062005-084739/.
http://www.sidneyrezende.com/noticia/63774+professor+da+usp+descarta+ligacao+entre+blecaute+e+racionamento+de+2001.
http://indexet.investimentosenoticias.com.br/arquivo/2001/06/28/369/ENERGIA-STF-considera-racionamento-constitucional.html.
http://www.eletrobras.gov.br/Em_Biblioteca_40anos/interno_96-02.asp?id=6&descricao=Blecaute%20na%20cidade%20do%20Rio%20de%20Janeiro,%20durante%20a%20vig%EAncia%20do%20programa%20de%20racionamento,%20em%20virtude%20de%20falha%20na%20rede%20de%20440%20kV%20da%20Companhia%20de%20Transmiss%E3o%20de%20Energia%20El%E9trica%20Paulista%20(CTEEP).%20RJ,%2021%20de%20janeiro%20de%202002%20Acervo%20O%20Globo.%20Fot%F3grafo:%20Simone%20Marinho.
Saiba como funciona o sistema elétrico brasileiro e entenda de que maneira o Nordeste poderia ser indiretamente afetado em http://ultimosegundo.ig.com.br/apagao/2009/11/11/conheca+o+sistema+de+geracao+e+transmissao+de+energia+no+brasil++9066253.html.
Relembre também aqueles tempos em que você namorava no escuro, ao som da faixa "Múmias", de Biquini Cavadão, com a participação de Renato Russo, direto do "além". Essa canção foi originalmente gravada nos anos 80 e regravada em 2001, com acréscimo de uns versos de um rapper, e ficou sob medida para a ocasião.
.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Tempestade em copo d’água 2
Não acho que tenha sido uma boa idéia a participação de Geisy Arruda, a garota da minissaia, na edição do Casseta & Planeta Urgente desta semana. Entendo que ela deve estar com muito rancor, e isso não é saudável, e sem vontade de continuar na mesma universidade pelos próximos semestres, mas, com essa sua aparição no programa supracitado, ela deve estar alimentando o ódio dos outros alunos da UNIBAN e ajudando a denegrir a imagem da instituição. Então eles podem ver nisso um motivo para tentar expulsá-la novamente.
Parece que todo mundo quer "tirar uma casquinha" da fama dela. Agora apareceram uns hackers oportunistas que enviam e-mails com links para supostos vídeos do caso: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u654121.shtml.
.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Primavera
Bem, é primavera em todo o Brasil e, teoricamente, no Ceará também. Mas a primavera que quero celebrar hoje é diferente. Trata-se da primavera de minha amada Ane, que encheu minha vida de flores e eu não desejo que ela tente mudar isso. Quero que ela saiba que eu a amo do jeito que ela é. Florzinha, não fique insatisfeita consigo mesma, nem pense que estou insatisfeito com você. Não baixe a cabeça. Quero você assim mesmo. Você tem mais a me oferecer do que pode imaginar. Se precisar de mais carinho, eu dou. É só avisar.
Feliz aniversário, amor.
.
"Do jeito que você é".
Por Diana Krall.
Não vá mudar, para tentar me agradar
Você nunca me desapontou antes
Não pense que você é muito familiar
E eu não o verei jamais
Eu não o deixaria em tempos de problema
Nós nunca tivemos tão longe
Aceitei os bons tempos, e aceitarei os tempos ruins
Eu te aceito do jeito que você é
Não vá tentar alguma nova moda
Não vá mudar a cor do seu cabelo
Você sempre teve minha paixão não-declarada
Embora eu não pareça me importar
Eu não quero uma conversa interessante
Eu não quero trabalhar tão duro assim
Eu só quero alguém para conversar
Eu te quero do jeito que você é
Eu preciso saber que você sempre será
O mesmo alguém que eu conheço
O que vai guiar até você acreditar
Do jeito que eu acredito em você
Eu disse que te amo e isso é para sempre
E isso eu prometo de coração
Eu não poderia amá-lo de forma melhor
Eu te amo do jeito que você é.
http://vagalume.uol.com.br/diana-krall/just-the-way-you-are-%28traducao%29.html.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Natal de luz
Concordo que o Natal ainda seja uma época bonita, porque tudo e todos ficam mais bonitos (pelo menos por fora), como diz o reclame de uma conhecida marca de cosméticos. A propaganda deles no rádio é mais completa e mais profunda, mesmo assim posto aqui a propaganda de TV que também é bonita.
O governo estadual em parceria com os grandes comerciantes do Estado pretende mais uma vez investir pesado na decoração natalina e na realização de grandes eventos públicos com apresentações de artistas consagrados, na capital e em algumas cidades do interior.
Tudo bem, eu entendo que, como eu já disse algumas vezes, todo mundo tem o direito de arrumar a casa, de acordo com a ocasião (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/evolucao.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/09/11-de-setembro-de-2009.html). No entanto, seria melhor se eles maneirassem com isso e canalizassem os seus recursos para embelezar as cidades e seus habitantes de tal maneira que a beleza do trabalho durasse o ano inteiro, ou melhor, que fosse permanente. Neste fim de ano, precisamos remodelar a sociedade de maneira mais profunda, cuidando das estéticas interna e externa e tentando diminuir a exclusão social.
Lembre-se que, para a maioria das pessoas, todo esse clima de Natal que a mídia quer implantar deixou de fazer algum sentido ou nunca fez, não necessariamente por razões socioeconômicas. Eu, por exemplo, já não posso mais desfrutar da atmosfera natalina como antigamente. Não posso mais parar, sentar e pensar "que beleza, é natal". Não posso mais passear com minha mãe pelo turbulento centro de Fortaleza, que fica mais turbulento ainda nesta época, como nos meus tempos de criança. Já não faço mais questão de acordar na manhã de 25 de dezembro e encontrar uma surpresa embaixo da cama. De uns tempos para cá, meu presente de Natal tem sido um mês de trabalho, estresse e ansiedade. Se bem que aliviou um pouco de uns cinco anos para cá. Mas no mês que vem, trabalharei que nem peão, e alguns de meus amigos trabalharão mais ainda. Alguns serão, a contragosto, como os pastores de Belém, porque talvez estejam de plantão em uma maternidade, na noite de Natal, noite essa que eu também, onde quer que esteja, não consigo mais celebrar em paz, porque, todo dia e toda vez que eu faço as refeições, eu me lembro que alguém está passando fome em algum lugar, e toda vez que eu fico alegre, eu me lembro que alguém está triste em algum lugar, e toda vez que tenho algum motivo para comemorar ou estou em uma festa, me lembro que alguém está de luto, está em um hospital ou em um velório. Estranhamente, depois que comecei a cursar medicina, tornei-me mais sensível aos problemas da humanidade e me preocupo mais com os sofrimentos das pessoas. Por isso que tenho vontade de um dia ingressar na carreira política. Falarei mais sobre isso em outra ocasião.
O importante agora é refletir sobre o impacto real de tantos enfeites e mídias natalinas em nossas vidas e tentarmos embelezá-las de verdade. Enquanto para muitos o ano está acabando, para outros, como eu, está só começando. Fica aí o mote lançado para as próximas postagens.
http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=61025.
http://cearaenoticia.blogspot.com/2009/11/agendacdl-lanca-hoje-campanha-natal-de.html.
http://jangadeiroonline.com.br/ceara/vanessa-da-mata-abre-campanha-ceara-natal-de-luz/.
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ceara-natal-de-luz-sera-lancado-no-dia-20-de-novembro/.
http://www.radiocaicara.com/index.php?option=com_phocagallery&view=category&id=17Itemid=109.
http://www.sobralportaldenoticias.com/videosview.php?id=278.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Tempestade em copo d’água
Tempestade em copo d'água
Você deve ter ouvido falar do recente caso de uma estudante universitária que resolveu ir à aula usando uma minissaia e isso, além de causar protestos e tentativas de agressão por parte dos outros alunos de sua universidade, levantou grande polêmica (inter)nacional (http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u650194.shtml). Tenho acompanhado o caso pela Internet desde o começo e estou "ligando os pontos" com as notícias que coletei, para dar meu parecer no final do texto. Saiba como tudo começou em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u649217.shtml.
A moça trabalha em um comércio perto sua residência. Depois da confusão na universidade, coincidência ou não, ladrões oportunistas tentaram assaltar o comércio onde ela trabalha. O estabelecimento funciona há mais de quinze anos e nunca havia sido assaltado. Provavelmente eles queriam conhecê-la pessoalmente, mas precisava ser dessa maneira? Se a intenção era essa, quebraram a cara, porque ela já não estava mais lá (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1364692-5605,00.html).
A reitoria da instituição chegou a expulsar a aluna, alegando que ela estava violando os regimentos da casa, pelo seu modo de se vestir, e que já havia sido advertida por isso. Mas eles viram que ela é "ré primária" e perceberam a repercussão dessa medida desproporcional, que requereu um pedido de explicações por parte do MEC (Ministério da Educação e da Cultura), como se pode ver em http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/11/10/ult105u8871.jhtm. Estranhamente, o site da universidade não faz referência alguma ao assunto, como se vê em http://www.uniban.br/.
Um blogueiro e jornalista, a quem foi atribuído o fato de revelar o caso à imprensa, teria recebido ameaças, como se vê em http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u649606.shtml e em seu blog http://www.botecosujo.com/2009/11/uniban-traduzida.html.
O incidente gerou protestos, a maioria deles a favor da estudante, alguns deles inusitados e bem humorados, como se vê em:
http://autonomiadasmulheres.blogspot.com/2009/11/ato-0911-em-defesa-da-autonomia-e.html.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/11/09/ult5772u6009.jhtm.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/11/11/ult105u8882.jhtm.
Um certo meio de comunicação contratou uma atriz, trajou-a com roupas curtas e a pôs para desfilar em algumas faculdades da Grande São Paulo, a fim de testar a reação das pessoas que a vissem. A reação não foi tão violenta como na UNIBAN, mas a atriz também ouviu críticas e comentários maldosos. Confira em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u650747.shtml.
E o que ela diz de tudo isso? Saiba em http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1371968-16022,00-ALUNA+GEISY+ARRUDA+FALA+SOBRE+EXPULSAO+DA+UNIBAN.html.
A revista masculina Playboy, oportunista como sempre, não pode ver uma mulher se destacar de qualquer jeito que já quer faturar às custas dela. Depois eu vou comentar sobre tamanha mediocridade dessa parte da mídia. Confira em http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u650639.shtml.
Minha teoria é de que tenha ocorrido o seguinte: ela talvez já tivesse o costume de usar roupas pouco convencionais, que para ela eram "normais" e sem a intenção de dar o que falar. Mesmo assim, alguém na universidade deve ter se sentido incomodado (a) com seu jeito de se vestir e reclamado. Ao lhe chamarem à atenção, ela deve ter ficado muito revoltada e, ao invés de tentar corrigir esse "defeito", resolveu fazer birra e radicalizar mais ainda na indumentária. Em outras palavras, ela deve ter pensado algo como: "Ah, eles acham que eu me visto mal? Pois agora eu mostro a eles o que é se vestir mal". Não sei como ela teve tanta coragem de se vestir assim, ainda mais que no Sudeste costuma fazer frio nesta época do ano, principalmente à noite. Grande coisa. Naquela região, deve haver mulheres que se vestem de maneira mais provocante que ela, mesmo que esteja nevando. Então ela teria prolongado a caminhada da porta do campus até a classe, com um intuito de dar um "tapa na cara" de quem a criticou. Talvez ela não tivesse imaginado as conseqüências de seu ato. Se foi essa a razão que a levou a tomar aquela atitude, eu a apoio. De fato, existe muita gente que se importa com a vida alheia e que vê maldade em tudo e em todos, como eu comentei na postagem sobre o turista italiano que foi preso em Fortaleza acusado de "estupro vulnerável" (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/09/questao-de-justica.html). Vou dar um exemplo: há alguns anos, uma de minhas irmãs ainda estudava em um cursinho pré-vestibular que parecia uma espelunca. Certo dia, ela foi à aula vestindo uma saia longa que se arrastava no chão, mas não a deixaram entrar porque estava "mal vestida".
Eu, que sou homem, nunca passei por constrangimentos por causa de roupas. Na minha faculdade, homem não pode entrar de bermuda. Em outras faculdades que compõem a minha universidade, pode. O único vexame que eu passei por causa de vestimenta foi em um dia de chuva, quando precisei causar os sapatos e cobri-los com sacos plásticos para atravessar uma rua alagada e chegar à minha faculdade. Ninguém reclamou. O máximo que ouvi foram risos.
Voltando ao caso de São Bernardo do Campo: onde já se viu uma minissaia causar tanto escândalo no Brasil, ainda mais no século XXI??? Século XXI. E daí? Vinte e um seria apenas mais um número? Talvez. O futuro não parece ser o que imaginamos que ele seria. Depois conversamos mais sobre isso. Enfim, é um absurdo que se faça tanta tempestade em um copo de água em um país moderno e liberal como o nosso só por causa de uma minissaia. Tudo bem que é preciso bom senso nas roupas e no comportamento, para saber respeitar ambientes e contextos, mas porque a mídia não se preocupa mais com menores cooptados (as) pela prostituição e pelo narcotráfico, por exemplo???
Ela também deve ter sua parcela de culpa por ter reagido assim, mas aqueles que se aproveitaram da passagem dela para promover tumulto e os que já diziam se incomodar com o jeito dela de se vestir antes da confusão são todos um bando de hipócritas. Hipócritas porque, qual o homem que não se sente atraído pela visão de um corpo feminino, ainda mais quando estiver bem desenhado e emoldurado, de acordo com a roupa que o cobre??? Os homens que reclamaram das roupas dela, antes e depois, estavam agindo contra a própria natureza. Acho que no fundo todos queriam que ela acabasse aparecendo daquela maneira algum dia e gostaram do que aconteceu. Algum até quiseram se aproveitar da situação e molestá-la, física e moralmente. Por outro lado, tudo depende de um contexto. Aqueles elementos não gostariam que suas namoradas ou esposas se vestissem como aquela jovem para que outros homens as vissem, nem que elas passassem pela situação que ela passou.
Eu também acho que ela exagerou. Não tanto pelo ato em si, porque, se você teve a oportunidade de ver as imagens do incidente, há de convir comigo que ela não estava tão descoberta como dizem. Até porque não acredito que ela tenha feito aquilo para aparecer e que ela soubesse o tamanho da confusão que causaria, a não ser que tudo de trate de uma grande encenação. Quem imaginaria que a passagem de uma mulher de minissaia causaria tanto alarido??? Se fosse uma atriz famosa passeando pelo campus, eu não me surpreenderia. Mas uma mulher do cotidiano e conhecida no lugar passando de minissaia, tudo bem, é bonito, reconheço, mas, o que há de mais nisso??? Se eu estivesse no lugar deles, não teria reagido da maneira como eles reagiram. Como naquela música de Chico Buarque, prá ver a banda passar, falando coisas de amor, tudo parou, mas depois que a banda passou, tudo voltou ao seu devido lugar. Como eu dizia, o exagero dela veio depois de tudo. Ela só quer voltar às aulas na sua faculdade se for escoltada por seguranças. Aí ela já está querendo demais. Depois só vai querer sair de casa em uma limusine blindada. Se você vir as reportagens sobre o caso, em algumas delas aparece a palavra "advogados", percebeu, "advogados" está no plural. Onde ela arrumou dinheiro para pagar mais de um advogado, sendo uma comerciária??? Quem está bancando os honorários deles??? Deve ser o namorado dela, se ela tiver. Até agora, não se sabe. Ela parece estar se aproveitando da fama e já fez até uma mudança de visual (http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1376092-9798,00-APOS+ESCANDALO+DA+MINISSAIA+GEISY+MUDA+O+VISUAL.html). Deve ter sido também para evitar que a reconheçam nas ruas.
Às vezes tenho vontade de tomar uma atitude ousada também, mas para atrair mais leitores para meu blog. Não seria necessariamente como a dela. Vou pensar em algo polêmico para postar aqui e publicar aos quatro ventos.
Bem, fica aí a lição: vestir-se a caráter,conforme a situação e dançar conforme a música.