BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

63ª edição de 2009

Um mês sem Michael


Você deve achar que, por eu ter passado tempos sem postar, eu estou alheio ao mundo. Ledo engano. Eu soube que Michael Jackson eternizou-se de vez e lamentei muito por isso. Só não tive tempo ainda de comentar sobre isto. Soube também de um avião que voava do Rio a Paris e caiu no meio do Atlântico, logo na véspera do meu aniversário. À propósito, já escrevi sobre isso em outro momento (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/dois-lados-de-uma-moeda.html). Lamentei de verdade seu desaparecimento repentino. Na verdade, eu chamaria isto de aparição repentina, porque ele estava meio sumido da mídia. Ele praticamente tornou-se um mártir e suas canções voltaram às paradas de sucesso (http://news.google.com.br/news/url?sa=t&ct2=pt-BR_br%2F0_0_s_3_2_aa&usg=AFQjCNFSRnEgayBVYFDujGzdY8bB_UYJzg&cid=1309772677&ei=0GtuSon8N8nymQfll8_3Aw&rt=SEARCH&vm=STANDARD&url=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fcultura%2Fmat%2F2009%2F07%2F15%2Fmichael-jackson-lidera-parada-dos-eua-pela-3a-semana-seguida-756832752.asp). Assim como a maioria das pessoas, em princípio eu não acreditei quando soube e ainda esperamos entender o que houve.

Acho impressionante como as pessoas reagem de maneiras tão adversas às adversidades da vida. Várias pessoas da geração de Michael Jackson foram tratadas com o mesmo rigor com que ele foi tratado na infância, mas nem todas desenvolveram uma personalidade como a dele, aparentemente cheia de seqüelas psicológicas. Umas pessoas superam momentos difíceis da vida, como as perdas, por exemplo, e seguem em frente, sem desenvolver transtornos psiquiátricos. Outras não.

Tenho a impressão de que seus familiares estão tirando proveito da situação, não apenas por questão de dinheiro, mas de publicidade também. Está em jogo tudo que ele deixou, desde suas dívidas, passando pelos seus direitos autorais sobre as canções dos Beatles, ninguém sabe mais a quem pertencem (http://www.vooz.com.br/noticias/paul-mccartney-diz-que-nao-recuperou-de-michael-jackson-direitos-autorais-sobre-musicas-dos-beatles-9559.html), até a guarda de seus filhos (http://news.google.com.br/news/url?sa=t&ct2=pt-BR_br%2F0_0_s_6_0_t&usg=AFQjCNGHiy0Fu8LxYPmhIAMVFTVzMSlp4w&cid=1312045860&ei=IGtuSsDqG9PFmQeLpNP3Aw&rt=SEARCH&vm=STANDARD&url=http%3A%2F%2Fego.globo.com%2FGente%2FNoticias%2F0%2C%2CMUL1244889-9798%2C00-CUSTODIA%2BDOS%2BFILHOS%2BDE%2BMICHAEL%2BJACKSON%2BSERA%2BANUNCIADA%2BATE%2BDE%2BAGOSTO.html). Está tudo muito controverso. Ora dizem que houve homicídio. Ora dizem que não. O pai teria aproveitado para divulgar seus planos de abrir uma gravadora (http://www.tudoagora.com.br/noticia/20362/Familia-Michael-Jackson-critica-pai-por-divulgar-gravadora-em-tributo-ao-cantor.html) e de reunir os Jackson5 (http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1242023-9798,00-PAI+DE+MICHAEL+JACKSON+QUER+IMAGEM+E+VOZ+DO+FILHO+EM+SHOWS+DOS+IRMAOS.html). Talvez estivesse contando com sua parte na herança, que acabará não recebendo, talvez pelo seu papel negativo na vida do cantor (http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/gente/conteudo.phtml?tl=1&id=900913&tit=Testamento-de-Michael-Jackson-nao-inclui-o-pai-diz-jornal).

Por outro lado, não culpo totalmente o pai dele. Os anos 50 e 60 foram muitos difíceis para os negros nos EUA, que estavam lutando por seus direitos civis. A Família Jackson em especial era pobre. O pai queria melhorar a qualidade de vida da família e por isso incentivou os filhos a seguirem a carreira artística, mas exigiu demais deles. Seria ele um oportunista ou apenas esperaria um pouco de gratidão por ter contribuído para o sucesso profissional dos filhos??? Não concordo com a maneira enérgica da qual ele tratou a prole (podia se esperar por tratamento melhor naquele contexto???), mas você há de convir que produziu resultados. Lamentavelmente Michael, devido à sua sensibilidade, não suportou a pressão e teve de arcar com os efeitos colaterais. Entretanto, o ideal seria se ele tivesse se esforçado para perdoar seu pai. O senhor Joseph Jackson, apesar do jeito "durão", aparentemente ama seus filhos e tudo que fez foi pelo bem deles, mas acho seu jeito de se vestir esquisito para sua idade, semelhante a um cantor de rap.

Há algumas semanas, uma equipe de TV estava transmitindo ao vivo imagens internas da mansão "Never Land", onde Michael passou seus últimos dias, até que foi vista uma sombra se movendo em uma parede de um compartimento no fim de um corredor. Atribuíram aquela sombra ao fantasma de Michael, porque sua silhueta era bem semelhante à dele. O mais curioso é que a equipe de reportagem e o apresentador aparentemente não teriam percebido na hora. Eles só descobriram depois que receberam ligações dos telespectadores. Seria isso puro sensacionalismo subliminar??? Sei não. Como dizia Shakespeare, existem mais coisas entre céu e terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.






Há alguns anos, um vizinho meu, um rapaz de cerca de quinze anos, era fissurado nas canções de Michael Jackson. Passava os dias ouvindo-as, as mesmas canções várias vezes. Aquilo deixava um dos meus amigos que mora comigo irritado, porque não conseguia estudar. Então este se vingava pondo música techno no último volume.

Para encerrar, deixo aqui o video de uma das suas canções que mais nos fez pensar, com uma de suas mais belas mensagens, e que foi lançada no contexto dos incidentes de 11 de setembro de 2001. Já o havia homenageado em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/57-edicao-de-2009.html.




Saiba mais em:

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL10616-7085,00.html.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/44590+michael+jackson+pretendia+deixar+os+direitos+autorais+dos+beatles+para+paul+mccartney.

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1237150-7085,00-PAI+DE+MICHAEL+JACKSON+DIZ+NUNCA+TER+BATIDO+NO+FILHO+EM+ENTREVISTA.html.

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,joe-jackson-nega-que-tenha-abusado-de-michael,405987,0.htm.

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1210410-9798,00-FAMILIA+DE+MICHAEL+JACKSON+DIVULGA+DECLARACAO+OFICIAL.html.

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=56549.

http://www.dihitt.com.br/noticia/pai-afirma-que-michael-jackson-foi-vitima-de-assassinato.

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20090629111523&enviar=s.

http://www.maceio40graus.com.br/noticias/materia.php?idMateria=2620.



Notícias que me impressionaram

Empatia do médico cura gripe melhor que medicamento


Eu sabia. Nada melhor que a relação médico-paciente. Ponto para a medicina de família.

http://diariodasaude.com.br/news.php?article=empatia-medico-cura-gripe-melhor-medicamento&id=4306.


Insegurança na Paulista


Por que apenas a polícia não enxerga o óbvio.

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2009/07/22/212868-violencia-policia-diz-que-e-seguro-andar-na-av.-paulista-mas-roubos-sao-comuns.


Jovem soropositivo que foi jubilado no Rio Grande do Sul ganha o direito de voltar à sua universidade


Justiça seja feita.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/24/ult105u8420.jhtm.


Evangelho


Lc 10, 38-42

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa.
Então chegou perto de Jesus e perguntou:
- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar. Aí o Senhor respondeu:
- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.

Palavra de Salvação, Glória à Vós, Senhor.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx.





3 comentários:

Giane disse...

Oi, Ynot!

Vivemos uma época onde informações vêm e vão de maneira tão rápida que o quê comoveu o mundo há um mês, hoje já está quase esquecido.

Mas podemos nos regozijar, mesmo em meio a essa roda-viva, há os momentos de paz, beleza e justiça.

Beijos mil!!!

Lugirão disse...

Tony(Ynot), vim retribuir sua visita ao Voz Ativa, gostei do teu espaço, interessante teu post sobre o Michael Jackson.

Sou de Fortaleza e meu parceiro de blog Tony também, embora ele não more em Fortaleza.

Boa semana.

Taciana Giesel disse...

Prisão de médica: FENAM deve apresentar denúncia contra juiz até a próxima quarta-feira
Até a próxima quarta-feira, 05/08, a Federação Nacional dos Médicos deve apresentar à Corregedoria de Justiça do Rio de Janeiro denúncia contra o juiz André Nicolitt, que, no último dia 30, mandou prender a médica Ana Murai por ela não ter conseguido leito para internar uma paciente.

Veja no portal FENAM: http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/386237