BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Edição de 26/11/2008

Bálsamo

Recomendo que você visite o portal http://www.cancaonova.com/. Lá sempre é possível encontrar textos muito interessantes e acolhedores. Quase sempre quando estou meio deprê navegando pela rede, me dirijo até lá e leio textos que lavam minha alma e me fazem ver que, apesar de o resto do mundo estar contra mim, Deus não me esqueceu. Ele quer que sejamos felizes, de um jeito ou de outro.
À propósito, acabei de voltar de uma festa à fantasia. Fui trajado como um imperador romano. Sei lá, qualquer um. Acho que incorporei o personagem, andei e fiz pose de imperador. Me senti confortável com aquela roupa. Grosso modo, me senti um rei, embora não tivesse usufruido de todas as vantagens do cargo. Admiro a civilização romana, porque influenciou nossa cultura ocidental, nossa língua, nossa religião e eles tinham classe, estilo, categoria, como preferir.
Pensei em Roma, pensei em Cristianismo. Quando estiver em casa, a primeira coisa que farei será ler a Bíblia. Assim eu fiz. Folhei várias páginas dos dois testamentos, nada especial que me marcasse eu encontrei. Então fui ao site da Canção Nova e encontrei vários artigos inteligentes com dicas para saber caminhar melhor pelo caminho das pedras do cotidiano. Gosto de lá também porque apresentam alguns conceitos e definições que eu procuro tanto. Compartilharei aqui amostras de alguns deles. Por favor, confira as fontes que estou referenciando. Muita gente pode na maldade pensar que fui eu que inventei essas coisas e não levá-las a sério:

Submissão, um significado diferente

Todos trazemos no íntimo o desejo de ser bons, no entanto, o nosso empenho em nos aplicarmos a isso e às mudanças necessárias para o bom convívio perdem o interesse quando precisamos nos fazer submissos à vontade ou às justificativas do outro. Ser bons com as pessoas somente nos momentos em que estamos nos relacionando a distância ou nos breves momentos de encontros pode até parecer fácil. Entretanto, ainda que o mundo moderno esteja diminuindo as distâncias por intermédio da tecnologia, um relacionamento, para se tornar fecundo, não se faz somente por meio de breves cumprimentos ou de momentos mantidos por contatos telefônicos.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11226.

O sexo não resolve as insatisfações

Se a pessoa, no conjunto de sua vida, cultiva uma experiência profunda de si e de comunicação com os outros, o momento do encontro sexual - no matrimônio - será expressão e fonte de uma vida a dois positiva. O sexo, entretanto, por si mesmo, não é fonte de vida para a pessoa. Não é solução para problemas de solidão e para carências afetivas. Quando para esse fim se busca a experiência sexual, a relação entre os parceiros acaba por se desgastar e se torna doentia, lugar de manifestação das mais variadas formas de imaturidade, tais como: possessividade, ciúme, dominação, sadomasoquismo e outras.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11228.

Busquemos as coisas essenciais

A busca das coisas essenciais precisa permear a nossa vida sempre, porque o essencial é divino. Estamos neste mundo, mas somos peregrinos. Somos cidadãos do céu. Peçamos a Jesus hoje que nos conceda o Espírito Santo, que é o único essencial para nós.
Muitas coisas são importantes, mas nem tudo é essencial. Peçamos a Deus a graça e a sabedoria de abraçar as coisas que não passam e que preenchem a nossa vida com um sabor eterno, impelindo-nos para a vida nova para qual fomos criados.
"O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará" (Sl 22,1).
Apeguemo-nos do fundo do nosso coração a Jesus, o Bom Pastor, que cuida de nós e nos dá a salvação.


Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/mensagemdia/luzia/.

Peça perdão a Deus pelas pessoas que você feriu

Muitos rapazes precisam pedir perdão a Deus. Não só isso, precisam pedir que o Senhor os refaça. Talvez você rapaz tenha estragado alguém de tal maneira que agora ninguém é capaz de refazer. Quem será capaz de refazer aquilo que você irresponsavelmente estragou? Certamente você terá de pedir isso a Deus, o Único capaz de refazer as meninas que você "quebrou" irresponsavelmente. "Quebrou" no corpo; mais ainda: na alma, no espírito, nos afetos. Quantas você deve ter feito isso! Peça perdão diante de Deus. Peça ao Senhor que Ele refaça o que você não é capaz de refazer.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php.


É preciso aprender a ser feliz

Criado à imagem e semelhança de Deus, que é amor, o ser humano nasceu para amar. Essa é sua vocação fundamental. Essa é a grande finalidade da existência humana. A partir dessa certeza absoluta, nasce uma premente necessidade: aprender a amar e a cuidar do amor. O amor não nasce por geração espontânea e não morre de causas naturais. A morte do amor é sempre conseqüência de um assassinato cometido pela negligência. O amor morre por eutanásia passiva, de tédio, porque não foi alimentado. Amor que não se alimenta não se renova.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11221.


Quando o sofrimento bater à sua porta

Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11214.

A saudade demonstra o quanto fomos amados

A saudade é um sentimento que nos faz experimentar que somos capazes de dar algo ao mundo e, além disso, também podemos receber. Ela nos possibilita colher do encontro um valor.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11216 ou em http://blog.cancaonova.com/acorrentados/2008/11/06/a-saudade-tem-demonstrado-o-quanto-fomos-amados/.


A verdadeira amizade

''Nem todo amor é amizade, pois que podemos amar sem ser amados; neste caso só há amor, mas não há amizade; porque a amizade é um amor mútuo, e se o amor não é mútuo, não pode ser amizade. E ainda não é bastante que o amor seja mútuo, é necessário também que as pessoas que se amam conheçam esta afeição recíproca, de modo que, se a ignorarem, têm amor, mas não têm amizade. Requer-se que haja alguma comunicação entre as pessoas que se amam, a qual é ao mesmo tempo o fundamento e o sustentáculo da amizade.

Leia mais em http://www.cancaonova.com/portal/canais/mensagemdia/luzia/index.php?id=2008-11-24.


*****


Evangelho do dia


Lucas 21,12-19

O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/.


*****

4 comentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Meu amiguinho:
Publiquei o Soneto VIII de Shakespeare e uma crítica sintética do filme Southerland Tales. Vai lá para dar um forcinha.
Beijo, Renata

Cleo disse...

Oi amigo, que beleza tua postagem. Adorei os artigos, vou visitar o site com certeza.
Uma esplêndida quarta prá ti.
Beijos
Cleo

Ynot Nosirrah disse...

;)

RENATA CORDEIRO disse...

Amigo:
Publiquei no Galeria, blog que vc conhece,a resenha do filme A Massai Branca, e no Poemas e Canções:
http://poemasscancoes.blogspot.com,
muitas coisas que julgo interessantes como as minhas traduções de Shakespeare, notadamente dos sonetos, dentre outros.
Um abraço,
Renata