BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 1 de novembro de 2008

Postagem do dia

Aqui na Terra



"Existem pessoas que passam a vida inteira sem se apaixonar, eu me apaixonei... eu vivi..."

Esta é a principal fala do filme Here on Earth, conhecido no Brasil como “Seu amor, meu destino”. A frase foi dita pela personagem Samanta, interpretada pela lindíssima Leelee Sobieski.

O filme versa sobre um playboy universitário em Boston que viaja para uma cidade do interior do Estado americano de Massachussets, onde ele, ao disputar um “pega” com um morador local, bate o carro em um restaurante e destrói o estabelecimento. A pena dos dois é reformar o estabelecimento. Então o playboy se envolve com Samanta, a filha do dono do restaurante, que é namorada do outro cara que disputou o “pega”. Então ela e o carinha da cidade grande caem perdidamente de amor um pelo outro. Esta história ficaria melhor contada se minha amiga Renata Cordeiro tivesse escrito um comentário sobre o filme e postado em seu blog especializado em resumos de filmes (http://wwwrenatacordeiro.blogspot.com/).

O que me intrigou neste filme foi o seguinte: se a moça se apaixonou apenas quando conheceu o cara da cidade, por que ela estava namorando o outro cara??? Se ela não amava de verdade seu primeiro namorado, por que aceitou namorá-lo???

Não é querendo ser preconceituoso, mas é difícil entender os sentimentos das mulheres. Será que elas são capazes de sentir por nós o mesmo que sentimos por elas??? Será que nós, homens, não somos medíocres demais por geralmente não sermos ricos o suficiente, não necessariamente no sentido material, para ter condições de oferecer algo valioso em troca do coração delas??? Sendo assim, por que elas às vezes nos aceitam, então??? Será que aceitam porque nos amam de verdade, ou será apenas porque gostam de nós, nos acham simpáticos e, na falta de uma opção melhor e para não ficarem sozinhas, tentam a sorte na companhia do primeiro que aparece???

18/10/2008 - 15h41
PM poderia ter baleado rapaz que manteve reféns em Santo André, diz coronel
colaboração para a Folha Online
O coronel Eduardo Félix, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo disse, em entrevista coletiva neste sábado, que os policiais tiveram condições de atingir Lindemberg Fernandes Alves durante as cem horas que fez duas adolescentes reféns em Santo André. A iniciativa não foi tomada, no entanto, por se tratar de "um jovem em crise amorosa".
"Nós poderíamos ter dado o tiro de comprometimento. Mas era um garoto de 22 anos, sem antecedentes criminais e uma crise amorosa. Se nos tivéssemos atingido com um tiro de comprometimento, fatalmente estariam questionando por que o Gate não negociou mais, por que deram um tiro em jovem de 22 anos de idade em uma crise amorosa, fazendo algo em determinado momento em que se arrependeria para o resto da vida", afirmou o coronel.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u457749.shtml.


É por isso que sou bastante seletivo em meus relacionamentos. Não pus essa reportagem como exemplo para julgar valores e insinuar que a moça foi culpada por tudo que aconteceu. Se eu fosse esse cara, teria procurado alguem com quem ele tivesse uma perspectiva de um relacionamento duradouro, alguém que tivesse uma linha de pensamento mais parecida com a dele e que fosse mais madura. Não sei que motivos o levaram a se interessar por aquela moça, se foi por atração pela beleza externa dela, o maior erro da maioria dos homens, ou porque ele não conseguiu com seu jogo de sedução conquistar uma mulher mais velha.

É difícil estabelecer parâmetros que determinem quando existe amor de verdade ou não. Vou pesquisar mais a respeito para tentar esboçar alguns parâmetros, se eles existirem.

Aparentemente, se aquele incidente teve aquele desfecho, não poderia ser amor. Estaria mais para uma relação doentia de possessividade. Mas não estou tão certo disso. Cada um sabe o que sente e o que o paciente sente e relata é que deve ser valorizado. Se qualquer um de nós seria capaz de fazer o mesmo que ele, não sei. Eu, neste momento, digo que jamais faria isso, porque respeito a liberdade das outras pessoas. Como dizia John Lennon, se elas partiram e voltaram, é porque nós as conquistamos. Caso contrário, elas nunca nos pertenceram. Portanto, não tenho direito de obrigar alguém a gostar de mim, a falar comigo, a sorrir para mim, a me abraçar, a me beijar e a estar na minha companhia. Se alguem se recusar a fazer essas coisas por mim, é porque não há espaço para mim na vida dela, e tampouco há a possibilidade remota de um dia ela vir a me amar de verdade.

Dizem que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Dizem que o homem tem que se esborrachar na parede até conquistar qualquer mulher, porque mulher tem que ser difícil mesmo e o homem é que deve ir atrás. Olha, essa é a tendência natural em todas as espécies de seres vivos, mas requer bom senso. Só vale a pena cortejar alguem que valha a pena. Alguem que tenha uma certa tendência natural a se interessar pelo sujeito, alguem que esteja disposta a abrir espaço em sua vida e sobretudo em seu coração. Isto é fundamental. O sujeito também deve estar disposto a fazer estas concessões em relação a ela. Duvido que ele consiga se procurá-la apenas por atração física. Você acha que vale a pena dispensar tanta atenção a quem não tem a mínima consideração por você??? Eu pensava assim no último milênio. Agora não. Uma coisa é ser persistente. Outra é ser trouxa.

Na minha opinião, o amor não precisa ser à primeira vista. Basta que seja espontâneo, recíproco na mesma medida, sincero e o mais duradouro possível.

Se Lindenberg amava Eloá, isto já não é tão relevante. O que importa é que, se Eloá abandonou Lindenberg, é porque ela não o amava de verdade. De nada valeria a ele amar sozinho. Portanto não valia a pena ele procurá-la e obrigá-la a estar com ele. Isto só faria ambos infelizes. Você se sentiria bem se a pessoa que está ao seu lado não estivesse feliz por estar com você??? Melhor seria nem ter começado um relacionamento assim. Então, não vale a pena ir atrás de reatar com alguém após o fim de um relacionamento. Se existiu algum sentimento dentro da outra parte, ele já deve estar morto. Tentar voltar é só “forçar a barra”. Se ela voltar, não é por amor, é por piedade ou para não ficar só. Quem me abandona, eu considero como decisão final, sua última palavra, e não haverá volta. Prefiro que ela fique livre para procurar algo que a faça feliz de verdade, já que ela não era feliz comigo.

Por isso tenho meus critérios para escolher uma namorada. Não vou expô-los aqui para não gerar especulações e porque ninguem entenderia. Meus amigos dizem que eu me acho “grande coisa” por ser tão exigente com as mulheres. Mas elas também são exigentes com qualquer um de nós. Eu não me acho demais. Muito pelo contrário, é justamente por não me considerar o máximo que eu procuro me preservar, evito me expôr e criei meus protocolos. Se eu não falo com A ou com B porque acho que elas é que deviam falar comigo não é por comodismo nem por me achar o melhor homem do mundo. É apenas amor-próprio. Se elas não se mostram merecedoras de minha atenção, prefiro ignorá-las, por mais lindas e sensuais que sejam. Meus amigos me recriminam porque não “pego” mulher alguma em Sobral, porque nunca me viram acompanhado e ainda me acusam de “fura-olho”. Tudo isso porque não compreendem minhas idéias. Não aceitam que eu não quero mais estar com alguém que vai me usar por alguns meses ou anos e depois me descartar. Meus amigos me julgam um demente, ou seja, incapaz de fazer as mesmas coisas que qualquer homem da minha idade faz, como dirigir um veículo ou “pegar” a mulherada. Já cansei disso tudo, não tenho obrigação alguma de estar provando isto ou aquilo a quem quer que seja.

Chega um momento em que o homem percebe que não vale a pena ir atrás de uma mulher só pela aparência dela. Que não vale a pena ir atrás dela só para transar. Que não vale a pena transar com ela só pelo prazer. Que vale a pena ir em busca de algo mais. Meus amigos dizem que para mim isto é o fim se aproximando. Eu chamaria isso de maturidade.

Enfim, eu prefiro esperar por alguém que venha para se casar comigo, que queira do fundo do coração passar o resto da vida comigo. Será que eu sou o único filho de Deus que deseja isto??? Se estou sonhando alto demais, espero que Ele abra meus olhos enquanto há tempo.

Tanta dedicação é necessária porque o casamento deve ser o mais perfeito possível, pois, para a Igreja Católica, o casamento é considerado indissolúvel. Portanto, quem se casa na Igreja pode até se separar, com muito sacrifício, mas para casar-se com outra pessoa na Igreja, precisa esperar que o parceiro ou a parceira morra e passar um ano de luto. Ir contra os protocolos do sacramento do matrimônio deve dar azar. Este sacramento a Igreja protege com unhas e dentes, valendo para eles mais que a vida, chegando a enquadrar quem o viola como pecador mortal, o que em parte eu considero um abuso. Eles tem coragem de excomungar um cidadão que vive amasiado mas não tem coragem de excomungar um traficante ou um político corrupto. Por outro lado, é compreensível este zelo porque o objetivo deles é coibir abusos e exortar as pessoas a se unirem e se entregarem de corpo e alma apenas às pessoas certas.

Para finalizar, achei um texto interessante no blog Merendinhas, que defende o individualismo. Diz que os solteiros acabam sendo mais felizes porque o melhor caminho para se chegar até a cara-metade é concentrar-se em si mesmo, sem precisar necessariamente ser egoísta. Eu procuro colocar isso em prática, sempre tentando me identificar como uma unidade independente. Meus planos são feitos apenas para mim mesmo, por enquanto. Às vezes incluo meus familiares. Não posso incluir os amigos agora porque não sei até quando poderei contar com eles. Se serve de consolo, um dia haverá lugar para você em minha vida. Espero que na sua também haja lugar para mim. Então, leia mais em:
http://merendinhas.blogspot.com/2008/10/o-mito-do-amor-romntico.html.

Me perdoe por extrapolar nas palavras desta postagem. Peguei o gancho do comentário que eu ia fazer sobre o sentimento feminino, baseado apenas naquele filme que citei lá em cima e acabei me empolgando e dizendo a “ponta do iceberg” do meu pensamento.

*****

Mãos limpas

Gosto desta cantora. Além de fazer aniversário no mesmo dia que eu, suas canções às vezes se expressam como eu, com certo “quê” de ironia e de amargura. Esta canção a seguir expressa a visão de uma mulher após o fim de um relacionamento, caçoando de seu ex. Vem a calhar, seguindo a temática do texto anterior. Uma relação assim, melhor jamais ter começado. Assim você teria evitado tanto desgosto, meu bem.
Aproveitando o gancho, encontrei uma matéria interessante, em defesa da categoria masculina. Para provar que nós homens queremos mostrar serviço. Nada mais verdadeiro que o trecho a seguir:

A mulherada vive dizendo que está faltando homem no mercado e que eles não querem nada com nada. A realidade é outra! Segundo a psicóloga e Diretora do Instituto de Psicologia Avançada Maura de Albanesi, de São Paulo (SP), eles querem, sim, um envolvimento afetivo maior. “Tenho um paciente, na faixa dos quarenta anos, que é uma raridade na prateleira. Um cara bacana, alto, olhos azuis, mas um pouco tímido. Louco para iniciar uma relação séria. Ele reclama que hoje as mulheres ‘boas’ são comprometidas e as livres só querem farra”.

Leia mais em http://itodas.uol.com.br/portal/final/materia.aspx?canal=10&cod=5723.



Hands Clean
Alanis Morissette
Composição: Indisponível
If it weren't for your immaturity
none of this would have happened
If you weren't so wise beyond your years
I would've been able to control myself
If it weren't for my attention
you wouldn't have been successful and
If it weren't for me
you would never have amounted to very much

(Chorus)
Ooh this could be messy
But you don't seem to mind
Ooh don't go telling everybody
And overlook this supposed crime

We'll fast forward to a few years later
And no one knows except the both of us
And I have honored your request for silence
And you've washed your hands clean of this

You're essentially an employee
and I like you having to depend on me
You're kind of my protege
and one day you'll say you learned all you know from me
I know you depend on me
like a young thing would to a guardian
I know you sexualize me
like a young thing would and I think I like it

(Chorus)
Ooh this could get messy
Ooh you don't seem to mind
Doh don't go telling everybody
And overlook this supposed crime

We'll fast forward to a few years later
And no one knows except the both of us
I've more than honored your request for silence
And you've washed your hands clean of this

What part of our history's reinvented and under rug swept?
What part of your memory is selective and tends to forget?
What with this distance it seems so obvious?

Just make sure you don't tell on me
especially to members of your family
We best keep this to ourselves
and not tell any members of our inner posse
I wish I could tell the world
cuz you're such a pretty thing when you're done up properly
I might want to marry you one day
if you watch that weight and keep your firm body

(Chorus)
Ooh this could be messy
Ooh I don't seem to mind
Ooh don't go telling everybody
And overlook this supposed crime

We'll fast forward to a few years later
And no one knows except the both of us
And I have honored your request for silence
And you've washed your hands clean of this

Ooh this could get messy
Ooh I don't seem to mind
Ooh don't go telling everybody
Overlook this supposed crime

We'll fast forward to a few years later
And no one knows except the both of us
And I have honored your request for silence
And you've washed your hands clean of this.
http://letras.terra.com.br/alanis-morissette/155/.

Se não fosse pela sua maturidade,
nada disso teria acontecido
Se você não fosse tão sábio para a sua idade,
Eu teria sido capaz de me controlar
Se não fosse pela minha atenção,
Você não teria tido sucesso e
Se não fosse por mim,
Você nunca teria chegado tão longe

[Refrão]
Oh, isto poderia acabar mal
Mas você parece não se importar
Oh, não vá contando para todo mundo
E finja não ver este suposto crime

Nós vamos avançar para daqui a alguns anos
Ninguém sabe, exceto nós dois
Eu honrei seu pedido de silêncio
E você saiu de mãos limpas disto

Você é essencialmente um empregado
e eu gosto que você dependa de mim
Você é uma espécie de meu protegido
e, um dia, dirá que aprendeu tudo que sabe comigo
Eu sei que você depende de mim
como um jovem ao seu tutor
Eu sei que você fantasia comigo
como um jovem faria e acho que eu gosto disso

[Refrão]

Que parte da nossa história foi reinventada
e varrida para debaixo do tapete?
Que parte da sua memória é seletiva e tende a esquecer?
Por que essa distância? Parece tão óbvio?

Só lembre-se de não me dedurar
especialmente para membros da sua família
É melhor guardarmos essa história só para nós dois
e não contar para nenhum amigo próximo
Eu queria poder contar para o mundo,
pois você é uma graça quando se arruma
Eu posso querer casar com você algum dia
se você vigiar esse peso e manter o seu corpo firme

[Refrão]
http://letras.terra.com.br/alanis-morissette/69432/.

*****

Evangelho do dia

Mt 5,1-12a

1Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.
Jesus disse:

- Felizes as pessoas que sabem que são
espiritualmente pobres,
pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes as pessoas que choram,
pois Deus as consolará.
- Felizes as pessoas humildes,
pois receberão o que Deus
tem prometido.
- Felizes as pessoas que têm fome e sede
de fazer a vontade de Deus,
pois ele as deixará
completamente satisfeitas.
- Felizes as pessoas que têm misericórdia
dos outros,
pois Deus terá misericórdia delas.
- Felizes as pessoas que têm o coração puro,
pois elas verão a Deus.
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz,
pois Deus as tratará como seus filhos.
- Felizes as pessoas que sofrem perseguições
por fazerem a vontade de Deus,
pois o Reino do Céu é delas.

- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=01/11/2008&EvangelhoID=2724.

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, tu é doido??? Tu é um esquisofrenico, porra. Só fala merda nessa porra de bloge. Vai se tratar e sai da porra desse armário, seu frustrado.