BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Postagens 03.11.2008

Liberdade de expressão com responsabilidade

Leia esse comentário de um companheiro blogueiro:

Críticas anônimas na internet podem ter punição judicial
Divido esta informação com o leitor.
É relevante tanto para mim quanto para quem acompanha esta página.
A edição de hoje do jornal "O Estado de S. Paulo" traz uma reportagem sobre críticas e comentários feitos na internet, inclusive em blogs.
Os comentários ofensivos podem ser punidos judicialmente. E isso vale também para aqueles que optam por se esconder no anonimato.
A matéria revela que o número de ações referentes a problemas virtuais aumentou. Havia 400 em outubro de 2002. De lá para cá, passa de 17 mil.
Reproduzo trecho da reportagem, assinada pela jornalista Laura Diniz:
"Atualmente, a autoria de grande parte das ofensas anônimas feitas via web é facilmente identificada com auxílio da Justiça. As indenizações, quando comprovadas as agressões, raramente são negadas. A responsabilidade de todos está cada vez mais clara: o site de relacionamentos que não tirar conteúdo ofensivo do ar, a pedido da vítima, torna-se réu da ação, o blogueiro que permitir um comentário agressivo a terceiro em seu blog responde na Justiça junto ao agressor, os pais são responsáveis na esfera civil por ofensas feitas via web pelos filhos e por aí vai."
Isso significa, na prática, que o autor do blog é tão responsável quanto o leitor pelo conteúdo que é escrito no espaço de comentários, de forma anônima ou não.
Não vejo problema de comentários ofensivos neste blog jornalístico, desde que foi criado em abril de 2006. Pelo contrário.
O que tenho testemunhado são diálogos virtuais que acrescentam informações, pontos de vista e detalhes, que alçam o internauta à posição de co-autores da notícia.
Mas é fato também que nem todos assinam com o nome e o sobrenome.
É algo importante, que precisa ser pensado coletivamente.
Fica o convite à reflexão.
Categoria: NA MÍDIA
Escrito por PAULO RAMOS às 14h26
Veja em
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2008-10-01_2008-10-31.html#2008_10-01_15_26_43-10623622-27.

***

Crime de mestre

Estava eu ainda há pouco me lembrando de um filme chamado “Um crime de mestre”. Por que me lembrei dele? Não sei. Foi por acaso. O filme é sobre um engenheiro que descobre ter sido traído pela esposa. Então mata ela duas vezes. Na primeira, atira nela dentro de casa e a manda em coma para a UTI. Na segunda, só vendo a película para entender, pois ele armou todo o contexto do crime de maneira que conseguisse se safar, ou seja, planejou um crime perfeito e ainda conseguiu matar a mulher com a chancela da lei. Quer saber mais sobre este filme? Creio que seja um trabalho para a companheira Renata Cordeiro (http://wwwrenatacordeiro.blogspot.com/) ou, se não quiser esperar pelo comentário dela, veja em http://www.interfilmes.com/filme_17288_Um.Crime.de.Mestre-(Fracture).html.
A trama do filme é impressionante. Mas o que me chamou a atenção mesmo foram as reflexões que eu fiz depois de vê-lo.
Acabei formulando as seguintes perguntas, bem parecidas com as que formulei depois que vi “Seu amor, meu destino” (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/11/postagem-do-dia.html):
- Por que aquela mulher o traiu?
- Se ele não a satisfazia nem lhe despertava amor, por que casou-se com ele?
- Por que as pessoas, principalmente os homens, traem? As mulheres, não sei, mas os homens traem mais porque são mais afoitos por sexo e, dia após dia, sempre conhecem uma mulher mais sensual que a outra, se impressionam facilmente e se deixam cair em tentações.
- Como podem os homens exigir sinceridade e reciprocidade de suas companheiras se não são capazes de retribuir e se não temos a devida consideração por elas?????????

***

Evangelho do dia
(Lucas 14,12-14)
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: "Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=3&mes=11&ano=2008.

6 comentários:

MaRu-ShA disse...

me encanta tropa de elite

ex-controlador de tráfego aéreo disse...

Oi Ynot,

Boa dica. É preciso estar atento a esse meio de comunicação, sim.
Valeu!

Fiz um comentário no blog: http://cadinhoroco.blogspot.com/ e usei sua postagem e blog como referência de informação útil aos usuários e em especial aos blogueiros.

Um abraço!!!

RENATA CORDEIRO disse...

Bom dia, querida. Nunca ouvi falar desses dois filmes que vc menciona. Ah! Em tempo: a moça do perfil sou eu.
Beijos,
Renatinha

Lúcia Laborda disse...

Obrigada pela visita, volte, sim? Gostei muito do seu blog! E quanto as críticas e comentários, acho que aqueles ofensivos, realmente não deveriam ser feitos. Mas é uma questão de consciência de cada um, desde que assumam a responsabilidade.
La no blog eu falo de amor, porque acho que isso é o que falta na humanidade e através dele podemos mudar muita coisa. Esta é a minha bandeira; o amor
Beijos

RENATA CORDEIRO disse...

Amigo:
Espero que não tenha ficado chateado comigo ontem. Gosto de vc.
Um beijo,
Renata

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu ainda não assisti ao filme "Crime de Mestre". Referente a traição, eu ouvi uma frase muito boa que diz: "A mulher precisa ter um motivo para trair, já o Homem precisa de uma oportunidade".

Abraços!!!

http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/