BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Postagens de 05.10.2008

Sua família, sua saúde

Isto pode servir como uma das razões de ser da Medicina de Família e de Comunidade, justificável pela atenção integral à saúde do indivíduo e dos seus.

Depois de muita pesquisa, a medicina chegou à conclusão de que a família está no centro da saúde e tem função determinante no bem-estar físico e mental de cada um. O que se passa entre os membros de uma família tem o poder de condicionar as respostas do organismo.

Dezenas de estudos recentes têm trazido à tona informações consistentes para assegurar que os laços familiares não são importantes apenas na formação de hábitos saudáveis, como gostar de frutas e legumes ou praticar alguma atividade física, mas também em muitas outras facetas da vida jamais imaginadas. Segundo especialistas, a boa saúde começa cedo na vida, na infância, influenciada pelo ambiente familiar. E a saúde mais precária também começa dessa maneira.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, reuniu mais de 500 estudos sobre o tema. Uma das mais sólidas descobertas é que as crianças que cresceram em um ambiente de acolhimento e segurança emocional em geral são providas de maior senso de integração social e mais capazes de regular o próprio comportamento para manter a saúde do corpo e da mente independentemente do apoio de outras pessoas.

A outra constatação é que o contrário disso, viver em famílias cujo cotidiano é marcado por episódios de raiva e agressões torna crianças, adolescentes e adultos vulneráveis a uma ampla gama de males físicos e mentais. Isso vale tanto para ameaças imediatas como ficar mais desprotegido diante do risco de tornar-se dependente de álcool, tabagismo e outras drogas, quanto para firmar as bases de longo prazo para a expressão de males cardiovasculares e de desordens afetivas, como a depressão e a ansiedade.

Os pesquisadores acreditam que a manutenção da tensão doméstica e a sensação de desamparo constante, por exemplo, levam ao desajuste de vários sistemas do organismo e podem antecipar enfermidades para as quais a pessoa tenha alguma predisposição genética, como a diabete e o câncer. "O que estamos vendo é que existe uma grande e profunda interligação entre as relações familiares, o estilo de vida, a genética, a saúde e a maneira como as pessoas enfrentam as doenças", explica o geriatra Fábio Nasri, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Veja o restante da matéria em http://www.paulinas.org.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/fc2008/view_PUB-SAU.htm?infoid=37182&editionsectionid=5.

*****

Veneno nosso de cada dia

Atendendo a pedidos. Cuidado, nem tudo que reluz é ouro. Senão, você vira estátua de sal.




Erva Venenosa
Rita Lee
Compositor: Rita Lee / Rossini Pinto

Parece uma rosa
De longe é formosa
É toda recalcada
A alegria alheia incomoda...

Venenosa!
Êh êh êh êh êh!
Erva venenosa
Êh êh êh êh êh!
É pior do que cobra cascavel
O seu veneno é cruel
EL! EL! EL!..

De longe não é feia
Tem voz de uma sereia
Cuidado não a toque
Ela é má pode
Até te dar um choque...

Venenosa!
Êh êh êh êh êh!
Erva venenosa
Êh êh êh êh êh!
É pior do que cobra cascavel
O seu veneno é cruel
EL! EL! EL!..

Se porta como louca
Achata bem a boca
Parece uma bruxa
Um anjo mau
Detesta todo mundo
Não pára um segundo
Fazer maldade é seu ideal
Oh! Oh! Oh!...

Como um cão danado
Seu grito é abafado
É vil e mentirosa
Deus do céu!
Como ela é maldosa...

Venenosa!
Êh êh êh êh êh!
Erva venenosa
Êh êh êh êh êh!
É pior do que cobra cascavel
O seu veneno é cruel
EL! EL! EL!...

Se porta como louca
Achata bem a boca
Parece uma bruxa
Um anjo mau
Detesta todo mundo
Não pára um segundo
Fazer maldade é seu ideal
Han! Han! Han! Haaaan!
-Xá prá lá!...

Erva venenosa!
Erva venenosa!
Venenosa! Venenosa!
Venenosa! Venenosa!
Erva venenosa!
Erva venenosa!
Erva venenosa!
Erva venenosa!...

http://rita-lee.lyrics.com.br/letras/70584/.

*****

Evangelho de hoje

As condições para ser seguidor de Jesus

Lc 14,25-33

Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse:
- Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: "Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!"
- Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz.
Jesus terminou, dizendo:
- Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.

Palavra de Salvação, Glória a Vós, Senhor.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx?Data=05/11/2008&EvangelhoID=2728.

*****

2 comentários:

Felipe disse...

Puts! Cara, é foda...Como disse no meu blog, comprar um carro caro assim para uma finalidade desas, acho que não é boa idéia. Mas fazer oque ne´!?

"/

ex-controlador de tráfego aéreo disse...

Oi Ynot,

A comunidade científica mundial está acordando e fazendo o que realmente interessa ao ser humano. Está deixando de repetir modelos e aprendendo a pensar e aa tirar conclusões do que se observa, até mesmo empiricamente.

A propósito, assista ao vídeo, se é que ainda não o fez. Segue o link:

http://www.cancer-fungus.com/sub-v1pt/sub-pt.html

A dspeito da controvérsia do tema, é de se vislumbrar mudanças radicais a quem não tiver medo de ver e ousar mais.

Um abraço e paz!!!