BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 2 de novembro de 2008

Postagens do dia

AVC OU AVE

No último dia 29, foi celebrado o Dia Mundial de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico. Em Sobral, a data foi celebrada com uma campanha da Sociedade Científica de Neurociências de Sobral realizada na Praça do Arco do Triunfo.
O AVC é qualquer distúrbio da circulação do sangue no cérebro, que impede a irrigação parcial ou total dele. Os efeitos disto podem variar de uma parestesia ou dormência em algum lugar do corpo até a perda total de consciência seguida de lipotimia, ou seja, desmaio.
O AVC na maioria das vezes pode acontecer por conta de uma obstrução de um vaso cerebral importante por um trombo (daí o termo trombose), causando isquemia de tecido nervoso, ou seja, necrose tecidual por falta de oxigênio. Pode acontecer também a ruptura de um aneurisma em um vaso, causando hemorragia ou derrame.
Se alguém sentir uma cefaléia ou dor de cabeça repentinamente, tiver dificuldade de falar, se queixar de alguma dormência, de dificuldade visual e desmaiar, suspeitar de AVC, principalmente se tudo isso vier acompanhado de história de trauma, ou seja, acidente com pancada na cabeça. O que se deve fazer é ligar para o 192 imediatamente. Quanto mais precoce o atendimento, maiores as chances de recuperação e prevenção de possíveis danos neurológicos.
Para prevenir o AVC precisa prevenir-se de doenças cardiovasculares, como hipertensão e diabetes, porque elas é que podem causar lesões vasculares que levem ao AVC. Aquela história de sempre: menos sal, gordura, açúcar e álcool, mais exercício físico, frutas e verduras e nada de tabaco.
Para saber mais sobre AVC, leia as seguintes páginas:
http://www.cerebromente.org.br/n14/doencas/avc.html
http://saude.hsw.uol.com.br/avc.htm.
http://www.entreamigos.com.br/Dicas/acidente.html.
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/avc.asp.

***

Mundo dos blogs em questão


BLOGS ENTRE TEMAS DA MOSTRA DE PUBLICIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

"O crescimento silencioso do universo dos blogs, os conteúdos gerados pelos blogueiros e a troca imediata de informações na rede tem causado uma mudança no mundo da mídia, da publicidade e da comunicação em geral. Para explicar como se deu a formação desse novo mercado, bem como a maneira como ele interfere na nova forma de se fazer publicidade, a especialista em marketing na internet, Fátima Silana, apresenta, no próximo dia 6 o tema: Monitoramento e análise da mídia gerada pelo consumidor.

Leia mais em
http://eliomardelima.blogspot.com/2008/10/blogs-entre-temas-da-mostra-de.html.

***

Evangelho do dia

João 11,17-27

17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá".
23Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará".
24Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia".
25Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?"
27Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/.

***

2 comentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Meu amiguinho:
Tive uma grande decepção amorosa este fim de semana e quanto mais velha se é, maior a decepção e a sua superação. Não sabia o que fazer, então fiz um post novo sobre um filme que adoro. Há poemas, imagens, o de sempre. Espero por você.
Um abraço,
Renata
Não deixe de ir só porque é meu seguidor

Anônimo disse...

buen inicio de smeana para ti :)