BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

49ª edição de 2009

RELATÓRIO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CORPO REPRESENTATIVO DISCENTE DO INTERNATO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC/SOBRAL.

Às 20h30min (vinte horas e trinta minutos) do dia 06 de abril de 2009, na sala 02 da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral, situada na Avenida Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100 – Derby, CEP 62.042-28 – Sobral – Ceará, deu início à Assembléia Geral Extraordinária do corpo discente do internato da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral, cujo objetivo visava reunir pontos representativos e necessários a serem levados à reunião do colegiado do internato no dia 17 de abril de 2009, com vistas a melhora da qualidade e adequado funcionamento do estágio obrigatório e curricular do internato da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral.

A Assembléia foi presidida e secretariada por ______________________ e ________________, representantes discentes da 5ª. Turma da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral. Compareceram os acadêmicos internos regularmente matriculados: _____________________________________________________________________________________. As principais pautas e reinvidicações foram listadas e separadas por serviços como segue abaixo:

Pontos da Reunião:

Saúde Comunitária.

Discutimos a necessidade do CRUTAC/ Sobral ter independência e autonomia do CRUTAC/Fortaleza, já que não há liberdade para a autogestão do sorteio, administração, organização e credenciamento das unidades básicas de saúde nos distritos e cidades da Macrorregional da Zona Norte do Estado.

As atividades e prescrições nos finais de semana no serviço de Saúde Mental, necessitam de objetivos quanto às atividades a serem feitas nos plantões, além da necessidade de médicos plantonistas que tenham vinculo com a faculdade, para que haja o compromisso do ensino.

As Rodas das unidades básicas, vale ressaltar obrigatórias, não contribuiríam para formação acadêmica a partir do momento que tratasse de assuntos burocráticos, admnistrativos e financeiros.

Clínica Médica

Discutimos que os plantões de final de semana na Enfermaria Integrada São Joaquim, que estão sendo atualmente implementados, (Urgência/ Emergência), só seriam válidos a partir do momento que houvesse a presença de um preceptor vinculado à faculdade para que o ambiente de ensino se estabelecesse, tendo em vista a presença de plantonistas no serviço de Emergência e UTI da SCMS sem vínculos com a docência, ou com obrigações de ensino. Além da ausência de objetivos claros a serem cumpridos pelo interno nos plantões, já que não há clareza das funções do interno em tais plantões noturnos.

Ressalto neste caso o Art. 11º. Do Regulamento do Internato Local que estabelece que:

“... no Início do Internato em cada área, o Interno deverá receber a programação escrita das atividades a serem cumpridas, bem como a definição dos objetivos a serem atingidos e dos critérios de avaliação...”.

Além disso, a escassez de aparato instrumental e de recursos humanos para a prática de procedimentos de emergência em tal enfermaria, como reanimação cardíaca, e acesso ventilatório, por exemplo, prejudicam o paciente e a formação médica, já que esta escassez é um problema econômico-administrativo da Direção do Hospital Escola Santa Casa de Misericórdia de Sobral e foge do alcance do poder político discente.

Ressalto também o Art.6º. do Regulamento do Internato Local que estabelece que:

“... o número de horas semanais obrigatórias para cada interno, é de 40 horas, em 02 turnos de 04 horas, diurnos, acrescidos de plantões noturnos que podem ser de 12 ou 24 horas, perfazendo um total de 52 ou 64 horas semanais, de acordo com a programação específica de cada Área, com efetiva orientação do docente responsável pela avaliação do interno...” (Grifo meu).

Discutimos a necessidade de uma cobrança mais ativa e eficiente por parte dos coordenadores da Residência de Clínica Médica, já que os residentes de todos os serviços acabam sendo os pontos de apoio para o ensino prático no internato. Comentamos a respeito do real papel do residente na avaliação presencial, teórico e prática dos acadêmicos internos da cada serviço. Seria a prática docente uma dever, um direito ou um papel de supervisão obrigatório dos residentes? Lembrando que quase sempre a relação interno-residente é uma via de mão dupla e se caracteriza por um trabalho conjunto de aprendizado contínuo e constante.

Concluímos da urgente necessidade de um médico Staff de CLÍNICA MÉDICA qualificado para ser contratado como funcionário da SCMS e docente da UFC para assumir a administração, gerenciamento e atendimento da Enfermaria Integrada São Joaquim da SCMS, que, consequentemente, assumiria a residência e o internato da Clínica Médica, tendo em vista que tal problema administrativo do hospital afeta o ensino e, principalmente, o atendimento dos pacientes, além de mais uma vez afetar o ensino no internato de Clínica Médica.

Elogiamos os serviços do Hospital do Coração, serviço de Neurologia, serviço de Terapia Intensiva e Serviço de Doenças Infecto-parasitárias (DIP), assim como os serviços de Fortaleza que reservam vagas para alunos do internato da Medicina, UFC-Sobral. Todos com excelentes preceptores e “Staffs”, compromissados com o ensino.

Pediatria

Elogiamos o serviço de neonatologia. E sugerimos a visita aos neonatos do Berçário de Alto Risco (BAR), tendo em vista a diversidade de casos, procedimentos e condutas enriquecedoras para o ensino.

Elogiamos a maioria dos preceptores da neonatologia, enfermaria e emergência pediátrica pela excelência e dedicação no ensino médico e discutimos que as atividades de avaliação, prescrição e repetição de prescrições de pacientes na enfermaria e emergência pediátrica pelo interno sem supervisão médica acaba se constituindo em prática desconfortável, já que não trás aprendizado, nem conhecimentos novos, além de prejudicar a formação de um raciocínio clinico e da possibilidade de eventualmente prejudicar os pacientes, trazendo complicações ético-legais.

Gineco - Obstetrícia

Questionamos o real motivo da impossibilidade de férias no último serviço do primeiro ano, já que tal norma regulamentadora forçou a escolha de férias dos internos no serviço que antecede o último do primeiro ano. Esta norma ocasionará na ausência de metade dos internos do Serviço de Gineco-obstetrícia de maio à agosto de 2009, sobrecarregando os demais colegas. Daí perguntamos o porquê desta regra, qual a justificativa para não tirar férias no último serviço do primeiro ano?

Questionamos a necessidade de uma reforma na sala de estudos da gineco-neonato-obstetrícia, já que tal espaço abriga grande número de estudantes, residentes, e platonistas, além do considerável número de atividades e da multifuncionalidade para a qual a sala é utilizada.

Elogiamos o serviço de uma maneira geral e aventamos a possibilidade de uma integração da ginecologia com a obstetrícia, já que os plantões da obstetrícia causam insegurança para os internos que rodam no serviço de ginecologia.

Elogiamos a organização, a real supervisão docente, o acompanhamento prático dos residentes e preceptores, as diversas sessões, aulas, seminários, discussões de protocolos e de artigos que ocorrem semanalmente no serviço de gineco-obstetrícia.

Cirurgia

Elogiamos e parabenizamos o significativo e considerável número de médicos Staffs e preceptores do serviço de cirurgia, assim como o compromisso dos Staffs e residentes de cirurgia geral com o ensino no internato, assim como elogiamos a organização das atividades e visitas nas enfermarias e emergência cirúrgica.

Discutimos a falta de horário livre para estudo, de uma forma geral na maioria dos serviços. Discutimos a sobrecarga de pacientes na enfermaria de cirurgia, decorrente da diminuição do número de internos ocasionada pela recente implementação de estágio obrigatório na emergência cirúrgica da SCMS.

Geral

Ressaltamos de maneira geral a necessidade de respeito dos horários livres semanais para estudo. A necessidade de um repouso logístico, bem estruturado, e coerentemente planejado, vale ressaltar: em fase final de implementação. A necessidade de supervisão médica em serviços com escassez de preceptores, sobrecarregados e superlotados de pacientes. E relembramos da real função do internato médico que é assegurar o ensino de habilidades, atitudes e conhecimento técnico-científico para formação médica, sempre com a efetiva orientação do docente responsável pela avaliação do interno.

Sendo assim e nada mais havendo a tratar eu, ________________e _______________, presidentes e secretários desta Assembléia Geral Extraordinária, lavramos o presente documento que, após ser lido e aprovado, será assinado pelos discentes presentes na reunião e pelos acadêmicos constituintes do internato da Faculdade de Medicina da UFC/Sobral.



*****

Manchetes do dia


No dia 22 de abril comemora-se o dia Planeta Terra

http://br.noticias.yahoo.com/s/20042009/48/saude-no-dia-22-abril-comemora.html.

Pelo telefone, bombeiro salva criança que engasgou com leite

Veja em http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1463:pelo-telefone-bombeiro-salva-crianca-que-engasgou-com-leite-&catid=53:noticias&Itemid=46.

Doenças infecciosas matam 44,3 mil pacientes em 1 ano

Vergonhoso. Veja mais em http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1474:doencas-infecciosas-matam-443-mil-pacientes-em-1-ano&catid=53:noticias&Itemid=46 .

EX-BISPO DE QUIXADÁ É ASSALTADO

Passando dos limites. Esses sim merecem a excomunhão. Veja mais em http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1471:ex-bispo-de-quixada-e-assaltado-&catid=49:violencia&Itemid=57.

Wagner Moura será Capitão Nascimento emTropa de Elite 2

http://br.cinema.yahoo.com/noticias/22067.

Vítimas de desastres do clima aumentarão 50%

http://www.opovo.com.br/internacional/871900.html.

Oftalmologistas denunciam os ´falsos médicos´

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632388.

Buracos se espalham nas ruas e deixam trânsito mais caótico

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632379.

Clássico no próximo domingo: Ceará VS. Fortaleza

http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/871822.html.

Brasil segue dividido sobre ditadura, afirma pesquisador

http://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2009/04/21/ult611u81184.jhtm.

Confirmada quarta morte por dengue hemorrágica em Cuiabá

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/04/21/ult4469u40232.jhtm.

Brasília comemora 49 anos com festa na Esplanada; eventos devem reunir 1,5 mi de pessoas

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u553865.shtml.

Termina operação da PM para localizar assassinos de grávida

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1091846-5606,00.html.





*****


Evangelho de 22042009


João 3, 16-21


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 16Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus. 19Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. 20Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.21Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=22-04.




*****




Um comentário:

Daniel disse...

Gosto muito dessa passagem biblica. Te add no meu blog. Um abraço.

http://contesta-acao.blogspot.com