BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

51ª edição de 2009

Peregrinos do SUS

Na edição da última sexta feira do Jornal Hoje, foi apresentada uma matéria sobre o drama de cidadãos que moram no interior do Estado do Espírito Santo e que precisam se deslocar para a capital do Estado em busca de atendimento médico especializado. Não sei porque eles escolheram justamente o Espírito Santo. Isto deve acontecer em todo o Brasil. O Ceará não foge a regra. Por isso não pude me conter calado e fiz o seguinte comentário na página do telejornal:

Essa cena mostrada na reportagem eu já vi antes. Ou melhor, vejo quase todos os dias. Sou estudante de medicina e quase todos os pacientes que já vi ou que vejo nos ambulatórios, clínicas e hospitais onde estagiei ou ainda estagio, seja em Fortaleza ou em Sobral, passaram por esta situação, porque são duas cidades tidas como pólos de referência em saúde do nosso Estado.
"O secretário de Saúde do Espírito Santo, Anselmo Tozi, disse que está tentando fazer parcerias com os prefeitos para levar médicos para as cidades do interior. Mas que os pacientes com consultas marcadas nos hospitais de Vitória têm de ser atendidos.
Já o Ministério da Saúde diz que nos últimos dois anos ampliou em R$ 6 bilhões a verba enviada a estados e municípios para que eles ofereçam exames, consultas e internações. Além disso, o ministério estimula a formação de redes intermunicipais de saúde para suprir as carências no atendimento médico."
Pelo menos lá no Espírito Santo parece que alguém está tomando providências. No Ceará, há algum tempo a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou o projeto "Telemedicina", com o objetivo de levar médicos especialistas da capital a participarem via Internet e em tempo real de consultas realizadas por clínicos gerais ou por médicos de família no interior e tentar diminuir a necessidade de encaminhar pacientes para Fortaleza. O projeto já foi testado mas não sei se o projeto vingou.

Mesmo em Sobral, que é referência e que conta com uma moderna faculdade de medicina, ainda há uma grande carência de especialidades, como pneumologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, cirurgias torácica e vascular, entre outras que só contam com 1 representante ou nenhum, e uma grande carência de exames complementares, sejam de laboratório ou de imagens. As emergências dos hospitais de referência, em Sobral e em Fortaleza, vivem lotadas. Muitos pacientes são mandados por outros municípios, às vezes até por outros Estados, e é questionável a real necessidade de a maioria deles estar lá, ou se seus problemas poderiam ser melhor solucionados se suas prefeituras melhorassem a atenção básica à saúde.

Saiba mais em
>http://g1.globo.com/Noticias/0,,FLC0-5597-4507474,00.html.



*****

Manchetes de hoje

Brasileiro recém-chegado do México é internado com suspeita de gripe suína

>http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u556523.shtml

Agência de turismo no Congresso

>http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-04-26_2009-05-02.html#2009_04-26_18_07_54-9961110-0.



Sociedade fora de controle

>http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u556500.shtml




*****

Evangelho de 27042009

João 6, 22-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Nesse meio tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 24E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura. 25Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui? 26Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. 27Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal. 28Perguntaram-lhe: Que faremos para praticar as obras de Deus? 29Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=27-04.


*****

Nenhum comentário: