BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

50ª edição de 2009

Burguesinha





*****


Resultado da reunião recente do colegiado do internato


;">Saúde Comunitária.

CRUTAC: houve uma reunião de representantes da Famed, da secretaria de saúde e do internato e eles decidiram a compra de um microônibus para levar estudantes, mas enquanto isso o CRUTAC deve ser feito pelo sorteio de fortaleza, por um município registrado ou pelos postos de saúde.

Saúde Mental: Falar com a Prof. Trícia sobre a s prescrições de fim-de-semana que não acrescentam muito ao nosso aprendizado.

Clínica Médica

Plantões na Enfermaria Integrada: “São momentos de vivencia, que o interno deve ter.” Sugeri que fossem dois internos por noite, mas não foi aceito. Houve exaltação dos ânimos e eles lembraram que durante anos o HU não tinha staff, só tem há 3 anos.. e que isso é um processo.

Além disso, a escassez de aparato instrumental e de recursos humanos para a prática de procedimentos de emergência : Será providenciado junto com o conselho através do planejamento operacional...

Discutimos a necessidade de uma cobrança mais ativa e eficiente por parte dos coordenadores da Residência de Clínica Médica, já que os residentes de todos os serviços acabam sendo os pontos de apoio para o ensino prático no internato. Comentamos a respeito do real papel do residente na avaliação presencial, teórico e prática dos acadêmicos internos da cada serviço. Seria a prática docente uma dever, um direito ou um papel de supervisão obrigatório dos residentes? Lembrando que quase sempre a relação interno-residente é uma via de mão dupla e se caracteriza por um trabalho conjunto de aprendizado contínuo e constante.

Será feita uma reunião da clinica médica.. em que residentes e internos estarão presentes para discutirmos esses pontos.. DIA 28/04 – NA DIÁLISE COM O DR. PAULO

Staff de CLÍNICA MÉDICA qualificado: será contratado... com a verba do hospital-escola

Gineco - Obstetrícia

Questionamos o real motivo da impossibilidade de férias no último serviço do primeiro ano?

O Dr. Daniel hardy estava lá e falou que algumas provas de residência começam em outubro e outras são em Nov / dez e que os serviços seriam prejudicados sem a presença do I4 e SEM o I2 – resumindo. A gente cobre os i4, para que no futuro os i2 nos cubram.

Questionamos a necessidade de uma reforma na sala de estudos da gineco-neonato-obstetrícia, já que tal espaço abriga grande número de estudantes, residentes, e platonistas, além do considerável número de atividades e da multifuncionalidade para a qual a sala é utilizada. Será providenciado junto com o conselho através do planejamento operacional...

Cirurgia

Discutimos a falta de horário livre para estudo, de uma forma geral na maioria dos serviços. Discutimos a sobrecarga de pacientes na enfermaria de cirurgia, decorrente da diminuição do número de internos ocasionada pela recente implementação de estágio obrigatório na emergência cirúrgica da SCMS.

Dr. Silton estabelecerá para os próximos a rodarem na cirurgia: 12h livre na semana e um plantão durante o fim-de-semana de horas também.. é.. as coisas conseguiram ficar piores.




*****

Manchetes de 24042009

Forquilha sangra após 13 anos

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632563

Em sua cidade natal, Roberto emociona 12 mil fãs

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=255188&modulo=972

Clássico terá 700 PMs no Castelão

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632604

Curso capacita para tratamento de TDAH

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632572

Hospitais sem soro fisiológico

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=632529

PIB do país deve ‘encolher’ 1,3% em 2009

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1093877-9356,00-ECONOMIA+BRASILEIRA+DEVE+SOFRER+PIOR+RETRACAO+DESDE+PREVE+FMI.html

A seguir, duas piadas de mau gosto.

Criminosos roubam ônibus e bloqueiam avenida para assaltar banco em SP

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1093602-5605,00-CRIMINOSOS+ROUBAM+ONIBUS+E+BLOQUEIAM+AVENIDA+PARA+ASSALTAR+BANCO+EM+SP.html

Quatro suspeitos usam carroça para roubar quiosques na Barra

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1093601-5606,00-QUATRO+SUSPEITOS+USAM+CARROCA+PARA+ROUBAR+QUIOSQUES+NA+BARRA.html





*****

Evangelho de 24042009


João 6, 1-15


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 1Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.) 2Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos. 3Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos. 4Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus. 5Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer? 6Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer. 7Filipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço. 8Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: 9Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes... mas que é isto para tanta gente? 10Disse Jesus: Fazei-os assentar. Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil. 11Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam. 12Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos. 14É vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo. 15Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=24-04.



*****



2 comentários:

Daniel disse...

Você parece que advinha as passagens bíblicas que gosto :) Um abraço.

http://contesta-acao.blogspot.com

Anônimo disse...

Cara, eu naum entendi pq tu botou esse clip aí, mas ele é a cara duma amiga minha que fez aniversário por esses dias. Parabens pelo bloge, viu.