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quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tragédia na estrada


FALTAM 341 DIAS.




Na tarde da sexta-feira passada, dia 18, houve um acidente com um ônibus da Expresso Guanabara que se dirigia de Fortaleza para Teresina. O sinistro ocorreu em um trecho da BR 222 que cruza uma localidade rural, há cerca de cinquenta quilômetros da sede do município de Sobral. Até a manhã de segunda-feira, teriam sido computados pelo menos 4 óbitos causados pelo acidente, sendo que dois deles ocorreram no local do acidente, e pelo menos doze passageiros ainda estariam internados na Santa Casa de Sobral em estado grave, e alguns destes tiveram membros amputados, outros precisariam ser submetidos à cirurgias plásticas reparatórias. Saiba mais em:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/acidente-em-sobral-tres-passageiros-ainda-correm-risco-de-morte/.
http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=2749.
http://camocimonline.blogspot.com/2009/12/onibus-capota-proximo-sobral.html.
http://sobraldeprima.blogspot.com/2009/12/acidente-na-br-222-com-onibus-da.html.
http://www.radiocaicara.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6446:acidente-com-onibus-da-guanabara-em-sobral&catid=31:noticias&Itemid=61.
http://cearaenoticia.blogspot.com/2009/12/18uma-das-vitimas-do-acidente-na-br-222.html.
http://opovo.uol.com.br/cidades/938399.html.
http://www.meionorte.com/efremribeiro,acidente-com-onibus-na-br-222-de-fortaleza-para-teresina-deixa-pelo-menos-quatro-mortos,110941.html.
Ainda há grandes especulações a respeito das causas desse acidente. Há quem atribua a culpa à empresa de ônibus, alegando o mau estado de conservação de seus veículos, como se vê em http://www.rastreadoresdeimpurezas.org/2009/12/deveria-lamentar-em-nota-nos-jornais.html e http://www.rastreadoresdeimpurezas.org/2009/12/monopolio-do-transporte-interurbano-de.html, para o qual o governo cearense teria feito vista grossa, quando mudou recentemente as regras de concessão das linhas de transportes intermunicipais de ônibus, permitindo a permanência de apenas algumas empresas em atividade naquelas linhas (http://camocimonline.blogspot.com/2009/11/ipu-brasilia-deixa-de-operar-em-camocim.html).




Olha, eu não queria entrar no mérito dessa questão agora, mas tenho que aproveitar para dizer que acho que foi uma grande sacanagem que o governo estadual fez, ao mudar o sistema de transportes interurbanos, de uma hora para outra, sem dar a mínima chance de as diversas empresas de ônibus poderem concorrer de maneira justa ao direito de transitarem nas diversas linhas rodoviárias que cortam o Estado (http://opovo.uol.com.br/cidades/929570.html, http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=276055&modulo=966 e http://www.seinfra.ce.gov.br/index.php/listanoticias/452-ceara-inicia-operacao-pioneira-de-sistema-de-transporte-intermunicipal). Tudo bem que muitas das empresas mais antigas tinham veículos antigos e desconfortáveis e prestavam serviços de má qualidade, mas não tiveram ao menos tempo hábil para se aprimorarem e se adequarem às licitações. Foram sumariamente dizimadas e, com elas, os sustentos de milhares de famílias de seus funcionários. Tudo bem que esse processo pode trazer algumas vantagens, especialmente para o povo de Camocim (http://camocimonline.blogspot.com/2009/11/como-guanabara-vai-operar-em-camocim.html), como conforto, segurança, pontualidade, organização e principalmente redução nos preços das passagens. No entanto, é questionável se vale a pena um progresso que se desenrola de maneira desumana. Além disso, desconfio dessa redução nos preços das passagens, porque, pela lógica, se a concorrência no setor diminuiu, a tendência seria de os preços subirem. Isso é muito estranho. Eu também não tenho tanta certeza de que o povo cearense ganhou realmente alguma coisa com essas mudanças.
Se houve desleixo por parte da empresa, no tocante a manutenção de seus veículos, ainda não se sabe. Não é querendo "passar na cara", mas é provável que tenha havido desleixo por parte dos passageiros também. Como viajo frequentemente no mesmo percurso e pela mesma empresa, há cinco anos, já observei que sou um dos poucos passageiros que usa o cinto de segurança. Não é querendo pôr a mão no fogo pela Expresso Guanabara, mas, se não me falha a memória, em todos os carros da empresa em que estive, sempre encontrei cintos à disposição funcionando. Além disso, nas viagens que eu fiz, quase sempre os motoristas pediam aos passageiros que pusessem os cintos de segurança, apontavam as saídas de emergência e instruíam sobre como abri-las, se necessário. Enfim, o cinto de segurança poderia não ter evitado o capotamento do ônibus, mas poderia ter evitado maiores danos à integridade física dos passageiros.
Notei que existe certo descaso das autoridades em relação aos transportes terrestres. Quem viaja de avião, é obrigado a usar o cinto, mas não há quem fiscalize o cumprimento dessa regra nos ônibus. Outro ponto em que há falhas no transporte rodoviário é com relação à segurança. Assim como nos aeroportos, deveria haver buscas de armas e de drogas também nas rodoviárias. A identificação dos passageiros deveria ser também mais rigorosa nas rodoviárias. Nem sempre o motorista ou o funcionário encarregado de receber as passagens e de embarcar os passageiros exige a documentação deles, conforme as ordens da empresa. De qualquer maneira, acredito que os nomes dos passageiros ficam registrados em algum banco de dados da empresa.
Quem não tem carro de vidro que atire a primeira pedra. Às vezes, é possível ver pedras que voam, em diversas estradas brasileiras, especialmente durante a noite (http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/veiculos-sao-alvo-de-vandalismo-na-br-116-no-ceara/). Existem pedras voando também nas avenidas das grandes cidades, como se pode ver em http://www.meionorte.com/noticias,morte-de-mulher-atingida-por-pedra-em-onibus-nao-foi-acidental,86640.html, http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1306805-16022,00-CRIMINOSOS+JOGAM+PEDRAS+NAS+RODOVIAS+PARA+COMETER+ASSALTOS.html e http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1336713-5598,00.html. Comentarei mais sobre as pedras urbanas em outra oportunidade. Nas estradas, há quem acredite que isso se trata apenas de brincadeiras de mau gosto feitas por crianças e adolescentes que vivem às margens das rodovias, do mesmo modo que faziam, brincando de "tiro-ao-alvo" com os trens, nos tempos do transporte ferroviário. Há também quem acredite que aqueles menores são aliciados por assaltantes para fazerem os veículos pararem nas estradas e serem abordados. A maioria das ocorrências de roubos nas estradas das quais tomei conhecimento ocorreram à noite, principalmente de madrugada. Talvez os criminosos prefiram a noite porque, como diz o ditado, "a noite, todos os gatos são pardos". Existe uma passagem da bíblia que diz que aqueles que fazem o bem procuram a luz, para que suas obras sejam vistas. Quem pratica o mal, prefere ficar nas trevas. Você acredita que, às três da manhã, enquanto você está dormindo em seu lar, existem pessoas mal intencionadas e determinadas ao relento, à beira de uma estrada, dentro de um matagal, suportando o frio, o cansaço e talvez até picadas de insetos, tudo por opção própria??? Como se vê, o maior flagelo de quem viaja por essas estradas é a falta de segurança, em todos os sentidos. Ninguém leva isso à sério. Sabe Deus porque motivo, me parece que a imprensa prefere omitir a maioria daquelas ocorrências. Por isso que a maioria das pessoas não conhece os riscos de viajar de ônibus. Não gosto de pegar estrada à noite, principalmente de madrugada. Só o faço quando é o jeito. Meus amigos me tomam por mentiroso e não respeitam minhas opiniões. Eu tenho as minhas convicções. Se eu tenho opção de viajar da maneira que me deixa mais confortável, por que viajar da maneira que eles querem??? Não sou paranóico. Apenas acho que tenho o direito, ou melhor, o dever de me resguardar e de zelar pela minha própria segurança, evitando, dentro dos limites do bom senso, locais e situações de risco. Se existem opções melhores, por que não aproveitá-las??? Se existe gente que acha que eu não tenho vida porque evito viajar de madrugada e evito caminhar a pé por vários quarteirões, em algumas cidades e em certos horários, então eu também não tenho vida porque nunca experimentei drogas ilegais, nunca fumei, restrinjo minha ingesta alcoólica, nunca transei sem camisinha, nunca brinquei de "pega" com meu carro e nunca pratiquei alpinismo ou pulei de pára-quedas, entre outras coisas que muita gente acha que é normal fazer e que fazem parte da vida. Da vida delas. Isso me fez lembrar que depois eu preciso comentar sobre hábitos que eu tinha, mas perdi ao longo dos anos, e isto às vezes me faz sentir velho.
Voltando aos problemas nas estradas, se eu fosse um gestor público, eu me sentiria desanimado e talvez pensasse em desistir de mandar reparar as estradas. Tomando como exemplo clássico a BR 222, pela qual eu transito mais frequentemente, o que se vê é a mesma aladainha, todos os anos, um problema antigo (http://www.jusbrasil.com.br/noticias/966568/caminha-critica-condicoes-das-rodovias-federais-no-ceara). Mal caem as primeiras gotas das chuvas, pelo menos 50% do trecho da BR 222 entre Fortaleza e Sobral fica arruinado. Dizem que a referida rodovia também fica arruinada, de Sobral até a divisa entre Ceará e Piauí, passando sobre a Serra da Ibiapaba. E assim acontece, todos os anos, após as chuvas, coincidência ou não, apenas com as BRs que cruzam o Ceará. Fontes afirmam que, em Estados vizinhos, as estradas federais estão impecáveis, como se pode ver em http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/um-protesto-a-la-tapa-buraco/, http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/dnit-ce-manda-resposta-par-criticas-de-cid-gomes-via-blog/, http://www.opovo.com.br/opovo/politica/922661.html e http://www.opovo.com.br/opovo/politica/922660.html. E ainda querem instalar fiscalização eletrônica em estradas assim (http://fimdeano.revistadoonibus.com.br/noticias/20091215_maisfiscalizacaobasBRSdocearaem2010.asp).
Leia relato do amigo Cleiton, sobre as BRs pelas quais ele transitou recentemente:
</blockquote>Para conhecimento;

BR 116 (Fortaleza – Salgueiro)

Vim de Serra Talhada para Fortaleza e percorri o mesmo trecho pelo O Povo. O descaso está apenas no Ceará, pois o trecho da 116 nos estados de Pernambuco e Paraíba são verdadeiros tapetes. Basta entrar nos trechos do Ceará que se percebe a diferença. É muito grande. Nos outros estados, pista nova, ótima sinalização e postos da PRF, já no nosso... Remendos, Buracos, Falta de sinalização e dificilmente se vê um carro (isso é, se pudermos chamar aquelas D10 de carro) da PRF.

É um Absurdo!



BR 222 (Fortaleza – Teresina)

Recentemente fui até Teresina. O trecho de Fortaleza para Tianguá, também totalmente esburacado, com remendos, falta acostamento, sem sinalização, basta ultrapassar a divisa, de São João da fronteira – PI, até Teresina/Timon, que o trecho é perfeito não há nenhum buraco.



BR  304 (Fortaleza – Mossoró)

O trecho que se inicia em Boqueirão do Cesário e se estende até a divisa com o R. G. do Norte, também encontra-se precário, em alguns trechos estão fazendo um serviço porco, tirando a "capa" do asfalto e colocando uma outra, apenas isso. (Em 3 meses vai ficar esburacada novamente) basta ultrapassar a divisa para o R. G do Norte que você entra em uma BR super conservada até Natal um trecho novo e super sinalizado.



Algo mais estranho é saber e ver no PI, PE, PB e RN o exercito que realiza a manutenção das estradas e no Ceará quem realiza são as empreiteiras dos políticos, ou arrumadas por eles em licitações fajutas.</blockquote>

Voltando ao exemplo da nossa querida BR 222, que liga Fortaleza à Belém, se não me engano, por onde trafego há cinco anos, já me acostumei a vê-la, quase todos os anos, intransitável em abril e um tapete em dezembro. No entanto, 2009 foi um ano atípico. Nunca tinha visto aquela estrada tão estragada antes, mas estava tão estragada que tornava a distância entre Fortaleza e Sobral cada vez maior e a viagem entre essas cidades cada vez mais demorada. O caos este ano foi maior porque as duas vias alternativas que ligam Fortaleza e Sobral, uma rodovia estadual que passa por Itapipoca e o trecho da BR 020 que vai de Fortaleza a Santa Quitéria passando por Canindé, seguido por uma rodovia estadual que passa pelo distrito sobralense de Taperuaba, também estavam comprometidas. Como choveu muito na Zona Norte do Estado, no começo do ano, e eu vou comentar sobre isto em breve, botaram a culpa de tudo isso na coitada da chuva, que o nordestino tanto espera para festejar e, quando ela vem... Pobre São Pedro. Desta vez as obras de reparação das estradas, mesmo sendo paliativas, demoraram a serem postas em prática, mesmo nas rodovias estaduais cearenses, que eram consideradas modelos de conservação. Aquela rodovia estadual que eu falei que passa por Itapipoca, no seu trecho de cerca de trinta quilômetros que separam Santana do Acaraú e Sobral, estava como se tivesse sido bombardeada em uma guerra, na última vez que passei por lá, em outubro. Se fossem confirmados os boatos de que a chegada de astronautas à Lua, há quarenta anos, foi uma montagem televisiva (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/edicao-de-20-07-2009.html), seria bem provável que aquelas cenas de homens caminhando na Lua e fincando uma bandeira no chão tivessem sido gravadas naquela humilde estrada entre Sobral e Santana do Acaraú, que, segundo minha mãezinha, ainda não havia recebido asfalto naquela época, mas talvez já estivesse cheia de crateras.



Há uns dois meses, trafegando pela – sempre ela – BR 222, nossa "222 Route", notei que havia em um trecho afastado de área urbana, pasme, um semáforo. Isso mesmo, um sinal de trânsito em uma estrada, mas há explicação lógica para isso. O semáforo fica próximo a uma ponte, perto de Itapajé, que teve sua estrutura comprometida pelas chuvas e ainda está em reparação. Acredito que seja por isso.



Quanto à tragédia da semana passada, infelizmente já está feita. O que podemos fazer agora é ajudar os sobreviventes e os familiares dos que não sobreviveram. Lamentavelmente este fim de ano não será bom para eles. Acredito que, quem quiser contribuir de alguma forma, pode e deve procurar uma unidade do Hemoce para doar um pouco de seu sangue a fim de ajudar as vítimas. Se não servir para elas, com certeza servirá para outrem, no feriadão que se aproxima (http://radiouniaodecamocim.blogspot.com/2009/12/acidente-em-sobral-hemoce-convoca.html).
Enquanto eu comentava sobre aquele acidente do ônibus, soube que aconteceu outro acidente na BR 222, na manhã desta segunda, mas desta vez não foi tão grave, graças a Deus (http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=2775).

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