BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Abbey Road 2

Os Beatles foram, de fato, uma banda abençoada. Por falar em Beatles, lembrei-me que uma vez, porque John disse que a banda era mais popular que Jesus Cristo, eles foram massacrados pela opinião pública. A Igreja Católica os absolveu recentemente, como você pode recapitular em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/11/edio-de-30112008.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-de-02122008.html.

Se certos políticos de Sobral se considerassem explicitamente mais populares que Cristo, talvez até o bispo da diocese local os canonizasse, ou pelo menos seria obrigado a canonizá-los. À propósito, os sobralenses ainda estão "órfãos", desde que o bispo Dom Fernando Saburido foi transferido de volta para sua terra, por ordem de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, a fim de assumir a Arquidiocese de Recife e Olinda, no lugar de Dom José Cardoso, o arcebispo que teria causado polêmica internacional, ao excomungar envolvidos no aborto de uma menina de nove anos que estava grávida por causa de um estupro (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/03/31-edicao-de-2009.html). Veja a defesa do arcebispo em http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3616925-EI6594,00-Dom+Jose+Nao+dei+excomunhao+E+a+lei+da+Igreja.html.

Gostaria de aproveitar o ensejo e pedir desculpas à Dom Cardoso por ter tirado conclusões precipitadas sem conhecer o seu lado da história. Entretanto, eu acho muito estranho que o próprio Vaticano tenha acusado o arcebispo como responsável pela excomunhão e criticado sua suposta atitude. Dom Cardoso alegou que não foi ele quem excomungou alguém. Referiu que as leis da Igreja já excomungam automaticamente quem pratica o aborto e que a penalidade aos infratores não é aplicada pelo clero. O impedimento de receber as graças de Deus nesses casos seria imposto pelo próprio Deus. Quem redigiu essas leis aparentemente se sentia seguro de que estava a par do que Deus pensa. De qualquer forma, isso tudo aparentemente mostra que o Vaticano não é mais tão rígido quanto se pensa, e que há segmentos na Igreja mais rígidos que ele. Jesus Cristo não era necessariamente contrário às leis, até porque elas são um mal necessário para ordenar a vida social, mas Ele nos ensinou que as leis jamais devem estar acima da misericórdia e do amor. Ou seja, a salvação da humanidade não depende de aplicação e de obediência cegas e mecânicas às leis. Por isso, Ele criticava tanto os doutores da lei. A Igreja também tem suas leis escritas no Código Canônico, mais por uma formalidade, mas a aplicação delas não é mecânica nem rígida. Existem certa maleabilidade e certo bom senso na aplicação dessas leis. Até porque o objetivo deles é ajudar, não prejudicar mais ainda. Bem, o importante agora é não usar mais Dom Cardoso como bode expiatório.

Voltando ao caso de Dom Fernando, que vai agora respirar os ares renovados de sua terra natal, Sobral aguarda uma definição do Papa Bento XVI sobre o próximo a ocupar o cargo de bispo desta diocese. Olha como estamos importantes. O Papa lá na Europa vai se lembrar de nossa humilde cidade encravada no semi-árido nordestino e nomear pessoalmente um bispo para um lugar que ele não conhece. Saiba mais em:

http://jornalcorreiodasemana.wordpress.com/2009/08/23/em-sobral-padre-timb-eleito-administrador-diocesano/.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=262428&modulo=178.

Se qualquer bispo tivesse a ousadia de excomungar um médico que realizasse aborto em Sobral, eu tenho a impressão de que esse bispo é quem acabaria sendo excomungado, porque aparentemente a nossa igreja ainda é grosso modo influenciada pela política em nosso meio.

O que isso tudo tem a ver com os Beatles??? Nada. Ou melhor, tem sim, porque eu comecei dizendo que os Beatles ontem se achavam mais populares que Cristo, hoje eles são prestigiados pela Igreja. Comparei a situação deles com a realidade do meio em que vivo e acabei "viajando na maionese", como sempre faço. Deixe para lá. Relembre agora as melhores postagens publicadas sobre os Beatles neste blog:

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/05/beatles-love.html.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-especial-de-12-12-2008.html.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/please-please-read-my-blog.html.

Recomendo que você leia no Estadão a melhor definição que eu vi para os Beatles até hoje: http://blog.estadao.com.br/blog/palavra?title=os_beatles_sao_uma_metafora_da_vida&more=1&c=1&tb=1&pb=1. Lá, deixei o seguinte comentário:

"Essa é a melhor definição para os Beatles que eu já vi até hoje. É isto que vou responder aos meus filhos, quando eles me perguntarem quem foram os Beatles. Se eu pudesse, aplaudiria este blog de pé. Parabéns. Vamos manter a chama viva do que há de melhor na música."

Saiba mais sobre o grupo em http://home.att.net/~chuckayoub/the_beatles_lyrics.html.

Veja agora o trailer do filme musical "Across the Universe", dedicado aos Fab Four, com a participação de Bono Vox, vocalista do U2. Este eu recomendo:

Veja também este comercial curioso feito para a divulgação da nova versão do jogo de videogame "Rock Band", cuja temática são os "Fab Four". Saiba mais em http://www.thebeatlesrockband.com/.



 


 

Nenhum comentário: