BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro de 2009




Para ontem, estava prevista uma visita do presidente Lula a Sobral. Quem visse como a cidade foi preparada para recebê-lo, ficaria impressionado. Passaram uma boa maquiagem: buracos no asfalto fechados, lixo retirado das ruas, faixas de pedestres com as pinturas retocadas, árvores plantadas ao longo de algumas avenidas, policiamento intensificado, luzes intensificadas nas vias públicas, bâneres para saudá-lo pendurados em pontos estratégicos, entre outros. Não os culpo por isso. Afinal, quem não arruma o lar quando está prestes a receber uma visita???

Geralmente, costumo me nutrir entre onze e doze horas no Restaurante Popular de 1 real, um empreendimento municipal inspirado no “Fome Zero”. Hoje ele estava mais lotado que o habitual, pois muitas pessoas de cidades vizinhas, principalmente caravanas de estudantes, vieram prestigiar o Presidente da República. Muitos traziam faixas e bandeiras. O cardápio do dia estava mais caprichado que o habitual, como se Sua Excelência fosse para lá sentar-se à mesa.

A prefeitura mandou fechar todos os postos de saúde para que os funcionários comparecessem ao local onde o presidente inauguraria uma espécie de instituto de tecnologia. E esse lugar fica no meu bairro, onde muitas ruas e quarteirões foram interditados, o trânsito estava caótico e tive dificuldade em voltar para casa. Perto daqui também há um pequeno aeroporto onde ele devia ter aterrissado às 12:30. Estacionei perto e fiquei lá observando o movimento até 13h e nada.

Enfim, a cidade foi mobilizada como se ontem fosse feriado da independência. Uns gostaram, outros não. Muitos estavam ali a contra-gosto. Parecia o episódio mais recente do humorístico “Toma lá dá cá”, quando d. Alvará, a síndica do condomínio “Jambalaia Ocean Drive”, obrigou os condôminos a irem vê-la cantar.
O que me irrita é a hipocrisia dos políticos locais. Se o presidente fosse outro, tudo teria transcorrido do mesmo jeito. Ele acabaria sendo igualmente bajulado. O importante para eles é sobreviver como um camaleão e estar sempre por cima da carne seca.

Saiba mais sobre a visita do presidente em:
http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=1394.
http://www.sobralportaldenoticias.com/videosview.php?id=205.
http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=1400

Nada contra o Presidente Lula. Eu também votei nele. Até porque não havia alternativa melhor. Eu não acho que seu governo seja um exemplo, mas, de fato, houve progressos na questão social. Por isso eu temo pelo futuro político do país. Não consigo arriscar um palpite sobre o próximo presidente. Só não queria que os “tucanos” e outros neoliberais voltassem ao poder. Acho que haveria um grande retrocesso. Eles são hipócritas e historicamente defendem os interesses das elites, em detrimento dos direitos dos trabalhadores e do patrimônio público. São hipócritas porque, como opositores, eles criticam tudo que o governo atual faz e que eles mesmos fizeram, quando eram governistas. Os governistas também são hipócritas porque fazem o que eles criticavam, quando eram opositores. Além de hipócritas, também são indolentes. Poderiam ter feito mais para mudar de vez o Brasil. Preferiram se acomodar e transformar Brasília em um circo. Ambos os lados falam muito em crescimento econômico. De que vale o Brasil crescer economicamente se não crescer socialmente??? De que adianta aumentar o PIB, valorizar a moeda nacional e promover alta nas bolsas de valores se nada disso reduzir o desemprego, a violência e a fome nem incrementar a saúde e o ensino??? Acho que falei isso aqui uma vez.

Não creio que o Governo Lula foi o melhor que o Brasil já teve. Mas também está longe de ser o pior. Acredite, o pior ainda está por vir.
Não sei se já contei aqui que, pouco tempo depois que Lula assumiu, eu prestei um vestibular, e nas provas, principalmente de português e de história, havia muitos textos que se referiam direta ou indiretamente ao Governo Lula, refletindo o clima de expectativa que pairava no ar. Entre eles, o que me atraiu mais foi um de Gilberto Freyre chamado “O outro Brasil que vem aí”, escrito nos anos 20 e que parecia profético:

Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais brasileiro.
O mapa desse Brasil em vez das cores dos Estados
terá as cores das produções e dos trabalhos.
Os homens desse Brasil em vez das cores das três raças
terão as cores das profissões e regiões.
As mulheres do Brasil em vez das cores boreais
terão as cores variamente tropicais.
Todo brasileiro poderá dizer: é assim que eu quero o Brasil,
todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor
o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco.
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil
lenhador
lavrador
pescador
vaqueiro
marinheiro
funileiro
carpinteiro
contanto que seja digno do governo do Brasil
que tenha olhos para ver pelo Brasil,
ouvidos para ouvir pelo Brasil
coragem de morrer pelo Brasil
ânimo de viver pelo Brasil
mãos para agir pelo Brasil
mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos Brasis
mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores europeus e norte-americanos a serviço do Brasil
mãos sem anéis (que os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).
mãos livres
mãos criadoras
mãos fraternais de todas as cores
mãos desiguais que trabalham por um Brasil sem Azeredos,
sem Irineus
sem Maurícios de Lacerda.
Sem mãos de jogadores
nem de especuladores nem de mistificadores.
Mãos todas de trabalhadores,
pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,
de artistas
de escritores
de operários
de lavradores
de pastores
de mães criando filhos
de pais ensinando meninos
de padres benzendo afilhados
de mestres guiando aprendizes
de irmãos ajudando irmãos mais moços
de lavadeiras lavando
de pedreiros edificando
de doutores curando
de cozinheiras cozinhando
de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres dos homens.
Mãos brasileiras
brancas, morenas, pretas, pardas, roxas
tropicais
sindicais
fraternais.
Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
desse Brasil que vem aí.

Saiba mais em http://www.releituras.com/gilbertofreyre_outrobrasil.asp.
Acredito que ele quis demonstrar com esse poema sua ansiedade pelo fim daquela “república de coronéis” que, como vemos, infelizmente ainda não acabou. O texto caiu como uma luva, quase oitenta anos depois. Muita gente do povo se viu espelhada naquele cidadão que subiu a rampa do Planalto, há quase sete anos. Por isso, sua posse foi muito concorrida, como eu já devo ter dito aqui.



Há alguns anos, surgiu um movimento chamado “Cansei”. Quero dizer àqueles que fazem ou que fizeram parte desse movimento que eu também cansei de tudo que está errado neste país, mas acho medíocre demais botar toda a culpa apenas no Lula, no FHC, no Itamar Franco, no Collor, no Sarney, nos militares, enfim, em uma só pessoa ou grupo de pessoas. Cada um teve sua parcela de culpa para transformar o Brasil no que ele é. Não pense você, meu amigo, que em primeiro de janeiro de 2011, todos os seus problemas terão fim. Boa parte dos meus, em particular, terão porque, se Deus quiser, me formarei um mês antes. Isto é, se as universidades públicas não forem privatizadas e os hospitais-escola tiverem verbas para sobreviver até lá. Acredito que aqueles “cansados”, como eram basicamente empresários, talvez estivessem assim porque cansaram de ver seus interesses empresariais preteridos teoricamente em favor de interesses sociais. Como o Brasil não crescia economicamente, eles também não cresciam. Nunca tinha visto antes as elites do eixo Rio-SP tão incomodadas com o contexto sócio-político-econômico do país. Por que mexeram nos negócios deles??? Contexto parecido deve estar dividindo o povo venezuelano. Vou me interar melhor do que está acontecendo com eles para comentar. Enfim, embora esteja cansado de tudo também e, em princípio, queria poder mudar o mundo com meu blog, não simpatizei com o “Cansei” por causa de seus interesses duvidosos.
Saiba mais sobre o “Cansei” em:
http://napraticaateoriaeoutra.blogspot.com/2007/08/movimento-cansei.html.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14568.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u315425.shtml.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1784622-EI6578,00.html.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/07/31/297053276.asp.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_C%C3%ADvico_pelo_Direito_dos_Brasileiros.


Aproveitando a data, sugiro a você que, onde estiver, reserve um minuto de silêncio e reze pelas vítimas dos incidentes de 11 de setembro de 2001. Não vamos permitir que aquele episódio infame passe batido. Reveja a postagem de um ano atrás em.
http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/09/11-de-setembro-de-2001.html.
Saiba mais em:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1299385-5602,00-NA+VESPERA+DO+ANIVERSARIO+NOVAS+IMAGENS+DO+DE+SETEMBRO+APARECEM.html.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1358621.

Encerro a postagem de hoje com uma homenagem ao companheiro Felipe, que faz primaveras hoje e que está “fissurado” na música a seguir.






*****

Um comentário:

Laguardia disse...

Mensagem da Thaís

Amigos de fé e luta! Já está na hora de pensar em um meio de darmos continuidade a tudo isso. Estamos inspirando e sendo inspirados por essa bela campanha.

Criei o http://bravagentebrasileira.ning.com/ . Na opinião de vocês isso funcionará para que continuemos unidos? Esse ning é uma espécie de rede, onde é feito cadastro e só participam os cadastrados. Ainda não editei e nem defini o layout, mas já peço a opinião de vocês. O que vocês acham? Conhecem?

Ah...lembram-se da idéia dos adesivos? Ainda está de pé? Vamos adesivar nosso país? Opinem também!

Assistiram o programa partidário do PV com a doce Marina? Babei! Ela vem com tudo...

Agora somos 72 corações brasileiros, acordando mais tantos adormecidos!

Está na hora de começarmos a agir mais concretamente, continuamos a protestar nos nossos blogs, e mails etc., mas vamos partindo para ações mais concretas.

No entanto a participação do maior número de pessoas possíveis é necessária.

Mais uma vez parabéns a Thaís belo brilhante trabalho que vem realizando em prol do Brasil

Envie suas sugestões como comentários para:

http://brasillivreedemocrata.blogspot.com ou para http://omundobythais.blogspot.com/