BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Postagem de 13.10.2009


Na noite passada, vi no Jornal da Globo uma matéria sobre o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, em uma área turística de Fortaleza, que foi referida nos seguintes blogs:
Isso não me surpreende nem um pouco. Não é de hoje que isso acontece, não apenas em Fortaleza, mas em qualquer lugar do Brasil. Isso me fez lembrar um causo que chegou aos meus ouvidos, recentemente.
Reza a lenda que, em Sobral, um conceituado médico promoveu uma festa de aniversário em comemoração aos quinze anos de sua filha. Naquela festa, houve um intenso consumo de bebidas alcoólicas por parte de convidados muito jovens, pessoas que tinham a partir de doze anos de idade. Conta-se que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para o bufê onde se desenrolava a festa pelo menos duas vezes, porque havia jovens beirando o coma alcoólico. Apesar de o referido médico ser diretor de um hospital local e irmão de um ex-deputado estadual, que é filiado a um partido de oposição à atual gestão municipal, que é dono de uma emissora de rádio e de uma rede de postos de combustíveis, me surpreende que esse incidente não tenha sido divulgado pela imprensa local, nem se tornado um caso de polícia. Tudo bem. O coitado do médico não cometeu outro erro a não ser o de se omitir da responsabilidade de evitar que isso acontecesse. Para quem não sabe, o álcool em excesso pode causar arritmias. Se aqueles jovens tivessem sofrido arritmias, teria aquele médico conseguido fazer cateterismo em todos eles??? Para quem não sabe, cateterismo é o ato de passar um cateter por um grande vaso sanguineo até chegar ao coração e desobstruir um vaso entupido.
Agora me deu vontade de abrir uma reflexão sobre o mau atendimento prestado pelo SUS em Sobral. Mas acho melhor deixar isso para outra oportunidade. Nos próximos dias, darei continuidade a essa questão do alcoolismo.








Nenhum comentário: