BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Monday monday


Segunda-feira é dia de ressaca. Dia de prestar contas dos excessos cometidos nos finais de semana por você ou pelos outros. Dia de expiação dos pecados. Dia de penitência, com trabalho e reflexão, após a passagem do domingo, que é dia da graça do Senhor.

Dito e feito. Pelo menos em parte. Eu já sabia que, nas manhãs de segunda, encontraria muito serviço, ao chegar à Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Entretanto, nunca imaginei que encontraria uma algazarra tal como encontrei ontem. Não pude deixar de registrar aquele momento. O ambiente estava mais abarrotado e barulhento que o habitual e qualquer um poderia se confundir com a barulheira, tropeçar nos pacientes e se perder lá naquela selva.




Nem todo mundo que estava lá cometeu excessos ou estava lá por vontade própria. Mas nem todo mundo que estava lá realmente precisava estar. Isto significa que a atenção primária na saúde ainda não está bem estruturada, principalmente em outros municípios do norte cearense.

Gente, se me permite a comparação, sala de emergência ou pronto-socorro não é para internar ou empilhar pacientes, assim como delegacia não é para guardar bandidos. Lugar de paciente hospitalar é na enfermaria, e de bandido é no presídio. Eu acho que já conversamos sobre isso (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/10/postagem-de-08102009_08.html). Impressionante é que, segundo o livro "Agosto", de Rubem Fonseca, o Rio de Janeiro já enfrentava esses problemas, em 1954!!!

Quando cheguei a Sobral para cursar medicina, fiquei maravilhado com o hospital, achando que ele fosse melhor que os hospitais de Fortaleza, porque não havia gente deitada em macas nos corredores. É porque eu ainda não conhecia a sala de emergência. Foi decepção de mais. Na sala de aula da faculdade, aprendemos uma coisa. Em campo, vemos que tudo é quase que completamente diferente. Muitos médicos não agem da maneira como somos instruídos a agir e presumo que eles também foram instruídos assim, a começar pela crescente abolição do uso do jaleco e do decrescente altruísmo e compromisso em relação ao paciente. Talvez por isso a classe médica esteja se convertendo em alvo de pogrom promovido por elementos dos ministérios públicos e do poder judiciário. Gostaria de me aprofundar neste assunto em outra ocasião e estou pensando em criar um blog só para discutir essas questões de saúde pública.

Aproveitando o ensejo, como domingo passado foi Dia dos Médicos, se algum deles porventura passar por aqui, desejo que se sinta cumprimentado e que reveja minha postagem do ano passado relativa à data em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/10/dia-do-mdico-retrasado-muita-falta-de.html.

Em homenagem à segunda-feira "negra", que foi o dia de ontem, 19 de outubro de 2009, que fechou com uma mulher, vítima de atropelamento, chegando aos prantos ao pronto-socorro e indagando pelo filho que estava com ela e infelizmente ele não resistiu, além de uma companheira nossa sendo assaltada na saída do hospital, vou postar aqui o clipe e a letra de uma música em homenagem à todas as segundas-feiras do mundo. Por sinal, essa canção aparece e inspira um livro que eu comentei em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/02/dica-de-livro-1.html.



Bah-da bah-da-da-da
Bah-da bah-da-da-da
Bah-da bah-da-da-da

Monday, Monday, so good to me
Monday mornin', it was all I hoped it would be
Oh Monday mornin', Monday mornin' couldn't guarantee
That Monday evenin' you would still be here with me

Monday, Monday, can't trust that day
Monday, Monday, sometimes it just turns out that way
Oh Monday mornin' you gave me no warnin' of what was to be
Oh Monday, Monday, how could you leave and not take me

Every other day, every other day
Every other day of the week is fine, yeah
But whenever Monday comes, but whenever Monday comes
A-you can find me cryin' all of the time

Monday, Monday, so good to me
Monday mornin', it was all I hoped it would be
But Monday mornin', Monday mornin' couldn't guarantee
That Monday evenin' you would still be here with me

Every other day, every other day
Every other day of the week is fine, yeah
But whenever Monday comes, but whenever Monday comes
A-you can find me cryin' all of the time

Monday, Monday, can't trust that day
Monday, Monday, it just turns out that way
Oh Monday, Monday, won't go away
Monday, Monday, it's here to stay
Oh Monday, Monday
Oh Monday, Monday



Bah-da bah-da-da-da
Bah-da bah-da-da-da
Bah-da bah-da-da-da

Segunda, Segunda, tão boa pra mim
Manhã de Segunda, foi tudo que eu esperei que fosse
Oh manhã de Segunda, manhã de Segunda não poderia garantir
Aquela noite de Segunda você ainda estaria aqui comigo

Segunda, Segunda, não posso confiar naquele dia
Segunda, Segunda as vezes isso termina daquele jeito
Oh manhã de Segunda você não me deu sinal do que aconteceria

Oh manhã de Segunda como você pode partir e não me levar?

Todos outros dias, todos outros dias
Todos outros dias da semana está bem
Mas quando Segunda chega, Mas quando Segunda chega
Você pode me encontrar chorando o tempo todo

Segunda, Segunda, não posso confiar naquele dia
Segunda, Segunda as vezes isso termina daquele jeito
Oh Segunda, Segunda, não vá embora
Segunda, Segunda, aqui que é pra ficar



http://vagalume.uol.com.br/mamas-papas/monday-monday-traducao.html.


*****

Nenhum comentário: