BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CRIANÇADA

Como está chegando mais um Dia das Crianças, aproveito a deixa para contar minhas reflexões sobre a infância.
Acreditaria se eu dissesse que, há alguns anos, eu assistia ao “Xou da Xuxa” e, quando a apresentadora entrava no seu disquinho voador para ir embora, eu chorava copiosamente??? Acreditaria se eu dissesse que eu era fissurado naquela loura e que eu e minhas irmãs convencemos nossos pais a comprarem quase todos os LPs que ela lançou, na década de 80??? Falando em comprar, meu pai, meu querido pai. Ele me comprou quase todos os brinquedos que eu via nos comerciais de TV e ia logo pedir a ele. Tive quase todos os bonecos dos personagens do desenho do He-Man. Eu nem merecia tanto. Até porque acho que não dei o devido valor a isso. Sou grato a ele e a minha mãezinha por tudo que fizeram por mim. Compensá-los-ei quando puder. Enquanto, na minha infância, eu tinha um bom padrão de vida, estudando em escola particular e ganhando brinquedos frequentemente, havia pessoas em minha família que não tinham de longe a mesma sorte que eu.
Enfim, eu e minha manas tivemos uma infância feliz, embora ela não tenha chegado perto daquilo que nossa imaginação preconizava.
Segundo minha avó, na verdade somos todos crianças enquanto nossos pais estão vivos. Querendo ou não, somos dependentes deles até o fim, porque temos alguém que sempre esteve perto de nós com quem contar. Quando eles nos deixam, ficamos verdadeiramente sós, com nossas raízes cortadas e nossos portos seguros destruídos. O seguinte trecho da canção “Filtro solar”, cujo clipe postei, no fim de 2008 (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-de-21-12-2008.html), retrata a importância de manter boas relações com os pais e com os irmãos desde a infância:

Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.

      
Aproveitando que o assunto é infância, vi recentemente uma reportagem sobre o uso de celulares pelas crianças (http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1322773-17397,00-PAIS+E+ESCOLA+DEVEM+ESTIPULAR+LIMITES+NO+USO+DE+CELULARES+DIZEM+ESPECIALIST.html). Já havia teclado sobre isto aqui e sustento minha opinião em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-bombstica-de-26-12-2008.html. Menores de 18 anos não deviam portar celulares. É muita liberdade precoce para crianças e adolescentes e muito estímulo negativo ao consumismo.



Nenhum comentário: