BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Postagem de 01.10.2009

Ontem, houve um episódio inusitado e raro em Sobral: um assalto com reféns que durou pelo menos oito horas. Aconteceu a poucos quarteirões de minha casa, na residência dos proprietários de um hotel, no mesmo bairro. A casa, pasme, fica em frente ao posto avançado da Polícia Federal. Um sujeito identificado como Francisco de Jesus Pereira, vulgo Neguim do Diogo, invadiu a casa por volta das três da tarde e fez como reféns duas crianças, uma empregada e um filho dos donos da residência. Eles foram sendo liberados aos poucos. O sujeito quis bancar um artista, imitando o mau exemplo dos marginais do Sudeste que praticam esse tipo de seqüestro, ao se verem acuados: fez exigências mirabolantes, como dinheiro, notebook e alguns carros para fugir. Isso mesmo que você leu, alguns carros. O sujeito era tão pretensioso e orgulhoso que pediu vários carros diferentes, cada um com chofer, de preferência um delegado, mas nenhum o agradou. Talvez quisesse fugir com alguma quadrilha. Só faltou pedir um helicóptero e o notebook vir com internet 3G. O pessoal daqui sabe negociar que é uma beleza. Deram quase tudo que ele quis. Deixaram-no sair da casa e ir embora com dois reféns e um delegado ao volante, até que ele fosse interceptado em uma rodovia na saída da cidade. Se ele seria preso de qualquer jeito, podiam ter abreviado esse episódio, impedindo-o de sair da casa de outra maneira que não fosse algemado ou mesmo em um saco preto.


Há rumores de que ele se dirigiu àquela casa com tudo planejado e com informações privilegiadas, que teriam sido repassadas por alguma empregada da casa. Se ele estava querendo sentir o gostinho da fama, ele conseguiu, mas se deu mal. De qualquer maneira, ele já estava cercado, não havia como fugir. Apenas deram alguma brecha para que ele pensasse que se safaria. Mas não havia alternativa além de, cedo ou tarde, se entregar, por bem ou por mal.

Falando em brecha, a lição que podemos tirar disso é que os delinqüentes de uma cidade como Sobral são uns “anjinhos”, quando comparados com seus colegas de cidades grandes. Esses marginais caipiras, às vezes, tentam reproduzir as proezas de seus congêneres da capital e quebram a cara. Os marginais caipiras esperam as brechas aparecerem para agirem. Já os marginais de lugares como Rio e São Paulo cavam as brechas e ultrapassam quaisquer obstáculos. Nada pode detê-los. Muito viciados no “craque”, conseguem burlar quaisquer sistemas de segurança e entrar onde quiserem, sem medo da polícia. Eu já disse aqui uma vez que os bandidos daqueles lugares mais desenvolvidos e onde há mais exclusão social são mais espertos, audaciosos e agressivos. Depois vou me aprofundar nisso. Por hora, quero que confira em:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1324677-5605,00-CAMERA+DE+SEGURANCA+FLAGRA+ASSALTO+A+MOTORISTA+EM+SP.html.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1311441-5605,00.html.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1319055-5605,00-ONDA+DE+INVASOES+A+RESIDENCIAS+ASSUSTA+COMUNIDADE+CHINESA+EM+SP.html.

Um amigo meu disse que ficou de frente ao cenário do crime e tirou fotos privilegiadas, inclusive do marginal. Vou tentar postá-las aqui em breve.

Saiba mais em:

http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=1728.

http://jangadeiroonline.com.br/blog/2009/09/familia-e-libertada-em-sobral-e-assaltante-se-entrega/.

.

*****

Nenhum comentário: