BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Bug


FALTAM 334 DIAS.



Há dez anos, o mundo estava na expectativa da chegada do tão mítico, tão esperado e tão frustrante ano 2000 e, à primeira vista e por tabela, do terceiro milênio. "À primeira vista e por tabela". Por quê??? Ao contrário do que muita gente pensa, o terceiro milênio, o século XXI e a década de 2000 começaram apenas em primeiro de janeiro de 2001, e a próxima década começará em primeiro de janeiro de 2011. Entenda, as décadas, os séculos e os milênios terminam nos finais dos anos terminados em zero. Quanta ingenuidade se viu naquela época!!! Mas aquilo não diminuiu a importância do ano 2000, que já foi tão evocado pelos filmes de ficção científica de outros tempos e foi o ano dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Deveria ter sido, entre duas eras, um ano de transição, mas se revelou uma decepção. O mundo não mudou para melhor. Continuou e continua se deteriorando e cozinhando em fogo lento. Serviu para mostrar que o futuro não é o que esperávamos que ele fosse. Partilho a opinião deste cidadão que postou em http://blogdokayser.blogspot.com/2007/09/de-volta-para-o-futuro.html. Nada de carros voadores, de robôs levando cachorros para passear, de policiais e bandidos trocando tiros com armas de raio laser, nem de viagens interplanetárias. O ano da graça de 2000 passou longe do que as pessoas em 1950 pensavam que ele seria, mas não tanto do que as pessoas em 1900 pensavam, pois o que existia em 2000 já representava um grande avanço em relação ao que existia 100 anos antes. Pode até ser que minhas expectativas em relação ao ano 2100 estejam certas. Daqui a um ano, quando esta década chegar ao fim, eu direi quais são. Isto me lembra que preciso voltar a ler as obras de Julio Verne. Recomendo que você faça o mesmo e entenderá esta postagem melhor.
O terceiro milênio só começou na prática em 11 de setembro de 2001 (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/09/11-de-setembro-de-2009.html, http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/09/conscincia-do-brasil.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/09/11-de-setembro-de-2001.html), quando houve uma ruptura com aquela visão de mundo que pessoas e nações tinham no segundo milênio. Em outras palavras, todo mundo agora olha desconfiando.
Pois bem, no final de 1999, o clima era de apreensão no mundo, pois achava-se que, à meia-noite de primeiro de janeiro de 2000, como os computadores mudariam a data de 31/12/99 para 01/01/00, eles interpretariam isso como um retrocesso, como se voltássemos ao ano de 1900, ou simplesmente travariam. Foram vários os boatos que surgiram, dizendo que haveria um grande tumulto nas cidades, causados por um suposto "apagão" ou por caixas eletrônicos soltando dinheiro, entre outras confusões que poderiam ser geradas se os computadores parassem de funcionar. Aquele seria o famoso "bug" do milênio. Felizmente, nada disso aconteceu. O único fato inusitado que pude constatar na ocasião foi quando liguei meu computador naquela madrugada e ele marcava "04 de janeiro de 1980", até hoje sem explicação. Retifiquei a data e ficou tudo na paz. Entenda melhor sobre os "bugs" da computação em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bug.
Apesar de a indústria da informática ter tomado as devidas providências para evitar uma pane global nos computadores naquela época, reestruturando seus sistemas operacionais, e de os especialistas terem explicado várias vezes que tudo estava sob controle e que todas as especulações sobre o que poderia acontecer eram infundadas, ainda havia muita preocupação com o "bug". A seguinte matéria do Fantástico mostra como o assunto foi explorado na época (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1178025-7823.html):



Saiba mais sobre aquele momento em http://blog.brasilacademico.com/2008/11/o-bug-do-milnio-e-os-piores-bugs-da.html.
A expectativa com relação ao "bug" também se fez presente no videoclipe de "Waiting for tonight", de Jennifer Lopez:



A visão futurística que o publico em geral tinha a respeito do ano 2000 aparece em "Will 2k", de Will Smith:



Bem, mas vamos esquecer essa história de "bug" e de futurismo, porque hoje é dia de festa. Desejo um feliz 2010 a todos que passaram por aqui. Mais uma vez, renovam-se nossos votos de tudo de bom, ainda que seja impossível conseguir tudo de uma vez. Enfim, que Deus nos abençoe e nos ajude a fazer a diferença de agora em diante.





***

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal 2009


FALTAM 340 DIAS.


A todos os que passam por aqui, aos que passarão e aos que ainda passarão, faço meus mais sinceros votos de Feliz Natal e que consigam forças para suportar mais um ano que se aproxima, assim como já suportamos tantos outros. Preciso ressaltar que precisamos nos lembrar de todos aqueles que não têm motivo algum para sorrir nem para festejar hoje. Me refiro àqueles que estão onde não queriam nem deveriam estar e àqueles que vivem de um jeito que não queriam nem deveriam viver. Rezemos e demonstremos solidariedade àqueles que, neste Natal, estão na cadeia, nos hospitais, nos cemitérios e em outros lugares onde ninguém gostaria de estar, bem como aos seus familiares. Lembremo-nos também daqueles que mesmo hoje ainda não têm o que comer. Ainda vou escrever um ensaio aprofundado sobre isso. Enfim, lembremo-nos que há pessoas para as quais o dia 25 de dezembro é apenas mais um dia do ano, mesmo que essas pessoas sejam cristãs. Já havia alertado para isso em outras ocasiões (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-especial-de-24-12-2008.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/natal-de-luz.html).
À propósito, existe uma polêmica em torno do Natal. Há quem diga que Jesus Cristo não nasceu realmente em 25 de dezembro. Dizem que essa data é apenas simbólica e que foi escolhida para os festejos de nascimento de Jesus Cristo por ser uma data dedicada às festas pagãs no Império Romano (http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/jesus-nao-nasceu-em-25-de-dezembro/?ga=dtf). Eles deviam investigar se realmente houve a tal convocação do imperador César Augusto para o recenseamento da população das regiões controladas pelo Império Romano e quando isso teria acontecido.
Eu já contei alguma vez que, quando eu era menino, me vestiram de Papai Noel, ou Pai Natal, como dizem os portugueses, me puseram na garupa da motocicleta de um tio meu com um saco cheio de doces e saímos distribuindo pelo bairro em que morávamos? Tenho vagas lembranças daqueles momentos, mas tenho vontade de "repetir a dose". Quem sabe no próximo Natal, se eu tiver tempo para me preparar e dinheiro. Lamentavelmente, parece que expressar o espírito natalino e usar roupa de Papai Noel em alguns lugares é considerado crime. Aconteceu nos Estados Unidos, quando um estudante do ensino médio foi ao seu colégio trajado de Papai Noel com a melhor das intenções e acabou sendo suspenso pela direção do estabelecimento. Deixo desde já meu repúdio à essa demonstração de intolerância desse colégio. Se Deus quiser, meus filhos lá não estudarão. Confira em http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1425776-6091,00-ALUNO+VAI+A+ESCOLA+VESTIDO+DE+PAPAI+NOEL+E+LEVA+SUSPENSAO.html.
Apresento, a seguir, a mensagem de Natal enviada pelo amigo Cleiton, que considero a mais bela que recebi este ano e que tomo a liberdade de retransmitir a você que está lendo.

<blockquote>Esse é o meu desejo para você neste Natal.



      Antes de você perceber Jesus nas luzes que piscam pela cidade, você O encontre primeiramente em seu coração. E, à frente de qualquer palavra que expresse seu desejo de um feliz Natal, O encontre em suas ações.



      Que você O encontre não só na alegria que sente ao sair das lojas com presentes para as pessoas que você ama, mas também na feição triste da criança abandonada nas ruas, na qual muitas vezes esbarramos...

     
Que você O encontre no abraço de um amigo, lembrando-se dos tantos que só têm a solidão como companheira.


     
Que você O encontre na feição do idoso da sua família, lembrando-se daqueles que tanto deram de si a alguém, e hoje são esquecidos, num canto, até por familiares.




      Que você encontre Jesus na bênção de sua mesa farta e no aconchego de sua família, lembrando-se daqueles que mal alimentam-se do pão e sequer um lar têm.

     
Que você O encontre não apenas no presente que troca, mas principalmente na vida que Ele lhe deu como presente.


     
Que você lembre-se, então, de agradecer por ser uma pessoa privilegiada em meio a um mundo tão contraditória!



Então se alegre...Festeje...


     
Festeje a alegria que lhe extasiou e a dor que lhe fez crescer!

     
Festeje pelo bem que foi capaz de fazer e pelo mal que talvez tenha feito e tenha tido um arrependimento sincero! E depois o reparo...



Enfim,




      Que você tenha um Natal abençoado por Deus. E lembre-se sempre, o maior presente você já recebeu:



      Jesus Cristo! Esse "presente", que é sua vida ETERNA!



FELIZ NATAL



Att;

Cleyton Feitosa</blockquote>


Finalizo a postagem com a seguinte canção natalina de Paul McCartney.



Once Upon A Long Ago
Paul McCartney

Composição: Paul Mccartney

Picking up scales and broken chords
Puppy dog tails in the House of Lords
Tell me darling
What can it mean?

Making up moons in a minor key
What have those tunes got to do with me?
Tell me darling
Where have you been?

Once upon a long ago
Children searched for treasure
Nature's plan went hand in hand
With pleasure
Such pleasure.

Blowing balloons on a windy day
Desolate dunes with a lot to say
Tell me darling
What have you seen?

Once upon a long ago
Children searched for treasure
Nature's plan went hand in hand
With pleasure
My pleasure.

Playing guitars on an empty stage
Counting the bars of an iron cage
Tell me darling
What can it mean?

Picking up scales and broken chords
Puppy dog tails in the House of Lords
Help me darling
What does it mean?

Once upon a long ago...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tragédia na estrada


FALTAM 341 DIAS.




Na tarde da sexta-feira passada, dia 18, houve um acidente com um ônibus da Expresso Guanabara que se dirigia de Fortaleza para Teresina. O sinistro ocorreu em um trecho da BR 222 que cruza uma localidade rural, há cerca de cinquenta quilômetros da sede do município de Sobral. Até a manhã de segunda-feira, teriam sido computados pelo menos 4 óbitos causados pelo acidente, sendo que dois deles ocorreram no local do acidente, e pelo menos doze passageiros ainda estariam internados na Santa Casa de Sobral em estado grave, e alguns destes tiveram membros amputados, outros precisariam ser submetidos à cirurgias plásticas reparatórias. Saiba mais em:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/acidente-em-sobral-tres-passageiros-ainda-correm-risco-de-morte/.
http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=2749.
http://camocimonline.blogspot.com/2009/12/onibus-capota-proximo-sobral.html.
http://sobraldeprima.blogspot.com/2009/12/acidente-na-br-222-com-onibus-da.html.
http://www.radiocaicara.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6446:acidente-com-onibus-da-guanabara-em-sobral&catid=31:noticias&Itemid=61.
http://cearaenoticia.blogspot.com/2009/12/18uma-das-vitimas-do-acidente-na-br-222.html.
http://opovo.uol.com.br/cidades/938399.html.
http://www.meionorte.com/efremribeiro,acidente-com-onibus-na-br-222-de-fortaleza-para-teresina-deixa-pelo-menos-quatro-mortos,110941.html.
Ainda há grandes especulações a respeito das causas desse acidente. Há quem atribua a culpa à empresa de ônibus, alegando o mau estado de conservação de seus veículos, como se vê em http://www.rastreadoresdeimpurezas.org/2009/12/deveria-lamentar-em-nota-nos-jornais.html e http://www.rastreadoresdeimpurezas.org/2009/12/monopolio-do-transporte-interurbano-de.html, para o qual o governo cearense teria feito vista grossa, quando mudou recentemente as regras de concessão das linhas de transportes intermunicipais de ônibus, permitindo a permanência de apenas algumas empresas em atividade naquelas linhas (http://camocimonline.blogspot.com/2009/11/ipu-brasilia-deixa-de-operar-em-camocim.html).




Olha, eu não queria entrar no mérito dessa questão agora, mas tenho que aproveitar para dizer que acho que foi uma grande sacanagem que o governo estadual fez, ao mudar o sistema de transportes interurbanos, de uma hora para outra, sem dar a mínima chance de as diversas empresas de ônibus poderem concorrer de maneira justa ao direito de transitarem nas diversas linhas rodoviárias que cortam o Estado (http://opovo.uol.com.br/cidades/929570.html, http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=276055&modulo=966 e http://www.seinfra.ce.gov.br/index.php/listanoticias/452-ceara-inicia-operacao-pioneira-de-sistema-de-transporte-intermunicipal). Tudo bem que muitas das empresas mais antigas tinham veículos antigos e desconfortáveis e prestavam serviços de má qualidade, mas não tiveram ao menos tempo hábil para se aprimorarem e se adequarem às licitações. Foram sumariamente dizimadas e, com elas, os sustentos de milhares de famílias de seus funcionários. Tudo bem que esse processo pode trazer algumas vantagens, especialmente para o povo de Camocim (http://camocimonline.blogspot.com/2009/11/como-guanabara-vai-operar-em-camocim.html), como conforto, segurança, pontualidade, organização e principalmente redução nos preços das passagens. No entanto, é questionável se vale a pena um progresso que se desenrola de maneira desumana. Além disso, desconfio dessa redução nos preços das passagens, porque, pela lógica, se a concorrência no setor diminuiu, a tendência seria de os preços subirem. Isso é muito estranho. Eu também não tenho tanta certeza de que o povo cearense ganhou realmente alguma coisa com essas mudanças.
Se houve desleixo por parte da empresa, no tocante a manutenção de seus veículos, ainda não se sabe. Não é querendo "passar na cara", mas é provável que tenha havido desleixo por parte dos passageiros também. Como viajo frequentemente no mesmo percurso e pela mesma empresa, há cinco anos, já observei que sou um dos poucos passageiros que usa o cinto de segurança. Não é querendo pôr a mão no fogo pela Expresso Guanabara, mas, se não me falha a memória, em todos os carros da empresa em que estive, sempre encontrei cintos à disposição funcionando. Além disso, nas viagens que eu fiz, quase sempre os motoristas pediam aos passageiros que pusessem os cintos de segurança, apontavam as saídas de emergência e instruíam sobre como abri-las, se necessário. Enfim, o cinto de segurança poderia não ter evitado o capotamento do ônibus, mas poderia ter evitado maiores danos à integridade física dos passageiros.
Notei que existe certo descaso das autoridades em relação aos transportes terrestres. Quem viaja de avião, é obrigado a usar o cinto, mas não há quem fiscalize o cumprimento dessa regra nos ônibus. Outro ponto em que há falhas no transporte rodoviário é com relação à segurança. Assim como nos aeroportos, deveria haver buscas de armas e de drogas também nas rodoviárias. A identificação dos passageiros deveria ser também mais rigorosa nas rodoviárias. Nem sempre o motorista ou o funcionário encarregado de receber as passagens e de embarcar os passageiros exige a documentação deles, conforme as ordens da empresa. De qualquer maneira, acredito que os nomes dos passageiros ficam registrados em algum banco de dados da empresa.
Quem não tem carro de vidro que atire a primeira pedra. Às vezes, é possível ver pedras que voam, em diversas estradas brasileiras, especialmente durante a noite (http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/veiculos-sao-alvo-de-vandalismo-na-br-116-no-ceara/). Existem pedras voando também nas avenidas das grandes cidades, como se pode ver em http://www.meionorte.com/noticias,morte-de-mulher-atingida-por-pedra-em-onibus-nao-foi-acidental,86640.html, http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1306805-16022,00-CRIMINOSOS+JOGAM+PEDRAS+NAS+RODOVIAS+PARA+COMETER+ASSALTOS.html e http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1336713-5598,00.html. Comentarei mais sobre as pedras urbanas em outra oportunidade. Nas estradas, há quem acredite que isso se trata apenas de brincadeiras de mau gosto feitas por crianças e adolescentes que vivem às margens das rodovias, do mesmo modo que faziam, brincando de "tiro-ao-alvo" com os trens, nos tempos do transporte ferroviário. Há também quem acredite que aqueles menores são aliciados por assaltantes para fazerem os veículos pararem nas estradas e serem abordados. A maioria das ocorrências de roubos nas estradas das quais tomei conhecimento ocorreram à noite, principalmente de madrugada. Talvez os criminosos prefiram a noite porque, como diz o ditado, "a noite, todos os gatos são pardos". Existe uma passagem da bíblia que diz que aqueles que fazem o bem procuram a luz, para que suas obras sejam vistas. Quem pratica o mal, prefere ficar nas trevas. Você acredita que, às três da manhã, enquanto você está dormindo em seu lar, existem pessoas mal intencionadas e determinadas ao relento, à beira de uma estrada, dentro de um matagal, suportando o frio, o cansaço e talvez até picadas de insetos, tudo por opção própria??? Como se vê, o maior flagelo de quem viaja por essas estradas é a falta de segurança, em todos os sentidos. Ninguém leva isso à sério. Sabe Deus porque motivo, me parece que a imprensa prefere omitir a maioria daquelas ocorrências. Por isso que a maioria das pessoas não conhece os riscos de viajar de ônibus. Não gosto de pegar estrada à noite, principalmente de madrugada. Só o faço quando é o jeito. Meus amigos me tomam por mentiroso e não respeitam minhas opiniões. Eu tenho as minhas convicções. Se eu tenho opção de viajar da maneira que me deixa mais confortável, por que viajar da maneira que eles querem??? Não sou paranóico. Apenas acho que tenho o direito, ou melhor, o dever de me resguardar e de zelar pela minha própria segurança, evitando, dentro dos limites do bom senso, locais e situações de risco. Se existem opções melhores, por que não aproveitá-las??? Se existe gente que acha que eu não tenho vida porque evito viajar de madrugada e evito caminhar a pé por vários quarteirões, em algumas cidades e em certos horários, então eu também não tenho vida porque nunca experimentei drogas ilegais, nunca fumei, restrinjo minha ingesta alcoólica, nunca transei sem camisinha, nunca brinquei de "pega" com meu carro e nunca pratiquei alpinismo ou pulei de pára-quedas, entre outras coisas que muita gente acha que é normal fazer e que fazem parte da vida. Da vida delas. Isso me fez lembrar que depois eu preciso comentar sobre hábitos que eu tinha, mas perdi ao longo dos anos, e isto às vezes me faz sentir velho.
Voltando aos problemas nas estradas, se eu fosse um gestor público, eu me sentiria desanimado e talvez pensasse em desistir de mandar reparar as estradas. Tomando como exemplo clássico a BR 222, pela qual eu transito mais frequentemente, o que se vê é a mesma aladainha, todos os anos, um problema antigo (http://www.jusbrasil.com.br/noticias/966568/caminha-critica-condicoes-das-rodovias-federais-no-ceara). Mal caem as primeiras gotas das chuvas, pelo menos 50% do trecho da BR 222 entre Fortaleza e Sobral fica arruinado. Dizem que a referida rodovia também fica arruinada, de Sobral até a divisa entre Ceará e Piauí, passando sobre a Serra da Ibiapaba. E assim acontece, todos os anos, após as chuvas, coincidência ou não, apenas com as BRs que cruzam o Ceará. Fontes afirmam que, em Estados vizinhos, as estradas federais estão impecáveis, como se pode ver em http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/um-protesto-a-la-tapa-buraco/, http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/dnit-ce-manda-resposta-par-criticas-de-cid-gomes-via-blog/, http://www.opovo.com.br/opovo/politica/922661.html e http://www.opovo.com.br/opovo/politica/922660.html. E ainda querem instalar fiscalização eletrônica em estradas assim (http://fimdeano.revistadoonibus.com.br/noticias/20091215_maisfiscalizacaobasBRSdocearaem2010.asp).
Leia relato do amigo Cleiton, sobre as BRs pelas quais ele transitou recentemente:
</blockquote>Para conhecimento;

BR 116 (Fortaleza – Salgueiro)

Vim de Serra Talhada para Fortaleza e percorri o mesmo trecho pelo O Povo. O descaso está apenas no Ceará, pois o trecho da 116 nos estados de Pernambuco e Paraíba são verdadeiros tapetes. Basta entrar nos trechos do Ceará que se percebe a diferença. É muito grande. Nos outros estados, pista nova, ótima sinalização e postos da PRF, já no nosso... Remendos, Buracos, Falta de sinalização e dificilmente se vê um carro (isso é, se pudermos chamar aquelas D10 de carro) da PRF.

É um Absurdo!



BR 222 (Fortaleza – Teresina)

Recentemente fui até Teresina. O trecho de Fortaleza para Tianguá, também totalmente esburacado, com remendos, falta acostamento, sem sinalização, basta ultrapassar a divisa, de São João da fronteira – PI, até Teresina/Timon, que o trecho é perfeito não há nenhum buraco.



BR  304 (Fortaleza – Mossoró)

O trecho que se inicia em Boqueirão do Cesário e se estende até a divisa com o R. G. do Norte, também encontra-se precário, em alguns trechos estão fazendo um serviço porco, tirando a "capa" do asfalto e colocando uma outra, apenas isso. (Em 3 meses vai ficar esburacada novamente) basta ultrapassar a divisa para o R. G do Norte que você entra em uma BR super conservada até Natal um trecho novo e super sinalizado.



Algo mais estranho é saber e ver no PI, PE, PB e RN o exercito que realiza a manutenção das estradas e no Ceará quem realiza são as empreiteiras dos políticos, ou arrumadas por eles em licitações fajutas.</blockquote>

Voltando ao exemplo da nossa querida BR 222, que liga Fortaleza à Belém, se não me engano, por onde trafego há cinco anos, já me acostumei a vê-la, quase todos os anos, intransitável em abril e um tapete em dezembro. No entanto, 2009 foi um ano atípico. Nunca tinha visto aquela estrada tão estragada antes, mas estava tão estragada que tornava a distância entre Fortaleza e Sobral cada vez maior e a viagem entre essas cidades cada vez mais demorada. O caos este ano foi maior porque as duas vias alternativas que ligam Fortaleza e Sobral, uma rodovia estadual que passa por Itapipoca e o trecho da BR 020 que vai de Fortaleza a Santa Quitéria passando por Canindé, seguido por uma rodovia estadual que passa pelo distrito sobralense de Taperuaba, também estavam comprometidas. Como choveu muito na Zona Norte do Estado, no começo do ano, e eu vou comentar sobre isto em breve, botaram a culpa de tudo isso na coitada da chuva, que o nordestino tanto espera para festejar e, quando ela vem... Pobre São Pedro. Desta vez as obras de reparação das estradas, mesmo sendo paliativas, demoraram a serem postas em prática, mesmo nas rodovias estaduais cearenses, que eram consideradas modelos de conservação. Aquela rodovia estadual que eu falei que passa por Itapipoca, no seu trecho de cerca de trinta quilômetros que separam Santana do Acaraú e Sobral, estava como se tivesse sido bombardeada em uma guerra, na última vez que passei por lá, em outubro. Se fossem confirmados os boatos de que a chegada de astronautas à Lua, há quarenta anos, foi uma montagem televisiva (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/07/edicao-de-20-07-2009.html), seria bem provável que aquelas cenas de homens caminhando na Lua e fincando uma bandeira no chão tivessem sido gravadas naquela humilde estrada entre Sobral e Santana do Acaraú, que, segundo minha mãezinha, ainda não havia recebido asfalto naquela época, mas talvez já estivesse cheia de crateras.



Há uns dois meses, trafegando pela – sempre ela – BR 222, nossa "222 Route", notei que havia em um trecho afastado de área urbana, pasme, um semáforo. Isso mesmo, um sinal de trânsito em uma estrada, mas há explicação lógica para isso. O semáforo fica próximo a uma ponte, perto de Itapajé, que teve sua estrutura comprometida pelas chuvas e ainda está em reparação. Acredito que seja por isso.



Quanto à tragédia da semana passada, infelizmente já está feita. O que podemos fazer agora é ajudar os sobreviventes e os familiares dos que não sobreviveram. Lamentavelmente este fim de ano não será bom para eles. Acredito que, quem quiser contribuir de alguma forma, pode e deve procurar uma unidade do Hemoce para doar um pouco de seu sangue a fim de ajudar as vítimas. Se não servir para elas, com certeza servirá para outrem, no feriadão que se aproxima (http://radiouniaodecamocim.blogspot.com/2009/12/acidente-em-sobral-hemoce-convoca.html).
Enquanto eu comentava sobre aquele acidente do ônibus, soube que aconteceu outro acidente na BR 222, na manhã desta segunda, mas desta vez não foi tão grave, graças a Deus (http://www.sobralportaldenoticias.com/noticiasview.php?id=2775).

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

LUTO


FALTAM 347 DIAS.
Como eu disse na última postagem (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/12/primeiro-ane-digo-primeiro-ano.html), eu devia estar mesmo feliz, neste final de ano. Entretanto, não estou completamente feliz. Estou incomodado, estou incompleto, estou triste. Mais uma vez estou de luto, menos porque mais uma turma deixou nosso curso, mais porque mais uma vez nossa pequeninha que amamos como uma filha foi tirada de nós. Ela completou três aninhos recentemente, como eu já havia falado, mas, sinceramente, eu não vejo muito que comemorar, nesses seus pobres três anos de vida. Criada sem pai, sem lar definido, jogada de um lado para o outro, feito uma bola de tênis, sem amor, sem juízo e com tendência a ficar sem personalidade definida, em vez de lhe dar meus parabéns, só me restar dar meus mais sinceros pêsames a ela e ao seu irmão, que são frutos de comportamentos impulsivos, da falta de planejamento familiar e talvez tenham, portanto, se tornado pessoas indesejáveis sobre a face da Terra.
Então estou de luto, porque, para mim, ela está morta. Na verdade ela só vive "morrendo". Todas as vezes que ela vai embora, aquela menininha que passou alguns bons momentos conosco "morre", e depois vem outra completamente diferente, que não consigo reconhecer, em seu lugar. Mesmo assim, aprendemos a gostar da pequena "usurpadora", do mesmo modo.
Me sinto um criminoso em tê-la deixado partir. Ela nos ama. Ela não queria ir, queria ficar conosco, porque nós a amamos. Passaremos o Natal sem ela e seu irmãozinho. A mãe deles também deve sentir falta, mas pelo menos ela já deve estar acostumada. Do fundo do meu coração, eu me vejo obrigado a dizer que preferiria que Deus os levasse logo mesmo, antes que se corrompam, a vê-los levando uma vida assim.
Meus priminhos que moram nos Estados Unidos também "morrem e ressurgem" periodicamente. Só os vejo, no máximo, uma vez por ano. Eles sempre vêm diferentes. Pelo menos temos a certeza de que estão no "paraíso", sendo criados com amor e qualidade de vida, porque foram planejados e concebidos com amor, ao contrário dos nossos pequenos aqui do Brasil, que foram concebidos por acaso e que, chegando à fase adulta cientes disso, poderão desenvolver transtornos psiquiátricos.
Segundo o adágio popular, "você é eternamente responsável por aquilo que cativa". Quem lança seres humanos ao mundo e não tem condições de criá-los perto de si, melhor seria se fosse estéril.
Enfim, não tenho mais esperanças de voltar a ver nossa pequena, pelo menos na forma que eu a conheço. Melhor assim, porque talvez não me agrade ver no que ela deve estar se tornando e talvez ainda ponham a culpa em mim e na minha namorada por conta disso. Então só me resta deixar aqui uma pequena homenagem ao nosso "leãozinho", embora eu não seja torcedor do Fortaleza, e dizer a ela que descanse em paz.




*****

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Primeiro Ane, digo, primeiro ano


FALTAM 348 DIAS.
Esta semana, eu e minha namorada Ane celebramos nosso primeiro aniversário juntos. Foram até agora 367 dias de muitas graças, durante os quais estivemos quase sempre muito próximos. Eu nem sei mais o que dizer, a não ser agradecer ao meu benzinho por me fazer tão feliz. Nossa história é engraçada. Nos conhecemos pela Internet, em um chat. Em poucos dias, nos encontramos pessoalmente, já com os olhos inundados de sentimentos, e, naquele dia, o céu foi o limite. Ela precisava tanto de mim, e eu, tanto dela. Esperávamos tanto nos encontrarmos e não sabíamos. Ela é tão carinhosa, prendada, amorosa, apaixonada, dedicada, sincera, manhosa, cuidadosa, um pouquinho ciumenta, porém misericordiosa. Ela é minha florzinha. Amo demais.
Veja só a mensagem que ela me enviou para celebrarmos este momento:
<blockquote>Um ano com você na minha vida, e sem o que reclamar. Muito pelo contrário, eu apenas gostaria de encontrar uma forma de descrever o quanto Eu Amo Você, mas acabo sempre com a ideia de que isso é impossível.
Sempre sonhei e pedi a Deus que pudesse colocar em meu caminho uma pessoa especial, que de fato combinasse comigo. E hoje eu não tenho dúvidas de que ele acertou em cheio no meu pedido. Foi muito generoso comigo e me deu VOCÊ de presente.
Um presente, para eu dividir meus sonhos, meus desejos, minhas alegrias, minhas tristezas, meus sentimentos... Um sonho que hoje é realidade do meu lado.
Só tenho que agradecer a Deus que esta sempre Abençoando meu amor...
você me envolveu em seus carinhos como uma fina teia, vencendo meus medos e receios tolos.
Curando as cicatrizes que a vida fez em mim.
Afastando de mim o medo de tentar e de sofrer outra vez.

Abençoado amor que tomou o tempo nas suas mãos.

Fez do nosso tempo sem tempo e do nosso amor o mais lindo e louco do mundo e o mais sincero, e o mais puro...

Abençoado amor... Verdadeiro e correspondido.

Porque eu te amo, e não se consigo mais viver sem você.
 
Parabéns pelo nosso dia! Obrigada por me aguentar, suportar e gostar de mim com meus inúmeros defeitos. rsrs</blockquote>
 

De fato, retiro em parte o que eu disse na última postagem (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/12/e-vida-continua.html). É verdade que a vida continua, mas, ao contrário de muita gente, eu ainda tenho é muito que comemorar, neste fim de ano. Ele está sendo até light para mim, mas impiedoso para muitos amigos meus. Estou em uma das melhores fases desta fase difícil que estou atravessando. No entanto, estou em rota de colisão com uma tempestade tropical. Ela deve chegar em janeiro.
Enquanto isso não acontece, deixo aqui em homenagem à minha querida Ane um clipe de uma canção do Skank que é a nossa cara. É a faixa "Sutilmente".

domingo, 13 de dezembro de 2009

E a vida continua...

FALTAM 352 DIAS.

"[...] Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."

Machado de Assis

Esta noite, me chamaram para uma festa. Recusei pronta e polidamente todos os convites para ir àquela festa e me esquivei de qualquer tentativa de persuasão para mudar de idéia.

Você pode me perguntar o porquê de tanta intransigência. Bem, esses dias, não estou com clima para pensar em festas. Apesar de ser uma época festiva, não me sinto imerso nesse clima festivo. Não tenho muitos motivos para comemorar. Não tenho mais tempo de parar e me lembrar que será celebrado mais um aniversário de Jesus Cristo. Não digo isso por mal, mas, até prova em contrário, será apenas mais um Natal para mim e para a maioria das pessoas, será apenas mais um Ano Novo para mim e para a maioria das pessoas, pois as nossas expectativas para 2010 não são muito boas. Alguns estão, neste final de ano, entrando na "Era de Aquarius", passados exatos quarenta anos de Woodstock, porque eles estão na melhor fase de suas vidas, porque souberam entrar e sair daquela "viagem psicodélica" nos momentos certos. Já vão tarde. Enquanto isso, eu e o resto do mundo estamos passando por momentos difíceis e aparentemente intermináveis, assim como os times do Coritiba e do Fortaleza, que foram rebaixados para a segunda e para a terceira divisões do Brasileirão, respectivamente. Enquanto, para uns, fechou-se um círculo vicioso, para outros bilhões de seres humanos, como eu, a realidade é uma só: a vida apenas continua. Simples assim.

Finalizo a postagem lembrando-me que há pelo menos duas coisas boas diretamente relacionadas comigo a brindar por esses dias. Uma é o meu aniversário de um ano de namoro com a minha Ane querida. Apesar de tudo, chegamos lá. Eu sabia que chegaríamos. A outra é o aniversário de três aninhos da nossa pequena Ingridizinha, nosso anjinho que está sempre por perto, cuidando de sua "madinha". Renderei homenagens a elas neste espaço, muito em breve. Por enquanto, deixo um clipe dos Beatles, para lembrar que obladi oblada ("a vida continua"), segundo uma tribo primitiva na África. Deixo também um vídeo que celebra a Era de Aquarius, trecho do musical "Hair".




 

domingo, 6 de dezembro de 2009

Quando dois mundos se tocam

Um dia desses, quando fui à missa em uma igreja em Fortaleza, havia um homem sendo bastante cumprimentado pelos outros fiéis, especialmente durante a parte da "paz de Cristo", quando todos se cumprimentam, pouco antes de receber a comunhão. Reconheci-o como sendo um cidadão que aparecera na TV, poucos dias antes, e que fora indicado a receber o troféu "Sereia de ouro", uma premiação anual fornecida por um grupo de comunicação cearense a quatro cidadãos cearenses de destaque (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=674628). O cidadão era um procurador, um desembargador, ou algo parecido.

Quem nunca se espantou ao ver uma pessoa próxima ou que faça parte de seu cotidiano aparecendo em algum meio de comunicação, como rádio, jornal, TV ou Internet??? Quem nunca se espantou ao ver pessoalmente alguém que sempre aparece nos meios de comunicação??? Em ambos os casos, você nem acredita que se trata da mesma pessoa, não é???

A impressão que temos sobre aqueles que aparecem na mídia é que eles são tão distantes e que não são reais como nós, não é verdade? É como se fossem seres de outros planetas. Quando alguém do lado de lá das telas passa para cá ou acontece o contrário é como se houvesse um encontro de dois mundos. Como eu vivo em uma cidade média do interior, já me acostumei a encontrar nos lugares aonde vou pessoas que transitam nesses dois mundos. O espanto é ainda maior, quando o encontro entre esses dois mundos acontece nas grandes cidades, onde as pessoas estão mais afastadas umas das outras, não é verdade???

Tenho vários outros exemplos interessantes que me aconteceram. Hoje não me espanto tanto, porque alguns dos professores da minha faculdade vivem aparecendo na imprensa local.

Quando eu era garoto, o cantor Raimundo Fagner foi jogar futebol no campo do bairro em que eu morava na época. Uma tia minha que era fanática por ele correu até, mas ficou com vergonha de se aproximar. Então pediu que eu lhe fizesse o favor de me dirigir a ele e solicitar um autógrafo. Foi o que eu fiz. Ela não acreditou no que eu fiz e ficou insistindo: "Não, não é ele não. Não pode ser". Mas era. Se não fosse, ele não teria autografado. Não sei se ela ainda guarda esse autógrafo.

Algumas vezes, tive o privilégio de cumprimentar, em eventos públicos, os deputados João Alfredo e Artur Bruno e o senador Inácio Arruda.

Certa vez, recebi no consultório de um posto de saúde uma criança que se chamava Itauana. Perguntei à mãe se ela havia escolhido esse nome baseada em uma cantora que teve seu talento revelado ao participar de um reality show (http://videochat.globo.com/GVC/arquivo/0,,GO6556-3362,00.html). Ela confirmou. Então contei-lhe que a cantora Itauana foi minha colega de turma, quando eu passei pela antiga sétima série do ensino fundamental, e que terminou o ensino médio no mesmo ano e mesmo colégio que eu. Naqueles tempos ela já demonstrava aptidão para a música. Havia um professor de história que sempre dizia que o nome dela significava "pedra negra" em uma linguagem indígena. No entanto, segundo http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061018170527AAwqW9h, pode haver outros significados. Eu não acompanhei aquele reality show, até porque não gosto desse tipo de programa, mas eu soube que ela, apesar de não ter vencido, conseguiu "cavar seu lugar ao sol". E por lá ficou. Saiba mais sobre a moça em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Itauana_Ciribelli.

http://fama.globo.com/Fama/0,6993,FTP1-4623-263,00.html.

Além dela, havia também outra moça, que se chamava Melissa, que também sonhava em ser cantora profissional e relevava talento para isso. Ela também chegou a participar de um reality show (http://www.terra.com.br/exclusivo/popstars/2002/07/20/000.htm, http://www.terra.com.br/exclusivo/popstars/2002/08/10/000.htm e http://www.terra.com.br/exclusivo/popstars/2002/07/27/000.htm) e eu soube que ela continuaria atuando como cantora profissional, mas não foi tão bem sucedida na carreira musical quanto Itauana. A única referência a ela que encontrei no Google foi: www.bnb.gov.br/content/aplicacao/eventos/programa_bnb.../musica.pdf.

Ouvi dizer que ela abriria uma grife de moda. Deve ser esta aqui: http://www.melissamatos.com/main.html.

Eu já havia comentado aqui sobre os infames reality shows (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/01/oitava-edio-de-2009.html). Para mim, não parecem ser nada além de um elo entre a vida real e a vida do outro lado das telas, além de mais uma porta na interface entre os dois mundos.


 


 

 

sábado, 5 de dezembro de 2009

Abbey Road 2

Os Beatles foram, de fato, uma banda abençoada. Por falar em Beatles, lembrei-me que uma vez, porque John disse que a banda era mais popular que Jesus Cristo, eles foram massacrados pela opinião pública. A Igreja Católica os absolveu recentemente, como você pode recapitular em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/11/edio-de-30112008.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-de-02122008.html.

Se certos políticos de Sobral se considerassem explicitamente mais populares que Cristo, talvez até o bispo da diocese local os canonizasse, ou pelo menos seria obrigado a canonizá-los. À propósito, os sobralenses ainda estão "órfãos", desde que o bispo Dom Fernando Saburido foi transferido de volta para sua terra, por ordem de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, a fim de assumir a Arquidiocese de Recife e Olinda, no lugar de Dom José Cardoso, o arcebispo que teria causado polêmica internacional, ao excomungar envolvidos no aborto de uma menina de nove anos que estava grávida por causa de um estupro (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/03/31-edicao-de-2009.html). Veja a defesa do arcebispo em http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3616925-EI6594,00-Dom+Jose+Nao+dei+excomunhao+E+a+lei+da+Igreja.html.

Gostaria de aproveitar o ensejo e pedir desculpas à Dom Cardoso por ter tirado conclusões precipitadas sem conhecer o seu lado da história. Entretanto, eu acho muito estranho que o próprio Vaticano tenha acusado o arcebispo como responsável pela excomunhão e criticado sua suposta atitude. Dom Cardoso alegou que não foi ele quem excomungou alguém. Referiu que as leis da Igreja já excomungam automaticamente quem pratica o aborto e que a penalidade aos infratores não é aplicada pelo clero. O impedimento de receber as graças de Deus nesses casos seria imposto pelo próprio Deus. Quem redigiu essas leis aparentemente se sentia seguro de que estava a par do que Deus pensa. De qualquer forma, isso tudo aparentemente mostra que o Vaticano não é mais tão rígido quanto se pensa, e que há segmentos na Igreja mais rígidos que ele. Jesus Cristo não era necessariamente contrário às leis, até porque elas são um mal necessário para ordenar a vida social, mas Ele nos ensinou que as leis jamais devem estar acima da misericórdia e do amor. Ou seja, a salvação da humanidade não depende de aplicação e de obediência cegas e mecânicas às leis. Por isso, Ele criticava tanto os doutores da lei. A Igreja também tem suas leis escritas no Código Canônico, mais por uma formalidade, mas a aplicação delas não é mecânica nem rígida. Existem certa maleabilidade e certo bom senso na aplicação dessas leis. Até porque o objetivo deles é ajudar, não prejudicar mais ainda. Bem, o importante agora é não usar mais Dom Cardoso como bode expiatório.

Voltando ao caso de Dom Fernando, que vai agora respirar os ares renovados de sua terra natal, Sobral aguarda uma definição do Papa Bento XVI sobre o próximo a ocupar o cargo de bispo desta diocese. Olha como estamos importantes. O Papa lá na Europa vai se lembrar de nossa humilde cidade encravada no semi-árido nordestino e nomear pessoalmente um bispo para um lugar que ele não conhece. Saiba mais em:

http://jornalcorreiodasemana.wordpress.com/2009/08/23/em-sobral-padre-timb-eleito-administrador-diocesano/.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=262428&modulo=178.

Se qualquer bispo tivesse a ousadia de excomungar um médico que realizasse aborto em Sobral, eu tenho a impressão de que esse bispo é quem acabaria sendo excomungado, porque aparentemente a nossa igreja ainda é grosso modo influenciada pela política em nosso meio.

O que isso tudo tem a ver com os Beatles??? Nada. Ou melhor, tem sim, porque eu comecei dizendo que os Beatles ontem se achavam mais populares que Cristo, hoje eles são prestigiados pela Igreja. Comparei a situação deles com a realidade do meio em que vivo e acabei "viajando na maionese", como sempre faço. Deixe para lá. Relembre agora as melhores postagens publicadas sobre os Beatles neste blog:

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/05/beatles-love.html.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-especial-de-12-12-2008.html.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/please-please-read-my-blog.html.

Recomendo que você leia no Estadão a melhor definição que eu vi para os Beatles até hoje: http://blog.estadao.com.br/blog/palavra?title=os_beatles_sao_uma_metafora_da_vida&more=1&c=1&tb=1&pb=1. Lá, deixei o seguinte comentário:

"Essa é a melhor definição para os Beatles que eu já vi até hoje. É isto que vou responder aos meus filhos, quando eles me perguntarem quem foram os Beatles. Se eu pudesse, aplaudiria este blog de pé. Parabéns. Vamos manter a chama viva do que há de melhor na música."

Saiba mais sobre o grupo em http://home.att.net/~chuckayoub/the_beatles_lyrics.html.

Veja agora o trailer do filme musical "Across the Universe", dedicado aos Fab Four, com a participação de Bono Vox, vocalista do U2. Este eu recomendo:

Veja também este comercial curioso feito para a divulgação da nova versão do jogo de videogame "Rock Band", cuja temática são os "Fab Four". Saiba mais em http://www.thebeatlesrockband.com/.



 


 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Consciência Acadêmica: Água que passarinho não bebe 2

Consciência Acadêmica: Água que passarinho não bebe 2

Água que passarinho não bebe 2

FALTAM 361 DIAS.

Mensagem para o final de semana:

Antes de prosseguir, releia http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/agua-que-passarinho-nao-bebe.html.

Mon ami, quem bebe sempre acha que bebeu pouco. Se o cara bebesse só um copinho de cerveja, desde que esse cara não seja eu, ele não ficaria bêbado e poderia até dirigir tranqüilo. A gente vê muito disso. Muita gente que bebe, mas não apresenta sinais de embriaguez. O problema é o cara parar de beber. Ele se empolga, achando que bebeu pouco, e continua tomando uma dose atrás da outra. Quando dá fé, já está prá "lá de Marrakesh".

Por isso, não vacilemos. Não são seus olhos que enxergam, nem sua pele que sente calor, frio, dor ou toque, nem seu nariz que sente aromas, nem sua boca que sente sabores e nem seus ouvidos que ouvem. É seu cérebro quem sente o mundo. Logo, se ele estiver encharcado de álcool, você também terá a sensação de estar flutuando dentro de um copo de vodca.

Está pensando que a "Lei seca" é brincadeira??? Pois saiba que não. Se até alguns artistas deixaram de levar a sério e se deram mal, imagine um "pobre mortal". Duvida??? Então leia:

http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1265427.

http://www.titinet.com.br/news/ator-thiago-rodrigues-perde-carteira-de-motorista-apos-recusar-bafometro-30941.html.

http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticias/2009/10/22/11545,ex-bbb-e-reprovada-em-teste-do-bafometro.html.

Ainda pintou essa história de que cerveja alivia o estresse, mas desde que seja tomada moderadamente (umas 2 latinhas, no máximo): http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1369443-5603,00.html.

Mas lembre-se: se for dirigir, não beba. E se beber, não me chame.

Este clipe é dedicado aos companheiros que gostam de se reunir para tomar uma "gelada" vendo nosso alvinegro cearense arrasar em campo e ascender à elite do "Brasileirão". Este foi o único clipe que achei da faixa "Saideira", do Skank, que eu considero apropriado para a ocasião, porque realmente, depois que alguém toma uma saideira, começa a viajar na maionese. Às vezes antes disso.



 


 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Brasil ficou afônico


FALTAM 362 DIAS.





O Brasil perdeu, na manhã de ontem, uma de suas célebres vozes. Lombardi, o lendário e misterioso locutor dos programas de TV em que o apresentador Sílvio Santos atua, eternizou-se de vez. Ele nunca mostrava o rosto. Somente sua voz ia ao ar. Muitas imagens dele só foram liberadas ontem. Com essa jogada de marketing, durante os 43 anos em que trabalhou com Sílvio Santos, ele conseguiu fazer sucesso na televisão brasileira sem sair do anonimato.
Pessoalmente, nunca fui fã de nenhum dos dois, mas a partida de Lombardi, assim como de outras lendas vivas que estão se apagando, ainda que seja para brilharem na eternidade, está empobrecendo nosso país, mais precisamente nossa cultura. Tudo bem que o Programa Sílvio Santos é relativamente fútil, e foi-se o tempo em que eu e meus familiares acreditávamos que poderíamos ganhar alguma coisa com as loterias dele, mas Lombardi e Sílvio Santos não deixam de serem figuras muito populares. Portanto, merecem que lhes tiremos o chapéu. Se a morte do primeiro, por sinal, uma morte traiçoeira, segundo as pessoas próximas dele, já teve grande repercussão, como se pode ver nas notícias listadas abaixo, imagine quando chegar a vez do outro:
http://extra.globo.com/lazer/sessaoextra/post.asp?t=famosos-lamentam-morte-de-lombardi-no-twitter-sbt-emite-comunicado&cod_post=246455.
http://www.cidadeverde.com/locutor-de-silvio-santos-lombardi-morre-aos-69-anos-em-santo-andre-48971.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/02/diversaoearte,i=158418/MORRE+LOMBARDI+O+LOCUTOR+DE+SILVIO+SANTOS.shtml.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u660541.shtml.
http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/silvio-santos-mantem-gravacao-de-especial-20091202.html.
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1400056-7084,00-MORRE+LOMBARDI+LOCUTOR+DE+SILVIO+SANTOS.html.
http://br.noticias.yahoo.com/s/02122009/25/manchetes-lombardi-sera-velado-hoje-santo.html.
http://natelinha.uol.com.br/2009/12/02/not_27241.php.
http://www.correiodopovo-al.com.br/v2/article/BrasilMundo/9154/.
http://natelinha.uol.com.br/2009/12/02/not_27234.php.
http://natelinha.uol.com.br/2009/12/02/not_27232.php.
Saiba mais sobre a carreira de Lombardi em: http://www.paginadosilviosantos.com/pags/lombardi.htm.
Ah, você não acredita que o cara da foto lá em cima é o Lombardi??? Pois confirme com os vídeos a seguir:



No video caseiro a seguir, ele surpreende com sua "voz-presença" os clientes de uma loja em São Paulo:



Que Deus o tenha!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dar amor

FALTAM 363 DIAS.

DAR NÃO É FAZER AMOR

Dar é dar.
Fazer amor é lindo, é sublime, é encantador, é esplêndido.
Mas dar é bom pra cacete.
Dar é aquela coisa que alguém te puxa os cabelos da nuca...
Te chama de nomes que eu não escreveria...
Não te vira com delicadeza...
Não sente vergonha de ritmos animais. Dar é bom.
Melhor do que dar, só dar por dar.
Dar sem querer casar....
Sem querer apresentar pra mãe...
Sem querer dar o primeiro abraço no Ano Novo.
Dar porque o cara te esquenta a coluna vertebral...
Te amolece o gingado...
Te molha o instinto.
Dar porque a vida é estressante e dar relaxa.
Dar porque se você não der para ele hoje, vai dar amanhã, ou depois de amanhã.
Tem pessoas que você vai acabar dando, não tem jeito.
Dar sem esperar ouvir promessas, sem esperar ouvir carinhos, sem
esperar ouvir futuro.
Dar é bom, na hora.
Durante um mês.
Para os mais desavisados, talvez anos.

Mas dar é dar demais e ficar vazio.
Dar é não ganhar.
É não ganhar um eu te amo baixinho perdido no meio do escuro.
É não ganhar uma mão no ombro quando o caos da cidade parece querer te abduzir.
É não ter alguém pra querer casar, para apresentar pra mãe, pra dar
o primeiro abraço de Ano Novo e pra falar:
"Que que cê acha amor?".
É não ter companhia garantida para viajar.
É não ter para quem ligar quando recebe uma boa notícia.
Dar é não querer dormir encaixadinho...
É não ter alguém para ouvir seus dengos...
Mas dar é inevitável, dê mesmo, dê sempre, dê muito.

Mas dê mais ainda, muito mais do que qualquer coisa, uma chance ao amor.
Esse sim é o maior tesão.
Esse sim relaxa, cura o mau humor, ameniza todas as crises e faz você flutuar

Experimente ser amado...

"A vida é a arte de tirar conclusões suficientes de dados insuficientes"
 
Luiz Fernando Veríssimo


 

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Postagem de 01122009





Como hoje é Dia Mundial de combate a AIDS, trago algumas discussões relevantes e preocupantes sobre o assunto.
Eu não sei se você soube que, em Fortaleza, um garoto de apenas quatro anos teria sido infectado com o HIV em um hospital pediátrico, provavelmente após duas transfusões de sangue (http://www.viatiangua.com/noticias/49-saude/158-mp-investiga-contaminacao-do-hiv-em-menino-de-4-anos.html). A reportagem diz que não é a primeira vez que um dos pequenos pacientes daquele hospital é infectado com o HIV, depois de receber hemotransfusão. Outro caso teria ocorrido há quatro anos.
Olha, sem querer pôr mais lenha na fogueira e manchar mais ainda a imagem de um tradicional hospital-escola infantil de referência mantido pelo governo estadual, mas um fato que eu pude constatar pessoalmente, quando estive lá, há quase um ano, é que não há muita preocupação com biossegurança, não necessariamente por culpa da instituição. Aconteceu que, em janeiro deste ano, estava eu estagiando em um hospital de referência em infectologia, na capital cearense, quando me incumbiram de conduzir um paciente HIV-positivo, hemofílico e bacilífero positivo, ou seja, com exames de escarro para tuberculose pulmonar positivos. Pois bem, para aquele paciente, havia a suspeita de uma afecção cerebral, provavelmente causada pelo seu imunocomprometimento. Para confirmar a hipótese diagnóstica de neurotoxoplasmose, seria necessária uma tomografia computadorizada do crânio. Agora você acredita que um hospital de referência em infectologia que tem muitas intercorrências neurológicas não tem um aparelho de tomografia computadorizada ou de ressonância magnética??? Então eu tive que conduzir o rapaz em uma ambulância ao hospital pediátrico em questão para fazer o tal exame da cabeça. Chegando lá, transportei-o em uma cadeira de rodas, passando por vários corredores repletos de pessoas, principalmente de crianças, até chegarmos à sala de tomografias. Estávamos praticamente distribuindo bacilos de Kock em aerossóis a granel. Eu estava protegido, porque estava de máscara e havia tomado a vacina BCG. Aquele hospital pediátrico devia ter uma estrutura melhor para receber pacientes de fora, encurtando o caminho até a sala de exames, ou talvez se recusar a receber pacientes naquela situação, mesmo que fosse apenas para realizar exames, porque ele tanto podia acabar de se contaminar como contaminar mais ainda os pequenos pacientes locais. Poucos dias depois, o cidadão foi transferido para a UTI e não tive mais notícias dele. Em suma, o governo estadual deixou de cuidar adequadamente de dois grandes hospitais sob sua tutela. Eu me senti um agente penitenciário, como se estivesse escoltando presos pela cidade, por duas vezes, enquanto estive naquele hospital: naquela ocasião e quando levei um paciente com hanseníase a um centro de referência em dermatologia.
Voltando ao caso do garoto, você imagine o que é o sujeito adquirir aquele maldito vírus na infância, sem ter concorrido para isto, crescer com ele e como ele vai se sentir quando souber que tem o tal vírus e as repercussões disso. A reportagem que eu apontei apresenta uma foto do garoto brincando no chão de sua casa. Embora ela não mostre o rosto do menino, acho uma falta de respeito com ele. Por isso não a publico aqui. Não sei em que pé está o caso. Não consegui encontrar notícias atualizadas. Se alguém souber como está, me avise, por favor.
Apesar de haver aumentado o esclarecimento da população sobre a AIDS e, portanto, aumentado a prevenção, os dados sobre a doença ainda preocupam (http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/11/24/para-unaids-dados-sobre-aids-sao-positivos-mas-ainda-preocupam.jhtm). Os casos de infecção pelo vírus e da doença propriamente dita continuam aumentando, embora mais lentamente. Os ambientes em que os casos crescem estão se diversificando. A infecção está agora crescendo nos seguintes setores:
  • Cidades do interior;
  • Mulheres;
  • Indivíduos heterossexuais;
  • Classes menos favorecidas;
  • Indivíduos mais velhos.
Um dos motivos para o crescimento continuo dos casos de novos de infecções são certos comportamentos irresponsáveis que se tornaram tendência, para certos grupos de indivíduos que vivem no eixo Rio – São Paulo, como o barebacking, por exemplo (http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/01/03/e030115675.asp). A expressão barebacking se refere aos peões que, nos rodeios, montam em cavalos ou touros que não foram selados. No contexto de saúde pública, se refere ao comportamento sexual de risco sem proteção, ou seja, sexo sem preservativo. Nas metrópoles, grupos de homossexuais do sexo masculino realizam festas particulares onde eles praticam sexo sem proteção e pelo menos um dos participantes é soropositivo. O objetivo de cada um deles é justamente contrair o HIV. Para eles, ser infectado é um troféu. São as orgias de barebacking. Deste modo, eles brincam nessa "roleta-russa", pensando da seguinte maneira: se é para passar a vida inteira com medo de experimentar plenamente os prazeres da carne e fugindo do HIV, seria melhor enfrentá-lo logo de uma vez, fazer logo amizade com ele e incorporá-lo. Assim, eles não precisariam mais fazer sexo com proteção. Eles não teriam mais medo que o vírus os matasse porque sabem que existe tratamento capaz de "domar a fera" e de mantê-los vivos por um bom tempo. Entretanto, você pode observar que eles não pensam plenamente nas conseqüências de seus atos, para si e para a sociedade. Eles parecem não saber que, quando um soropositivo faz sexo sem proteção, além de poder disseminar o vírus para outras pessoas, ele pode contrair o HIV novamente, mas de uma linhagem diferente da que já está nele, e esse "HIV calouro" pode ser resistente ao tratamento que estava em curso. Eles também parecem não saber que nem todos os soropositivos obtêm boas respostas à tradicional dobradinha Biovir + Efavirenz, e que todos os antirretrovirais apresentam tantos efeitos colaterais que muitos pacientes pensam em desistir do tratamento. Se os praticantes do barebacking acham que vale a pena pagar esse preço para realizar suas fantasias, que se há de fazer??? Por falar em preço, eles parecem não saber que o tratamento é integralmente bancado pelo governo federal. Ou seja, muito dinheiro público em jogo, que, graças a eles, está sendo cada vez mais empregado no tratamento de novas infecções retrovirais, quando poderia também ser empregado em outras coisas essenciais, como dengue e câncer. Considerando que, a maioria dos barebackers de carteirinha, que participam das bare parties, tem bom nível sócio-econômico e que eles contraíram intencionalmente o vírus, cientes das conseqüências e do ônus gerado para o governo, então eles deveriam custear seus tratamentos. O problema é que talvez eles entrassem com ações judiciais para serem tratados de graça, sob a alegação de que nossa constituição diz que "saúde é um direito de todos e dever do Estado" e que "O Sistema Único de Saúde é universal (para todos os brasileiros), igualitário (todos tratados com igualdade) e equitativo (um pouco mais de atenção a quem mais precisa)". Essas palavras são muito fortes. Com certeza eles ganhariam.
Por meio da Nota Técnica 350/2009 (http://www.aids.gov.br/data/documents/storedDocuments/%7BB8EF5DAF-23AE-4891-AD36-1903553A3174%7D/%7B4761D188-5ED6-4184-9F11-857FA3890232%7D/notatecnica350.pdf), o Ministério da Saúde se posiciona contra a criminalização da transmissão sexual do HIV. O fato é que alguma providência tem que ser tomada para coibir essa disseminação abusiva e irresponsável, que gera danos à saúde pública. Existe algum meio legal de proibir essas festas com orgias??? O nosso código penal cita apenas que a transmissão sexual e intencional de qualquer doença sem o consentimento ou o conhecimento de quem foi infectado pode ser encarada como crime, mas não diz nada sobre casos assim. Vou me informar melhor sobre isso.
Apesar dos avanços na redução da transmissão vertical do HIV, que é a infecção do bebê, durante a gravidez, como eu mencionei em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/03/mar-adentro.html, ainda há muitos casos, devido à falta de recursos para diagnóstico, profilaxia e tratamento precoces, em certas regiões do país, como se pode ver em http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=transmissao-hiv-mae-filho-alta-falta-teste-rapido&id=4554&nl=sit.
Segundo a notícia em http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/11/30/oms+recomenda+fim+do+uso+de+estavudina+contra+a+aids+9187568.html, a Organização Mundial de Saúde preconizou algumas mudanças na terapia antirretroviral, entre elas, a abolição da estavudina e o início mais precoce do tratamento, quando a taxa de CD4 cair para 350 ou menos, mesmo com ausência de sintomas.
Aproveitando o mote da AIDS, no último dia 24, fez dezoito anos que Fred Mercury, vocalista da banda inglesa Queen, eternizou-se (http://pt.wikipedia.org/wiki/Freddie_Mercury), por culpa da – sempre ela – a AIDS. Por isso, finalizarei esta postagem, homenageando, além do cantor, o meu amigo Herbert, que está aniversariando hoje, é membro ativo e importante da IFLMS, uma das entidades que representam os estudantes de medicina do Brasil, e empreendedor de campanhas de conscientização da comunidade sobralense sobre a prevenção contra a AIDS. Antes, sugiro que reveja outras postagens relacionadas ao tema em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-de-01122008.html e http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/04/52-edicao-de-2009.html. Saiba mais coisas que você deve saber sobre AIDS em http://www.aids.gov.br/ e http://www.vivacazuza.org.br/index.php.
Já viu tudo??? Viu não. Agora, relembrando a partida de Fred Mercury e celebrando a primavera do companheiro Herbert, vamos ver o videoclipe de "Under pressure", do grupo Queen, com a participação de David Bowie. Escolhi esta música porque eu, o Herbert e nossos outros companheiros de faculdade, especialmente no internato, vivemos sob pressão. Na verdade, todo mundo vive sob pressão, ainda mais agora, nestes tempos apocalípticos tão bem retratados no vídeo a seguir e discutidos na postagem anterior (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/calamidade-3.html).