BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Calamidade 3

Enquanto o ano, para alguns, está terminando, para outros, como eu, está apenas começando. Para a Igreja Católica também. O ano litúrgico começa em dezembro porque simboliza a história da humanidade. O advento, que são as quatro semanas que antecedem o Natal, representa o período da história antes de Cristo. O Natal é o próprio nascimento de Jesus Cristo. Interessante é que esse advento simboliza ao mesmo tempo dois pontos cruciais da história: as duas visitas de Jesus Cristo ao mundo, uma que já aconteceu e outra que ainda deve acontecer. São dois extremos da história unidos. O tempo entre o Natal e a Páscoa representa os trinta e três anos de vida de Cristo neste mundo. A Páscoa é sua morte seguida pela sua ressurreição, principal razão de existir de nossa fé. O período pascal representa o período em que Jesus ressuscita, faz algumas aparições esporádicas, até se despedir em definitivo dos seus seguidores, e ascende aos céus, prometendo acompanhá-los à distância, até o fim. A Páscoa termina no dia de Pentecostes, cerca de cinqüenta dias após a ressurreição, quando os discípulos recebem o Espírito Santo e com ele os subsídios necessários para que possam viajar pelo mundo afora, dando continuidade ao trabalho do Mestre. Esse dia marca o nascimento da Igreja Cristã, que, séculos depois, se transformaria na Igreja Católica, e esta se fragmentaria, e dela brotariam as igrejas evangélicas. Há quem duvide que a Igreja Católica seja a mesma igreja primitiva e legítima que Cristo criou (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080508164311AAJdMvC). Se existiram outras ramificações daquela igreja primitiva, a Igreja Católica foi a que mais prosperou e está presente no mundo inteiro. Se não fosse ela, não haveria mais Cristianismo. Eu sei que, nos primórdios do Cristianismo, havia uma rivalidade entre os cristãos que foram convertidos por Pedro e os que foram convertidos por Paulo. Isto fica implícito nas seguintes passagens do Novo Testamento:

Quando um declara: "Eu sou de Paulo" e outro: "Eu sou de Apolo", não estais apenas no nível humano? Pois, que é Apolo? Que é Paulo? Não passam de servos pelos quais chegastes à fé. A cada um o Senhor deu sua tarefa: eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer. De modo que nem o que planta nem o que rega são, propriamente, importantes. Importante é aquele que faz crescer: Deus.

I Coríntios 3: 4-7.

Irmãos, eu vos exorto, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, a que estejais todos de acordo no que falais e não haja divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos no sentir e no pensar. Digo isto, porque cada um de vós fala assim: "Eu sou de Paulo", ou: "Eu sou de Apolo", ou: "Eu sou de Cefas", ou: "Eu sou de Cristo"! Será que Cristo está dividido? Será Paulo quem foi crucificado por amor a vós? Ou foi no nome de Paulo que fostes batizados?

I Coríntios 1: 10, 12-13.

Bem, voltando ao foco, depois de Pentecostes, encerra-se o período pascal, mais ou menos em maio, e vem o período comum, que representa o tempo que estamos vivendo, o "depois de Cristo" (a.C.), ou Anno Dominni (A.D.), ou "Anos da Graça", como preferir. Este período encerra-se no fim do ano litúrgico, em fins de novembro, representando o juízo final e o retorno de Jesus Cristo.

Por falar em juízo final, você deve ter ouvido falar do filme "Apocalipse 2012", que está em cartaz em muitas salas de cinema. Os autores do longa metragem se basearam em supostas profecias de astrônomos da civilização maia, que habitou a Península de Yucatán, no sul do México, até a chegada dos espanhóis, em meados do século XVI. Os maias estimaram que deve ocorrer um alinhamento de planetas em 21 de dezembro de 2012 e que esse fenômeno deve provocar mudanças drásticas no nosso planeta. O canal Discovery produziu vários documentários a respeito do tema. Aquele que eu tive a oportunidade de ver não desmente nem corrobora a profecia maia, mas analisa cientificamente cada uma das catástrofes retratadas no filme e afirma que realmente elas podem acontecer um dia, não necessariamente em 2012. Os estudiosos disseram que, no núcleo do sol, ocorrem explosões que liberam muita energia quase que constantemente, e alertaram para a possibilidade de que uma explosão mais forte pode liberar um grande pulso eletromagnético que pode ser liberado para o espaço sideral, ultrapassar o campo eletromagnético da Terra e inutilizar os meios de comunicação por satélites e as redes de energia elétrica do mundo inteiro, causando um grande blecaute, nada comparável àquele "apagão" que houve em alguns Estados brasileiros, há algumas semanas (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/apagao.html). Os cientistas também alertaram que, mesmo sem pulsos eletromagnéticos solares, a Terra está sujeita a passar gradualmente por transformações no seu perfil eletromagnético, com uma inversão gradual dos pólos eletromagnéticos, devido às mudanças na estrutura do núcleo do planeta, que também poderão provocar grandes agitações nas placas tectônicas, resultando em terremotos e em maremotos de magnitudes jamais vistas. Eles também aventaram a possibilidade de que um tsunami poderá acontecer se um vulcão localizado em uma ilha no Oceano Atlântico entrar em erupção e sua estrutura começar a desmoronar, agitando o mar em torno da ilha. Essa tsunami poderá atingir o litoral brasileiro. Veja o trailer do filme:




Interessante é que, nessas ocasiões, coincidência ou não, surgem novas profecias de todos os lados, no intuito de forçar a veracidade da primeira profecia (http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21960&op=all). Agora todo mundo diz que os maias têm razão. Sei não. Como diz um adágio popular, "uma mentira contada mil vezes se torna verdade". O que vemos é uma grande carência de opiniões com senso crítico, com seriedade e com sinceridade, e, acima de tudo, de palavras firmes de conforto e de esperança. Alguém insiste em querer colocar os maias no centro das atenções. Já criaram mais seis profecias atribuídas a eles (http://www.doismiledoze.com/as-7-profecias-maia/), como se eles fossem Nossas Senhoras de Fátima e de Medjugorjie, sobre as quais eu falarei na próxima oportunidade.

E se então alguém vos disser: "Eis, aqui está o Cristo"; ou: "Ei-lo acolá", não creiais. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão sinais e portentos para seduzir, se possível for, até os escolhidos.

Marcos 13: 21-22

Mesmo que seja mentira tudo o que disseram que os maias disseram, nosso mundo parece ser realmente uma grande bomba-relógio, prestes a explodir, de tão instável e de perder a paciência com o ritmo da vida humana.

<blockquote>NASA desmente fim do mundo em 2012.</blockquote>

Como eles podem ter tanta certeza??? Eles podem desmentir a suposta profecia maia, se quiserem, mas afirmar que o mundo está a salvo até lá, não (http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-desmente-fim-do-mundo-em-2012-21102009-17.shl).

Vi ainda outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia consigo o selo do Deus vivo e gritou, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar. Ele exclamou: "Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às arvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus".

Apocalipse 7, 2-3.

Veja bem, não serão os anjos que provocarão todos esses danos ao meio ambiente retratados no Apocalipse. Esses anjos são apenas figuras simbólicas. Deus não criou os anjos para fazerem o mal, mas para nos protegerem. Seremos nós mesmos a "danificar a terra e o mar", talvez antes mesmo de 2012, principalmente se não houver um acordo racional entre os países que participarem da Conferência de Copenhague, em dezembro, e não se comprometerem a pô-lo em prática (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/11/somando-forcas.html). Esperamos que o presidente Lula esteja realmente empolgado e use de sua simpatia e de sua influência para legitimar um acordo internacional que possa desmentir quem atribuiu aos maias o papel de mentirosos (http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2009/11/29/ult580u4059.jhtm). Assim, poderemos mostrar que somos capazes de cuidar melhor do que é nosso e, quem sabe, apagar uma parte do que está escrito contra nós.

Espero que nada do que foi dito até agora tenha servido para negar a existência de Deus e sua influência na história da humanidade. Não, a ciência não deve excluir Deus de tudo que aconteceu, acontece, ou acontecerá. O fato de haver alguma explicação científica para aquelas ameaças contra tudo que o homem construiu ou contra a vida não quer dizer que Deus não tenha participação em tudo isso. A ciência avançou a ponto de desvendar coisas que aconteciam, para as quais não havia explicação racional, e a elas era atribuída, portanto, a autoria transcendental. Mas nada disso deve nos afastar de Deus ou afastá-lo de nós.

A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai. Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo.

Marcos 13: 32-33

Por causa do enxerto acima, eu acho que qualquer palavra sobre o fim, mesmo que seja de fonte altamente idônea, deve ser investigada. Fico de orelha em pé, por exemplo, em relação ao que Nossa Senhora disse em Fátima e em Medjugorjie. Até o Vaticano ficou de orelha em pé e ainda não pôde dar crédito total. Aparentemente Deus resolveu confidenciar seu segredo à Nossa Senhora e a autorizou mesmo a revelar o que teria sido revelado com bastante precisão, em Fátima. Se levarmos "ao pé da letra" suas revelações, que foram publicadas em uma postagem anterior, concluiremos que algo diferente deve ocorrer mesmo, por volta de 2012. Discutiremos isso nas próximas postagens.

De qualquer maneira, fica a lição para que fiquemos vigilantes, não apenas em relação ao futuro. Pelo passado, não há mais o que fazer. Devemos cuidar principalmente do presente, onde encontramos perigos reais e imediatos, como a violência. Conversaremos sobre isto posteriormente.

Não sei qual a probabilidade de acontecer, a curto prazo, cada uma das catástrofes apresentadas no filme e temidas pelos cientistas, mas de uma coisa eu tenho certeza, muita gente vai morrer de fome nos próximos três anos, se não tomarmos uma atitude. Para eles, com certeza, será o fim.

Releia as postagens sobre o tema em:

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/08/calamidade-1.html.

http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/08/calamidade-2.html.

Saiba mais sobre a suposta profecia em:

http://porque2012.com/.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84272-7943-206,00-AFINAL+O+QUE+VAI+ACONTECER+COM+A+TERRA+EM.html.

Por enquanto, deleite-se com este videoclipe de "Eva", da banda Rádio Táxi. Esta canção foi gravada na década de 80, quando a Guerra Fria chegou ao seu clímax e havia uma ameaça de guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética pairando no ar. Até agora, a humanidade parece que nunca temeu tanto o seu fim. A voz da canção diz que ele e sua mulher amada sobreviverão ao fim da odisséia terrestre e recomeçarão do zero a colonização do mundo, como se fossem Adão e Eva. Que começo romântico, não é?

Nenhum comentário: