BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Edição especial de 12-12-2008

Memórias Horizontais



Falei tantas vezes sobre os Beatles neste espaço, mas acabei dando uma mancada e graças a Deus ninguém percebeu. Deixei passar batido o aniversário da morte de John Lennon, no último dia 8. Tem nada não. Pior seria se fosse o 30º aniversário do evento. Mesmo assim, vou já tentar corrigir meu erro, deixando aqui uma pequena homenagem a ele.
Falando em John Lennon, lembrei-me que, este ano, salvo engano, sua viúva, Yoko Ono, esteve no Brasil com sua exposição “Memórias Horizontais”. Não cheguei a ver a exposição, mas o título parece bem sugestivo. Ela deve apresentar coisas relacionadas ao sexo e à morte, eventos cruciais da vida que acontecem na horizontal. Deve expressar algo sobre morte mesmo porque há algumas imagens de mulheres mastectomizadas. Não quero dizer que todas as mulheres nessa situação caminham necessariamente para a morte, mas é que mastectomia lembra câncer, e câncer para muita gente ainda lembra morte, um tabu a ser quebrado. Bem, esta foi uma das poucas imagens que consegui encontrar no Google.
Muita gente atribui a ela a responsabilidade pela separação dos Beatles. Talvez isto esteja meio longe da verdade. Prá mim, eles já estavam mesmo saturados de olhar uns pros outros, depois de tanto tempo. Dizem também que ela gosta de viver à sombra da fama de seu finado esposo. Não há mentira maior que essa. Quando ela concede entrevistas, ela não gosta que lhe façam perguntas a respeito de seu falecido, senão ela encerra a entrevista. Está certíssima. Não conheço a qualidade do seu trabalho artístico, ouvi-la cantar é triste, mas eu a admiro por isso, porque ela quer ser reconhecida pelo seu trabalho e pelo que ela é, não por ter sido esposa de alguém.
Eu também acho muito chato ser lembrado, não pelo que eu fiz ou pelo que eu era, a menos que eu tenha sido ou feito algo desagradável, mas pior que isso é ser lembrado por associação com outra pessoa.
Se quiser saber mais sobre a obra de Yoko, acesse os links a seguir:

http://georgezix.multiply.com/reviews/item/22.

http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/artesplasticasmateria_258101.shtml.






*****

Evangelho de 12122008



Lucas 1, 39-47

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=12&mes=12&ano=2008.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós e por toda a América Latina. Amém.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=12&dia=12&id=338.



*****

Um comentário:

Andréa Motta disse...

Boa noite! Amanhã, 13 de dezembro, será o grande dia de nossa coletiva Coisas do Brasil e estou ansiosa para ler seu texto. Até amanhã! Andréa Motta