BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

EDIÇÃO 14 DE 2009

Mais proteção para você

Notícia interessante de última hora: se você for á Colômbia e precisar sacar dinheiro em algum banco por lá, chame a polícia. Acha que estou de sacanagem? Veja só:

Um novo serviço da polícia colombiana virou moda no Natal em Bogotá: a escolta e proteção a pessoas que precisam sacar dinheiro em bancos ou caixas eletrônicos e temem assaltos.

O serviço é gratuito, embora muitos usuários optem por oferecer uma gorjeta aos policiais.

De acordo com o diretor do centro de estudos e análises de convivência e segurança cidadã, Rubén Dario, o assalto a pessoas que acabaram de sacar dinheiro é um dos mais comuns da cidade.

Segundo a polícia, graças ao serviço, o número de assaltos a pessoas saindo de bancos com dinheiro diminuiu 14% na capital colombiana, e em algumas áreas a redução foi de até 30%.

Leia mais em http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/12/25/ult4909u6950.jhtm.


As “saidinhas bancárias” também são costumeiras por lá. O Governo Colombiano parece ser bem mais dedicado em cuidar da segurança dos cidadãos do que o Governo Brasileiro. Por isso ele trata aquela guerrilha jurássica com pulso firme. Guerrilha essa que quer libertar a nação aprisionando os cidadãos, usando o nome de Karl Marx, que por sinal deve estar rolando na sepultura, como pretexto. Na verdade eles só querem o poder para saciar o próprio ego, não para fazer justiça social. Hipócritas!!!
As autoridades brasileiras deviam cuidar melhor da gente. Não digo que esse causo colombiano deva nos servir de exemplo, mas pelo menos serve para abrirmos os olhos e cobrarmos mais empenho das autoridades. Não poderíamos esperar que nossa polícia oferecesse atenção individual a cada pessoa que saca dinheiro. Seria complicado. Outras pessoas e locais ficariam desprotegidos. Seria mais interessante se a polícia se interessasse em sair à caça dos marginais e de seus patrocinadores, onde quer que estejam. Se a polícia se limitar a espantá-los com a sua presença, vai apenas empurrá-los para outro canto. E eles vão continuar aprontando. Acho que os policiais colombianos se dão o luxo de fazer esse tipo de serviço porque as taxas de homicídios em Bogotá seriam inferiores ás do Rio de Janeiro. Teoricamente, a capital colombiana seria mais segura e mais tranqüila que muitas cidades brasileiras. Por isso eles têm o costume de, uma vez por ano, acho que no Dia Internacional da Mulher, decretar que as mulheres devem andar sozinhas pelas ruas da capital. Ponto para eles, mas não me arrisco a morar lá.



*****

Evangelho de 10-02-2009

Marcos 7, 1-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,1Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno dele. 2E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3(Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; 4e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.) 5Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras? 6Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.7Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (29,13). 8Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens. 9E Jesus acrescentou: Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição. 10Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe; Todo aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja morto. 11Vós, porém, dizeis: Se alguém disser ao pai ou à mãe: Qualquer coisa que de minha parte te pudesse ser útil é corban, isto é, oferta, 12e já não lhe deixais fazer coisa alguma a favor de seu pai ou de sua mãe, 13anulando a palavra de Deus por vossa tradição que vós vos transmitistes. E fazeis ainda muitas coisas semelhantes.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=10-02.



*****

Nenhum comentário: