BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

EDIÇÃO 22 DE 2009

Crônica do cotidiano 3

Já tinha visto outras pessoas morrerem durante minha passagem pelo Hospital Cardiopulmonar de Messejana, mas, na última sexta, um caso me chamou a atenção. Foi o de uma senhora de uns 67 anos, cuja história clinica havia colhido, 3 dias antes. Me chamou a atenção quando um cirurgião apareceu na sala de parada cardíaca levando a maca de uma pessoa em parada cardiorrespiratória porque eu vi aquela senhora com vida e eu a examinei dias antes. Ele não achou viável iniciar as manobras de reanimação por causa do quadro muito grave e sem perspectivas de recuperação. Eu vi aquele médico dando a notícia aos familiares e a reação deles. Aquilo me chocou. Me chocou mais ainda a reação de um dos filhos dela ao ver o corpo da mãe embalsamado sendo levado ao necrotério. Quem gostaria de ver um parente seu naquele estado? Depois eu entrarei em detalhes sobre a questão da morte naquele hospital.
No fim da tarde, dei uma passada pela sala de velórios do hospital. Imaginei que estivessem lá. Dois filhos dela eram oficiais da PM. Um deles me agradeceu pelo empenho do hospital em cuidar da paciente. Eu não acompanhei todo o caso. Só peguei o meio e o fim. Logo que colhi a história clinica, fui transferido para outro setor. No dia em que ela chegou, estava com muita falta de ar. Já tinha história de derrame pleural na semana anterior, que foi drenado para exames. Eu achava que ela podia ter pneumonia, mas os exames bacteriológicos do aspirado pleural deram negativos. Não cheguei a ver o resultado da citologia oncótica, que deu positiva para células neoplásicas, mas a família já tinha sido avisada do provável resultado, que se confirmou tardiamente. O principal tipo de câncer de pulmão em pessoas que nunca tiveram contato com cigarro e afins é o adenocarcinoma, um tumor agressivo, traiçoeiro e de diagnóstico tardio. Se nenhum de nós o teve até agora, deve ter sido porque a Providência Divina não permitiu. Vou ler mais sobre este assunto para informar melhor. Um policial que estava no velório disse que há uma passagem bíblica que diz que às vezes é melhor ir a um velório que a uma festa, pois da primeira o cidadão sai mais precavido.



*****

Questão de residência

Clínica da Mulher - Ginecologia & Obstetrícia - Título de Especialista em G&O
Mulher de 45 anos realizou histerectomia total abdominal e anexectomia bilateral, devido a câncer ovariano estádio Ia. Após 6 meses, a cliente apresentou síndrome climatérica intensa, sendo indicada a reposição hormonal. Qual dos esquemas abaixo foi prescrito?
a) Tamoxifeno.
b) Estrógenos isolados.
c) Raloxifeno.
d) Estroprogestativo contínuo.

CLIQUE PARA VER RESPOSTA ou acesse:

www.portaloraculo.com.br/medicina/index.php?p=pergresp&sortear=S&idJogoPR=2666.

Portal Oráculo - www.portaloraculo.com.br.



*****

Fastball – The Way





*****

Evangelho de 26022009

Lucas 9, 22-25
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 22Jesus acrescentou: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia. 23Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. 24Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. 25Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína? - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=26-02.



*****

Um comentário:

Anônimo disse...

excelente video y bom dia pra voce