BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

EDIÇÃO 20 DE 2009

Mensagem aos favelados e à sociedade

Na verdade esta mensagem é dirigida principalmente aos cidadãos de bem, pois os favelados não precisam que alguém os ensine a gerar delinqüentes. Infelizmente, a maioria dos moradores de favela não se preocupa com a maneira pela qual seus filhos são educados. Preferem deixar a criação de seus filhos por conta dos “líderes” de suas comunidades, os traficantes, ao invés de mandarem os moleques prá escola. Eu até perdôo o fato de um morador de favela não denunciar à polícia os meliantes de sua favela por medo. O que não tem perdão é quando ele é cúmplice daquela escória, fazendo amizade com eles, comprando o que eles roubam fora e deixando seus filhos andarem em más companhias, em vez de irem prá escola.
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano será “Fraternidade e segurança pública”. Já estava na hora de a Igreja Católica se manifestar sobre isso, hora de os padres, bem como outros líderes religiosos, lembrarem aos seus fiéis que qualquer tipo de roubo e de furto é pecado, que o homicídio é pecado, que o narcotráfico é pecado, que o seqüestro é pecado, que o estupro é pecado, que a pedofilia é pecado, e que ser cúmplice de quem comete esses pecados também é pecado. Hora de pararmos de bater em uma tecla só e de andarmos em círculos para ampliarmos o nosso campo de visão porque algo maior está acabando com o mundo.
Você deve estar me julgando preconceito, mas saiba que só digo isso porque nem todo mundo que mora em favela é pobre coitado. Eles sempre costumam se fazer de vítimas, principalmente quando aparecem na TV, depois de algum incidente, como incêndio, desabamento, tentativa de reintegração de posse com a participação da tropa de choque da PM, entre outros. Falando nisso, quando a polícia vai lá tentar expulsá-los de suas casas, onde estão os bandidos da favela??? Por que eles não pegam suas armas e não enfrentam a polícia para defender seus lares e evitar que seus pais, irmãos, companheiras, filhos e demais entes queridos fiquem sem teto??? Não fazem nada disso porque são covardes, preferem deixar as famílias perecerem e se fazerem de vítimas.
Como eu já disse naquela minha postagem sobre o AI-5 (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-de-14-12-2008-ai-5.html), não sou favorável a regime totalitário algum, mas acho que, neste momento, já não há mais outro meio de conter os rebeldes que estão aterrorizando a sociedade e nos impedindo de sair de casa, a não ser com medidas extraordinárias extremas.
Independentemente de onde você mora, se você quiser que seu filho se aliste em alguma gangue do Conjunto São Miguel, por exemplo, em vez de mandá-lo para o serviço militar, aqui vai a receita que recebi por e-mail:

1. Comece na infância a dar ao seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseje.
2. Quando ele disser palavrões, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.
3. Nunca lhe dê qualquer orientação espiritual. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e "decida por si mesmo".
4. Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.
5. Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
6. Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que ele terá que passar pelas mesmas dificuldades que você passou?
7. Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.
8. Tome o partido dele contra vizinhos, professores, amigos. ( Afinal todos tem má vontade para com seu filhinho.)
9. Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê essa desculpa: "Nunca consegui dominá-lo."
10. Em ocasiões onde ele estiver reunido com amiguinhos ou com seus irmãos use e abuse das comparações que incitem disputa. Compare seu caráter, sua capacidade intelectual, e seus dotes estéticos; diga em alto e bom tom para que todos possam ouvir, ele inclusive, coisas do tipo: "Meu filho é mais inteligente que os outros, é mais bonito, é mais esperto, é um gênio."
11. Se tiver algum vício, demonstre-o em sua presença todos os dias. Assim ele vai achar tudo isto natural, e com certeza, mais tarde, vai ouvir suas repreensões sobre os males que estas imperfeições podem trazer.
12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de desgostos. É sem dúvida seu mais que merecido destino!

Fonte: Departamento de Polícia do Texas - EUA
(Revisado por Alberto Filho - fevereiro 2008)
http://sitededicas.uol.com.br/artigo4.htm.




*****

Crônica do cotidiano 1

Hoje, ao passar diante de uma das lojas mais caras do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, deparei com uma cena inusitada: uma fila na porta. Havia uma promoção de 50% de desconto nas mercadorias. Agora os clientes não precisam mais vender suas casas ou seus apartamentos para comprar roupas masculinas de marca, basta que eles vendam seus carros.





*****

New Radicals – You get what you give





*****

Evangelhos de 18 e de 19-02-2009

Marcos 8, 22-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Chegando Jesus e seus discípulos a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram-lhe que o tocasse. 23Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? 24O cego levantou os olhos e respondeu: Vejo os homens como árvores que andam. 25Em seguida, Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado, de modo que via distintamente de longe. 26E mandou-o para casa, dizendo-lhe: Não entres nem mesmo na aldeia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=18-02.

Marcos 8, 27-33

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: Quem dizem os homens que eu sou? 28Responderam-lhe os discípulos: João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas. 29Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Respondeu Pedro: Tu és o Cristo. 30E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele. 31E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias. 32E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=19-02.



*****

Nenhum comentário: