BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dica de livro 1



Minha primeira dica de livro é um romance policial escrito pela antropóloga forense canadense Kathy Reichs. O livro se chama Segunda-feira de luto. Baseada em casos reais investigados pela autora, a história começa quando a antropóloga forense (coincidência, não?) Temperance Brennan é chamada, na manhã de uma segunda-feira de inverno para examinar ossadas humanas encontradas no subsolo de uma pizzaria em Montreal, para saber por quanto tempo elas estiveram enterradas lá e tentar identificá-las. Isso deixa a protagonista entediada. Por isso, são apresentados no livro alguns trechos da canção "Monday, Monday", do grupo The Mamas and the papas.


O livro apresenta uma riqueza de informações científicas, principalmente relacionadas com a medicina legal, como o resumo da teoria sobre os testes do carbono 14 e a dosagem de estrôncio, além de algumas pinceladas de odontologia forense. O que fez este livro sair com quase 400 páginas gostosas de ler e que fluem suavemente entre os dedos é a riqueza de detalhes na descrição da paisagem de Montreal. Dá até vontade de dar uma esticadinha até lá. E o final é surpreendente. Para chegar até ele, a protagonista teve de ralar muito. Em princípio, com suas teorias desacreditadas pelos policiais do caso, ela teve de começar a levantar informações por conta própria. Uma pista levando a outra.


Para quem tiver interesse, este livro encontra-se em promoção de R$ 9,90 em algumas filiais das Lojas Americanas em Fortaleza. Se não achar, tente este link:


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=segunda-feira+de+luto&btnG=Pesquisa+Google&meta=cr%3DcountryBR.

Nenhum comentário: