BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Terremotos em Sobral, em edição especial, ao vivo.

São exatamente 02:37 a.m. de sexta, 29 de fevereiro de 2008. Desde 01:45 estão ocorrendo alguns abalos sísmicos rápidos e não muito intensos, mas suficientes para assustar. Estou vasculhando os principais sítios de notícias em busca de informações sobre estes tremores, para matar tempo, enquanto não crio coragem de ir dormir.
Interessante é que os cachorros são sempre os primeiros a perceber que há alguma coisa errada. Ao mínimo estrondo e à mínima vibração da terra, os cachorros da vizinhança desataram a latir. A cadelinha que eu crio em minha casa principiou a escavar o chão, em busca do que estaria vibrando embaixo de suas patas.
São 02:44 e já ouvi o terceiro ou quarto estrondo à distância. Até agora, nenhum sítio divulgou informações sobre estes tremores. Mais um estrondo. Parece que estou anunciando aos internautas em primeira mão. Ouço os vizinhos conversando na rua. Vou já dar um pulinho lá prá ver o que estão dizendo. Vou ficar atualizando esta postagem enquanto estiver acordado e ouvindo estrondos. Volto logo.

03:23 Há uns cinco minutos, houve outro tremor, mais ou menos da mesma intensidade que o primeiro. Senti o chão vibrar sobre meus pés como se fosse uma ondinha. Um amigo meu que estava aqui em Sobral na noite do último dia 16, quando aconteceu o primeiro terremoto, disse que o tremor foi apenas um, que foi mais demorado e mais intenso que os de agora. Conforme eu li depois, naquele dia chegou a 3,5 graus em escala Richter. Então hoje deve estar abaixo disso. Se os tremores se mantiverem neste patamar, então eu posso ficar mais tranqüilo. Mas nunca se sabe o que pode acontecer. Não sei se isso pode se agravar. Há rumores de que abriu-se uma fenda na Serra da Meruoca. Vou voltar lá prá fora e ouvir o que os vizinhos têm a dizer.

03:54 Os vizinhos na rua disseram que toda Sobral está acordada. Nas ruas do centro, todo mundo na rua. Em muitos bairros também. Para os meios de comunicação, é como se nada estivesse acontecendo. As páginas de notícias ainda não disseram nada a respeito. Estou ouvindo a Rádio Caiçara AM, que está apenas reproduzindo músicas. Os vizinhos contaram pelo menos vinte tremores menores e disseram que 4h haverá outro um pouco mais severo. Na dúvida vou lá conferir.

04:42 Daquela hora para cá, só houve um tremor e alguns estrondos. Passei o tempo conversando com os vizinhos da casa da frente. Eles disseram que alguem ouviu no rádio que haveria um abalo sísmico grande às 4h. Graças a Deus não houve. Na casa da frente, algumas adolescentes com medo de ir prá dentro dormir, embora tenham que ir prá aula de manhã. Ainda bem que só tenho aula de tarde. Estou ouvindo novamente a Caiçara AM e agora eles estão falando deste incidente. Os locutores estão conversando com ouvintes ao telefone. Todos estão dizendo a mesma coisa: que em todos cantos da cidade e em alguns distritos da zona rural, principalmente no Jordão, todos estão acordados, especialmente no distrito que mencionei, onde os tremores parecem estar mais intensos. Há relatos de pessoas com problemas cardíacos, muitas se dirigindo para a emergência da Santa Casa. Ouço relatos de tremores em Groaíras, Coreaú, Alcântaras, Meruoca, Forquilha, e outras cidades vizinhas. Dizem que a situação está mais caótica em Jordão. Até o Prefeito Leônidas Cristino está indo para lá.

04:52 Mais um estrondo agora. Acho que nada foi sentido em Fortaleza. Pois se tivesse chegado lá, a imprensa teria divulgado, meus pais estariam acordados e teriam me ligado. Aposto que, quando minha mãe souber, ela não vai querer que eu passe o fim de semana aqui. Mas acho difícil eu viajar por esses dias porque tenho muito a fazer e além disso, se eu for prá Fortaleza, talvez só seja possível na manhã de sábado, pois os ônibus desta sexta já devem estar lotados.

05:02 Neste momento o Prefeito está falando com os radialistas por telefone. Ele diz que as equipes de emergência estão de prontidão e com atenção especial voltada para algumas localidades rurais, como o Jordão. No momento, não há muitos sobralenses online no MSN Messenger. Também, quem teria audácia de estar na frente de um computador num momento de tensão como este? Eu só estou aqui tranqüilo e atualizando este blog porque, até agora, nenhum dos tremores teve intensidade suficiente para fazer minha casa vibrar integralmente e desmoronar, até porque eu creio que ela não foi edificada na areia, mas sim na rocha, como diz aquele trecho do Evangelho. Mas se eu sentir algo mais forte e mais duradouro, eu corro, com certeza, e saio acordando meus amigos.

05:18 Agora, outras emissoras de rádio da cidade começam a despertar e a comentar o incidente. Há pessoas especulando a natureza apocalíptica deste evento. Olha, eu não sou natural da região, embora tenha raízes na Zona Norte, porque minha mãe é ipuense. Mas é no mínimo estranho este terremoto, mesmo para quem já estava aqui quando cheguei, há quase três anos. Nunca presenciei um terremoto em minha vida. Já tinha ouvido falar de terremotos no Ceará, inclusive em Fortaleza, mas nunca dessa maneira como está acontecendo agora, com vários tremores consecutivos. E esta é a primeira vez que eu senti. Já se sabia que a Zona Norte do Ceará era área instável geologicamente, por conta de uma falha geológica, que, segundo os radialistas, estende-se da Serra da Meruoca até a cidade piauiense de Pedro Segundo, onde o abalo também foi sentido. Estou espantado porque eu sabia que terremotos aconteciam no Ceará, mas apenas de tempos em tempos e na maioria das vezes imperceptíveis. Mas esses que estão ocorrendo aqui há algumas semanas são atípicos. Estão menos espaçados e mais perceptíveis. Uma coisa que me chama a atenção é que nossos terremotos estão sendo acompanhados por estudiosos da UFRN. Por que não há estudiosos da UFC trabalhando no caso? Não é por despeito, mas acho que a minha universidade também conta com geólogos.

05:41 O sol já está nascendo. Os passarinhos já estão cantando desde umas 5h. À propósito, quando estava na rua com os vizinhos, vi um bando de aves sobrevoando o céu, que ainda estava escuro. Alguem disse que eram garças. Não consegui distinguir direito. Não sei se essa revoada tinha algo a ver com o incidente. Talvez o caboclo mais humilde do Sertão e os índios saibam o que isto significa. Se a revoada está associada com os tremores e se é sinal de bom ou de mau agouro. Bem, o importante é que, como diria a música dos Beatles, "here comes the sun" (lá vem o sol). A luz do sol é sinal de vida. Apesar de tudo, um novo dia está começando e estamos vivos. Deus seja louvado. Se por acaso o chão tremer de novo, pelo menos é dia, e isso já facilita muito prá nós. Acabam de informar que o tremor foi percebido em Santa Quitéria, mas com discrição. Por motivos que eu já expliquei, duvido que tenha sido percebido em Fortaleza. Até agora, os sítios de notícia não divulgaram nada. Mesmo assim, há pessoas que estão espalhando boatos, dizendo que estão divulgando no rádio ou na Internet que haverá outros tremores maiores até 6h.

05:57 Um locutor está denunciando que empresas estão detonando indevidamente dinamites no pé da Serra da Meruoca há uns trinta anos. Isso poderia ser um agravante. Como eu disse antes, pessoas especularam o caráter apocalípitico dos tremores. Se forem mesmo sinais do fim do mundo, porque vieram se manifestar única e exclusivamente neste rincão do Nordeste Brasileiro???? Mas eu repito que é estranho abalos sísmicos com este padrão. Até agora, a explicação dada é acomodação de terra ou de rochas. Eu acho que faz sentido, pois o Brasil fica afastado das bordas das placas tectônicas, o que aparentemente descarta a possibilidade de terremotos semelhantes aos que ocorrem na Costa Oeste dos EUA, no Japão e em locais próximos de vulcões. Os abalos que acontecem no país são causados por falhas e acomodações. Então, a tendência é que sejam de baixa intensidade. Mesmo assim, esse de hoje doeu. Até agora, não foram reportados óbitos ou prédios com estruturas danificadas, pelo menos em Sobral. De qualquer maneira, acho que vale a pena fazer uma anamnese e um exame físico no seu imóvel, ou seja, fazer uma busca por rachaduras, pois devido à freqüência desses pequenos abalos, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Vou examinar minha propriedade mais tarde. Agora estou na escuta da Liderança FM, e há um pesquisador falando por telefone, contando que abalos como este ou até piores já ocorreram no Ceará, há alguns anos. Pois é, os tremores pararam às 5h, o sol já nasceu, daqui a pouco metade dos meus companheiros de classe estarão na Santa Casa felizes e aliviados, a velocidade do meu sinal de Internet está lenta, enfim, acho que já posso encerrar esta postagem e tirar um cochilo. Se eu ouvir mais alguma coisa, vou fingir que é só um trovão. Talvez eu nem ouça. A nossa proteção está no nome do Senhor, que fez o Céu, a Terra e o Mar. Que Deus abençoe meu soninho e o resto do nosso dia. Achei um link para uma notícia relacionada ao primeiro abalo, em 17/02:
http://www.sobralportaldenoticias.com/news/upload/index.php?mod=article&cat=Sobral%20%20Ce&article=305.
Até agora, nada relacionado aos abalos de hoje na Internet. Talvez a televisão divulgue daqui a pouco. Antes tarde do que nunca, porque um evento assim era digno de Plantão da Globo.

BOM DIA!!!

Um comentário:

a complicada arte de ver disse...

pô narrativa ta show viu?!! mto bom esse blog!!!