Efeito placebo
As crises econômicas são virtuais. Só existem quando nós a inventamos. Tudo continua de pé. Sua casa ainda está inteira. Você ainda tem onde dormir e o que vestir. Ainda há água para beber. Os solos continuam férteis. Ainda há alimentos suficientes sendo produzidos. Se você passa fome, é porque alguém quer que você passe fome, alguém estoca toda a comida para si e só “compartilha” com quem é capaz de vender sua alma por um prato de comida. Alguém retém os alimentos como se fossem dólares ou ações. Alguém que não se envergonha em receber um malote em troca de uma bisnaga de pão. Isto é imoral.
Só uma pequena correção: esse senhor sentiria um pouco os efeitos da crise, no momento em que seus fornecedores começassem a aumentar os preços do pão e da salsicha, mas não seria tão grave a ponto de fazê-lo perder o sono ou falir. Ele compensaria com as vendas de seu produto de qualidade. Como diz adágio popular, a propaganda é a alma do negócio.
Trocando em miúdos, esta crise só existe para aqueles que verdadeiramente acreditam nela. Se ela está causando escassez de pão e de água em algum lugar do mundo, é uma escassez virtual, fruto da ganância de alguém que segura estes elementos em suas mãos quando eles ficam supervalorizados. Isto acontece com gêneros alimentícios cujo valor depende da cotação do dólar ou do euro e com gêneros produzidos no Brasil para consumo interno. Acredita que já foi detectado um quilo de feijão custando cerca de dez reais em um supermercado de Fortaleza, ano passado???
Mas vamos cuidar melhor do planeta, fazendo alguma coisa para diminuir o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, a devastação das florestas e o derretimento de calotas polares. Caso contrário, a escassez tornar-se-á real.
'A CRISE'
UM HOMEM VIVIA À BEIRA DE UMA ESTRADA E VENDIA CACHORRO QUENTE.
ELE NÃO TINHA RÁDIO, TELEVISÃO E NEM LIA JORNAIS, MAS PRODUZIA E VENDIA BONS CACHORROS QUENTES.
ELE SE PREOCUPAVA COM A DIVULGACÃO DO SEU NEGÓCIO E COLOCAVA CARTAZES PELA ESTRADA, OFERECIA O SEU PRODUTO EM VOZ ALTA E O POVO COMPRAVA.
AS VENDAS FORAM AUMENTANDO E, CADA VEZ MAIS ELE COMPRAVA O MELHOR PÃO E A MELHOR SALSICHA.
FOI NECESSÁRIO TAMBÉM ADQUIRIR UM FOGÃO MAIOR PARA ATENDER UMA GRANDE QUANTIDADE DE FREGUESES, E O NEGÓCIO PROSPERAVA . . .
SEU CACHORRO QUENTE ERA O MELHOR DE TODA REGIÃO !
VENCEDOR, ELE CONSEGUIU PAGAR UMA BOA ESCOLA AO FILHO. O MENINO CRESCEU, E FOI ESTUDAR ECONOMIA NUMA DAS MELHORES FACULDADES DO PAÍS.
FINALMENTE, O FILHO JÁ FORMADO, VOLTOU PARA CASA, NOTOU QUE O PAI CONTINUAVA COM A VIDINHA DE SEMPRE E TEVE UMA SÉRIA CONVERSA COM ELE :
- PAI, ENTÃO VOCÊ NÃO OUVE RADIO? VOCÊ NÃO VÊ TELEVISÃO E NÃO LÊ OS JORNAIS? HÁ UMA GRANDE CRISE NO MUNDO. A SITUACÃO DO NOSSO PAÍS É CRÍTICA. ESTA TUDO RUIM. O BRASIL VAI QUEBRAR.
DEPOIS DE OUVIR AS CONSIDERACÕES DO FILHO DOUTOR, O PAI PENSOU: BEM, SE MEU FILHO QUE ESTUDOU ECONOMIA, LÊ JORNAIS, VÊ TELEVISÃO, ACHA ISTO ENTÃO SÓ PODE ESTAR COM A RAZÃO.
COM MEDO DA CRISE, O PAI PROCUROU UM FORNECEDOR DE PÃO MAIS BARATO ( E É CLARO, PIOR ) E COMECOU A COMPRAR SALSICHAS MAIS BARATA ( QUE ERA, TAMBÉM, A PIOR ).
PARA ECONOMIZAR, PAROU DE FAZER CARTAZES DE PROPAGANDA NA ESTRADA.
ABATIDO PELA NOTICIA DA CRISE JÁ NÃO OFERECIA O SEU PRODUTO EM VOZ ALTA.
TOMADAS ESSAS 'PROVIDÊNCIAS', AS VENDAS COMECARAM A CAIR E FORAM CAINDO, CAINDO E CHEGARAM A NÍVEIS INSUPORTÁVEIS E O NEGÓCIO DE CACHORRO QUENTE DO VELHO, QUE ANTES GERAVA RECURSOS ATÉ PARA FAZER O FILHO ESTUDAR ECONOMIA NA MELHOR ESCOLA, QUEBROU.
O PAI, TRISTE, ENTÃO FALOU PARA O FILHO: - 'VOCÊ ESTAVA CERTO, MEU FILHO, NÓS ESTAMOS NO MEIO DE UMA GRANDE CRISE. '
E COMENTOU COM OS AMIGOS, ORGULHOSO:
- 'BENDITA A HORA EM QUE EU FIZ MEU FILHO ESTUDAR ECONOMIA, ELE ME AVISOU DA CRISE ...'
APRENDEMOS UMA GRANDE LICÃO : VIVEMOS EM UM MUNDO CONTAMINADO DE MÁS NOTICIAS E SE NÃO TOMARMOS O DEVIDO CUIDADO, ESSAS MÁS NOTICIAS NOS INFLUENCIARÃO A PONTO DE ROUBAR A PROSPERIDADE DE NOSSAS VIDAS.
*****
Evangelho de 04-12-2008
Mateus 7, 21-27
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=4&mes=12&ano=2008.
*****
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.
Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário