BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cientista americano ensina como aprender melhor sem estudar mais

Achei interessante compartilhar esta notícia aqui porque oportunamente estou neste momento passando pelo denso módulo de neurologia e neurocirurgia, aparentemente o mais importante da minha faculdade. Acho que a dica deste neurocientista não vale só para vestibulandos, mas para qualquer um que esteja estudando alguma coisa, principalmente na faculdade. Só nos resta pôr em prática.

A maratona dos vestibulares está para começar e se você está entre aqueles que pretendem passar cada minuto do dia com a cara enfiada nos livros, pare, respire e leia os conselhos de um especialista em cérebro humano. O neurocientista Wilkie Wilson afirma: o descanso é fundamental. Ele dá dicas para você tirar o melhor proveito do seu estudo. Não é estudar mais, é aprender melhor.

Wilson explica que embora os cientistas não saibam explicar totalmente por que os jovens aprendem com mais facilidade que os adultos, ele acredita que tenha algo a ver com a novidade de todas as experiências. “O cérebro ama coisas novas”, afirmou ele ao G1. Além disso, adolescentes são mais emocionais e a emoção “ajuda a guardar memórias”. “A química cerebral deles também pode ser um pouco diferente, de uma maneira que promova o aprendizado”, diz o pesquisador.

O cientista trabalha na Universidade Duke, onde lidera um projeto que visa ensinar os jovens a “regular” adequadamente a mais importante máquina que está a sua disposição: o cérebro. “Queremos mudar a cultura do nosso país, e talvez do seu também, para que as pessoas comecem a respeitar e cuidar do cérebro, principalmente o de nossas crianças”, afirmou ele.

Para o especialista, a chave de um cérebro afiado é o respeito aos seus limites e a saúde. O jovem tem que saber a hora de descansar e de relaxar. Isso não quer dizer, no entanto, que a balada está liberada. Descansar significa dormir e dormir bem. E “manter a saúde” passa essencialmente por deixar o álcool de lado e fazer exercícios físicos.
Leia mais em http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL780114-5604,00.html.

Nenhum comentário: