BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Edição de 13-12-2008 - Coisas do Brasil

Frase de efeito

Uma das últimas frases de George Harrison a qual me referi em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/12/edio-de-02122008.html na verdade é exatamente esta:
"Tudo pode esperar, menos a busca de Deus".

http://www.beatlesrubbersoul.com/home.htm.



*****

Coisas do Brasil



Participe você também desta blogagem coletiva para mostrar ao mundo o que há de melhor no Brasil. Para mais informações, acesse
http://leioomundoassim.blogspot.com/2008/11/coisas-do-brasil-2.html.

Falando em coisas do Brasil, isto me faz lembrar o nome de uma bela música de Guilherme Arantes, que está demonstrada no vídeo a seguir. O Brasil com suas belas paisagens naturais é um excelente cenário para uma história de amor. Nisto eu concordo com ele. Só não concordo que ele enfatize tanto o Rio de Janeiro, que já não é essas maravilhas todas das quais ouvimos falar tanto. Além disso, existem outras partes do litoral brasileiro que são mais belas que o Rio. Falando em rio, porque não navegar com seu amor Brasil adentro pelo Rio São Francisco, ou pelo Rio Amazonas, até subir de mãos dadas com ela o Pico da Neblina e de lá gritar bem alto o nome dela???

Só falei isso para mostrar que o interior do Brasil também tem muita coisa bela a ser contemplada. Vide, por exemplo, Sobral, a princesa do norte cearense, fundada às margens do Rio Acaraú, mais ou menos na época da Independência dos Estados Unidos. Isto também contribuiu para o lugar ser chamado de "Estados Unidos de Sobral". Mas o fator determinante mesmo foi a visita de um consul ianque àquela cidade, durante a Segunda Guerra. Depois vieram os nomes de logradouros em inglês: John Sanford Avenue, Elbow Alley (Becco do Cotovelo), Derby Club, etc., e os ônibus escolares amarelos importados circulando. Mas para mim, Sobral devia se chamar "Reino Unido de Sobral e Zona Norte do Ceará", por sua semelhança com a Inglaterra, sem contar com seu gostoso clima de trinta e poucos graus na sombra, durante o dia, aliviado pela brisa fluvial noturna.

Só reforçando a idéia do começo do texto, o autor da canção "Coisas do Brasil" pecou por restringir essas coisas que ele fala ao Rio de Janeiro, quando o que há de mais belo no litoral brasileiro está no Nordeste, principalmente na costa cearense, e mais especificamente a área onde se instalaria Fortaleza, que encantou de raspão o espanhol Vicente Pinzón, depois os portugueses, depois os holandeses, que construiram um forte, depois os portugueses de novo, que tomaram o forte e o tornaram católico. Mas o forte só virou cidade mesmo em meados do século XVIII. E que cidade!!!





*****

Evangelho de 13-12-2008

Mateus 17, 10-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?&dia=13&mes=12&ano=2008.



*****

6 comentários:

Unknown disse...

Seria, sem dúvida alguma, loucura de minha parte não concordar com suas palavras. O interior brasileiro tem tantas coisas desconhecidas da maioria da população. Acredito que a natureza não seja somente praias.

Ótimo final de semana...

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Tony, você acredita que, na ocasião em que fizemos a primeira edição, eu não lembrei dessa música do Guilherme Arantes? Concordo com você: ele pecou ao falar apenas do Rio de Janeiro, pois o Rio não pode servir de parâmetro quando pensamos em um país deste tamanho. Obrigada por participar e por iluminar minha manhã com as palavras do evangelho.

Ramosforest.Environment disse...

O Brasil tem lugares incríveis que só agora começam a ser divulgados,sem dúvida.
Mas não precisamos diminuir nenhum local para destacar um outro que também é tão encantador.
O Planeta Terra é lindo,cada qual com suas belezas e suas mazelas. Uns com mais , outros com menos destaques.
Parabéns pelo seu entusiasmo por sua terra, que é linda por seus próprios méritos.
Luiz Ramos

Serena Flor disse...

Infelizmente, cada cantinho deste país lindíssimo tem suas maravilhas e sua mazelas. Moro no Rio e pra mim ele será sempre maravilhoso!
Parabéns pelo seu post meu querido...adorei! Bjs.

Wagner Trindade disse...

Brother
Ficou mto bom seu post
Parabens... cara to passando por todos os blogs é mto hahhahaha :o
mas vale apena ne não?! hahah
Faço parte da Blogagem Coletiva,
não poderia ficar de fora neh?! rs

Um forte abraço

Vanessa Anacleto disse...

Olá, tb estou na blogagem coletiva e lendo os posts aos poucos. Vim conferir sua participação e deixar avisado que como apaixonada pelo Rio advoguei a causa dele em meu post :-). Parabéns pela postagem, abraço.