BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Causo médico

Estou repassando aqui um texto interessante da Associação Médica Cearense, que conta a história de um médico ginecologista com sua teoria polêmica de que não existe Síndrome do Ovário Policístico. Vale a pena ler.
A carreira do ginecologista e endocrinologista mineiro Lucas Vianna Machado, hoje com 72 anos, começou cedo, antes mesmo de nascer. Já estava no sangue do seu pai, Lucas Monteiro Machado, um dos médicos mais importantes do país, que participou da consolidação da primeira clínica ginecológica do país na Santa Casa de Belo Horizonte e fundou a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
O pai nunca impôs a carreira de médico ao filho. Pelo contrário, chegou a sugerir que se tornasse um químico industrial, porque achava que o petróleo representava o futuro do país. Em vão, pois em 1956, o jovem Lucas ingressava na faculdade fundada pelo seu pai seis anos antes. Pouco mais de meio século depois, o hoje professor emérito da Faculdade de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais está convencido de que trilhou o caminho correto.
O Dr. Lucas soube, como poucos, usar e abusar das prerrogativas de filho de professor, chefe da enfermaria de 52 leitos e diretor da Faculdade. Freqüentou desde o primeiro ano da faculdade a enfermaria de ginecologia e assistiu, durante os seis anos do curso médico, a todas as aulas de Ginecologia que foram ministradas pelo pai. Paralelamente, “o chefe” mandou-o para o laboratório de anatomia patológica, por julgar indispensável na formação de uma base sólida em ginecologia clínica e cirúrgica. “Lá permaneci por oito anos e, nos dois últimos, já fazia as necropsias do serviço”, lembra o Dr. Lucas.
O empenho rendeu notoriedade precoce ao jovem doutor. Desde o quinto ano da faculdade o Dr. Lucas Machado vem fazendo um alerta à comunidade médica: “Deixemos o ovário em paz”. Ele, inclusive, escreveu livros e artigos sobre o assunto. “Até hoje estão à procura de um consenso para se diagnosticar a síndrome dos ovários policísticos”, esbraveja. “Como é possível diagnosticar uma síndrome que não existe? Existiu na época em que foi descrita (1935), quando muito pouco se conhecia dos complexos mecanismos que regulam o eixo Hipotálamo-Hipófise-Ovário. O ovário policístico é a expressão morfológica da anovulação crônica. Como existem várias causas de anovulação, existem, logicamente, várias causas que levam aos ovários policísticos.
Com o diploma na mão e já com trabalhos publicados, o Dr. Lucas Machado formou uma carreira sustentada por vários alicerces. Na verdade, ele sente-se incomodado com a visão reducionista dos colegas que o consideram apenas um especialista em hormonioterapia e climatério, sem os devidos conhecimentos de oncologia e mastologia. Com sua experiência em anotomia patológica e por sugestão do Professor Roberto Alvarenga, pioneiro da citopatologia e discípulo de Papanicolaou, introduziu, em 1956, a punção mamária com agulha fina como método diagnóstico do câncer, tendo apresentado, em 1961, no VI Congresso da Associação Médica de Minas Gerais o trabalho “A citologia nas afecções mamárias”. Em 1964, apresentou, na XIV Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, realizada em São Paulo, o trabalho “Acesso às subclávias-mamárias para o tratamento quimioterápico do câncer avançado da mama”. Em relação ao climatério, considera-o apenas um tópico, o capítulo final de uma extensa, aparentemente difícil e apaixonante área da endocrinologia ginecológica, que se inicia no momento da fecundação e termina com a morte.
Nos mais de 50 anos de medicina, a vida do Dr. Lucas foi devidamente marcada por aulas e partos. Eram em média 25 nascimentos por mês, em uma época em que o índice de cesarianas era de apenas 23%.
Hoje em dia, o Dr. Lucas Machado não faz mais partos e deixou a faculdade. Mas continua fazendo palestras e participando ativamente de congressos e tratando suas pacientes, que se espalham entre a infância e a senilidade. A falta de ovolução ainda é o quadro clínico mais freqüente em seu consultório. Não por acaso ele depende bastante dos conhecimentos que adquiriu nas áreas de Ginecologia, Endocrinologia e Fisiologia.
O Dr. Lucas Vianna Machado esteve presente no XXIII Outubro Médico nos dias 19 e 20 de setembro de 2008, no Hotel Vila Galé em Fortaleza-Ceará.

***

Um comentário:

ex-controlador de tráfego aéreo disse...

Olá Ynot,

Muito interessante a história desse médico pioneiro.

Gostei da forma como você escreve.

Vou voltar depois, para acompanhar seus causos.

Um abraço,
JT!!!