BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 21 de março de 2008

PROMOÇÃO DA SAÚDE : só para notificar, constar e não passarem batidas as campanhas da IFLMSobral em março de 2008 (leia até o fim, por favor).



Peço perdão porque estou tardiamente informando aqui sobre as duas campanhas realizadas mais recentemente pela IFLMS (Federação Internacional dos Estudantes de Medicina), por meio de seu comitê sobralense. Não foi por desleixo, foi por falta de tempo mesmo.
No dia 08 de março, promovemos na Praça de Cuba, centro de Sobral, o Dia Internacional da Mulher. Foi a manhã inteira de panfletagem, aferição de pressão, dicas sobre o auto-exame do câncer de mama e sobre higiene bucal e distribuição de brindes. O que mais me dói é não ter escrito isto logo no mesmo dia e não ter escrito também um texto em homenagem às mulheres. Mas será que elas merecem tanto? Por que será que rastejamos tanto aos pés delas? Por que somos tão dependentes delas, mesmo depois de adultos e mesmo que tenhamos tudo que queremos? Próximo ano vou tentar responder essas perguntas, porque o clima já acabou, mas posso adiantar que elas merecem tudo isso e muito mais.
Agradeço àquelas que passaram por lá e nos deram algumas doses de atenção, aos que colaboraram com diversos recursos, e às galeras dos cursos de medicina, odontologia, psicologia e enfermagem, tornando nossa manhã chuvosa de sábado mais animada.
Na manhã de 14 último, uma quinta, a IFLMS realizou, em parceria com a LUNES (Liga Universitária de Nefrologia de Sobral), a campanha do Dia Mundial do Rim, no PSF do Junco. Quem estava lá e na Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, que fica ao lado, era convidado a responder um questionário para saber se possui fator de risco de Doença Renal Crônica, aferirem peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial, e, em caso de algum fator de risco presente, orientadas a procurarem a Santa Casa, mais precisamente o setor de hemodiálise, para realizar gratuitamente exames de uréia, creatinina e glicemia de jejum. Quer saber mais sobre esta campanha? Acesse http://www.sbn.org.br/previna1.htm.
Posso adiantar que ela é realizada todo ano, na segunda quinta-feira de março, e se justifica pelo aumento da prevalência de Insuficiência Renal Crônica, na maioria das vezes causada por diabetes ou hipertensão, velhos problemas de saúde pública tão comuns e tão discutidos, assim como a dengue, mas parece que pouca gente os leva a sério e não se encontra uma solução para eles. Falando em dengue, olha só que revoltante: http://click.uol.com.br/?rf=hu-hn-man1&u=http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/03/21/ult23u1555.jhtm.
Isto me lembra uma canção dos Titãs chamada "O pulso". Nela são citadas diversas moléstias que afetam o povo brasileiro, que, apesar delas e de um sistema de saúde que ainda se esforça para combatê-las a contento, consegue sobreviver. Por isso que o refrão é "O pulso ainda pulsa".

O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa...

Peste bubônica
Câncer, pneumonia
Raiva, rubéola
Tuberculose e anemia
Rancor, cisticircose
Caxumba, difteria
Encefalite, faringite
Gripe e leucemia...

E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa

Hepatite, escarlatina
Estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo
Esquizofrenia
Úlcera, trombose
Coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes
Asma, cleptomania...

E o corpo ainda é pouco
E o corpo ainda é pouco
Assim...

Reumatismo, raquitismo
Cistite, disritmia
Hérnia, pediculose
Tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifóide
Arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie
Câimba, lepra, afasia...

O pulso ainda pulsa
E o corpo ainda é pouco
Ainda pulsa
Ainda é pouco
Assim...

Nenhum comentário: