BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Leituras de 05082008

Primeira Leitura
Jer:30,1-2; Jer:30,12-15; Jer:30,18-22

Palavra que Javé dirigiu a Jeremias:

Assim diz Javé, o Deus de Israel: Escreva num livro tudo o que eu vou lhe dizer,

Assim diz Javé: Sua ferida é incurável, sua chaga é muito grave.

Não há remédio para sua chaga, nem emplastro para fechar sua ferida.

Todos os seus amantes se esqueceram de você e não o procuram mais. Pois eu feri você como se eu fosse inimigo seu, e dei-lhe um castigo terrível, porque eram muitos os seus erros e seus pecados pesavam muito.

Por que você grita por causa da sua ferida? A sua chaga é incurável. Foi porque seus erros eram muitos e seus pecados pesavam demais que eu tratei você assim.

Mas assim diz Javé: Agora vou mudar a sorte das tendas de Jacó, terei compaixão de suas moradas. A cidade será reconstruída sobre suas ruínas, e o palácio se erguerá de novo no seu lugar.

Daí sairão ação de graças e gritos de alegria. Eu vou multiplicá-los, e eles nunca mais diminuirão; vou devolver-lhes a honra, e eles nunca mais serão humilhados.

Seus filhos serão como antigamente e a sua assembléia continuará firme diante dos meus olhos; mas castigarei todos os seus opressores.

Dela surgirá o seu chefe, e do seu meio sairá o seu governante. Eu farei que ele se aproxime e chegue até junto a mim. Pois quem iria arriscar a vida, chegando perto de mim? - oráculo de Javé.

Vocês serão o meu povo e eu serei o Deus de vocês.


 

Evangelho
Mt:15,1-2; Mt:15,10-14


 

Alguns fariseus e diversos doutores da Lei, de Jerusalém, se aproximaram de Jesus, e perguntaram:

"Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? De fato, comem pão sem lavar as mãos!"

Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto dele, e disse: "Escutem e compreendam.

Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso torna o homem impuro."

Então os discípulos se aproximaram, e disseram a Jesus: "Sabes que os fariseus ficaram escandalizados com o que disseste?"

Jesus respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada.

Não se preocupem com eles. São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão num buraco."

Nenhum comentário: