BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Leituras de 20082008

Primeira Leitura
Ez:34,1-11


 

Recebi de Javé a seguinte mensagem:

"Criatura humana, profetize contra os pastores de Israel, dizendo: Assim diz o Senhor Javé: Ai dos pastores de Israel que são pastores de si mesmos! Não é do rebanho que os pastores deveriam cuidar?

Vocês bebem o leite, vestem a lã, matam as ovelhas gordas, mas não cuidam do rebanho.

Vocês não procuram fortalecer as ovelhas fracas, não dão remédio para as que estão doentes, não curam as que se machucaram, não trazem de volta as que se desgarraram e não procuram aquelas que se extraviaram. Pelo contrário, vocês dominam com violência e opressão.

Por falta de pastor, minhas ovelhas se espalharam e se tornaram pasto de feras selvagens.

Minhas ovelhas se espalharam e vagaram sem rumo pelos montes e morros. Minhas ovelhas se espalharam por toda a terra, e ninguém as procura para cuidar delas.

Por isso, vocês, pastores, ouçam a palavra de Javé:

Juro por minha vida - oráculo do Senhor Javé: Minhas ovelhas se tornaram presa fácil e servem de pasto para as feras selvagens. Elas não têm pastor, porque os meus pastores não se preocupam com o meu rebanho: ficam cuidando de si mesmos, em vez de cuidarem do meu rebanho.

Por isso, pastores, ouçam a palavra de Javé!


 

Assim diz o Senhor Javé: Vou me colocar contra os pastores. Vou pedir contas a eles sobre o meu rebanho, e não deixarei mais que eles cuidem do meu rebanho. Desse modo, os pastores não ficarão mais cuidando de si mesmos. Eu arrancarei minhas ovelhas da boca deles, e elas não servirão mais de pasto para eles". "Assim diz o Senhor Javé: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas.


 

Salmo Responsorial
Sal:23,1-3; Sal:23,3-4; Sal:23,6


 

Salmo. De Davi. Javé é o meu pastor. Nada me falta.

Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranqüilas me conduz,

e restaura minhas forças. Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.

Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado me deixam tranqüilo.


 

Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida. Minha morada é a casa de Javé, por dias sem fim.


 

Evangelho
Mt:20,1-16


 

"De fato, o Reino do Céu é como um patrão, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha.

Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha.

Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo. Viu outros que estavam desocupados na praça,

e lhes disse: 'Vão vocês também para a minha vinha. Eu lhes pagarei o que for justo'.

E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa.

Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 'Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados?'

Eles responderam: 'Porque ninguém nos contratou'. O patrão lhes disse: 'Vão vocês também para a minha vinha'.

Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 'Chame os trabalhadores, e pague uma diária a todos. Comece pelos últimos, e termine pelos primeiros'.

Chegaram aqueles que tinham sido contratados pelas cinco da tarde, e cada um recebeu uma moeda de prata.

Em seguida chegaram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. No entanto, cada um deles recebeu também uma moeda de prata.

Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão:

'Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor do dia inteiro!'

E o patrão disse a um deles: 'Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos uma moeda de prata?

Tome o que é seu, e volte para casa. Eu quero dar também a esse, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você.

Por acaso não tenho o direito de fazer o que eu quero com aquilo que me pertence? Ou você está com ciúme porque estou sendo generoso?'


 

Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos."


 

Primeira Leitura
Ez:28,1-10


 

Recebi de Javé a seguinte mensagem:

"Criatura humana, diga ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Javé: O orgulho se apoderou do seu coração e você disse: 'Eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar'. Mas você é apenas homem e não deus. Você acreditava que era igual aos deuses.

Você, de fato, é mais sábio que Danel, e nenhum mistério é obscuro para você.

Com sua sabedoria e inteligência, você adquiriu riqueza e acumulou ouro e prata em seus tesouros.

Sua esperteza no comércio é tão grande, que você multiplicou a sua fortuna e se elevou com a força da riqueza.

Por isso, assim diz o Senhor Javé: Você igualou seu coração ao coração de Deus.

Pois bem! Vou trazer contra você os mais ferozes povos estrangeiros: eles desembainharão a espada contra a sua bela sabedoria e profanarão o seu esplendor;

farão você descer à cova e você morrerá de morte violenta, bem no coração do mar.

Será que você ousará dizer diante de seus matadores: 'Sou um deus'? Mas você é apenas homem e não deus, entregue ao poder de quem o matará.


 

Você terá a morte de um incircunciso na mão de estrangeiros, porque eu falei - oráculo do Senhor Javé".


 

Salmo Responsorial
Dt:32,26-27; Dt:32,27-28; Dt:32,30; Dt:32,35-36


 

Então pensei: "Vou reduzi-los a pó, e apagar sua memória do meio dos homens".

Mas eu temi a arrogância dos inimigos, a má interpretação dos adversários. Eles diriam: "Nossa mão venceu, não foi Javé quem fez isso".

Porque é uma nação sem juízo e que não tem inteligência.

Como pode um homem sozinho perseguir mil, e dois pôr em fuga dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu e porque Javé os entregou?


 

A mim pertencem a vingança e a represália no dia em que o pé deles escorregar, porque o dia da ruína deles já vem chegando, e o seu destino futuro se aproxima.


 

Sim, Javé fará justiça a seu povo e terá piedade de seus servos. Ao ver que a mão deles vai fraquejando, e não há mais nem livre nem escravo,


 

Evangelho
Mt:19,23-30


 

Então Jesus disse aos discípulos: "Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu.

E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus."

Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?"

Jesus olhou para os discípulos, e disse: "Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível."

Então Pedro tomou a palavra, e disse: Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber?"

Jesus respondeu: "Eu garanto a vocês: no mundo novo, quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.


 

E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna.


 

Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos que agora são os últimos, serão os primeiros."


 

Palavras da Salvação, Glória a Vós, Senhor.


 

www.petruseni.com.br.

 


 

Nenhum comentário: