BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Leituras de 14082008

Primeira Leitura
Ez:12,1-12

Recebi a seguinte mensagem de Javé:

"Criatura humana, você está morando numa casa de rebeldes. Eles têm olhos para ver, mas não vêem; têm ouvidos para ouvir, mas não ouvem; são de fato uma casa de rebeldes.

Pois bem, criatura humana, arrume sua bagagem de exilado e vá para o exílio, em pleno dia, à vista deles. Caminhe de um lugar para outro, à vista deles. Quem sabe eles percebam que são uma casa de rebeldes.

Arrume sua bagagem como se fosse bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles. À tarde, à vista deles, saia como quem está indo para o exílio.

E à vista deles, faça um buraco no muro e saia por aí.

Ainda à vista deles, coloque nas costas a bagagem: você vai partir à noite, e cobrirá os olhos para não ver o país. Farei de você um sinal para a casa de Israel".

Então eu fiz tudo o que me fora mandado. Durante o dia, tirei a minha bagagem como se fosse bagagem de exilado. E à tarde, fiz um buraco no muro, sem ferramenta, e parti ao escurecer, levando a bagagem nas costas, bem à vista deles.

Na manhã seguinte, recebi de Javé esta mensagem:

"Criatura humana, a casa de Israel, essa casa de rebeldes, não perguntou: 'O que é que você está fazendo aí?'

Pois então diga a eles: Assim diz o Senhor Javé: Este oráculo se refere a Jerusalém e a toda a casa de Israel que vive nela.

Diga também: Eu sou um sinal para vocês. Conforme eu fiz, assim acontecerá com eles. Irão cativos para o exílio.

Até o chefe que há no meio deles carregará suas coisas nas costas e sairá de noite pelo buraco, que será feito no muro para ele poder sair. Ele cobrirá o rosto para não ver o país.


 

Salmo Responsorial
Sal:78,56-57; Sal:78,58-59; Sal:78,61-62


 

Ainda assim tentavam e afrontavam o Deus Altíssimo, recusando guardar seus preceitos.

Desviaram-se, traíam como seus pais, voltavam atrás como arco infiel.

Com seus lugares altos o indignavam, e o enciumavam com seus ídolos.

Deus ouviu e ficou enfurecido, e rejeitou Israel completamente.

Entregou seus valentes ao cativeiro, e seu esplendor à mão do opressor.

Abandonou seu povo à espada, e se enfureceu contra a sua herança.


 

Evangelho
Mt:18,21-35; Mt:19,1


 

Pedro aproximou-se de Jesus, e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?"

Jesus respondeu: "Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.

Quando começou o acerto, levaram a ele um que devia dez mil talentos.

Como o empregado não tinha com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.

O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, ajoelhado, suplicava: 'Dá-me um prazo. E eu te pagarei tudo'.

Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado, e lhe perdoou a dívida.

Ao sair daí, esse empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia cem moedas de prata. Ele o agarrou, e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Pague logo o que me deve'.

O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dê-me um prazo, e eu pagarei a você'.

Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.

Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão, e lhe contaram tudo.

O patrão mandou chamar o empregado, e lhe disse: 'Empregado miserável! Eu lhe perdoei toda a sua dívida, porque você me suplicou.

E você, não devia também ter compaixão do seu companheiro, como eu tive de você?'

O patrão indignou-se, e mandou entregar esse empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.

É assim que fará com vocês o meu Pai que está no céu, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão."

Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, ele partiu da Galiléia, e foi para o território da Judéia, no outro lado do rio Jordão.


 

Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor.


 

www.petruseni.com.br.


 

Nenhum comentário: