BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 26 de março de 2009

39ª edição de 2009

Crônica do cotidiano 5

Na manhã de ontem, quando cheguei ao hospital, fui abordado por jovens militantes de um partido de esquerda, que estavam vendendo exemplares de um jornal criado pelo partido. Abri a mão e dei um real pelo jornal, não necessariamente para ajudar a causa, mas porque fiquei curioso em conhecer um pouco das idéias deles. Vieram as notícias do tipo que eu esperava: greves, movimento estudantil, corrupção, e na primeira página, a manchete afirmava que o presidente dos EUA (aquele mesmo cuja posse foi tão concorrida quanto à do presidente Lula, porque o povo norte-americano depositou nele as mesmas esperanças que nós depositamos no nosso) está se articulando para tomar o nosso “Pré-Sal”, ou seja, ele quer que o petróleo brasileiro passe a ser administrado por um pequeno grupo de companhias estrangeiras. Não sei até que ponto isso é verdade, mas até que faz algum sentido, considerando a importância estratégica daquela hipotética bacia de petróleo.

Não é querendo fazer coro com o jornal, mas o futuro político do Brasil me preocupa. O PT “queimou o filme” (ou o cartão de memória ou o pixel, como preferir) e a esquerda não tem nenhum outro nome de peso com carisma nacional suficiente para polarizar as atenções. Depois que Lula sair do Planalto, não faço a mínima idéia de quem o substituirá. Temo que os seus opositores se fortaleçam e o neoliberalismo consiga retomar o poder, se é que alguma vez ele o perdeu. Então veremos o que é entreguismo de verdade. Não confio nos políticos da direita conservadora porque historicamente a maioria deles só defende efetivamente os interesses da elite, em detrimento da liberdade do trabalhador e da sociedade em geral. Eles criticam agora o governo atual, mas agem da mesma maneira quando estão “por cima”. Portanto não me surpreendo se a próxima gestão, sendo neoliberal, privatizar a Petrobras e arrumar uma maneira legal de entregar o “Pré-Sal” aos gringos.

Agora que estou de volta do transe que me fez escrever essa opinião, digo-lhe que, apesar de essas fontes de comunicação apresentarem alguma veracidade, é perigoso ver o mundo apenas por um ângulo. Ou você se torna passivo demais ou se torna radical demais. Dos dois modos você pode se tornar insensato e acabar fazendo loucura.

Esses partidos de esquerda radical parecem fazer apologia a eventos polêmicos, como a Revolução Russa de 1917 e a Revolução Cubana, por exemplo. Tudo bem que foram eventos necessários e que realizaram mudanças profundas e necessárias. Os países envolvidos necessitavam daquelas mudanças. Mas fazer revoluções assim no Brasil, sou contra. Até porque muitos dos idealizadores daquelas revoluções, com o tempo, revelaram-se uns oportunistas.

Peguei a deixa para falar de socialismo ou de comunismo, por causa de um paciente que me apareceu no ambulatório, semana passada. Antes de começar, importante diferenciar as duas coisas. Socialismo é o regime de governo em que existem algumas propriedades privadas, mas o Estado controla tudo, principalmente os meios de produção. O comunismo é o último estágio da evolução do socialismo, no qual já não há mais governo e tudo é comum a todos, tudo é de todos, tudo é comunitário. Não há mais propriedade privada alguma, quando mais se aproxima daquele lema da Revolução Francesa: “Igualdade, liberdade e fraternidade”. O modelo de sociedade que mais se aproxima desse modelo é o dos índios, especialmente aqueles que tiveram pouco ou nenhum contato com o “homem branco”. Essas nações que se dizem comunistas são apenas nações socialistas que não quiseram evoluir para o comunismo, porque seus governantes se acomodaram no poder e passaram a fazer uso dele apenas em benefício próprio e se perpetuarem nele o máximo possível. Temos bons exemplos disso até hoje. A Venezuela, por exemplo, só quem está lá dentro mesmo é que sabe o que se passa lá. As mudanças que o presidente deles tem feito nos quase dez anos, com vertentes aparentemente socialistas, estão dividindo o país.

Voltando ao caso daquele paciente, ele se dizia filiado a um partido de esquerda e demonstrava ambivalência em relação à duas personalidades do partido. Se por um lado, ele as admirava, por outro, tinha vontade de telefonar para ofendê-las. Ele apresentava certo retardo mental e tinha umas idéias delirantes, como achar que o mundo devia a ele. O médico psiquiatra que me acompanhava disse que ele teria simpatizado com o socialismo por ser uma vertente política que teoricamente congrega os rejeitados do sistema social vigente e que luta por seus direitos. Esse médico disse que já freqüentou um comitê de um daqueles partidos e viu que, na prática, dentro deles também há segregação, formando-se as famosas panelinhas. Logo aquele paciente “quebrará a cara”, cedo ou tarde. Ele foi diagnosticado com transtorno paranóide, pois possui alguns dos seguintes critérios:

• Excessiva sensibilidade em ser desprezado.
• Tendência a guardar rancores recusando-se a perdoar insultos, injúrias ou injustiças cometidas.
• Interpretações errôneas de atitudes neutras ou amistosas de outras pessoas, tendo respostas hostis ou desdenhosas. Tendência a distorcer e interpretar maléficamente os atos dos outros.
• Combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desproporção à situação real.
• Repetidas suspeitas injustificadas relativas à fidelidade do parceiro conjugal.
• Tendência a se autovalorizar excessivamente.
• Preocupações com fofocas, intrigas e conspirações infundadas a partir dos acontecimentos circundantes.

Saiba mais sobre transtornos de personalidade em:
http://www.psicosite.com.br/tra/out/personalidade.htm.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=91&art=152.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=166.


“A grande crise econômica atual é uma crise global de Humanidade que não se resolverá com nenhum tipo de capitalismo, porque não é possível um capitalismo humano; o capitalismo continua a ser homicida, ecocida, suicida. Não há modo de servir simultaneamente ao deus dos bancos e ao Deus da Vida, conjugar a prepotência e a usura com a convivência fraterna. A questão axial é: Trata-se de salvar o Sistema ou se trata de salvar a Humanidade?”

Dom Pedro Casaldáliga, em Circular 2009


Por que os padres ainda não podem se manifestar contra o neoliberalismo e a favor dos direitos humanos e dos trabalhadores e a favor da vida, senão são taxados de adeptos da teologia de libertação??? Gente, chega de rotulação. Por que tem gente que, em vez de reconhecer que as palavras do bispo fazem sentido, preferem estigmatizá-lo??? Concordo que não se deve colocar interesses políticos acima da espiritualidade, mas fazer vista grossa ao que está acontecendo no mundo é burrice. Nem os últimos papas concordaram com isso.

Não aceito regimes políticos que suprimam a espiritualidade do povo, por acharem que as religiões são culpadas pela nossa miséria e que Deus foi inventado para nos explorar. Em outra oportunidade comentarei sobre a importância das religiões nas sociedades.

Falando nisso, Leonardo Boff esteve em Fortaleza, onde proferiu uma palestra no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em maio do ano passado. Ele não falou de religião. Falou basicamente de meio ambiente. Infelizmente não recordo detalhes. Só sei que foram palavras sensatas.

Buscar uma fonte segura de informações que seja imparcial e sem viés é difícil. Todo mundo descreve o que vê da melhor maneira que vê. Como disse Pilatos a Jesus, o que é a verdade, afinal???

Sem querer fazer propaganda, mas, se quer conhecer o jornal a que me refiro, sugiro que leia http://www.averdade.org.br/.



*****

Mamãe

Veja como o Poder Judiciário é uma mãe e que nos ampara tão bem, nas ocasiões em que mais precisamos. Ela mandou soltar um pistoleiro e seqüestrador por “excesso de prazo”. Afinal, o coitado já tinha passado tempo demais naquele estresse da prisão, não é? ;)

Justiça manda soltar sequestrador de empresário

Acusado de crimes de pistolagem e sequestro Erismar Mariz de Oliveira, o Camilo, foi posto em liberdade do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em Itaitinga, ontem à tarde, pela sentença do juiz Luiz Bessa Neto, da Vara de Execução Penal e Corregedoria dos Presídios, que julgou extinta a punibilidade em relação a pena de 10 anos e seis meses de prisão contra ele por um homicídio praticado na Região Jaguaribana no ano de 1994.

Camilo estava preso no IPP0O II desde setembro de 2006, quando integrou a quadrilha, que um mês antes havia sequestrado, em Fortaleza, o empresario Ricardo Rodrigues Rolim, que foi mantido em cativeiro durante 25 dias no município de Itapipoca, a 136 quilômetros da Capital.

No caso acima referido, o Supremo Tribunal Federal (STF), já havia concedido em novembro do ano passado, uma ordem de soltura em favor de Camilo pelo excesso de prazo na formação da culpa. No entanto, como ele tinha mandado de prisão pelo crime de Jaguaribe continuou preso.


Mais em http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/862560.html.



*****

Evangelho de 26-03-2009

João 5, 31-47

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 31Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé o meu testemunho. 32Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim. 33Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos. 35João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. 37E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face... 38e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou. 39Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. 40E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida... 41Não espero a minha glória dos homens, 42mas sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo... 44Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus? 45Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveu a meu respeito. 47Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras? - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=26-03.



*****

Nenhum comentário: