BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 1 de março de 2009

EDIÇÃO 25 DE 2009

Um tapinha não dói

Quando Jesus Cristo disse que devemos oferecer o outro lado do rosto quando derem na nossa face, Ele não quis que seguíssemos sua recomendação “ao pé da letra”. Na verdade, Ele quis dizer que, quando falarem mal de nós, deixemos que falem o que quiserem. Com o tempo e com nossas atitudes, provaremos que eles estavam errados.

Resolvi escrever sobre isto hoje, depois de assistir a um comercial de uma famosa marca esportiva e de rever o clássico “Tropa de Elite”. No comercial em questão, aparece no rodapé da tela um relógio marcando 5 da manhã, quando vários homens acordam ou são acordados, como se fosse um exército indo para a guerra, mas na verdade eles entram em campo para treinar futebol. Aparecem alguns homens levando tapas na cara, no meio e no fim do comercial. Surgem mensagens na tela com os dizeres “99,99% é igual a 0%” ou “Deixa tudo ou deixa o futebol” ou “Rala que rola”, dependendo da versão do comercial. Como o comercial foi gravado no Brasil, acredito que tenha sido em parte inspirado no filme “Tropa de Elite”.

O que me impressiona é ver o quanto a dignidade humana está em baixa. Ver que muita gente leva as palavras de Jesus “ao pé da letra” e se submete a situações humilhantes ou se aproveita de seu status para humilhar o próximo. O homem que aceita que outro homem lhe dê na cara só pode ser louco. Será que realmente é necessário passar por isso para se obter alguma coisa??? Será que é necessário submeter alguém a isso para se conseguir algum resultado??? Isso tudo é reflexo da banalização da violência. Achamos natural que as pessoas sejam violentas umas com as outras, depois aceitamos que sejam violentas conosco. Como nossos adversários são violentos, nos achamos no direito de sermos violentos do mesmo modo com nossos semelhantes também e ensinamos nossas crianças a acharem tudo isso muito lindo e natural. Em outras palavras, achamos que a violência no mundo afora justifica o fato de sermos violentos com quem quisermos e da maneira que quisermos.
Em suma, não tenho mais palavras para descrever o comercial. Só sei que achei aquelas cenas de bofetadas tão grotescas e repulsivas como as cenas de treinamento do BOPE em “Tropa de Elite”. Virou esporte agora dar na cara dos outros??? Já pensou se essa cultura se espalha???

Saiba mais nas páginas listadas a seguir e veja o comercial em questão e um trecho do filme que mencionei, nos vídeos abaixo:

http://www.brainstorm9.com.br/2009/01/16/nike-deixe-tudo-ou-deixe-o-futebol/
http://inside.nike.com/blogs/nikefootball-pt_BR/2009/02/07/treinamento







*****

Questão de residência médica

Provas de Residência e Concursos Variados - Concursos e Residências Variadas
Dentre as doenças abaixo, aquela que não é causada por bactéria pertencente à família Corynebacteriaceae é:
a) tricomicose axilar
b) botriomicose
c) difteria cutânea
d) eritrasma

CLIQUE PARA VER RESPOSTA
www.portaloraculo.com.br/medicina/index.php?p=pergresp&sortear=S&idJogoPR=3823.

Portal Oráculo - www.portaloraculo.com.br



*****

Evangelho de 01-03-2009

Marcos 1, 12-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12E logo o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13Aí esteve quarenta dias. Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens. E os anjos o serviam. 14Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: 15"Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=01-03



*****

2 comentários:

angel disse...

Muito interessante seu blog e sua pessoa. O nome diz tudo "consciência" mas poderia ser também Consciência humanitária uma vez que você tem uma preocupação com o todo. Parabéns, bom saber que jovens estão engajados e participativos.
Parabéns!
Angel

RENATA CORDEIRO disse...

Amigo:
Por conta de problemas que não cabe aqui dizer, estive ausente, mas saiba que gosto muito de você e que hj passo a acompanhar o seu blog. Publiquei no Galeria. Passe lá, estou com saudades.
Um beijo,
Renata