Bem bolada essa idéia, pois, se essa penumbra de uma hora deve ser boa para quem quer namorar, também deve ser boa para quem quer aproveitar e fazer mal contra o próximo.
“Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.”
João 3, 19 – 21
Para minha surpresa, mais gente do que eu podia imaginar já estava sabendo da campanha em Fortaleza. Em alguns lugares daqui, como na fonte da Praça do Ferreira, no Centro, e a Praça Portugal, na Aldeota, as luzes foram apagadas. A rede de supermercados Bompreço também participou. Eu estava em uma das filiais na hora. Para saber mais sobre a repercussão da campanha no Ceará, acesse:
http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/hora-de-apagar-luz-pelo-planeta.html.
http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/vamos-apagar-as-luzes-da-cidade.html.
Em Sobral, infelizmente não tenho notícias sobre o andamento da campanha por lá, se é que ela chegou lá. Se alguém souber, por favor, me avise. Mandei a seguinte mensagem para a prefeitura de lá:
“Espero que, ano que vem, Sobral participe da campanha "Hora do Planeta", promovida pela WWF uma vez por ano, quando pessoas e instituições voluntariamente aderem e se comprometem a apagar suas luzes durante uma hora, em um determinado dia e hora. Quando cidades, Estados e países aderem oficialmente, eles apagam as luzes de seus principais monumentos e prédios por uma hora. Trata-se de uma campanha pela redução do aquecimento global. Em Fortaleza, houve grande adesão por parte de pessoas e de empresas. Pelo menos umas 77 cidades brasileiras, a maioria do interior, aderiram oficialmente. Me entristeceu não encontrar Sobral na lista.
Saiba mais em http://www.horadoplaneta.org.br/.”
Por um lado, nos preocupamos em apagar as luzes para minimizar o aquecimento global. Por outro lado, ainda há muita gente neste mundo vivemos nas trevas, em todos os sentidos. Além de os serviços de energia elétrica ainda não chegarem regularmente a todos os recantos do globo, ainda há muitos que não vivem na luz porque não querem, porque talvez não conheçam a verdade. Então, esperamos que, ao longo dos anos, apaguemos mais as lâmpadas de nossos lares, porque logo perceberemos que não precisamos delas tanto assim, e acendamos as lâmpadas de nossas almas.
“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
João 8, 12
Durante o apagão da ação "Hora do Planeta", contra o aquecimento global, que acontece neste sábado entre 20h30 e 21h30, haverá reforço no policiamento em pontos da zona sul do Rio de Janeiro.
O evento é organizado pela ONG WWF com o intuito de chamar a atenção da população para os problemas acarretados pelas mudanças climáticas.
O reforço da Polícia Militar (PM) conta com policias em carros, motocicletas e a pé.
Mais em http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3665730-EI5030,00.html.
Saiba mais sobre a repercussão da campanha “Hora do Planeta” no Brasil e no mundo em:
http://search.msn.com.br/news/results.aspx?q=hora+do+planeta&a=&n=&e=&FORM=MSNH55&mkt=pt-BR&web=.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u542207.shtml.
http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1283:principais-cidades-do-mundo-apagam-as-luzes-contra-a-mudanca-climatica&catid=53:noticias&Itemid=46.
*****
Estou voltando
Dedicado especialmente à Ane e aos demais que estarão na expectativa, aguardando com faixas, cartazes e balões meu desembarque esta semana.
*****
Evangelho de 29-03-2009
João 12, 20-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 20Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. 21Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus. 22Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. 23Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. 25Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora. 28Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo. 29Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe. 30Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa. 31Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. 32E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. 33Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer. - Palavra da salvação.
http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=29-03.
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário