BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 29 de março de 2009

42ª edição de 2009

Policiamento no Rio é reforçado para "Hora do Planeta"

Bem bolada essa idéia, pois, se essa penumbra de uma hora deve ser boa para quem quer namorar, também deve ser boa para quem quer aproveitar e fazer mal contra o próximo.


“Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.”

João 3, 19 – 21


Para minha surpresa, mais gente do que eu podia imaginar já estava sabendo da campanha em Fortaleza. Em alguns lugares daqui, como na fonte da Praça do Ferreira, no Centro, e a Praça Portugal, na Aldeota, as luzes foram apagadas. A rede de supermercados Bompreço também participou. Eu estava em uma das filiais na hora. Para saber mais sobre a repercussão da campanha no Ceará, acesse:
http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/hora-de-apagar-luz-pelo-planeta.html.
http://eliomardelima.blogspot.com/2009/03/vamos-apagar-as-luzes-da-cidade.html.

Em Sobral, infelizmente não tenho notícias sobre o andamento da campanha por lá, se é que ela chegou lá. Se alguém souber, por favor, me avise. Mandei a seguinte mensagem para a prefeitura de lá:

“Espero que, ano que vem, Sobral participe da campanha "Hora do Planeta", promovida pela WWF uma vez por ano, quando pessoas e instituições voluntariamente aderem e se comprometem a apagar suas luzes durante uma hora, em um determinado dia e hora. Quando cidades, Estados e países aderem oficialmente, eles apagam as luzes de seus principais monumentos e prédios por uma hora. Trata-se de uma campanha pela redução do aquecimento global. Em Fortaleza, houve grande adesão por parte de pessoas e de empresas. Pelo menos umas 77 cidades brasileiras, a maioria do interior, aderiram oficialmente. Me entristeceu não encontrar Sobral na lista.
Saiba mais em http://www.horadoplaneta.org.br/.”


Por um lado, nos preocupamos em apagar as luzes para minimizar o aquecimento global. Por outro lado, ainda há muita gente neste mundo vivemos nas trevas, em todos os sentidos. Além de os serviços de energia elétrica ainda não chegarem regularmente a todos os recantos do globo, ainda há muitos que não vivem na luz porque não querem, porque talvez não conheçam a verdade. Então, esperamos que, ao longo dos anos, apaguemos mais as lâmpadas de nossos lares, porque logo perceberemos que não precisamos delas tanto assim, e acendamos as lâmpadas de nossas almas.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

João 8, 12


Durante o apagão da ação "Hora do Planeta", contra o aquecimento global, que acontece neste sábado entre 20h30 e 21h30, haverá reforço no policiamento em pontos da zona sul do Rio de Janeiro.
O evento é organizado pela ONG WWF com o intuito de chamar a atenção da população para os problemas acarretados pelas mudanças climáticas.
O reforço da Polícia Militar (PM) conta com policias em carros, motocicletas e a pé.

Mais em http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3665730-EI5030,00.html.

Saiba mais sobre a repercussão da campanha “Hora do Planeta” no Brasil e no mundo em:
http://search.msn.com.br/news/results.aspx?q=hora+do+planeta&a=&n=&e=&FORM=MSNH55&mkt=pt-BR&web=.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u542207.shtml.
http://www.sobralportaldenoticias.com/new/index.php?option=com_content&view=article&id=1283:principais-cidades-do-mundo-apagam-as-luzes-contra-a-mudanca-climatica&catid=53:noticias&Itemid=46.



*****

Estou voltando

Dedicado especialmente à Ane e aos demais que estarão na expectativa, aguardando com faixas, cartazes e balões meu desembarque esta semana.





*****

Evangelho de 29-03-2009

João 12, 20-33

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 20Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. 21Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus. 22Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. 23Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. 25Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora. 28Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo. 29Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe. 30Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa. 31Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. 32E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. 33Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer. - Palavra da salvação.

http://www.catolicanet.com/?system=liturgia&action=ver_liturgia&ano=2009&data=29-03.



*****

Nenhum comentário: