BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Até que enfim...

    Toda semana a mesma lenga-lenga. Assembléia Geral dos Médicos do Estado. E ninguém chega a lugar algum. Desta vez, parece que chegaram. Parece.

Médicos aprovam contra-proposta do Governo do Estado


          Os médicos servidores do Estado aprovaram em assembléia geral da categoria, realizada na noite dessa quarta-feira (10.09), a contra-proposta apresentada pelo governo do Estado, que prevê a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários específico para o médico e um salário base de R$ 2.296,00, retroativo a 01 de setembro. De acordo ainda com a proposta do governo, as gratificações incidirão sobre 50% do vencimento base agora em setembro, 80% em 2009 e 100% em 2010.
 
          Durante a assembléia, que reuniu mais de 100 profissionais no auditório do Conselho Regional de Medicina, os médicos deixaram claro que, apesar do aumento do salário base ter sido de 238% (o inicial hoje é de R$ 679,15), a proposta apresentada ainda não foi considerada a ideal. "Mas é um primeiro passo para o resgate da dignidade profissional". Eles também entenderam que a elaboração de um PCCS diferenciado para a categoria foi também uma conquista "valiosíssima".  
 
          Como as negociações com o governo ainda não foram concluídas, os médicos decidiram continuar discutindo o restante da formatação do PCCS e as questões do enquadramento, pontos que podem proporcionar  melhorias sobre o salário dos médicos. O governo garantiu durante as negociações, que os qüinqüênios (tempo de serviço) já adquiridos vão continuar incidindo sobre o salário base.
 
Até o dia 01 de outubro, o governo deverá apresentar uma minuta do PCCS, enviando a proposta, logo em seguida, para apreciação e aprovação da Assembléia Legislativa.
 
Outros pontos da proposta apresentada pelo Governo do Estado que foram aprovadas na assembléia da noite de ontem:
 
- os níveis salariais diminuem de 30 para 15, com interstício de 5%;
 
- o percentual de gratificações será reduzido em 50%;
 
- Garantia de que as gratificações (RV, GED e titulação) serão consideradas para a aposentadoria, desde que contribuindo nos últimos cinco anos;
 
- Aposentados e pensionistas terão isonomia, com direito ao mesmo plano;
 
- Gratificações de titulação, GED e RV dos recém concursados serão retroativos à data da posse;
 
- Estão incluídos também nessa proposta os médicos da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Justiça, Policias Civil e Militar, Bombeiros, IPEC, Detran e Dert.

http://www.simec.med.br/s_d_imprensa.asp.

Nenhum comentário: