BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 20 de setembro de 2008

Leituras de 20092008

Primeira Leitura
1Cor:15,35-37; 1Cor:15,42-49

Todavia, alguém dirá: "Como é que os mortos ressuscitam? Com que corpo voltarão?"

Insensato! Aquilo que você semeia não volta à vida, a não ser que morra.

E o que você semeia não é o corpo da futura planta que deve nascer, mas simples grão de trigo ou de qualquer outra espécie.

O mesmo acontece com a ressurreicão dos mortos: o corpo é semeado corruptível, mas ressuscita incorruptível;

é semeado desprezível, mas ressuscita glorioso; é semeado na fraqueza, mas ressuscita cheio de força;

é semeado corpo animal, mas ressuscita corpo espiritual. Se existe um corpo animal, também existe um corpo espiritual, pois a Escritura diz que

Adão, o primeiro homem, tornou-se um ser vivo, mas o último Adão tornou-se espírito que dá a vida.

Primeiro, não foi feito o corpo espiritual, mas o animal, e depois o espiritual.

O primeiro homem foi tirado da terra e é terrestre; o segundo homem vem do céu.

O homem feito da terra foi o modelo dos homens terrestres; o homem do céu é o modelo dos homens celestes.

E assim como trouxemos a imagem do homem terrestre, assim também traremos a imagem do homem celeste.


 

Salmo Responsorial
Sal:56,10; Sal:56,11-12; Sal:56,13; Sal:56,14


 

Meus inimigos recuarão quando eu te invocar, e assim eu saberei que tu és o meu Deus.

Em Deus, cuja promessa eu louvo, em Javé, cuja promessa eu louvo,

nesse Deus eu confio, e não temerei! O que pode um homem fazer contra mim?

Eu mantenho os votos que fiz a ti ó Deus, eu os cumprirei com ação de graças,

porque livraste da morte a minha vida, e meus pés de uma queda, para que eu ande na presença de Deus, na luz dos vivos.


 

CLÁSSICO


 

Evangelho
Lc:8,4-15


 

Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades as pessoas iam até Jesus. Então ele contou esta parábola:

"O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisadas e os passarinhos foram, e comeram tudo.

Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade.

Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram.

Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um." Dizendo isso, Jesus exclamou: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Os discípulos perguntaram a Jesus o significado dessa parábola.

Jesus respondeu: "A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas, aos outros ele vem por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam."

"A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus.

Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas, depois chega o diabo, e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem.

Os que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolheram com alegria a Palavra. Mas eles não têm raiz: por um momento, acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás.

O que caiu entre os espinhos são aqueles que ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.

O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança."


 

Palavra da Salvação, Glória a Vós, Senhor.


 

www.petruseni.com.br.


 

Nenhum comentário: