BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Leituras de 11092008

Primeira Leitura
1Cor:8,1-7; 1Cor:8,11-13

Quanto às carnes sacrificadas a ídolos, "sabemos que todos nós temos conhecimento." Mas o conhecimento envaidece; é o amor que constrói.

Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento.

Ao contrário, se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus.

Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas a ídolos, "sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e não existe outro deus a não ser o Deus único".

É verdade que existem aqueles que são chamados deuses, tanto no céu como na terra, e neste sentido há muitos deuses e muitos senhores.

Contudo para nós existe um só Deus: o Pai. Dele tudo procede, e para ele é que existimos. E há um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por meio do qual também nós existimos.

Mas nem todos têm esse conhecimento. Alguns, até há pouco acostumados ao culto dos ídolos, comem a carne dos sacrifícios como se fosse realmente oferecida aos ídolos. E a consciência deles, que é fraca, fica manchada.

Desse modo, por causa do conhecimento que vocês têm, perecerá o fraco, esse irmão pelo qual Cristo morreu.

Se vocês pecam assim contra os próprios irmãos e ferem a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que vocês estão pecando.

Ora, se um alimento for motivo de queda para meu irmão, para sempre eu deixarei de comer carne, a fim de não causar a queda do meu irmão.


 

Salmo Responsorial
Sal:139,1-3; Sal:139,13-14; Sal:139,23-24


 

Do mestre de canto. De Davi. Salmo. Javé, tu me sondas e me conheces.

Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento.

Examinas o meu andar e o meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti.

Sim! Pois tu formaste meus rins, tu me teceste no seio materno.

Eu te agradeço por tão grande prodígio, e me maravilho com as tuas maravilhas! Conhecias até o fundo de minha alma,

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me, e conhece os meus sentimentos!

Vê se não ando por um caminho fatal, e conduze-me pelo caminho eterno.


 

Evangelho
Lc:6,27-38


 

"Mas, eu digo a vocês que me escutam: amem os seus inimigos, e façam o bem aos que odeiam vocês.

Desejem o bem aos que os amaldiçoam, e rezem por aqueles que caluniam vocês.

Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica.

Dê a quem lhe pede e, se alguém tira o que é de você, não peça que devolva.

O que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles.

Se vocês amam somente aqueles que os amam, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam.

Se vocês fazem o bem somente aos que lhes fazem o bem, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores fazem assim.

E se vocês emprestam somente para aqueles de quem esperam receber, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.

Ao contrário, amem os inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a recompensa de vocês será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e maus.

Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso."

"Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados.

Dêem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês."


 

Palavras da Salvação, Glória a Vós, Senhor.


 

www.petruseni.com.br.


 

Nenhum comentário: