BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

domingo, 6 de abril de 2008

Câncer de pele


Muita gente não leva a sério o câncer de pele, do mesmo modo que o câncer de mama ou o de próstata, porque é na pele, e acha que não mata. Qualquer manchinha na pele, depois de se expôr ao sol é "normal". Não é bem assim.
Você conhece alguém que morreu de câncer de pele? Acho que não. Mas deve conhecer alguem que está com câncer grave em algum lugar do corpo, e talvez tivesse câncer de pele mas não se deu conta.
Ferida não-cicatrizável que sangra, aumenta de tamanho, começa a coçar e muda de cor pode ser um tipo de câncer de pele.
Felizmente, a maioria dos tumores de pele mais freqüentes, como o carcinoma basocelular, raramente evoluem para quadros mais graves. O melanoma, que é um tumor de melanócitos, que são células produtoras do pigmento melanina, embora seja raro, é o mais letal, porque apresenta maior potencial de metástase.
Quer saber se a mancha em sua pele é um melanoma? Então siga a regra do ABCD, de acordo com os exemplos da foto acima. A(Assimetria), B(Bordas irregulares), C(Cores múltiplas) e D(Diâmetro maior que 6mm).
Atenção: apenas um médico pode atestar com certeza que se trata de um melanoma. Talvez ele solicite uma biópsia.
Abaixo, alguns links para matérias relacionadas ao câncer de pele. Este primeiro é interessante porque diz que as mulheres são mais cautelosas em relação aos diversos tipos de câncer:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=526771

http://www.google.com.br/url?sa=t&ct=res&cd=1&url=http%3A%2F%2Fwww.inca.gov.br%2Fconteudo_view.asp%3Fid%3D335&ei=2lv4R-aMHImaefyH0IUB&usg=AFQjCNEU_FXTS8AhkEJFurrPzhmGjGOjrg&sig2=4RTK8o3zEQExFDKjQqsrqA

http://www.google.com.br/url?sa=t&ct=res&cd=2&url=http%3A%2F%2Fwww.inca.gov.br%2Fconteudo_view.asp%3Fid%3D334&ei=2lv4R-aMHImaefyH0IUB&usg=AFQjCNECiLvgpY1D5AyNI9xc5eCkfC0GeQ&sig2=kVTBNvsXEN6m3DiCPIWnUA

http://www.google.com.br/url?sa=t&ct=res&cd=3&url=http%3A%2F%2Fwww.gbm.org.br%2F&ei=2lv4R-aMHImaefyH0IUB&usg=AFQjCNGUfk3IY_-vesf79CKljdCX6JU1Dg&sig2=mQT-4K4R_ifKS_XhUvqKoQ

http://www.google.com.br/url?sa=t&ct=res&cd=4&url=http%3A%2F%2Fwww.dermatologia.net%2Fneo%2Fbase%2Fdoencas%2Fmelanoma.htm&ei=2lv4R-aMHImaefyH0IUB&usg=AFQjCNEGPp0Z15uVKSCt9IIjVHuLWWWOOg&sig2=vbHQNs9cW1vhK5Fybi3C-w

Nenhum comentário: