BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Reitor da UFC nos deixou

    Nesta quinta-feira, o magnífico reitor Prof. Dr. Ícaro Moreira faleceu em decorrência de uma provável morte súbita. Por essa eu não esperava. Um dia desses, ele esteve visitando nossa faculdade e parecia estar bem.

    Em toda a universidade, todas as atividades foram suspensas, em todos os campi. Foi decretado luto oficial de três dias. Em Sobral, será apenas um dia. O corpo está sendo velado no salão nobre da reitoria e será sepultado nesta sexta, às 10h, no Parque da Paz, após missa de corpo presente.

    Não conheço diretamente o trabalho dele. Só sei que foi um grande pesquisador, empreendedor e patrocinador da instalação do campus da nossa universidade em Sobral. Ele foi vice-reitor de seu antecessor, Prof. René Barreira. Ao se candidatar a reitor, nas eleições do ano passado, me lembro de um episódio engraçado: um professor nosso chegou-se a nós e disse-nos à meia-voz que deveríamos votar no Prof. Ícaro porque ele tinha mais chances de ganhar e, uma vez empossado, se percebesse que recebeu poucos votos em Sobral, deixaria de lutar pelo desenvolvimento de nosso campus. Fui aluno da esposa dele, a professora de química geral Izaura Cirino Nogueira Diógenes (deve ser parente da nossa amiga Irisleide), quando eu cursei farmácia na mesma universidade, há alguns anos.

    Abaixo, transcrevo algumas manifestações de condolências:

 
 

 
 

A Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, em nome de todo o corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos vem manifestar o seu profundo pesar por ocasião do falecimento do nosso Magnífico Reitor, Professor Ícaro de Sousa Moreira. Seu exemplo de gestor dinâmico, pesquisador talentoso e professor comprometido ficará indelével na nossa lembrança.


 


 


 

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará torna público o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Ícaro de Sousa Moreira, Reitor da UFC, ao mesmo tempo manifesta aos familiares do Reitor suas condolências pela dor dessa perda irreparável. O falecimento ocorreu nesta quinta-feira, dia 17, na cidade de Fortaleza.
A Universidade Federal do Ceará tinha em Ícaro Moreira uma de suas grandes expressões acadêmica e gestora. Sua trajetória dentro da UFC, desde que era aluno, expressa grande compromisso com esta instituição.
Ícaro Moreira, décimo-segundo Reitor da UFC, tomou posse, em Brasília, no dia 5 de junho de 2007. A transmissão do cargo aconteceu no dia 22, em solenidade na Concha Acústica. Possuía graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Química Inorgânica também pela UFC e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Bioinorgânica na Rutgers University, NJ-USA.
Professor titular da UFC, ocupou diversos cargos administrativos na Universidade: Coordenador do Curso de Química, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Inorgânica, Vice-Diretor do Centro de Ciências e Vice-Reitor.
Dada às circunstâncias, a diretoria do DCE da UFC Gestão Agora Só Falta Você declara três dias de luto, suspendendo todas as atividades políticas e administrativas.


Diretório Central dos Estudantes
Gestão Agora Só Falta Você


 

O CENTRO ACADÊMICO COMUNA ESTUDANTIL COMOVE-SE COM ESSA TRISTE NOTÍCIA; A PERDA DO NOSSO REITOR, QUE A MENOS DE UMA SEMANA REUNIU-SE COM TODOS OS CENTROS ACADÊMICOS PARA DISCUTIR E ESCLARECER TODAS AS NOSSAS DÚVIDAS, DEMONSTRANDO A QUALIDADE DE UM VERDADEIRO ADMINISTRADOR, É ALGO BASTANTE LAMENTÁVEL.

 
 

TORCEMOS PARA QUE O PRÓXIMO ADMINISTRADOR DA NOSSA UNIVERSIDADE SEJA TÃO COMPETENTE E CONTINUE O TRABALHO INICIADO.

 
 

DADA ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, A DIRETORIA DO CACE GESTÃO moviMENTE-se DECLARA TRÊS DIAS DE LUTO, SUSPENDENDO TODAS AS ATIVIDADES POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS.

 
 

Centro Acadêmico Comuna Estudantil

Gestão moviMENTE-se


 

    Abaixo, você encontra links para notícias relacionadas à morte do reitor:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u393266.shtml

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=530191


 


"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?"

São João cap.11, vers. 25 e 26.

 

Nenhum comentário: