BlogBlogs.Com.Br
Seja bem-vindo ao blog Consciência Acadêmica.

Impressões pessoais sobre notícias ou sobre episódios cotidianos, além de informações de utilidade pública.

sábado, 5 de abril de 2008

Dengue no Brasil, já estava na hora de me pronunciar.

Dengue, dengue, dengue. Esta palavra entrando em nossos ouvidos todos os dias soa como o próprio zumbido das asas do Aedes aegypti.
Apesar de ser uma doença que aparentemente não é tão difícil de ser prevenida, diagnosticada, ou pelo menos de ser suspeitada, e tratada, ainda há muita gente adoecendo e morrendo por causa dela. Por quê???
Inicialmente, pode ser por falta de colaboração da sociedade, no sentido de prevenir a criação de focos do mosquito. Depois, quando aparecem os casos, eles são mal diagnosticados, e quando são diagnósticados, não são bem tratados. Mesmo em hospitais particulares morre-se de dengue. Onde foi que erramos???
No Rio de Janeiro, lugar onde a dengue está causando maior caos, reclama-se da falta de vagas nos hospitais e mais ainda da falta de profissionais. Como é? Falta de profissionais? Como pode uma das maiores cidades do país, onde médicos e estudantes de medicina se aglomeram e reclamam da abertura de novas faculdades de medicina, sentir falta de médicos? Onde estão os médicos do Rio???
Apesar disso, o governo daquele Estado está convocando médicos de outros Estados, principalmente pediatras, e até cogitando a possibilidade de convocar médicos de Cuba. Eu não entendo o que acontece no Brasil, reclama-se muito do excesso de médicos e de faculdades, mas na hora de uma calamidade pública, sente-se falta deles. No caso do RJ, eles são muitos, e por isso os salários são reduzidos, principalmente na rede pública. Isso tem gerado protestos no contexto da epidemia que parecem deslocar a discussão para o lado político. De qualquer maneira, é direito dos médicos locais se revoltarem com o desprezo por parte do governo estadual pelo trabalho deles.
Acredito que a rede pública não tivesse contingente capacitado e em número adequado, além de estrutura preparada para receber uma demanda tão alta, que também pode ser reflexo da prevenção inadequada.
Confira, por gentileza, esta notícia do jornal O Globo e outras notícias sobre a dengue no Brasil:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/04/02/estado_pode_chamar_medicos_cubanos_para_ajudar_no_combate_dengue-426645942.asp

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=526765

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=526849

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=526843

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=526853

http://www.opovo.com.br/saude/778879.html

Nenhum comentário: